TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1186 |
Resumo: | A utilização de atividades que perpassem o ensino tradicional e tragam mais motivação e novos esquemas cognitivos para os estudantes tem ganhado destaque dentro das salas de aula de ciências. Para tal, os jogos no ensino de química possibilitam a interação entre os estudantes e professores gerando discussões enriquecedoras durante o desenvolvimento da atividade lúdica. Assim, esse relato apresenta as experiências vivenciadas durante a aplicação de um jogo analógico com o tema substâncias e misturas, a partir da teoria da aprendizagem histórico-social, aplicado numa escola pública do Sertão do Pajeú - PE. A ação lúdica mostrou que o jogo possibilitou uma maior interação entre os alunos promovendo um ambiente favorável para a criação de novos esquemas cognitivos. Deste modo, foi perceptível que ao trilharem o tabuleiro, os jogadores (alunos) desenvolveram novas aprendizagens a partir da mediação entre os seus pares, aproximando sujeitos dantes não interessados pela temática proposta a uma completa integração a proposta lúdica pedagógica. Para os licenciandos em química, a ação demonstrou uma experiência relevante de como “fugir do ensino tradicional” e tornar o ensino mais dinâmico e participativo. |
id |
URI-5_aba752b06a39b31d231c8aa4e377b07e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/1186 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAEnsinoJogo educativo e didáticoLudicidadeA utilização de atividades que perpassem o ensino tradicional e tragam mais motivação e novos esquemas cognitivos para os estudantes tem ganhado destaque dentro das salas de aula de ciências. Para tal, os jogos no ensino de química possibilitam a interação entre os estudantes e professores gerando discussões enriquecedoras durante o desenvolvimento da atividade lúdica. Assim, esse relato apresenta as experiências vivenciadas durante a aplicação de um jogo analógico com o tema substâncias e misturas, a partir da teoria da aprendizagem histórico-social, aplicado numa escola pública do Sertão do Pajeú - PE. A ação lúdica mostrou que o jogo possibilitou uma maior interação entre os alunos promovendo um ambiente favorável para a criação de novos esquemas cognitivos. Deste modo, foi perceptível que ao trilharem o tabuleiro, os jogadores (alunos) desenvolveram novas aprendizagens a partir da mediação entre os seus pares, aproximando sujeitos dantes não interessados pela temática proposta a uma completa integração a proposta lúdica pedagógica. Para os licenciandos em química, a ação demonstrou uma experiência relevante de como “fugir do ensino tradicional” e tornar o ensino mais dinâmico e participativo.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/118610.31512/encitec.v13i2.1186Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 207-2202237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1186/623Copyright (c) 2023 Chaianne Kaialle da Silva Nascimento, Maria Mikaelly dos Santos Silva, Edísio Antas Diniz, Thiago Muniz de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Nascimento, Chaianne Kaialle dos Santos Silva, Maria Mikaelly Antas Diniz Neto, Edísio Muniz de Souza, Thiago 2023-08-21T19:53:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1186Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-08-21T19:53:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title |
TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
spellingShingle |
TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA da Silva Nascimento, Chaianne Kaialle Ensino Jogo educativo e didático Ludicidade |
title_short |
TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full |
TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_fullStr |
TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_sort |
TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
author |
da Silva Nascimento, Chaianne Kaialle |
author_facet |
da Silva Nascimento, Chaianne Kaialle dos Santos Silva, Maria Mikaelly Antas Diniz Neto, Edísio Muniz de Souza, Thiago |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos Silva, Maria Mikaelly Antas Diniz Neto, Edísio Muniz de Souza, Thiago |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Nascimento, Chaianne Kaialle dos Santos Silva, Maria Mikaelly Antas Diniz Neto, Edísio Muniz de Souza, Thiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Jogo educativo e didático Ludicidade |
topic |
Ensino Jogo educativo e didático Ludicidade |
description |
A utilização de atividades que perpassem o ensino tradicional e tragam mais motivação e novos esquemas cognitivos para os estudantes tem ganhado destaque dentro das salas de aula de ciências. Para tal, os jogos no ensino de química possibilitam a interação entre os estudantes e professores gerando discussões enriquecedoras durante o desenvolvimento da atividade lúdica. Assim, esse relato apresenta as experiências vivenciadas durante a aplicação de um jogo analógico com o tema substâncias e misturas, a partir da teoria da aprendizagem histórico-social, aplicado numa escola pública do Sertão do Pajeú - PE. A ação lúdica mostrou que o jogo possibilitou uma maior interação entre os alunos promovendo um ambiente favorável para a criação de novos esquemas cognitivos. Deste modo, foi perceptível que ao trilharem o tabuleiro, os jogadores (alunos) desenvolveram novas aprendizagens a partir da mediação entre os seus pares, aproximando sujeitos dantes não interessados pela temática proposta a uma completa integração a proposta lúdica pedagógica. Para os licenciandos em química, a ação demonstrou uma experiência relevante de como “fugir do ensino tradicional” e tornar o ensino mais dinâmico e participativo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1186 10.31512/encitec.v13i2.1186 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1186 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i2.1186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1186/623 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 207-220 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333232504832 |