MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS: CONSTRUINDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1048 |
Resumo: | Um dos principais desafios educacionais contemporâneos consiste em romper com o modelo de ensino tradicional e com as práticas de ensino descontextualizadas. Em vista disso, e considerando a necessidade de aprimorar a formação dos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, Licenciatura, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Dois Vizinhos), foi implementado o projeto de ensino intitulado “Projeto Integrador: Desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos para o ensino de Ciências e Biologia”, fundamentado em uma perspectiva interdisciplinar e que articula ensino, pesquisa e extensão, vinculado às disciplinas de Projeto Integrador 1 e 2, componentes curriculares do curso. Portanto, este relato de experiência, objetiva apresentar as atividades desenvolvidas no projeto, bem como socializar os materiais produzidos e organizados. Metodologicamente, o projeto foi desenvolvido por meio da compilação e organização dos trabalhos (materiais didáticos-pedagógicos) produzidos pelos acadêmicos. Assim, desde seu início, em 2021, foram publicados quatro ebooks, os quais reúnem, em suas respectivas temáticas, os projetos desenvolvidos pelos acadêmicos das disciplinas anteriormente citadas. |
id |
URI-5_548f102fc3b108c857f5d4c1c90ec77f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/1048 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS: CONSTRUINDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIAInterdisciplinaridadeInstrumentos pedagógicosPráticas educacionaisUm dos principais desafios educacionais contemporâneos consiste em romper com o modelo de ensino tradicional e com as práticas de ensino descontextualizadas. Em vista disso, e considerando a necessidade de aprimorar a formação dos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, Licenciatura, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Dois Vizinhos), foi implementado o projeto de ensino intitulado “Projeto Integrador: Desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos para o ensino de Ciências e Biologia”, fundamentado em uma perspectiva interdisciplinar e que articula ensino, pesquisa e extensão, vinculado às disciplinas de Projeto Integrador 1 e 2, componentes curriculares do curso. Portanto, este relato de experiência, objetiva apresentar as atividades desenvolvidas no projeto, bem como socializar os materiais produzidos e organizados. Metodologicamente, o projeto foi desenvolvido por meio da compilação e organização dos trabalhos (materiais didáticos-pedagógicos) produzidos pelos acadêmicos. Assim, desde seu início, em 2021, foram publicados quatro ebooks, os quais reúnem, em suas respectivas temáticas, os projetos desenvolvidos pelos acadêmicos das disciplinas anteriormente citadas.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2024-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/104810.31512/encitec.v14i1.1048Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 305-3242237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1048/754Copyright (c) 2024 Leandro Turmena, Daiara Manfio, Vitor Augusto Pizzolatto, Schelder Gabriel Bertoncello Rosahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTurmena, LeandroManfio, DaiaraPizzolatto, Vitor AugustoBertoncello Rosa, Schelder Gabriel2024-04-29T13:00:27Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1048Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2024-04-29T13:00:27Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS: CONSTRUINDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
title |
MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS: CONSTRUINDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
spellingShingle |
MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS: CONSTRUINDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Turmena, Leandro Interdisciplinaridade Instrumentos pedagógicos Práticas educacionais |
title_short |
MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS: CONSTRUINDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
title_full |
MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS: CONSTRUINDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
title_fullStr |
MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS: CONSTRUINDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
title_full_unstemmed |
MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS: CONSTRUINDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
title_sort |
MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS: CONSTRUINDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
author |
Turmena, Leandro |
author_facet |
Turmena, Leandro Manfio, Daiara Pizzolatto, Vitor Augusto Bertoncello Rosa, Schelder Gabriel |
author_role |
author |
author2 |
Manfio, Daiara Pizzolatto, Vitor Augusto Bertoncello Rosa, Schelder Gabriel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Turmena, Leandro Manfio, Daiara Pizzolatto, Vitor Augusto Bertoncello Rosa, Schelder Gabriel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Instrumentos pedagógicos Práticas educacionais |
topic |
Interdisciplinaridade Instrumentos pedagógicos Práticas educacionais |
description |
Um dos principais desafios educacionais contemporâneos consiste em romper com o modelo de ensino tradicional e com as práticas de ensino descontextualizadas. Em vista disso, e considerando a necessidade de aprimorar a formação dos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, Licenciatura, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Dois Vizinhos), foi implementado o projeto de ensino intitulado “Projeto Integrador: Desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos para o ensino de Ciências e Biologia”, fundamentado em uma perspectiva interdisciplinar e que articula ensino, pesquisa e extensão, vinculado às disciplinas de Projeto Integrador 1 e 2, componentes curriculares do curso. Portanto, este relato de experiência, objetiva apresentar as atividades desenvolvidas no projeto, bem como socializar os materiais produzidos e organizados. Metodologicamente, o projeto foi desenvolvido por meio da compilação e organização dos trabalhos (materiais didáticos-pedagógicos) produzidos pelos acadêmicos. Assim, desde seu início, em 2021, foram publicados quatro ebooks, os quais reúnem, em suas respectivas temáticas, os projetos desenvolvidos pelos acadêmicos das disciplinas anteriormente citadas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1048 10.31512/encitec.v14i1.1048 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1048 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v14i1.1048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1048/754 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 305-324 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333204193280 |