O DESPERTAR DO PENSAR CERTO NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE PILHAS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes Vaz, Wesley
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Benite de Freitas, Alysson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/644
Resumo: O presente estudo tem como objetivo abordar uma proposta de ensino dialético interdisciplinar de pilhas entre as disciplinas de Física e Química, por meio do pensar certo freiriano aos alunos do Ensino Médio. O trabalho foi realizado em um colégio de ensino particular situado no interior do sudoeste goiano. O procedimento metodológico foi proposto de acordo com a observação participante, onde a condução desta investigação qualitativa consistiu em um estudo dialógico entre o investigador e os múltiplos sujeitos. Essa observação participante da pesquisa gerou a confecção de relatórios, cujas notas de campos foram redigidas por meio de subsídios obtidos em questionários, gravações de áudio, textos escritos pelos sujeitos e entrevistas. Os resultados demonstram que a proposta de aula dialógica e interdisciplinar propiciou o pensar certo nos alunos, cuja curiosidade ingênua foi detectada criando, assim, subsídios à curiosidade crítica, pois, a matriz do pensar ingênuo ou do pensar crítico é a curiosidade, logo o ensino de pilhas não foi baseado apenas na transmissão de conhecimentos, mas por meio de diálogos que implementaram a raiz do pensar certo. Portanto, o trabalho além de promover uma aprendizagem no ensino de pilhas, também aproximou o trabalho educativo com a finalidade social do descarte seletivo.
id URI-5_4ccf57bb378e77a971658ae44eb95844
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/644
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling O DESPERTAR DO PENSAR CERTO NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE PILHAS.Ensino de Ciênciaspensar certo pilhasO presente estudo tem como objetivo abordar uma proposta de ensino dialético interdisciplinar de pilhas entre as disciplinas de Física e Química, por meio do pensar certo freiriano aos alunos do Ensino Médio. O trabalho foi realizado em um colégio de ensino particular situado no interior do sudoeste goiano. O procedimento metodológico foi proposto de acordo com a observação participante, onde a condução desta investigação qualitativa consistiu em um estudo dialógico entre o investigador e os múltiplos sujeitos. Essa observação participante da pesquisa gerou a confecção de relatórios, cujas notas de campos foram redigidas por meio de subsídios obtidos em questionários, gravações de áudio, textos escritos pelos sujeitos e entrevistas. Os resultados demonstram que a proposta de aula dialógica e interdisciplinar propiciou o pensar certo nos alunos, cuja curiosidade ingênua foi detectada criando, assim, subsídios à curiosidade crítica, pois, a matriz do pensar ingênuo ou do pensar crítico é a curiosidade, logo o ensino de pilhas não foi baseado apenas na transmissão de conhecimentos, mas por meio de diálogos que implementaram a raiz do pensar certo. Portanto, o trabalho além de promover uma aprendizagem no ensino de pilhas, também aproximou o trabalho educativo com a finalidade social do descarte seletivo.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2022-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/64410.31512/encitec.v12i2.644Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 2 (2022); 121-1402237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/644/402Copyright (c) 2022 Wesley Fernandes Vaz, Alysson Benite de Freitashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes Vaz, WesleyBenite de Freitas, Alysson2022-07-25T16:48:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/644Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2022-07-25T16:48:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv O DESPERTAR DO PENSAR CERTO NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE PILHAS.
title O DESPERTAR DO PENSAR CERTO NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE PILHAS.
spellingShingle O DESPERTAR DO PENSAR CERTO NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE PILHAS.
Fernandes Vaz, Wesley
Ensino de Ciências
pensar certo
pilhas
title_short O DESPERTAR DO PENSAR CERTO NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE PILHAS.
title_full O DESPERTAR DO PENSAR CERTO NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE PILHAS.
title_fullStr O DESPERTAR DO PENSAR CERTO NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE PILHAS.
title_full_unstemmed O DESPERTAR DO PENSAR CERTO NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE PILHAS.
title_sort O DESPERTAR DO PENSAR CERTO NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE PILHAS.
author Fernandes Vaz, Wesley
author_facet Fernandes Vaz, Wesley
Benite de Freitas, Alysson
author_role author
author2 Benite de Freitas, Alysson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes Vaz, Wesley
Benite de Freitas, Alysson
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
pensar certo
pilhas
topic Ensino de Ciências
pensar certo
pilhas
description O presente estudo tem como objetivo abordar uma proposta de ensino dialético interdisciplinar de pilhas entre as disciplinas de Física e Química, por meio do pensar certo freiriano aos alunos do Ensino Médio. O trabalho foi realizado em um colégio de ensino particular situado no interior do sudoeste goiano. O procedimento metodológico foi proposto de acordo com a observação participante, onde a condução desta investigação qualitativa consistiu em um estudo dialógico entre o investigador e os múltiplos sujeitos. Essa observação participante da pesquisa gerou a confecção de relatórios, cujas notas de campos foram redigidas por meio de subsídios obtidos em questionários, gravações de áudio, textos escritos pelos sujeitos e entrevistas. Os resultados demonstram que a proposta de aula dialógica e interdisciplinar propiciou o pensar certo nos alunos, cuja curiosidade ingênua foi detectada criando, assim, subsídios à curiosidade crítica, pois, a matriz do pensar ingênuo ou do pensar crítico é a curiosidade, logo o ensino de pilhas não foi baseado apenas na transmissão de conhecimentos, mas por meio de diálogos que implementaram a raiz do pensar certo. Portanto, o trabalho além de promover uma aprendizagem no ensino de pilhas, também aproximou o trabalho educativo com a finalidade social do descarte seletivo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/644
10.31512/encitec.v12i2.644
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/644
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v12i2.644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/644/402
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Wesley Fernandes Vaz, Alysson Benite de Freitas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Wesley Fernandes Vaz, Alysson Benite de Freitas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 2 (2022); 121-140
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333717995520