APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Interdisciplinares |
Texto Completo: | https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/132 |
Resumo: | O estudo aborda a importância de metodologias ativas com foco na aprendizagem colaborativa e tem como objetivo compartilhar uma experiência realizada durante o ano de 2019 com alunos da 2ªsérie do ensino médio, que foram expostos a seis ciclos de atividades colaborativas, na disciplina de Geografia. Os alunos foram divididos em trios de trabalhos colaborativos que realizaram as atividades propostas (questões problema, elaboração de resumos e esquemas autorais, etc.). As mudanças tecnológicas e as novas demandas sociais, trouxeram a necessidade de rever práticas metodológicas que visam atender às demandas da sociedade contemporânea. As Metodologias Ativas se apresentam de diferentes formas: sala de aula invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), e Aprendizagem Baseada em Equipe. Parte dessas metodologias utiliza atividades de aprendizagem colaborativa, o trabalho em equipe e a resolução conjunta de problemas. Para a aplicação de uma nova metodologia para uma série de ensino médio, como foi o caso da experiência pedagógica em questão, foi necessário o acesso tecnológico (via blog institucional), o apoio pedagógico da instituição, a sensibilização por parte dos alunos e o exercício de desformatação de uma estrutura pedagógica tradicional. Os resultados foram satisfatórios, no final do processo, 90% dos alunos afirmaram que a metodologia trabalhada contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da autonomia de estudo e também para o seu processo de aprendizagem. |
id |
CEEINTER-1_9922255eb3f84dc5a70d8787a2106ab5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/132 |
network_acronym_str |
CEEINTER-1 |
network_name_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIOMetodologias Ativas; Aprendizagem Colaborativa; Ensino Médio.NenhumO estudo aborda a importância de metodologias ativas com foco na aprendizagem colaborativa e tem como objetivo compartilhar uma experiência realizada durante o ano de 2019 com alunos da 2ªsérie do ensino médio, que foram expostos a seis ciclos de atividades colaborativas, na disciplina de Geografia. Os alunos foram divididos em trios de trabalhos colaborativos que realizaram as atividades propostas (questões problema, elaboração de resumos e esquemas autorais, etc.). As mudanças tecnológicas e as novas demandas sociais, trouxeram a necessidade de rever práticas metodológicas que visam atender às demandas da sociedade contemporânea. As Metodologias Ativas se apresentam de diferentes formas: sala de aula invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), e Aprendizagem Baseada em Equipe. Parte dessas metodologias utiliza atividades de aprendizagem colaborativa, o trabalho em equipe e a resolução conjunta de problemas. Para a aplicação de uma nova metodologia para uma série de ensino médio, como foi o caso da experiência pedagógica em questão, foi necessário o acesso tecnológico (via blog institucional), o apoio pedagógico da instituição, a sensibilização por parte dos alunos e o exercício de desformatação de uma estrutura pedagógica tradicional. Os resultados foram satisfatórios, no final do processo, 90% dos alunos afirmaram que a metodologia trabalhada contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da autonomia de estudo e também para o seu processo de aprendizagem.Editora CEEINTER2021-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/132Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 3 No. 2 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTERRevista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 3 Núm. 2 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTERRevista de Estudos Interdisciplinares ; v. 3 n. 2 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER2674-8703reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/132/129NenhumCopyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccess Jorge Freitas Costa, JoelmoAlbenes de Mendonça Cruz, Cèsar 2021-07-15T13:09:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/132Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2021-07-15T13:09:55Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO |
title |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO Jorge Freitas Costa, Joelmo Metodologias Ativas; Aprendizagem Colaborativa; Ensino Médio. Nenhum |
title_short |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO |
title_full |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO |
author |
Jorge Freitas Costa, Joelmo |
author_facet |
Jorge Freitas Costa, Joelmo Albenes de Mendonça Cruz, Cèsar |
author_role |
author |
author2 |
Albenes de Mendonça Cruz, Cèsar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jorge Freitas Costa, Joelmo Albenes de Mendonça Cruz, Cèsar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias Ativas; Aprendizagem Colaborativa; Ensino Médio. Nenhum |
topic |
Metodologias Ativas; Aprendizagem Colaborativa; Ensino Médio. Nenhum |
description |
O estudo aborda a importância de metodologias ativas com foco na aprendizagem colaborativa e tem como objetivo compartilhar uma experiência realizada durante o ano de 2019 com alunos da 2ªsérie do ensino médio, que foram expostos a seis ciclos de atividades colaborativas, na disciplina de Geografia. Os alunos foram divididos em trios de trabalhos colaborativos que realizaram as atividades propostas (questões problema, elaboração de resumos e esquemas autorais, etc.). As mudanças tecnológicas e as novas demandas sociais, trouxeram a necessidade de rever práticas metodológicas que visam atender às demandas da sociedade contemporânea. As Metodologias Ativas se apresentam de diferentes formas: sala de aula invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), e Aprendizagem Baseada em Equipe. Parte dessas metodologias utiliza atividades de aprendizagem colaborativa, o trabalho em equipe e a resolução conjunta de problemas. Para a aplicação de uma nova metodologia para uma série de ensino médio, como foi o caso da experiência pedagógica em questão, foi necessário o acesso tecnológico (via blog institucional), o apoio pedagógico da instituição, a sensibilização por parte dos alunos e o exercício de desformatação de uma estrutura pedagógica tradicional. Os resultados foram satisfatórios, no final do processo, 90% dos alunos afirmaram que a metodologia trabalhada contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da autonomia de estudo e também para o seu processo de aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/132 |
url |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/132/129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Nenhum |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 3 No. 2 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 3 Núm. 2 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 3 n. 2 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER 2674-8703 reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER instacron:CEEINTER |
instname_str |
Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
instacron_str |
CEEINTER |
institution |
CEEINTER |
reponame_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
collection |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
repository.mail.fl_str_mv |
ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br |
_version_ |
1814983749183471616 |