LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/980 |
Resumo: | Apresentamos os resultados de uma revisão bibliográfica de artigos que abordam a interdisciplinaridade e o ensino de física. A pesquisa foi motivada pela crescente inserção da interdisciplinaridade nos documentos oficiais que regem a Educação Básica de nosso país. Para tanto, foram analisados dezesseis artigos de periódicos da plataforma SciELO, sob a abordagem qualitativa da análise de conteúdo, focalizando especialmente os resumos. Em média, até 2019, observou-se ao menos uma ocorrência anual de publicação da temática. Já no intervalo 2019-2021, houve um incremento significativo, com média superior a duas publicações por ano. A Educação Superior destacou-se enquanto lugar privilegiado das pesquisas relatadas. A maioria das produções não explicitou a metodologia utilizada. Foi possível concluir que os professores são considerados os principais responsáveis pelo desenvolvimento da interdisciplinaridade, enquanto os alunos figuram como expectadores, sem contribuir nem participar efetivamente do processo. |
id |
URI-5_3c525949d9ebeee6092c4aecebf8c384 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/980 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FÍSICAInterdisciplinaridadeEnsino de físicaLevantamento bibliográficoAnálise de conteúdoApresentamos os resultados de uma revisão bibliográfica de artigos que abordam a interdisciplinaridade e o ensino de física. A pesquisa foi motivada pela crescente inserção da interdisciplinaridade nos documentos oficiais que regem a Educação Básica de nosso país. Para tanto, foram analisados dezesseis artigos de periódicos da plataforma SciELO, sob a abordagem qualitativa da análise de conteúdo, focalizando especialmente os resumos. Em média, até 2019, observou-se ao menos uma ocorrência anual de publicação da temática. Já no intervalo 2019-2021, houve um incremento significativo, com média superior a duas publicações por ano. A Educação Superior destacou-se enquanto lugar privilegiado das pesquisas relatadas. A maioria das produções não explicitou a metodologia utilizada. Foi possível concluir que os professores são considerados os principais responsáveis pelo desenvolvimento da interdisciplinaridade, enquanto os alunos figuram como expectadores, sem contribuir nem participar efetivamente do processo.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2024-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/98010.31512/encitec.v14i1.980Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 40-522237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/980/749Copyright (c) 2024 Sandra Aparecida Moraes, Sandro Rogério Vargas Ustrahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAparecida Moraes, SandraRogério Vargas Ustra, Sandro2024-04-29T13:00:27Zoai:ojs2.san.uri.br:article/980Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2024-04-29T13:00:27Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FÍSICA |
title |
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FÍSICA |
spellingShingle |
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FÍSICA Aparecida Moraes, Sandra Interdisciplinaridade Ensino de física Levantamento bibliográfico Análise de conteúdo |
title_short |
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FÍSICA |
title_full |
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FÍSICA |
title_fullStr |
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FÍSICA |
title_full_unstemmed |
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FÍSICA |
title_sort |
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FÍSICA |
author |
Aparecida Moraes, Sandra |
author_facet |
Aparecida Moraes, Sandra Rogério Vargas Ustra, Sandro |
author_role |
author |
author2 |
Rogério Vargas Ustra, Sandro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aparecida Moraes, Sandra Rogério Vargas Ustra, Sandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Ensino de física Levantamento bibliográfico Análise de conteúdo |
topic |
Interdisciplinaridade Ensino de física Levantamento bibliográfico Análise de conteúdo |
description |
Apresentamos os resultados de uma revisão bibliográfica de artigos que abordam a interdisciplinaridade e o ensino de física. A pesquisa foi motivada pela crescente inserção da interdisciplinaridade nos documentos oficiais que regem a Educação Básica de nosso país. Para tanto, foram analisados dezesseis artigos de periódicos da plataforma SciELO, sob a abordagem qualitativa da análise de conteúdo, focalizando especialmente os resumos. Em média, até 2019, observou-se ao menos uma ocorrência anual de publicação da temática. Já no intervalo 2019-2021, houve um incremento significativo, com média superior a duas publicações por ano. A Educação Superior destacou-se enquanto lugar privilegiado das pesquisas relatadas. A maioria das produções não explicitou a metodologia utilizada. Foi possível concluir que os professores são considerados os principais responsáveis pelo desenvolvimento da interdisciplinaridade, enquanto os alunos figuram como expectadores, sem contribuir nem participar efetivamente do processo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/980 10.31512/encitec.v14i1.980 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/980 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v14i1.980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/980/749 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Sandra Aparecida Moraes, Sandro Rogério Vargas Ustra https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Sandra Aparecida Moraes, Sandro Rogério Vargas Ustra https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 40-52 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333186367488 |