O autismo na etapa da educação infantil no Brasil: levantamento bibliográfico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13121 |
Resumo: | Verifica-se a partir da existência de instrumentos voltados especificamente para a regularização do atendimento educacional às crianças autistas, que entender como essas crianças estão sendo recebidas na educação infantil é um aspecto chave para a garantia de qualidade da educação. Assim, o artigo tem o objetivo de socializar reflexões de estudos sobre o transtorno do espectro autista na etapa da educação infantil no Brasil. Para tanto, utilizou-se como metodologia o levantamento bibliográfico no banco de dados Scientific Electronic Library Online (SciElo). Nesse sentido, teve-se como problema norteador de pesquisa a seguinte questão: Quais as preocupações que a literatura especializada na área traz nas pesquisas sobre o autismo na educação infantil? Diante das análises realizadas nos trabalhos que tratam do autismo na educação infantil conclui-se que as preocupações que a literatura especializada na área traz nas pesquisas baseiam-se na prática pedagógica dos professores e também há uma preocupação com o brincar das crianças com TEA. |
id |
UFGD-8_6cd8070941850aa742568c2e5b6c204c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13121 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
O autismo na etapa da educação infantil no Brasil: levantamento bibliográficoAutismo en la etapa de educación infantil en Brasil: encuesta bibliográficaAutismo. Educação infantil. Levantamento bibliográfico.Autismo. Educación Infantil. Encuesta bibliográfica.Verifica-se a partir da existência de instrumentos voltados especificamente para a regularização do atendimento educacional às crianças autistas, que entender como essas crianças estão sendo recebidas na educação infantil é um aspecto chave para a garantia de qualidade da educação. Assim, o artigo tem o objetivo de socializar reflexões de estudos sobre o transtorno do espectro autista na etapa da educação infantil no Brasil. Para tanto, utilizou-se como metodologia o levantamento bibliográfico no banco de dados Scientific Electronic Library Online (SciElo). Nesse sentido, teve-se como problema norteador de pesquisa a seguinte questão: Quais as preocupações que a literatura especializada na área traz nas pesquisas sobre o autismo na educação infantil? Diante das análises realizadas nos trabalhos que tratam do autismo na educação infantil conclui-se que as preocupações que a literatura especializada na área traz nas pesquisas baseiam-se na prática pedagógica dos professores e também há uma preocupação com o brincar das crianças com TEA.Se comprueba a partir de la existencia de instrumentos específicamente dirigidos a regularizar la asistencia educativa a los niños autistas, que comprender cómo se está recibiendo a estos niños en la educación infantil es un aspecto clave para asegurar la calidad de la educación. Así, el artículo tiene como objetivo socializar reflexiones sobre estudios sobre el trastorno del espectro autista en la etapa de educación infantil en Brasil. Para ello, se utilizó como metodología el relevamiento bibliográfico en la base de datos Scientific Electronic Library Online (SciElo). En este sentido, se planteó la siguiente pregunta como problema rector de la investigación: ¿Cuáles son las preocupaciones que la literatura especializada en el área trae a la investigación sobre el autismo en la educación infantil? A la vista de los análisis realizados en los trabajos que abordan el autismo en la educación infantil, se concluye que las inquietudes que la literatura especializada en el área trae a la investigación se basan en la práctica pedagógica de los docentes y también existe una preocupación por el juego de los niños con TEA.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1312110.30612/hre.v9i16.13121Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-102318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13121/6602Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Mary Ane deSouza, Bruna Maria2021-01-14T17:23:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13121Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:17Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O autismo na etapa da educação infantil no Brasil: levantamento bibliográfico Autismo en la etapa de educación infantil en Brasil: encuesta bibliográfica |
title |
O autismo na etapa da educação infantil no Brasil: levantamento bibliográfico |
spellingShingle |
O autismo na etapa da educação infantil no Brasil: levantamento bibliográfico Souza, Mary Ane de Autismo. Educação infantil. Levantamento bibliográfico. Autismo. Educación Infantil. Encuesta bibliográfica. |
title_short |
O autismo na etapa da educação infantil no Brasil: levantamento bibliográfico |
title_full |
O autismo na etapa da educação infantil no Brasil: levantamento bibliográfico |
title_fullStr |
O autismo na etapa da educação infantil no Brasil: levantamento bibliográfico |
title_full_unstemmed |
O autismo na etapa da educação infantil no Brasil: levantamento bibliográfico |
title_sort |
O autismo na etapa da educação infantil no Brasil: levantamento bibliográfico |
author |
Souza, Mary Ane de |
author_facet |
Souza, Mary Ane de Souza, Bruna Maria |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Bruna Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Mary Ane de Souza, Bruna Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo. Educação infantil. Levantamento bibliográfico. Autismo. Educación Infantil. Encuesta bibliográfica. |
topic |
Autismo. Educação infantil. Levantamento bibliográfico. Autismo. Educación Infantil. Encuesta bibliográfica. |
description |
Verifica-se a partir da existência de instrumentos voltados especificamente para a regularização do atendimento educacional às crianças autistas, que entender como essas crianças estão sendo recebidas na educação infantil é um aspecto chave para a garantia de qualidade da educação. Assim, o artigo tem o objetivo de socializar reflexões de estudos sobre o transtorno do espectro autista na etapa da educação infantil no Brasil. Para tanto, utilizou-se como metodologia o levantamento bibliográfico no banco de dados Scientific Electronic Library Online (SciElo). Nesse sentido, teve-se como problema norteador de pesquisa a seguinte questão: Quais as preocupações que a literatura especializada na área traz nas pesquisas sobre o autismo na educação infantil? Diante das análises realizadas nos trabalhos que tratam do autismo na educação infantil conclui-se que as preocupações que a literatura especializada na área traz nas pesquisas baseiam-se na prática pedagógica dos professores e também há uma preocupação com o brincar das crianças com TEA. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13121 10.30612/hre.v9i16.13121 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13121 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v9i16.13121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13121/6602 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-10 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831171026419712 |