ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Goulart, Aline
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Athaide Rocha, Kellen Mariane, Fetterman, Fernanda, Fernandes Salgueiro, Andreia Caroline, Folmer, Vanderlei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/963
Resumo: O pós-pandemia representa um período de notável reconfiguração nos paradigmas de ensino e aprendizagem. Recentemente, observou-se uma série de transformações educacionais: inicialmente, a transição do Ensino Tradicional para o Remoto, seguida pela adoção do Ensino Híbrido e o subsequente retorno ao formato presencial. No contexto dessas complexidades, os educadores deparam-se com novos desafios. Assim, esse estudo objetivou investigar as percepções docentes acerca das modalidades de ensino e pandemia, à luz da retomada das atividades presenciais e do surgimento de variantes do vírus SARS-CoV-2. Os dados foram obtidos por meio de um questionário. Grande parte dos docentes demonstrou familiaridade sobre o Ensino Híbrido, entretanto, ocorrem confusões com o Ensino Remoto e o Ensino a Distância. Evidenciou-se que os docentes tiveram receio diante do retorno ao ensino presencial, principalmente pela permanência do medo da contaminação pelo vírus. Os participantes ressaltaram a necessidade de apoio com questões relacionadas à pandemia e com os desafios no pós-pandemia. Os dados mostraram que o cenário educacional vigente proporciona uma reflexão acerca dos processos de ensino e aprendizagem, possivelmente representando um gérmen de cristalização conducente à concretização de transformações substanciais na estrutura escolar preconcebida. 
id URI-5_915030e374d0cc38b2314b8b39f4fe0f
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/963
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICACovid-19Desenvolvimento Profissional DocenteModalidades de EnsinoO pós-pandemia representa um período de notável reconfiguração nos paradigmas de ensino e aprendizagem. Recentemente, observou-se uma série de transformações educacionais: inicialmente, a transição do Ensino Tradicional para o Remoto, seguida pela adoção do Ensino Híbrido e o subsequente retorno ao formato presencial. No contexto dessas complexidades, os educadores deparam-se com novos desafios. Assim, esse estudo objetivou investigar as percepções docentes acerca das modalidades de ensino e pandemia, à luz da retomada das atividades presenciais e do surgimento de variantes do vírus SARS-CoV-2. Os dados foram obtidos por meio de um questionário. Grande parte dos docentes demonstrou familiaridade sobre o Ensino Híbrido, entretanto, ocorrem confusões com o Ensino Remoto e o Ensino a Distância. Evidenciou-se que os docentes tiveram receio diante do retorno ao ensino presencial, principalmente pela permanência do medo da contaminação pelo vírus. Os participantes ressaltaram a necessidade de apoio com questões relacionadas à pandemia e com os desafios no pós-pandemia. Os dados mostraram que o cenário educacional vigente proporciona uma reflexão acerca dos processos de ensino e aprendizagem, possivelmente representando um gérmen de cristalização conducente à concretização de transformações substanciais na estrutura escolar preconcebida. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/96310.31512/encitec.v13i3.963Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 339-3572237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/963/686Copyright (c) 2023 Aline da Silva Goulart, Kellen Mariane Athaide Rocha, Fernanda Fetterman, Andreia Caroline Fernandes Salgueiro, Vanderlei Folmerhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Goulart, AlineAthaide Rocha, Kellen MarianeFetterman, FernandaFernandes Salgueiro, Andreia Caroline Folmer, Vanderlei 2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/963Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA
title ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA
spellingShingle ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA
da Silva Goulart, Aline
Covid-19
Desenvolvimento Profissional Docente
Modalidades de Ensino
title_short ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA
title_full ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA
title_fullStr ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA
title_full_unstemmed ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA
title_sort ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA
author da Silva Goulart, Aline
author_facet da Silva Goulart, Aline
Athaide Rocha, Kellen Mariane
Fetterman, Fernanda
Fernandes Salgueiro, Andreia Caroline
Folmer, Vanderlei
author_role author
author2 Athaide Rocha, Kellen Mariane
Fetterman, Fernanda
Fernandes Salgueiro, Andreia Caroline
Folmer, Vanderlei
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Goulart, Aline
Athaide Rocha, Kellen Mariane
Fetterman, Fernanda
Fernandes Salgueiro, Andreia Caroline
Folmer, Vanderlei
dc.subject.por.fl_str_mv Covid-19
Desenvolvimento Profissional Docente
Modalidades de Ensino
topic Covid-19
Desenvolvimento Profissional Docente
Modalidades de Ensino
description O pós-pandemia representa um período de notável reconfiguração nos paradigmas de ensino e aprendizagem. Recentemente, observou-se uma série de transformações educacionais: inicialmente, a transição do Ensino Tradicional para o Remoto, seguida pela adoção do Ensino Híbrido e o subsequente retorno ao formato presencial. No contexto dessas complexidades, os educadores deparam-se com novos desafios. Assim, esse estudo objetivou investigar as percepções docentes acerca das modalidades de ensino e pandemia, à luz da retomada das atividades presenciais e do surgimento de variantes do vírus SARS-CoV-2. Os dados foram obtidos por meio de um questionário. Grande parte dos docentes demonstrou familiaridade sobre o Ensino Híbrido, entretanto, ocorrem confusões com o Ensino Remoto e o Ensino a Distância. Evidenciou-se que os docentes tiveram receio diante do retorno ao ensino presencial, principalmente pela permanência do medo da contaminação pelo vírus. Os participantes ressaltaram a necessidade de apoio com questões relacionadas à pandemia e com os desafios no pós-pandemia. Os dados mostraram que o cenário educacional vigente proporciona uma reflexão acerca dos processos de ensino e aprendizagem, possivelmente representando um gérmen de cristalização conducente à concretização de transformações substanciais na estrutura escolar preconcebida. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/963
10.31512/encitec.v13i3.963
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/963
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i3.963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/963/686
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 339-357
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333183221760