O autismo na etapa da educação infantil no Brasil: levantamento bibliográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Mary Ane de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Bruna Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13121
Resumo: Verifica-se a partir da existência de instrumentos voltados especificamente para a regularização do atendimento educacional às crianças autistas, que entender como essas crianças estão sendo recebidas na educação infantil é um aspecto chave para a garantia de qualidade da educação. Assim, o artigo tem o objetivo de socializar reflexões de estudos sobre o transtorno do espectro autista na etapa da educação infantil no Brasil.  Para tanto, utilizou-se como metodologia o levantamento bibliográfico no banco de dados Scientific Electronic Library Online (SciElo). Nesse sentido, teve-se como problema norteador de pesquisa a seguinte questão: Quais as preocupações que a literatura especializada na área traz nas pesquisas sobre o autismo na educação infantil? Diante das análises realizadas nos trabalhos que tratam do autismo na educação infantil conclui-se que as preocupações que a literatura especializada na área traz nas pesquisas baseiam-se na prática pedagógica dos professores e também há uma preocupação com o brincar das crianças com TEA.
id UFGD-8_6cd8070941850aa742568c2e5b6c204c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13121
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling O autismo na etapa da educação infantil no Brasil: levantamento bibliográficoAutismo en la etapa de educación infantil en Brasil: encuesta bibliográficaAutismo. Educação infantil. Levantamento bibliográfico.Autismo. Educación Infantil. Encuesta bibliográfica.Verifica-se a partir da existência de instrumentos voltados especificamente para a regularização do atendimento educacional às crianças autistas, que entender como essas crianças estão sendo recebidas na educação infantil é um aspecto chave para a garantia de qualidade da educação. Assim, o artigo tem o objetivo de socializar reflexões de estudos sobre o transtorno do espectro autista na etapa da educação infantil no Brasil.  Para tanto, utilizou-se como metodologia o levantamento bibliográfico no banco de dados Scientific Electronic Library Online (SciElo). Nesse sentido, teve-se como problema norteador de pesquisa a seguinte questão: Quais as preocupações que a literatura especializada na área traz nas pesquisas sobre o autismo na educação infantil? Diante das análises realizadas nos trabalhos que tratam do autismo na educação infantil conclui-se que as preocupações que a literatura especializada na área traz nas pesquisas baseiam-se na prática pedagógica dos professores e também há uma preocupação com o brincar das crianças com TEA.Se comprueba a partir de la existencia de instrumentos específicamente dirigidos a regularizar la asistencia educativa a los niños autistas, que comprender cómo se está recibiendo a estos niños en la educación infantil es un aspecto clave para asegurar la calidad de la educación. Así, el artículo tiene como objetivo socializar reflexiones sobre estudios sobre el trastorno del espectro autista en la etapa de educación infantil en Brasil. Para ello, se utilizó como metodología el relevamiento bibliográfico en la base de datos Scientific Electronic Library Online (SciElo). En este sentido, se planteó la siguiente pregunta como problema rector de la investigación: ¿Cuáles son las preocupaciones que la literatura especializada en el área trae a la investigación sobre el autismo en la educación infantil? A la vista de los análisis realizados en los trabajos que abordan el autismo en la educación infantil, se concluye que las inquietudes que la literatura especializada en el área trae a la investigación se basan en la práctica pedagógica de los docentes y también existe una preocupación por el juego de los niños con TEA.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1312110.30612/hre.v9i16.13121Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-102318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13121/6602Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Mary Ane deSouza, Bruna Maria2021-01-14T17:23:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13121Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:17Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O autismo na etapa da educação infantil no Brasil: levantamento bibliográfico
Autismo en la etapa de educación infantil en Brasil: encuesta bibliográfica
title O autismo na etapa da educação infantil no Brasil: levantamento bibliográfico
spellingShingle O autismo na etapa da educação infantil no Brasil: levantamento bibliográfico
Souza, Mary Ane de
Autismo. Educação infantil. Levantamento bibliográfico.
Autismo. Educación Infantil. Encuesta bibliográfica.
title_short O autismo na etapa da educação infantil no Brasil: levantamento bibliográfico
title_full O autismo na etapa da educação infantil no Brasil: levantamento bibliográfico
title_fullStr O autismo na etapa da educação infantil no Brasil: levantamento bibliográfico
title_full_unstemmed O autismo na etapa da educação infantil no Brasil: levantamento bibliográfico
title_sort O autismo na etapa da educação infantil no Brasil: levantamento bibliográfico
author Souza, Mary Ane de
author_facet Souza, Mary Ane de
Souza, Bruna Maria
author_role author
author2 Souza, Bruna Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Mary Ane de
Souza, Bruna Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo. Educação infantil. Levantamento bibliográfico.
Autismo. Educación Infantil. Encuesta bibliográfica.
topic Autismo. Educação infantil. Levantamento bibliográfico.
Autismo. Educación Infantil. Encuesta bibliográfica.
description Verifica-se a partir da existência de instrumentos voltados especificamente para a regularização do atendimento educacional às crianças autistas, que entender como essas crianças estão sendo recebidas na educação infantil é um aspecto chave para a garantia de qualidade da educação. Assim, o artigo tem o objetivo de socializar reflexões de estudos sobre o transtorno do espectro autista na etapa da educação infantil no Brasil.  Para tanto, utilizou-se como metodologia o levantamento bibliográfico no banco de dados Scientific Electronic Library Online (SciElo). Nesse sentido, teve-se como problema norteador de pesquisa a seguinte questão: Quais as preocupações que a literatura especializada na área traz nas pesquisas sobre o autismo na educação infantil? Diante das análises realizadas nos trabalhos que tratam do autismo na educação infantil conclui-se que as preocupações que a literatura especializada na área traz nas pesquisas baseiam-se na prática pedagógica dos professores e também há uma preocupação com o brincar das crianças com TEA.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13121
10.30612/hre.v9i16.13121
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13121
identifier_str_mv 10.30612/hre.v9i16.13121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13121/6602
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-10
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831171026419712