PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA: ANÁLISE DE CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIOLOGIA NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA OSTEOMUSCULAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/504 |
Resumo: | Neste texto, considerando as potencialidades de práticas interdisciplinares para o ensino, investigaram-se, qualitativamente, contribuições de uma sequência didática interdisciplinar para a aprendizagem de estudantes de uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escola pública sobre Sistema osteomuscular humano. Essa proposta foi discutida, colaborativamente, por professora formadora, professores da escola e estudantes de licenciatura em período de residência pedagógica e envolveu a inter-relação das disciplinas Ciências, Biologia, Educação Física, Física e Sociologia. A produção de dados consistiu em um relato escrito de licencianda que estava em exercendo residência pedagógica junto à referida turma e um questionário com questões abertas aplicado por ela, no início e ao final da intervenção. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os participantes demonstraram aquisição de conhecimentos sobre funcionamento da composição do sistema osteomuscular, além de reflexões sobre suas relações com a utilização de anabolizantes, noção de corpo ideal e função do alongamento estático antes da atividade física. |
id |
URI-5_47ca37e4e1ed7ef29ff6f807a20aeee1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/504 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA: ANÁLISE DE CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIOLOGIA NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA OSTEOMUSCULAREducação Física, Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade, Residência Pedagógica, Sequência Didática.Neste texto, considerando as potencialidades de práticas interdisciplinares para o ensino, investigaram-se, qualitativamente, contribuições de uma sequência didática interdisciplinar para a aprendizagem de estudantes de uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escola pública sobre Sistema osteomuscular humano. Essa proposta foi discutida, colaborativamente, por professora formadora, professores da escola e estudantes de licenciatura em período de residência pedagógica e envolveu a inter-relação das disciplinas Ciências, Biologia, Educação Física, Física e Sociologia. A produção de dados consistiu em um relato escrito de licencianda que estava em exercendo residência pedagógica junto à referida turma e um questionário com questões abertas aplicado por ela, no início e ao final da intervenção. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os participantes demonstraram aquisição de conhecimentos sobre funcionamento da composição do sistema osteomuscular, além de reflexões sobre suas relações com a utilização de anabolizantes, noção de corpo ideal e função do alongamento estático antes da atividade física.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2024-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/50410.31512/encitec.v14i1.504Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 67-812237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/504/736Copyright (c) 2024 Gisele Soares Lemos Shaw, Ana Flávia Santos de Souza, Diego Luz Moura, Gisele Soares Lemos Shawhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares Lemos Shaw, Gisele Santos de Souza, Ana Flávia Luz Moura, Diego Soares Lemos Shaw, Gisele 2024-04-29T13:00:27Zoai:ojs2.san.uri.br:article/504Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2024-04-29T13:00:27Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA: ANÁLISE DE CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIOLOGIA NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA OSTEOMUSCULAR |
title |
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA: ANÁLISE DE CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIOLOGIA NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA OSTEOMUSCULAR |
spellingShingle |
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA: ANÁLISE DE CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIOLOGIA NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA OSTEOMUSCULAR Soares Lemos Shaw, Gisele Educação Física, Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade, Residência Pedagógica, Sequência Didática. |
title_short |
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA: ANÁLISE DE CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIOLOGIA NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA OSTEOMUSCULAR |
title_full |
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA: ANÁLISE DE CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIOLOGIA NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA OSTEOMUSCULAR |
title_fullStr |
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA: ANÁLISE DE CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIOLOGIA NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA OSTEOMUSCULAR |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA: ANÁLISE DE CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIOLOGIA NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA OSTEOMUSCULAR |
title_sort |
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA: ANÁLISE DE CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIOLOGIA NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA OSTEOMUSCULAR |
author |
Soares Lemos Shaw, Gisele |
author_facet |
Soares Lemos Shaw, Gisele Santos de Souza, Ana Flávia Luz Moura, Diego |
author_role |
author |
author2 |
Santos de Souza, Ana Flávia Luz Moura, Diego |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares Lemos Shaw, Gisele Santos de Souza, Ana Flávia Luz Moura, Diego Soares Lemos Shaw, Gisele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física, Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade, Residência Pedagógica, Sequência Didática. |
topic |
Educação Física, Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade, Residência Pedagógica, Sequência Didática. |
description |
Neste texto, considerando as potencialidades de práticas interdisciplinares para o ensino, investigaram-se, qualitativamente, contribuições de uma sequência didática interdisciplinar para a aprendizagem de estudantes de uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escola pública sobre Sistema osteomuscular humano. Essa proposta foi discutida, colaborativamente, por professora formadora, professores da escola e estudantes de licenciatura em período de residência pedagógica e envolveu a inter-relação das disciplinas Ciências, Biologia, Educação Física, Física e Sociologia. A produção de dados consistiu em um relato escrito de licencianda que estava em exercendo residência pedagógica junto à referida turma e um questionário com questões abertas aplicado por ela, no início e ao final da intervenção. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os participantes demonstraram aquisição de conhecimentos sobre funcionamento da composição do sistema osteomuscular, além de reflexões sobre suas relações com a utilização de anabolizantes, noção de corpo ideal e função do alongamento estático antes da atividade física. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/504 10.31512/encitec.v14i1.504 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/504 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v14i1.504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/504/736 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 67-81 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333112967168 |