ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/963 |
Resumo: | O pós-pandemia representa um período de notável reconfiguração nos paradigmas de ensino e aprendizagem. Recentemente, observou-se uma série de transformações educacionais: inicialmente, a transição do Ensino Tradicional para o Remoto, seguida pela adoção do Ensino Híbrido e o subsequente retorno ao formato presencial. No contexto dessas complexidades, os educadores deparam-se com novos desafios. Assim, esse estudo objetivou investigar as percepções docentes acerca das modalidades de ensino e pandemia, à luz da retomada das atividades presenciais e do surgimento de variantes do vírus SARS-CoV-2. Os dados foram obtidos por meio de um questionário. Grande parte dos docentes demonstrou familiaridade sobre o Ensino Híbrido, entretanto, ocorrem confusões com o Ensino Remoto e o Ensino a Distância. Evidenciou-se que os docentes tiveram receio diante do retorno ao ensino presencial, principalmente pela permanência do medo da contaminação pelo vírus. Os participantes ressaltaram a necessidade de apoio com questões relacionadas à pandemia e com os desafios no pós-pandemia. Os dados mostraram que o cenário educacional vigente proporciona uma reflexão acerca dos processos de ensino e aprendizagem, possivelmente representando um gérmen de cristalização conducente à concretização de transformações substanciais na estrutura escolar preconcebida. |
id |
URI-5_915030e374d0cc38b2314b8b39f4fe0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/963 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICACovid-19Desenvolvimento Profissional DocenteModalidades de EnsinoO pós-pandemia representa um período de notável reconfiguração nos paradigmas de ensino e aprendizagem. Recentemente, observou-se uma série de transformações educacionais: inicialmente, a transição do Ensino Tradicional para o Remoto, seguida pela adoção do Ensino Híbrido e o subsequente retorno ao formato presencial. No contexto dessas complexidades, os educadores deparam-se com novos desafios. Assim, esse estudo objetivou investigar as percepções docentes acerca das modalidades de ensino e pandemia, à luz da retomada das atividades presenciais e do surgimento de variantes do vírus SARS-CoV-2. Os dados foram obtidos por meio de um questionário. Grande parte dos docentes demonstrou familiaridade sobre o Ensino Híbrido, entretanto, ocorrem confusões com o Ensino Remoto e o Ensino a Distância. Evidenciou-se que os docentes tiveram receio diante do retorno ao ensino presencial, principalmente pela permanência do medo da contaminação pelo vírus. Os participantes ressaltaram a necessidade de apoio com questões relacionadas à pandemia e com os desafios no pós-pandemia. Os dados mostraram que o cenário educacional vigente proporciona uma reflexão acerca dos processos de ensino e aprendizagem, possivelmente representando um gérmen de cristalização conducente à concretização de transformações substanciais na estrutura escolar preconcebida. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/96310.31512/encitec.v13i3.963Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 339-3572237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/963/686Copyright (c) 2023 Aline da Silva Goulart, Kellen Mariane Athaide Rocha, Fernanda Fetterman, Andreia Caroline Fernandes Salgueiro, Vanderlei Folmerhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Goulart, AlineAthaide Rocha, Kellen MarianeFetterman, FernandaFernandes Salgueiro, Andreia Caroline Folmer, Vanderlei 2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/963Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA |
title |
ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA |
spellingShingle |
ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA da Silva Goulart, Aline Covid-19 Desenvolvimento Profissional Docente Modalidades de Ensino |
title_short |
ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA |
title_full |
ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA |
title_fullStr |
ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA |
title_full_unstemmed |
ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA |
title_sort |
ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA |
author |
da Silva Goulart, Aline |
author_facet |
da Silva Goulart, Aline Athaide Rocha, Kellen Mariane Fetterman, Fernanda Fernandes Salgueiro, Andreia Caroline Folmer, Vanderlei |
author_role |
author |
author2 |
Athaide Rocha, Kellen Mariane Fetterman, Fernanda Fernandes Salgueiro, Andreia Caroline Folmer, Vanderlei |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Goulart, Aline Athaide Rocha, Kellen Mariane Fetterman, Fernanda Fernandes Salgueiro, Andreia Caroline Folmer, Vanderlei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Covid-19 Desenvolvimento Profissional Docente Modalidades de Ensino |
topic |
Covid-19 Desenvolvimento Profissional Docente Modalidades de Ensino |
description |
O pós-pandemia representa um período de notável reconfiguração nos paradigmas de ensino e aprendizagem. Recentemente, observou-se uma série de transformações educacionais: inicialmente, a transição do Ensino Tradicional para o Remoto, seguida pela adoção do Ensino Híbrido e o subsequente retorno ao formato presencial. No contexto dessas complexidades, os educadores deparam-se com novos desafios. Assim, esse estudo objetivou investigar as percepções docentes acerca das modalidades de ensino e pandemia, à luz da retomada das atividades presenciais e do surgimento de variantes do vírus SARS-CoV-2. Os dados foram obtidos por meio de um questionário. Grande parte dos docentes demonstrou familiaridade sobre o Ensino Híbrido, entretanto, ocorrem confusões com o Ensino Remoto e o Ensino a Distância. Evidenciou-se que os docentes tiveram receio diante do retorno ao ensino presencial, principalmente pela permanência do medo da contaminação pelo vírus. Os participantes ressaltaram a necessidade de apoio com questões relacionadas à pandemia e com os desafios no pós-pandemia. Os dados mostraram que o cenário educacional vigente proporciona uma reflexão acerca dos processos de ensino e aprendizagem, possivelmente representando um gérmen de cristalização conducente à concretização de transformações substanciais na estrutura escolar preconcebida. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/963 10.31512/encitec.v13i3.963 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/963 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i3.963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/963/686 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 339-357 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333183221760 |