APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA MEDIADA PELO USO DO TEATRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1290 |
Resumo: | Este artigo discute os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar a aplicação do teatro para o desenvolvimento da aprendizagem colaborativa de conteúdos da disciplina de Química no ensino médio. O processo foi implementado em uma turma de primeira série de uma Escola Estadual de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Estado do Ceará. Para tal, foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa e exploratória, de natureza aplicada, com foco em investigar e analisar o comportamento e a aprendizagem dos estudantes ao planejar e executar, de forma autônoma e colaborativa, peças teatrais a partir dos conteúdos de Química. Como resultado, foi possível observar que o teatro é uma metodologia efetiva no suporte à aprendizagem colaborativa, possibilitando que os alunos criem espaços e métodos de aprendizagem mais dinâmicos, criativos e reflexivos dos conteúdos do componente curricular de Química. Constatou-se também que, qualitativamente, houve um entendimento mais humanizado acerca dos conteúdos da referida disciplina e que o teatro pode desenvolver protagonismo e corresponsabilização, habilidades essenciais para fortalecer a aprendizagem colaborativa. |
id |
URI-5_9416259945a79ef2d8d24914e2cc57c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/1290 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA MEDIADA PELO USO DO TEATROEnsino de QuímicaAprendizagem ColaborativaTeatroEste artigo discute os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar a aplicação do teatro para o desenvolvimento da aprendizagem colaborativa de conteúdos da disciplina de Química no ensino médio. O processo foi implementado em uma turma de primeira série de uma Escola Estadual de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Estado do Ceará. Para tal, foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa e exploratória, de natureza aplicada, com foco em investigar e analisar o comportamento e a aprendizagem dos estudantes ao planejar e executar, de forma autônoma e colaborativa, peças teatrais a partir dos conteúdos de Química. Como resultado, foi possível observar que o teatro é uma metodologia efetiva no suporte à aprendizagem colaborativa, possibilitando que os alunos criem espaços e métodos de aprendizagem mais dinâmicos, criativos e reflexivos dos conteúdos do componente curricular de Química. Constatou-se também que, qualitativamente, houve um entendimento mais humanizado acerca dos conteúdos da referida disciplina e que o teatro pode desenvolver protagonismo e corresponsabilização, habilidades essenciais para fortalecer a aprendizagem colaborativa.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2024-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/129010.31512/encitec.v14i1.1290Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 225-2382237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1290/748Copyright (c) 2024 Francisco José da Costa Costa, Maria Goretti Vasconcelos Silva Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Francisco José da CostaSilva, Maria Goretti Vasconcelos Silva2024-04-29T13:00:27Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1290Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2024-04-29T13:00:27Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA MEDIADA PELO USO DO TEATRO |
title |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA MEDIADA PELO USO DO TEATRO |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA MEDIADA PELO USO DO TEATRO Costa, Francisco José da Costa Ensino de Química Aprendizagem Colaborativa Teatro |
title_short |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA MEDIADA PELO USO DO TEATRO |
title_full |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA MEDIADA PELO USO DO TEATRO |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA MEDIADA PELO USO DO TEATRO |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA MEDIADA PELO USO DO TEATRO |
title_sort |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA MEDIADA PELO USO DO TEATRO |
author |
Costa, Francisco José da Costa |
author_facet |
Costa, Francisco José da Costa Silva, Maria Goretti Vasconcelos Silva |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria Goretti Vasconcelos Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Francisco José da Costa Silva, Maria Goretti Vasconcelos Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Química Aprendizagem Colaborativa Teatro |
topic |
Ensino de Química Aprendizagem Colaborativa Teatro |
description |
Este artigo discute os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar a aplicação do teatro para o desenvolvimento da aprendizagem colaborativa de conteúdos da disciplina de Química no ensino médio. O processo foi implementado em uma turma de primeira série de uma Escola Estadual de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Estado do Ceará. Para tal, foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa e exploratória, de natureza aplicada, com foco em investigar e analisar o comportamento e a aprendizagem dos estudantes ao planejar e executar, de forma autônoma e colaborativa, peças teatrais a partir dos conteúdos de Química. Como resultado, foi possível observar que o teatro é uma metodologia efetiva no suporte à aprendizagem colaborativa, possibilitando que os alunos criem espaços e métodos de aprendizagem mais dinâmicos, criativos e reflexivos dos conteúdos do componente curricular de Química. Constatou-se também que, qualitativamente, houve um entendimento mais humanizado acerca dos conteúdos da referida disciplina e que o teatro pode desenvolver protagonismo e corresponsabilização, habilidades essenciais para fortalecer a aprendizagem colaborativa. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1290 10.31512/encitec.v14i1.1290 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1290 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v14i1.1290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1290/748 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Francisco José da Costa Costa, Maria Goretti Vasconcelos Silva Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Francisco José da Costa Costa, Maria Goretti Vasconcelos Silva Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 225-238 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333242990592 |