ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
DOI: | 10.31512/encitec.v13i3.963 |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/963 |
Resumo: | O pós-pandemia representa um período de notável reconfiguração nos paradigmas de ensino e aprendizagem. Recentemente, observou-se uma série de transformações educacionais: inicialmente, a transição do Ensino Tradicional para o Remoto, seguida pela adoção do Ensino Híbrido e o subsequente retorno ao formato presencial. No contexto dessas complexidades, os educadores deparam-se com novos desafios. Assim, esse estudo objetivou investigar as percepções docentes acerca das modalidades de ensino e pandemia, à luz da retomada das atividades presenciais e do surgimento de variantes do vírus SARS-CoV-2. Os dados foram obtidos por meio de um questionário. Grande parte dos docentes demonstrou familiaridade sobre o Ensino Híbrido, entretanto, ocorrem confusões com o Ensino Remoto e o Ensino a Distância. Evidenciou-se que os docentes tiveram receio diante do retorno ao ensino presencial, principalmente pela permanência do medo da contaminação pelo vírus. Os participantes ressaltaram a necessidade de apoio com questões relacionadas à pandemia e com os desafios no pós-pandemia. Os dados mostraram que o cenário educacional vigente proporciona uma reflexão acerca dos processos de ensino e aprendizagem, possivelmente representando um gérmen de cristalização conducente à concretização de transformações substanciais na estrutura escolar preconcebida. |
id |
URI-5_915030e374d0cc38b2314b8b39f4fe0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/963 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
spelling |
ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICACovid-19Desenvolvimento Profissional DocenteModalidades de EnsinoO pós-pandemia representa um período de notável reconfiguração nos paradigmas de ensino e aprendizagem. Recentemente, observou-se uma série de transformações educacionais: inicialmente, a transição do Ensino Tradicional para o Remoto, seguida pela adoção do Ensino Híbrido e o subsequente retorno ao formato presencial. No contexto dessas complexidades, os educadores deparam-se com novos desafios. Assim, esse estudo objetivou investigar as percepções docentes acerca das modalidades de ensino e pandemia, à luz da retomada das atividades presenciais e do surgimento de variantes do vírus SARS-CoV-2. Os dados foram obtidos por meio de um questionário. Grande parte dos docentes demonstrou familiaridade sobre o Ensino Híbrido, entretanto, ocorrem confusões com o Ensino Remoto e o Ensino a Distância. Evidenciou-se que os docentes tiveram receio diante do retorno ao ensino presencial, principalmente pela permanência do medo da contaminação pelo vírus. Os participantes ressaltaram a necessidade de apoio com questões relacionadas à pandemia e com os desafios no pós-pandemia. Os dados mostraram que o cenário educacional vigente proporciona uma reflexão acerca dos processos de ensino e aprendizagem, possivelmente representando um gérmen de cristalização conducente à concretização de transformações substanciais na estrutura escolar preconcebida. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/96310.31512/encitec.v13i3.963Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 339-3572237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/963/686Copyright (c) 2023 Aline da Silva Goulart, Kellen Mariane Athaide Rocha, Fernanda Fetterman, Andreia Caroline Fernandes Salgueiro, Vanderlei Folmerhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Goulart, AlineAthaide Rocha, Kellen MarianeFetterman, FernandaFernandes Salgueiro, Andreia Caroline Folmer, Vanderlei 2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/963Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA |
title |
ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA |
spellingShingle |
ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA da Silva Goulart, Aline Covid-19 Desenvolvimento Profissional Docente Modalidades de Ensino da Silva Goulart, Aline Covid-19 Desenvolvimento Profissional Docente Modalidades de Ensino |
title_short |
ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA |
title_full |
ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA |
title_fullStr |
ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA |
title_full_unstemmed |
ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA |
title_sort |
ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA |
author |
da Silva Goulart, Aline |
author_facet |
da Silva Goulart, Aline da Silva Goulart, Aline Athaide Rocha, Kellen Mariane Fetterman, Fernanda Fernandes Salgueiro, Andreia Caroline Folmer, Vanderlei Athaide Rocha, Kellen Mariane Fetterman, Fernanda Fernandes Salgueiro, Andreia Caroline Folmer, Vanderlei |
author_role |
author |
author2 |
Athaide Rocha, Kellen Mariane Fetterman, Fernanda Fernandes Salgueiro, Andreia Caroline Folmer, Vanderlei |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Goulart, Aline Athaide Rocha, Kellen Mariane Fetterman, Fernanda Fernandes Salgueiro, Andreia Caroline Folmer, Vanderlei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Covid-19 Desenvolvimento Profissional Docente Modalidades de Ensino |
topic |
Covid-19 Desenvolvimento Profissional Docente Modalidades de Ensino |
description |
O pós-pandemia representa um período de notável reconfiguração nos paradigmas de ensino e aprendizagem. Recentemente, observou-se uma série de transformações educacionais: inicialmente, a transição do Ensino Tradicional para o Remoto, seguida pela adoção do Ensino Híbrido e o subsequente retorno ao formato presencial. No contexto dessas complexidades, os educadores deparam-se com novos desafios. Assim, esse estudo objetivou investigar as percepções docentes acerca das modalidades de ensino e pandemia, à luz da retomada das atividades presenciais e do surgimento de variantes do vírus SARS-CoV-2. Os dados foram obtidos por meio de um questionário. Grande parte dos docentes demonstrou familiaridade sobre o Ensino Híbrido, entretanto, ocorrem confusões com o Ensino Remoto e o Ensino a Distância. Evidenciou-se que os docentes tiveram receio diante do retorno ao ensino presencial, principalmente pela permanência do medo da contaminação pelo vírus. Os participantes ressaltaram a necessidade de apoio com questões relacionadas à pandemia e com os desafios no pós-pandemia. Os dados mostraram que o cenário educacional vigente proporciona uma reflexão acerca dos processos de ensino e aprendizagem, possivelmente representando um gérmen de cristalização conducente à concretização de transformações substanciais na estrutura escolar preconcebida. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/963 10.31512/encitec.v13i3.963 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/963 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i3.963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/963/686 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 339-357 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1822178924516343808 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.31512/encitec.v13i3.963 |