APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA MEDIADA PELO USO DO TEATRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Francisco José da Costa
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Silva, Maria Goretti Vasconcelos Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1290
Resumo: Este artigo discute os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar a aplicação do teatro para o desenvolvimento da aprendizagem colaborativa de conteúdos da disciplina de Química no ensino médio. O processo foi implementado em uma turma de primeira série de uma Escola Estadual de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Estado do Ceará. Para tal, foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa e exploratória, de natureza aplicada, com foco em investigar e analisar o comportamento e a aprendizagem dos estudantes ao planejar e executar, de forma autônoma e colaborativa, peças teatrais a partir dos conteúdos de Química. Como resultado, foi possível observar que o teatro é uma metodologia efetiva no suporte à aprendizagem colaborativa, possibilitando que os alunos criem espaços e métodos de aprendizagem mais dinâmicos, criativos e reflexivos dos conteúdos do componente curricular de Química. Constatou-se também que, qualitativamente, houve um entendimento mais humanizado acerca dos conteúdos da referida disciplina e que o teatro pode desenvolver protagonismo e corresponsabilização, habilidades essenciais para fortalecer a aprendizagem colaborativa.
id URI-5_9416259945a79ef2d8d24914e2cc57c8
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/1290
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA MEDIADA PELO USO DO TEATROEnsino de QuímicaAprendizagem ColaborativaTeatroEste artigo discute os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar a aplicação do teatro para o desenvolvimento da aprendizagem colaborativa de conteúdos da disciplina de Química no ensino médio. O processo foi implementado em uma turma de primeira série de uma Escola Estadual de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Estado do Ceará. Para tal, foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa e exploratória, de natureza aplicada, com foco em investigar e analisar o comportamento e a aprendizagem dos estudantes ao planejar e executar, de forma autônoma e colaborativa, peças teatrais a partir dos conteúdos de Química. Como resultado, foi possível observar que o teatro é uma metodologia efetiva no suporte à aprendizagem colaborativa, possibilitando que os alunos criem espaços e métodos de aprendizagem mais dinâmicos, criativos e reflexivos dos conteúdos do componente curricular de Química. Constatou-se também que, qualitativamente, houve um entendimento mais humanizado acerca dos conteúdos da referida disciplina e que o teatro pode desenvolver protagonismo e corresponsabilização, habilidades essenciais para fortalecer a aprendizagem colaborativa.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2024-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/129010.31512/encitec.v14i1.1290Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 225-2382237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1290/748Copyright (c) 2024 Francisco José da Costa Costa, Maria Goretti Vasconcelos Silva Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Francisco José da CostaSilva, Maria Goretti Vasconcelos Silva2024-04-29T13:00:27Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1290Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2024-04-29T13:00:27Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA MEDIADA PELO USO DO TEATRO
title APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA MEDIADA PELO USO DO TEATRO
spellingShingle APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA MEDIADA PELO USO DO TEATRO
Costa, Francisco José da Costa
Ensino de Química
Aprendizagem Colaborativa
Teatro
title_short APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA MEDIADA PELO USO DO TEATRO
title_full APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA MEDIADA PELO USO DO TEATRO
title_fullStr APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA MEDIADA PELO USO DO TEATRO
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA MEDIADA PELO USO DO TEATRO
title_sort APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA MEDIADA PELO USO DO TEATRO
author Costa, Francisco José da Costa
author_facet Costa, Francisco José da Costa
Silva, Maria Goretti Vasconcelos Silva
author_role author
author2 Silva, Maria Goretti Vasconcelos Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Francisco José da Costa
Silva, Maria Goretti Vasconcelos Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
Aprendizagem Colaborativa
Teatro
topic Ensino de Química
Aprendizagem Colaborativa
Teatro
description Este artigo discute os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar a aplicação do teatro para o desenvolvimento da aprendizagem colaborativa de conteúdos da disciplina de Química no ensino médio. O processo foi implementado em uma turma de primeira série de uma Escola Estadual de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Estado do Ceará. Para tal, foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa e exploratória, de natureza aplicada, com foco em investigar e analisar o comportamento e a aprendizagem dos estudantes ao planejar e executar, de forma autônoma e colaborativa, peças teatrais a partir dos conteúdos de Química. Como resultado, foi possível observar que o teatro é uma metodologia efetiva no suporte à aprendizagem colaborativa, possibilitando que os alunos criem espaços e métodos de aprendizagem mais dinâmicos, criativos e reflexivos dos conteúdos do componente curricular de Química. Constatou-se também que, qualitativamente, houve um entendimento mais humanizado acerca dos conteúdos da referida disciplina e que o teatro pode desenvolver protagonismo e corresponsabilização, habilidades essenciais para fortalecer a aprendizagem colaborativa.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1290
10.31512/encitec.v14i1.1290
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1290
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v14i1.1290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1290/748
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Francisco José da Costa Costa, Maria Goretti Vasconcelos Silva Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Francisco José da Costa Costa, Maria Goretti Vasconcelos Silva Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 225-238
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333242990592