DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E EDUCAÇÃO BÁSICA NA PANDEMIA DE COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes da Silva, Camila
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Barreto dos Santos, David Moises
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38326
Resumo: O artigo apresenta síntese dos dados obtidos por meio de um estudo qualitativo, de natureza exploratória, com o objetivo de investigar o desenvolvimento profissional docente no ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19, no segundo semestre do ano de 2020, incluindo condições de trabalho, aprendizagem da docência e saúde mental. Os participantes (n=364) são professores da educação básica de diversas partes do Brasil que responderam questionários online. Os resultados apontam condições precárias no trabalho docente em meio a ausência/pouca experiência com o uso de tecnologia digital no processo de ensino-aprendizagem e a formação ofertada pelas instituições educativas foram, em grande parte, insuficientemente, o que levou à busca de complementações por conta própria. A experiência do professor e saberes didáticos como planejamento se mostraram fundamentais para lidar com os desafios desse cenário. A saúde mental demonstrou jogar um papel crucial no desenvolvimento profissional, além de demonstrar uma correlação positiva com a presença de sentido na vida.
id UFMG-5_3863e1ce04b33393d5a061c85cf0917f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/38326
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E EDUCAÇÃO BÁSICA NA PANDEMIA DE COVID-19 educação básicadocênciacondições de trabalho docentedesenvolvimento profissionalO artigo apresenta síntese dos dados obtidos por meio de um estudo qualitativo, de natureza exploratória, com o objetivo de investigar o desenvolvimento profissional docente no ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19, no segundo semestre do ano de 2020, incluindo condições de trabalho, aprendizagem da docência e saúde mental. Os participantes (n=364) são professores da educação básica de diversas partes do Brasil que responderam questionários online. Os resultados apontam condições precárias no trabalho docente em meio a ausência/pouca experiência com o uso de tecnologia digital no processo de ensino-aprendizagem e a formação ofertada pelas instituições educativas foram, em grande parte, insuficientemente, o que levou à busca de complementações por conta própria. A experiência do professor e saberes didáticos como planejamento se mostraram fundamentais para lidar com os desafios desse cenário. A saúde mental demonstrou jogar um papel crucial no desenvolvimento profissional, além de demonstrar uma correlação positiva com a presença de sentido na vida.Educação em Revista 2023-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Parestextoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38326Educação em Revista ; v. 39 (2023)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38326/38941https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38326/38942Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes da Silva, CamilaBarreto dos Santos, David Moises2023-09-22T12:16:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/38326Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-09-22T12:16:38Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E EDUCAÇÃO BÁSICA NA PANDEMIA DE COVID-19
title DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E EDUCAÇÃO BÁSICA NA PANDEMIA DE COVID-19
spellingShingle DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E EDUCAÇÃO BÁSICA NA PANDEMIA DE COVID-19
Lopes da Silva, Camila
educação básica
docência
condições de trabalho docente
desenvolvimento profissional
title_short DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E EDUCAÇÃO BÁSICA NA PANDEMIA DE COVID-19
title_full DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E EDUCAÇÃO BÁSICA NA PANDEMIA DE COVID-19
title_fullStr DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E EDUCAÇÃO BÁSICA NA PANDEMIA DE COVID-19
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E EDUCAÇÃO BÁSICA NA PANDEMIA DE COVID-19
title_sort DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E EDUCAÇÃO BÁSICA NA PANDEMIA DE COVID-19
author Lopes da Silva, Camila
author_facet Lopes da Silva, Camila
Barreto dos Santos, David Moises
author_role author
author2 Barreto dos Santos, David Moises
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes da Silva, Camila
Barreto dos Santos, David Moises
dc.subject.por.fl_str_mv educação básica
docência
condições de trabalho docente
desenvolvimento profissional
topic educação básica
docência
condições de trabalho docente
desenvolvimento profissional
description O artigo apresenta síntese dos dados obtidos por meio de um estudo qualitativo, de natureza exploratória, com o objetivo de investigar o desenvolvimento profissional docente no ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19, no segundo semestre do ano de 2020, incluindo condições de trabalho, aprendizagem da docência e saúde mental. Os participantes (n=364) são professores da educação básica de diversas partes do Brasil que responderam questionários online. Os resultados apontam condições precárias no trabalho docente em meio a ausência/pouca experiência com o uso de tecnologia digital no processo de ensino-aprendizagem e a formação ofertada pelas instituições educativas foram, em grande parte, insuficientemente, o que levou à busca de complementações por conta própria. A experiência do professor e saberes didáticos como planejamento se mostraram fundamentais para lidar com os desafios desse cenário. A saúde mental demonstrou jogar um papel crucial no desenvolvimento profissional, além de demonstrar uma correlação positiva com a presença de sentido na vida.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38326
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38326/38941
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38326/38942
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 39 (2023)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711124266942464