USO DO FILME “O REI LEÃO” PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tusi Tamiosso, Raquel
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silveira Moro, Carla Fabiana, Bulegon, Ana Marli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1321
Resumo: O uso de filmes, como recurso didático, têm sido explorado no ensino há algum tempo. Nesse sentido, este artigo apresenta possibilidades da utilização do filme “O Rei Leão”, aliado a recursos das tecnologias de informação e comunicação (TIC), para o Ensino de Ciências. O filme é repleto de possibilidades para o Ensino de Ciências, abordando conceitos como ecologia, genética, hereditariedade, ciclo de vida dos animais, relações ecológicas, entre outros. Como atividade, sugere-se a apresentação do filme “O Rei Leão” e posteriormente, a elaboração de infográficos online pelos estudantes, de modo que estes construam uma síntese do que consideraram mais relevante.  A ludicidade dos filmes, aliada a um planejamento bem estruturado e com objetivos claros dos professores, proporciona aos estudantes um entendimento dos conteúdos propostos com mais facilidade e entusiasmo. Além disso, a produção de infográficos online permite o protagonismo e a autoria dos estudantes na construção do conhecimento, por meio de representações visuais e textuais, e respeita o processo individual de cada estudante na construção de seu conhecimento, considerando seu tempo, seu entendimento em relação ao mundo e o processo de seu próprio crescimento intelectual. Também possibilita aos professores identificarem a aprendizagem construída pelos estudantes sobre os conceitos estudados.
id URI-5_8f91670d9335c7aaa01fe1b8aff33c80
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/1321
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling USO DO FILME “O REI LEÃO” PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕESTecnologias digitaisFerramentas de AutoriaBiologiaEnsino de CiênciasInfográficosO uso de filmes, como recurso didático, têm sido explorado no ensino há algum tempo. Nesse sentido, este artigo apresenta possibilidades da utilização do filme “O Rei Leão”, aliado a recursos das tecnologias de informação e comunicação (TIC), para o Ensino de Ciências. O filme é repleto de possibilidades para o Ensino de Ciências, abordando conceitos como ecologia, genética, hereditariedade, ciclo de vida dos animais, relações ecológicas, entre outros. Como atividade, sugere-se a apresentação do filme “O Rei Leão” e posteriormente, a elaboração de infográficos online pelos estudantes, de modo que estes construam uma síntese do que consideraram mais relevante.  A ludicidade dos filmes, aliada a um planejamento bem estruturado e com objetivos claros dos professores, proporciona aos estudantes um entendimento dos conteúdos propostos com mais facilidade e entusiasmo. Além disso, a produção de infográficos online permite o protagonismo e a autoria dos estudantes na construção do conhecimento, por meio de representações visuais e textuais, e respeita o processo individual de cada estudante na construção de seu conhecimento, considerando seu tempo, seu entendimento em relação ao mundo e o processo de seu próprio crescimento intelectual. Também possibilita aos professores identificarem a aprendizagem construída pelos estudantes sobre os conceitos estudados.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/132110.31512/encitec.v13i1.1321Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 248-2652237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1321/566Copyright (c) 2023 Raquel Tusi Tamiosso, Carla Fabiana Silveira Moro, Ana Marli Bulegonhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTusi Tamiosso, Raquel Silveira Moro, Carla Fabiana Bulegon, Ana Marli 2023-04-28T21:24:29Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1321Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-04-28T21:24:29Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DO FILME “O REI LEÃO” PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES
title USO DO FILME “O REI LEÃO” PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES
spellingShingle USO DO FILME “O REI LEÃO” PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES
Tusi Tamiosso, Raquel
Tecnologias digitais
Ferramentas de Autoria
Biologia
Ensino de Ciências
Infográficos
title_short USO DO FILME “O REI LEÃO” PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES
title_full USO DO FILME “O REI LEÃO” PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES
title_fullStr USO DO FILME “O REI LEÃO” PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES
title_full_unstemmed USO DO FILME “O REI LEÃO” PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES
title_sort USO DO FILME “O REI LEÃO” PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES
author Tusi Tamiosso, Raquel
author_facet Tusi Tamiosso, Raquel
Silveira Moro, Carla Fabiana
Bulegon, Ana Marli
author_role author
author2 Silveira Moro, Carla Fabiana
Bulegon, Ana Marli
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tusi Tamiosso, Raquel
Silveira Moro, Carla Fabiana
Bulegon, Ana Marli
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Ferramentas de Autoria
Biologia
Ensino de Ciências
Infográficos
topic Tecnologias digitais
Ferramentas de Autoria
Biologia
Ensino de Ciências
Infográficos
description O uso de filmes, como recurso didático, têm sido explorado no ensino há algum tempo. Nesse sentido, este artigo apresenta possibilidades da utilização do filme “O Rei Leão”, aliado a recursos das tecnologias de informação e comunicação (TIC), para o Ensino de Ciências. O filme é repleto de possibilidades para o Ensino de Ciências, abordando conceitos como ecologia, genética, hereditariedade, ciclo de vida dos animais, relações ecológicas, entre outros. Como atividade, sugere-se a apresentação do filme “O Rei Leão” e posteriormente, a elaboração de infográficos online pelos estudantes, de modo que estes construam uma síntese do que consideraram mais relevante.  A ludicidade dos filmes, aliada a um planejamento bem estruturado e com objetivos claros dos professores, proporciona aos estudantes um entendimento dos conteúdos propostos com mais facilidade e entusiasmo. Além disso, a produção de infográficos online permite o protagonismo e a autoria dos estudantes na construção do conhecimento, por meio de representações visuais e textuais, e respeita o processo individual de cada estudante na construção de seu conhecimento, considerando seu tempo, seu entendimento em relação ao mundo e o processo de seu próprio crescimento intelectual. Também possibilita aos professores identificarem a aprendizagem construída pelos estudantes sobre os conceitos estudados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1321
10.31512/encitec.v13i1.1321
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1321
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i1.1321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1321/566
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Raquel Tusi Tamiosso, Carla Fabiana Silveira Moro, Ana Marli Bulegon
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Raquel Tusi Tamiosso, Carla Fabiana Silveira Moro, Ana Marli Bulegon
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 248-265
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333253476352