O DESPERTAR DO PENSAR CERTO NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE PILHAS.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/644 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo abordar uma proposta de ensino dialético interdisciplinar de pilhas entre as disciplinas de Física e Química, por meio do pensar certo freiriano aos alunos do Ensino Médio. O trabalho foi realizado em um colégio de ensino particular situado no interior do sudoeste goiano. O procedimento metodológico foi proposto de acordo com a observação participante, onde a condução desta investigação qualitativa consistiu em um estudo dialógico entre o investigador e os múltiplos sujeitos. Essa observação participante da pesquisa gerou a confecção de relatórios, cujas notas de campos foram redigidas por meio de subsídios obtidos em questionários, gravações de áudio, textos escritos pelos sujeitos e entrevistas. Os resultados demonstram que a proposta de aula dialógica e interdisciplinar propiciou o pensar certo nos alunos, cuja curiosidade ingênua foi detectada criando, assim, subsídios à curiosidade crítica, pois, a matriz do pensar ingênuo ou do pensar crítico é a curiosidade, logo o ensino de pilhas não foi baseado apenas na transmissão de conhecimentos, mas por meio de diálogos que implementaram a raiz do pensar certo. Portanto, o trabalho além de promover uma aprendizagem no ensino de pilhas, também aproximou o trabalho educativo com a finalidade social do descarte seletivo. |
id |
URI-5_4ccf57bb378e77a971658ae44eb95844 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/644 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
O DESPERTAR DO PENSAR CERTO NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE PILHAS.Ensino de Ciênciaspensar certo pilhasO presente estudo tem como objetivo abordar uma proposta de ensino dialético interdisciplinar de pilhas entre as disciplinas de Física e Química, por meio do pensar certo freiriano aos alunos do Ensino Médio. O trabalho foi realizado em um colégio de ensino particular situado no interior do sudoeste goiano. O procedimento metodológico foi proposto de acordo com a observação participante, onde a condução desta investigação qualitativa consistiu em um estudo dialógico entre o investigador e os múltiplos sujeitos. Essa observação participante da pesquisa gerou a confecção de relatórios, cujas notas de campos foram redigidas por meio de subsídios obtidos em questionários, gravações de áudio, textos escritos pelos sujeitos e entrevistas. Os resultados demonstram que a proposta de aula dialógica e interdisciplinar propiciou o pensar certo nos alunos, cuja curiosidade ingênua foi detectada criando, assim, subsídios à curiosidade crítica, pois, a matriz do pensar ingênuo ou do pensar crítico é a curiosidade, logo o ensino de pilhas não foi baseado apenas na transmissão de conhecimentos, mas por meio de diálogos que implementaram a raiz do pensar certo. Portanto, o trabalho além de promover uma aprendizagem no ensino de pilhas, também aproximou o trabalho educativo com a finalidade social do descarte seletivo.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2022-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/64410.31512/encitec.v12i2.644Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 2 (2022); 121-1402237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/644/402Copyright (c) 2022 Wesley Fernandes Vaz, Alysson Benite de Freitashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes Vaz, WesleyBenite de Freitas, Alysson2022-07-25T16:48:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/644Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2022-07-25T16:48:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DESPERTAR DO PENSAR CERTO NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE PILHAS. |
title |
O DESPERTAR DO PENSAR CERTO NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE PILHAS. |
spellingShingle |
O DESPERTAR DO PENSAR CERTO NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE PILHAS. Fernandes Vaz, Wesley Ensino de Ciências pensar certo pilhas |
title_short |
O DESPERTAR DO PENSAR CERTO NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE PILHAS. |
title_full |
O DESPERTAR DO PENSAR CERTO NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE PILHAS. |
title_fullStr |
O DESPERTAR DO PENSAR CERTO NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE PILHAS. |
title_full_unstemmed |
O DESPERTAR DO PENSAR CERTO NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE PILHAS. |
title_sort |
O DESPERTAR DO PENSAR CERTO NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE PILHAS. |
author |
Fernandes Vaz, Wesley |
author_facet |
Fernandes Vaz, Wesley Benite de Freitas, Alysson |
author_role |
author |
author2 |
Benite de Freitas, Alysson |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes Vaz, Wesley Benite de Freitas, Alysson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências pensar certo pilhas |
topic |
Ensino de Ciências pensar certo pilhas |
description |
O presente estudo tem como objetivo abordar uma proposta de ensino dialético interdisciplinar de pilhas entre as disciplinas de Física e Química, por meio do pensar certo freiriano aos alunos do Ensino Médio. O trabalho foi realizado em um colégio de ensino particular situado no interior do sudoeste goiano. O procedimento metodológico foi proposto de acordo com a observação participante, onde a condução desta investigação qualitativa consistiu em um estudo dialógico entre o investigador e os múltiplos sujeitos. Essa observação participante da pesquisa gerou a confecção de relatórios, cujas notas de campos foram redigidas por meio de subsídios obtidos em questionários, gravações de áudio, textos escritos pelos sujeitos e entrevistas. Os resultados demonstram que a proposta de aula dialógica e interdisciplinar propiciou o pensar certo nos alunos, cuja curiosidade ingênua foi detectada criando, assim, subsídios à curiosidade crítica, pois, a matriz do pensar ingênuo ou do pensar crítico é a curiosidade, logo o ensino de pilhas não foi baseado apenas na transmissão de conhecimentos, mas por meio de diálogos que implementaram a raiz do pensar certo. Portanto, o trabalho além de promover uma aprendizagem no ensino de pilhas, também aproximou o trabalho educativo com a finalidade social do descarte seletivo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/644 10.31512/encitec.v12i2.644 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/644 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v12i2.644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/644/402 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Wesley Fernandes Vaz, Alysson Benite de Freitas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Wesley Fernandes Vaz, Alysson Benite de Freitas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 2 (2022); 121-140 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333717995520 |