MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS: CONSTRUINDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Turmena, Leandro
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Manfio, Daiara, Pizzolatto, Vitor Augusto, Bertoncello Rosa, Schelder Gabriel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1048
Resumo: Um dos principais desafios educacionais contemporâneos consiste em romper com o modelo de ensino tradicional e com as práticas de ensino descontextualizadas. Em vista disso, e considerando a necessidade de aprimorar a formação dos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, Licenciatura, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Dois Vizinhos), foi implementado o projeto de ensino intitulado “Projeto Integrador: Desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos para o ensino de Ciências e Biologia”,  fundamentado em uma perspectiva interdisciplinar e que articula ensino, pesquisa e extensão, vinculado às disciplinas de Projeto Integrador 1 e 2, componentes curriculares do curso. Portanto, este relato de experiência, objetiva apresentar as atividades desenvolvidas no projeto, bem como socializar os materiais produzidos e organizados. Metodologicamente, o projeto foi desenvolvido por meio da compilação e organização dos trabalhos (materiais didáticos-pedagógicos) produzidos pelos acadêmicos. Assim, desde seu início, em 2021, foram publicados quatro ebooks, os quais reúnem, em suas respectivas temáticas, os projetos desenvolvidos pelos acadêmicos das disciplinas anteriormente citadas.
id URI-5_548f102fc3b108c857f5d4c1c90ec77f
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/1048
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS: CONSTRUINDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIAInterdisciplinaridadeInstrumentos pedagógicosPráticas educacionaisUm dos principais desafios educacionais contemporâneos consiste em romper com o modelo de ensino tradicional e com as práticas de ensino descontextualizadas. Em vista disso, e considerando a necessidade de aprimorar a formação dos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, Licenciatura, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Dois Vizinhos), foi implementado o projeto de ensino intitulado “Projeto Integrador: Desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos para o ensino de Ciências e Biologia”,  fundamentado em uma perspectiva interdisciplinar e que articula ensino, pesquisa e extensão, vinculado às disciplinas de Projeto Integrador 1 e 2, componentes curriculares do curso. Portanto, este relato de experiência, objetiva apresentar as atividades desenvolvidas no projeto, bem como socializar os materiais produzidos e organizados. Metodologicamente, o projeto foi desenvolvido por meio da compilação e organização dos trabalhos (materiais didáticos-pedagógicos) produzidos pelos acadêmicos. Assim, desde seu início, em 2021, foram publicados quatro ebooks, os quais reúnem, em suas respectivas temáticas, os projetos desenvolvidos pelos acadêmicos das disciplinas anteriormente citadas.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2024-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/104810.31512/encitec.v14i1.1048Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 305-3242237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1048/754Copyright (c) 2024 Leandro Turmena, Daiara Manfio, Vitor Augusto Pizzolatto, Schelder Gabriel Bertoncello Rosahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTurmena, LeandroManfio, DaiaraPizzolatto, Vitor AugustoBertoncello Rosa, Schelder Gabriel2024-04-29T13:00:27Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1048Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2024-04-29T13:00:27Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS: CONSTRUINDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS: CONSTRUINDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
spellingShingle MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS: CONSTRUINDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Turmena, Leandro
Interdisciplinaridade
Instrumentos pedagógicos
Práticas educacionais
title_short MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS: CONSTRUINDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title_full MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS: CONSTRUINDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title_fullStr MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS: CONSTRUINDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title_full_unstemmed MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS: CONSTRUINDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title_sort MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS: CONSTRUINDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
author Turmena, Leandro
author_facet Turmena, Leandro
Manfio, Daiara
Pizzolatto, Vitor Augusto
Bertoncello Rosa, Schelder Gabriel
author_role author
author2 Manfio, Daiara
Pizzolatto, Vitor Augusto
Bertoncello Rosa, Schelder Gabriel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Turmena, Leandro
Manfio, Daiara
Pizzolatto, Vitor Augusto
Bertoncello Rosa, Schelder Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Instrumentos pedagógicos
Práticas educacionais
topic Interdisciplinaridade
Instrumentos pedagógicos
Práticas educacionais
description Um dos principais desafios educacionais contemporâneos consiste em romper com o modelo de ensino tradicional e com as práticas de ensino descontextualizadas. Em vista disso, e considerando a necessidade de aprimorar a formação dos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, Licenciatura, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Dois Vizinhos), foi implementado o projeto de ensino intitulado “Projeto Integrador: Desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos para o ensino de Ciências e Biologia”,  fundamentado em uma perspectiva interdisciplinar e que articula ensino, pesquisa e extensão, vinculado às disciplinas de Projeto Integrador 1 e 2, componentes curriculares do curso. Portanto, este relato de experiência, objetiva apresentar as atividades desenvolvidas no projeto, bem como socializar os materiais produzidos e organizados. Metodologicamente, o projeto foi desenvolvido por meio da compilação e organização dos trabalhos (materiais didáticos-pedagógicos) produzidos pelos acadêmicos. Assim, desde seu início, em 2021, foram publicados quatro ebooks, os quais reúnem, em suas respectivas temáticas, os projetos desenvolvidos pelos acadêmicos das disciplinas anteriormente citadas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1048
10.31512/encitec.v14i1.1048
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1048
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v14i1.1048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1048/754
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 305-324
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333204193280