ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Goulart, Aline
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Athaide Rocha, Kellen Mariane, Fetterman, Fernanda, Fernandes Salgueiro, Andreia Caroline, Folmer, Vanderlei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
DOI: 10.31512/encitec.v13i3.963
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/963
Resumo: O pós-pandemia representa um período de notável reconfiguração nos paradigmas de ensino e aprendizagem. Recentemente, observou-se uma série de transformações educacionais: inicialmente, a transição do Ensino Tradicional para o Remoto, seguida pela adoção do Ensino Híbrido e o subsequente retorno ao formato presencial. No contexto dessas complexidades, os educadores deparam-se com novos desafios. Assim, esse estudo objetivou investigar as percepções docentes acerca das modalidades de ensino e pandemia, à luz da retomada das atividades presenciais e do surgimento de variantes do vírus SARS-CoV-2. Os dados foram obtidos por meio de um questionário. Grande parte dos docentes demonstrou familiaridade sobre o Ensino Híbrido, entretanto, ocorrem confusões com o Ensino Remoto e o Ensino a Distância. Evidenciou-se que os docentes tiveram receio diante do retorno ao ensino presencial, principalmente pela permanência do medo da contaminação pelo vírus. Os participantes ressaltaram a necessidade de apoio com questões relacionadas à pandemia e com os desafios no pós-pandemia. Os dados mostraram que o cenário educacional vigente proporciona uma reflexão acerca dos processos de ensino e aprendizagem, possivelmente representando um gérmen de cristalização conducente à concretização de transformações substanciais na estrutura escolar preconcebida. 
id URI-5_915030e374d0cc38b2314b8b39f4fe0f
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/963
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
spelling ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICACovid-19Desenvolvimento Profissional DocenteModalidades de EnsinoO pós-pandemia representa um período de notável reconfiguração nos paradigmas de ensino e aprendizagem. Recentemente, observou-se uma série de transformações educacionais: inicialmente, a transição do Ensino Tradicional para o Remoto, seguida pela adoção do Ensino Híbrido e o subsequente retorno ao formato presencial. No contexto dessas complexidades, os educadores deparam-se com novos desafios. Assim, esse estudo objetivou investigar as percepções docentes acerca das modalidades de ensino e pandemia, à luz da retomada das atividades presenciais e do surgimento de variantes do vírus SARS-CoV-2. Os dados foram obtidos por meio de um questionário. Grande parte dos docentes demonstrou familiaridade sobre o Ensino Híbrido, entretanto, ocorrem confusões com o Ensino Remoto e o Ensino a Distância. Evidenciou-se que os docentes tiveram receio diante do retorno ao ensino presencial, principalmente pela permanência do medo da contaminação pelo vírus. Os participantes ressaltaram a necessidade de apoio com questões relacionadas à pandemia e com os desafios no pós-pandemia. Os dados mostraram que o cenário educacional vigente proporciona uma reflexão acerca dos processos de ensino e aprendizagem, possivelmente representando um gérmen de cristalização conducente à concretização de transformações substanciais na estrutura escolar preconcebida. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/96310.31512/encitec.v13i3.963Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 339-3572237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/963/686Copyright (c) 2023 Aline da Silva Goulart, Kellen Mariane Athaide Rocha, Fernanda Fetterman, Andreia Caroline Fernandes Salgueiro, Vanderlei Folmerhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Goulart, AlineAthaide Rocha, Kellen MarianeFetterman, FernandaFernandes Salgueiro, Andreia Caroline Folmer, Vanderlei 2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/963Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA
title ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA
spellingShingle ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA
ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA
da Silva Goulart, Aline
Covid-19
Desenvolvimento Profissional Docente
Modalidades de Ensino
da Silva Goulart, Aline
Covid-19
Desenvolvimento Profissional Docente
Modalidades de Ensino
title_short ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA
title_full ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA
title_fullStr ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA
ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA
title_full_unstemmed ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA
ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA
title_sort ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA
author da Silva Goulart, Aline
author_facet da Silva Goulart, Aline
da Silva Goulart, Aline
Athaide Rocha, Kellen Mariane
Fetterman, Fernanda
Fernandes Salgueiro, Andreia Caroline
Folmer, Vanderlei
Athaide Rocha, Kellen Mariane
Fetterman, Fernanda
Fernandes Salgueiro, Andreia Caroline
Folmer, Vanderlei
author_role author
author2 Athaide Rocha, Kellen Mariane
Fetterman, Fernanda
Fernandes Salgueiro, Andreia Caroline
Folmer, Vanderlei
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Goulart, Aline
Athaide Rocha, Kellen Mariane
Fetterman, Fernanda
Fernandes Salgueiro, Andreia Caroline
Folmer, Vanderlei
dc.subject.por.fl_str_mv Covid-19
Desenvolvimento Profissional Docente
Modalidades de Ensino
topic Covid-19
Desenvolvimento Profissional Docente
Modalidades de Ensino
description O pós-pandemia representa um período de notável reconfiguração nos paradigmas de ensino e aprendizagem. Recentemente, observou-se uma série de transformações educacionais: inicialmente, a transição do Ensino Tradicional para o Remoto, seguida pela adoção do Ensino Híbrido e o subsequente retorno ao formato presencial. No contexto dessas complexidades, os educadores deparam-se com novos desafios. Assim, esse estudo objetivou investigar as percepções docentes acerca das modalidades de ensino e pandemia, à luz da retomada das atividades presenciais e do surgimento de variantes do vírus SARS-CoV-2. Os dados foram obtidos por meio de um questionário. Grande parte dos docentes demonstrou familiaridade sobre o Ensino Híbrido, entretanto, ocorrem confusões com o Ensino Remoto e o Ensino a Distância. Evidenciou-se que os docentes tiveram receio diante do retorno ao ensino presencial, principalmente pela permanência do medo da contaminação pelo vírus. Os participantes ressaltaram a necessidade de apoio com questões relacionadas à pandemia e com os desafios no pós-pandemia. Os dados mostraram que o cenário educacional vigente proporciona uma reflexão acerca dos processos de ensino e aprendizagem, possivelmente representando um gérmen de cristalização conducente à concretização de transformações substanciais na estrutura escolar preconcebida. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/963
10.31512/encitec.v13i3.963
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/963
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i3.963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/963/686
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 339-357
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1822178924516343808
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.31512/encitec.v13i3.963