PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA: ANÁLISE DE CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIOLOGIA NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA OSTEOMUSCULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares Lemos Shaw, Gisele
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Santos de Souza, Ana Flávia, Luz Moura, Diego
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/504
Resumo: Neste texto, considerando as potencialidades de práticas interdisciplinares para o ensino, investigaram-se, qualitativamente, contribuições de uma sequência didática interdisciplinar para a aprendizagem de estudantes de uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escola pública sobre Sistema osteomuscular humano. Essa proposta foi discutida, colaborativamente, por professora formadora, professores da escola e estudantes de licenciatura em período de residência pedagógica e envolveu a inter-relação das disciplinas Ciências, Biologia, Educação Física, Física e Sociologia. A produção de dados consistiu em um relato escrito de licencianda que estava em exercendo residência pedagógica junto à referida turma e um questionário com questões abertas aplicado por ela, no início e ao final da intervenção. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os participantes demonstraram aquisição de conhecimentos sobre funcionamento da composição do sistema osteomuscular, além de reflexões sobre suas relações com a utilização de anabolizantes, noção de corpo ideal e função do alongamento estático antes da atividade física.
id URI-5_47ca37e4e1ed7ef29ff6f807a20aeee1
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/504
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA: ANÁLISE DE CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIOLOGIA NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA OSTEOMUSCULAREducação Física, Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade, Residência Pedagógica, Sequência Didática.Neste texto, considerando as potencialidades de práticas interdisciplinares para o ensino, investigaram-se, qualitativamente, contribuições de uma sequência didática interdisciplinar para a aprendizagem de estudantes de uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escola pública sobre Sistema osteomuscular humano. Essa proposta foi discutida, colaborativamente, por professora formadora, professores da escola e estudantes de licenciatura em período de residência pedagógica e envolveu a inter-relação das disciplinas Ciências, Biologia, Educação Física, Física e Sociologia. A produção de dados consistiu em um relato escrito de licencianda que estava em exercendo residência pedagógica junto à referida turma e um questionário com questões abertas aplicado por ela, no início e ao final da intervenção. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os participantes demonstraram aquisição de conhecimentos sobre funcionamento da composição do sistema osteomuscular, além de reflexões sobre suas relações com a utilização de anabolizantes, noção de corpo ideal e função do alongamento estático antes da atividade física.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2024-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/50410.31512/encitec.v14i1.504Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 67-812237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/504/736Copyright (c) 2024 Gisele Soares Lemos Shaw, Ana Flávia Santos de Souza, Diego Luz Moura, Gisele Soares Lemos Shawhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares Lemos Shaw, Gisele Santos de Souza, Ana Flávia Luz Moura, Diego Soares Lemos Shaw, Gisele 2024-04-29T13:00:27Zoai:ojs2.san.uri.br:article/504Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2024-04-29T13:00:27Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA: ANÁLISE DE CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIOLOGIA NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA OSTEOMUSCULAR
title PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA: ANÁLISE DE CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIOLOGIA NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA OSTEOMUSCULAR
spellingShingle PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA: ANÁLISE DE CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIOLOGIA NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA OSTEOMUSCULAR
Soares Lemos Shaw, Gisele
Educação Física, Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade, Residência Pedagógica, Sequência Didática.
title_short PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA: ANÁLISE DE CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIOLOGIA NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA OSTEOMUSCULAR
title_full PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA: ANÁLISE DE CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIOLOGIA NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA OSTEOMUSCULAR
title_fullStr PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA: ANÁLISE DE CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIOLOGIA NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA OSTEOMUSCULAR
title_full_unstemmed PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA: ANÁLISE DE CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIOLOGIA NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA OSTEOMUSCULAR
title_sort PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA: ANÁLISE DE CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIOLOGIA NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA OSTEOMUSCULAR
author Soares Lemos Shaw, Gisele
author_facet Soares Lemos Shaw, Gisele
Santos de Souza, Ana Flávia
Luz Moura, Diego
author_role author
author2 Santos de Souza, Ana Flávia
Luz Moura, Diego
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares Lemos Shaw, Gisele
Santos de Souza, Ana Flávia
Luz Moura, Diego
Soares Lemos Shaw, Gisele
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física, Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade, Residência Pedagógica, Sequência Didática.
topic Educação Física, Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade, Residência Pedagógica, Sequência Didática.
description Neste texto, considerando as potencialidades de práticas interdisciplinares para o ensino, investigaram-se, qualitativamente, contribuições de uma sequência didática interdisciplinar para a aprendizagem de estudantes de uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escola pública sobre Sistema osteomuscular humano. Essa proposta foi discutida, colaborativamente, por professora formadora, professores da escola e estudantes de licenciatura em período de residência pedagógica e envolveu a inter-relação das disciplinas Ciências, Biologia, Educação Física, Física e Sociologia. A produção de dados consistiu em um relato escrito de licencianda que estava em exercendo residência pedagógica junto à referida turma e um questionário com questões abertas aplicado por ela, no início e ao final da intervenção. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os participantes demonstraram aquisição de conhecimentos sobre funcionamento da composição do sistema osteomuscular, além de reflexões sobre suas relações com a utilização de anabolizantes, noção de corpo ideal e função do alongamento estático antes da atividade física.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/504
10.31512/encitec.v14i1.504
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/504
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v14i1.504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/504/736
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 67-81
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333112967168