ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE BIOGÁS A PARTIR DE ELEMENTOS DA TEORIA DA ASSIMILAÇÃO DAS AÇÕES MENTAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cesar Santos Silva, Leandro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Tavares Santos Batinga, Verônica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/392
Resumo: Esse artigo analisa o percurso de assimilação de conhecimentos pelos licenciandos de química durante a resolução de questões acerca dos conceitos de metano e reações químicas envolvidos na produção de Biogás a partir da realização de uma atividade experimental. O experimento foi aplicado a estudantes numa disciplina de Ensino de Química de uma Instituição de Ensino Superior de Pernambuco, Brasil. A análise dos dados foi feita a partir de aspectos da teoria da assimilação das ações por etapas de Galperin, em particular, buscando identificar a forma e a qualidade das ações realizadas pelos sujeitos no processo de formação de conceitos científicos. Galperin apresenta categorias relativas à forma e a qualidade das ações realizadas. As ações são parte da atividade e devem orientar o aluno para alcançar o objetivo de aprendizagem. Os resultados indicam que os licenciandos realizaram a ação de diferentes formas, e mostram níveis diferenciados de assimilação dos conceitos químicos trabalhados na resolução de questões, que foram evidenciados por meio das categorias graus de generalização, detalhamento e consciência. É possível considerar que a forma da ação realizada pelo sujeito no plano material (externo) vai sendo internalizada de modo gradativo e/ou integrado para o plano da ação mental.
id URI-5_73e54e7399f80389e5bcde27b8bea31e
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/392
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE BIOGÁS A PARTIR DE ELEMENTOS DA TEORIA DA ASSIMILAÇÃO DAS AÇÕES MENTAISexperimentaçãoaprendizagemensino de químicateoria de GalperinEsse artigo analisa o percurso de assimilação de conhecimentos pelos licenciandos de química durante a resolução de questões acerca dos conceitos de metano e reações químicas envolvidos na produção de Biogás a partir da realização de uma atividade experimental. O experimento foi aplicado a estudantes numa disciplina de Ensino de Química de uma Instituição de Ensino Superior de Pernambuco, Brasil. A análise dos dados foi feita a partir de aspectos da teoria da assimilação das ações por etapas de Galperin, em particular, buscando identificar a forma e a qualidade das ações realizadas pelos sujeitos no processo de formação de conceitos científicos. Galperin apresenta categorias relativas à forma e a qualidade das ações realizadas. As ações são parte da atividade e devem orientar o aluno para alcançar o objetivo de aprendizagem. Os resultados indicam que os licenciandos realizaram a ação de diferentes formas, e mostram níveis diferenciados de assimilação dos conceitos químicos trabalhados na resolução de questões, que foram evidenciados por meio das categorias graus de generalização, detalhamento e consciência. É possível considerar que a forma da ação realizada pelo sujeito no plano material (externo) vai sendo internalizada de modo gradativo e/ou integrado para o plano da ação mental.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/39210.31512/encitec.v11i1.392Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 245-2592237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/392/192Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCesar Santos Silva, LeandroTavares Santos Batinga, Verônica2021-06-03T16:35:20Zoai:ojs2.san.uri.br:article/392Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-06-03T16:35:20Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE BIOGÁS A PARTIR DE ELEMENTOS DA TEORIA DA ASSIMILAÇÃO DAS AÇÕES MENTAIS
title ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE BIOGÁS A PARTIR DE ELEMENTOS DA TEORIA DA ASSIMILAÇÃO DAS AÇÕES MENTAIS
spellingShingle ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE BIOGÁS A PARTIR DE ELEMENTOS DA TEORIA DA ASSIMILAÇÃO DAS AÇÕES MENTAIS
Cesar Santos Silva, Leandro
experimentação
aprendizagem
ensino de química
teoria de Galperin
title_short ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE BIOGÁS A PARTIR DE ELEMENTOS DA TEORIA DA ASSIMILAÇÃO DAS AÇÕES MENTAIS
title_full ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE BIOGÁS A PARTIR DE ELEMENTOS DA TEORIA DA ASSIMILAÇÃO DAS AÇÕES MENTAIS
title_fullStr ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE BIOGÁS A PARTIR DE ELEMENTOS DA TEORIA DA ASSIMILAÇÃO DAS AÇÕES MENTAIS
title_full_unstemmed ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE BIOGÁS A PARTIR DE ELEMENTOS DA TEORIA DA ASSIMILAÇÃO DAS AÇÕES MENTAIS
title_sort ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE BIOGÁS A PARTIR DE ELEMENTOS DA TEORIA DA ASSIMILAÇÃO DAS AÇÕES MENTAIS
author Cesar Santos Silva, Leandro
author_facet Cesar Santos Silva, Leandro
Tavares Santos Batinga, Verônica
author_role author
author2 Tavares Santos Batinga, Verônica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cesar Santos Silva, Leandro
Tavares Santos Batinga, Verônica
dc.subject.por.fl_str_mv experimentação
aprendizagem
ensino de química
teoria de Galperin
topic experimentação
aprendizagem
ensino de química
teoria de Galperin
description Esse artigo analisa o percurso de assimilação de conhecimentos pelos licenciandos de química durante a resolução de questões acerca dos conceitos de metano e reações químicas envolvidos na produção de Biogás a partir da realização de uma atividade experimental. O experimento foi aplicado a estudantes numa disciplina de Ensino de Química de uma Instituição de Ensino Superior de Pernambuco, Brasil. A análise dos dados foi feita a partir de aspectos da teoria da assimilação das ações por etapas de Galperin, em particular, buscando identificar a forma e a qualidade das ações realizadas pelos sujeitos no processo de formação de conceitos científicos. Galperin apresenta categorias relativas à forma e a qualidade das ações realizadas. As ações são parte da atividade e devem orientar o aluno para alcançar o objetivo de aprendizagem. Os resultados indicam que os licenciandos realizaram a ação de diferentes formas, e mostram níveis diferenciados de assimilação dos conceitos químicos trabalhados na resolução de questões, que foram evidenciados por meio das categorias graus de generalização, detalhamento e consciência. É possível considerar que a forma da ação realizada pelo sujeito no plano material (externo) vai sendo internalizada de modo gradativo e/ou integrado para o plano da ação mental.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/392
10.31512/encitec.v11i1.392
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/392
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v11i1.392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/392/192
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 245-259
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333661372416