A MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO SOBRE AS LEIS DE NEWTON: ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PRODUZIDA POR UM RESIDENTE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venceslau da Cruz Silva, Boniek
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/383
Resumo: Neste trabalho, compreendemos que a noção de conhecimento pedagógico do conteúdo (Pedagogical Content Knowledge - PCK, em inglês) de Shulman (1986; 1987) pode servir como ferramenta de interpretação do processo de transformação de conteúdos físicos em conhecimentos ensináveis no ensino fundamental. Em especial, usamos o modelo de PCK de Ciências, proposto por Magnusson, Borko e Krajcik (1999), para compreender como um residente de Ciências da Natureza mobiliza o seu PCK na construção de uma sequência didática sobre as leis de Newton. Como primeiros resultados, encontramos que um forte conhecimento de conhecimentos de currículo e estratégias didáticas do residente foram fatores primordiais desta empreitada. Destacamos, também, que o processo de construção de sequências didáticas afloram algumas deficiências formativas do residente, como, por exemplo, atreladas aos conhecimento de avaliação de seus estudantes. Por fim, sugerimos que, principalmente, os cursos de formação inicial oportunizem momentos para o desenvolvimento do PCK de futuros professores de Ciências e, em especial, que sejam oportunizados mais momentos de pontes entre a teoria e a prática, como o Pibid e a Residência Pedagógica, que são momentos nos quais seus PCK’s são mais fortemente desenvolvidos e mobilizados desde a construção de propostas de ensino até sua execução.
id URI-5_b26ccf4a66343bb604c1b0f85fe1b0a5
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/383
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling A MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO SOBRE AS LEIS DE NEWTON: ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PRODUZIDA POR UM RESIDENTE DE CIÊNCIAS DA NATUREZAResidência PedagógicaLeis de NewtonSequência DidáticaConhecimento Pedagógico do ConteúdoNeste trabalho, compreendemos que a noção de conhecimento pedagógico do conteúdo (Pedagogical Content Knowledge - PCK, em inglês) de Shulman (1986; 1987) pode servir como ferramenta de interpretação do processo de transformação de conteúdos físicos em conhecimentos ensináveis no ensino fundamental. Em especial, usamos o modelo de PCK de Ciências, proposto por Magnusson, Borko e Krajcik (1999), para compreender como um residente de Ciências da Natureza mobiliza o seu PCK na construção de uma sequência didática sobre as leis de Newton. Como primeiros resultados, encontramos que um forte conhecimento de conhecimentos de currículo e estratégias didáticas do residente foram fatores primordiais desta empreitada. Destacamos, também, que o processo de construção de sequências didáticas afloram algumas deficiências formativas do residente, como, por exemplo, atreladas aos conhecimento de avaliação de seus estudantes. Por fim, sugerimos que, principalmente, os cursos de formação inicial oportunizem momentos para o desenvolvimento do PCK de futuros professores de Ciências e, em especial, que sejam oportunizados mais momentos de pontes entre a teoria e a prática, como o Pibid e a Residência Pedagógica, que são momentos nos quais seus PCK’s são mais fortemente desenvolvidos e mobilizados desde a construção de propostas de ensino até sua execução.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/38310.31512/encitec.v11i1.383Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 86-1002237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/383/202Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVenceslau da Cruz Silva, Boniek2021-06-03T16:35:20Zoai:ojs2.san.uri.br:article/383Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-06-03T16:35:20Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv A MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO SOBRE AS LEIS DE NEWTON: ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PRODUZIDA POR UM RESIDENTE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
title A MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO SOBRE AS LEIS DE NEWTON: ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PRODUZIDA POR UM RESIDENTE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
spellingShingle A MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO SOBRE AS LEIS DE NEWTON: ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PRODUZIDA POR UM RESIDENTE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Venceslau da Cruz Silva, Boniek
Residência Pedagógica
Leis de Newton
Sequência Didática
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo
title_short A MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO SOBRE AS LEIS DE NEWTON: ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PRODUZIDA POR UM RESIDENTE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
title_full A MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO SOBRE AS LEIS DE NEWTON: ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PRODUZIDA POR UM RESIDENTE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
title_fullStr A MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO SOBRE AS LEIS DE NEWTON: ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PRODUZIDA POR UM RESIDENTE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
title_full_unstemmed A MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO SOBRE AS LEIS DE NEWTON: ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PRODUZIDA POR UM RESIDENTE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
title_sort A MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO SOBRE AS LEIS DE NEWTON: ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PRODUZIDA POR UM RESIDENTE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
author Venceslau da Cruz Silva, Boniek
author_facet Venceslau da Cruz Silva, Boniek
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Venceslau da Cruz Silva, Boniek
dc.subject.por.fl_str_mv Residência Pedagógica
Leis de Newton
Sequência Didática
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo
topic Residência Pedagógica
Leis de Newton
Sequência Didática
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo
description Neste trabalho, compreendemos que a noção de conhecimento pedagógico do conteúdo (Pedagogical Content Knowledge - PCK, em inglês) de Shulman (1986; 1987) pode servir como ferramenta de interpretação do processo de transformação de conteúdos físicos em conhecimentos ensináveis no ensino fundamental. Em especial, usamos o modelo de PCK de Ciências, proposto por Magnusson, Borko e Krajcik (1999), para compreender como um residente de Ciências da Natureza mobiliza o seu PCK na construção de uma sequência didática sobre as leis de Newton. Como primeiros resultados, encontramos que um forte conhecimento de conhecimentos de currículo e estratégias didáticas do residente foram fatores primordiais desta empreitada. Destacamos, também, que o processo de construção de sequências didáticas afloram algumas deficiências formativas do residente, como, por exemplo, atreladas aos conhecimento de avaliação de seus estudantes. Por fim, sugerimos que, principalmente, os cursos de formação inicial oportunizem momentos para o desenvolvimento do PCK de futuros professores de Ciências e, em especial, que sejam oportunizados mais momentos de pontes entre a teoria e a prática, como o Pibid e a Residência Pedagógica, que são momentos nos quais seus PCK’s são mais fortemente desenvolvidos e mobilizados desde a construção de propostas de ensino até sua execução.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/383
10.31512/encitec.v11i1.383
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/383
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v11i1.383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/383/202
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 86-100
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333647740928