TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
DOI: | 10.31512/encitec.v13i2.1186 |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1186 |
Resumo: | A utilização de atividades que perpassem o ensino tradicional e tragam mais motivação e novos esquemas cognitivos para os estudantes tem ganhado destaque dentro das salas de aula de ciências. Para tal, os jogos no ensino de química possibilitam a interação entre os estudantes e professores gerando discussões enriquecedoras durante o desenvolvimento da atividade lúdica. Assim, esse relato apresenta as experiências vivenciadas durante a aplicação de um jogo analógico com o tema substâncias e misturas, a partir da teoria da aprendizagem histórico-social, aplicado numa escola pública do Sertão do Pajeú - PE. A ação lúdica mostrou que o jogo possibilitou uma maior interação entre os alunos promovendo um ambiente favorável para a criação de novos esquemas cognitivos. Deste modo, foi perceptível que ao trilharem o tabuleiro, os jogadores (alunos) desenvolveram novas aprendizagens a partir da mediação entre os seus pares, aproximando sujeitos dantes não interessados pela temática proposta a uma completa integração a proposta lúdica pedagógica. Para os licenciandos em química, a ação demonstrou uma experiência relevante de como “fugir do ensino tradicional” e tornar o ensino mais dinâmico e participativo. |
id |
URI-5_aba752b06a39b31d231c8aa4e377b07e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/1186 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
spelling |
TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAEnsinoJogo educativo e didáticoLudicidadeA utilização de atividades que perpassem o ensino tradicional e tragam mais motivação e novos esquemas cognitivos para os estudantes tem ganhado destaque dentro das salas de aula de ciências. Para tal, os jogos no ensino de química possibilitam a interação entre os estudantes e professores gerando discussões enriquecedoras durante o desenvolvimento da atividade lúdica. Assim, esse relato apresenta as experiências vivenciadas durante a aplicação de um jogo analógico com o tema substâncias e misturas, a partir da teoria da aprendizagem histórico-social, aplicado numa escola pública do Sertão do Pajeú - PE. A ação lúdica mostrou que o jogo possibilitou uma maior interação entre os alunos promovendo um ambiente favorável para a criação de novos esquemas cognitivos. Deste modo, foi perceptível que ao trilharem o tabuleiro, os jogadores (alunos) desenvolveram novas aprendizagens a partir da mediação entre os seus pares, aproximando sujeitos dantes não interessados pela temática proposta a uma completa integração a proposta lúdica pedagógica. Para os licenciandos em química, a ação demonstrou uma experiência relevante de como “fugir do ensino tradicional” e tornar o ensino mais dinâmico e participativo.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/118610.31512/encitec.v13i2.1186Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 207-2202237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1186/623Copyright (c) 2023 Chaianne Kaialle da Silva Nascimento, Maria Mikaelly dos Santos Silva, Edísio Antas Diniz, Thiago Muniz de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Nascimento, Chaianne Kaialle dos Santos Silva, Maria Mikaelly Antas Diniz Neto, Edísio Muniz de Souza, Thiago 2023-08-21T19:53:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1186Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-08-21T19:53:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title |
TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
spellingShingle |
TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA da Silva Nascimento, Chaianne Kaialle Ensino Jogo educativo e didático Ludicidade da Silva Nascimento, Chaianne Kaialle Ensino Jogo educativo e didático Ludicidade |
title_short |
TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full |
TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_fullStr |
TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_sort |
TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
author |
da Silva Nascimento, Chaianne Kaialle |
author_facet |
da Silva Nascimento, Chaianne Kaialle da Silva Nascimento, Chaianne Kaialle dos Santos Silva, Maria Mikaelly Antas Diniz Neto, Edísio Muniz de Souza, Thiago dos Santos Silva, Maria Mikaelly Antas Diniz Neto, Edísio Muniz de Souza, Thiago |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos Silva, Maria Mikaelly Antas Diniz Neto, Edísio Muniz de Souza, Thiago |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Nascimento, Chaianne Kaialle dos Santos Silva, Maria Mikaelly Antas Diniz Neto, Edísio Muniz de Souza, Thiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Jogo educativo e didático Ludicidade |
topic |
Ensino Jogo educativo e didático Ludicidade |
description |
A utilização de atividades que perpassem o ensino tradicional e tragam mais motivação e novos esquemas cognitivos para os estudantes tem ganhado destaque dentro das salas de aula de ciências. Para tal, os jogos no ensino de química possibilitam a interação entre os estudantes e professores gerando discussões enriquecedoras durante o desenvolvimento da atividade lúdica. Assim, esse relato apresenta as experiências vivenciadas durante a aplicação de um jogo analógico com o tema substâncias e misturas, a partir da teoria da aprendizagem histórico-social, aplicado numa escola pública do Sertão do Pajeú - PE. A ação lúdica mostrou que o jogo possibilitou uma maior interação entre os alunos promovendo um ambiente favorável para a criação de novos esquemas cognitivos. Deste modo, foi perceptível que ao trilharem o tabuleiro, os jogadores (alunos) desenvolveram novas aprendizagens a partir da mediação entre os seus pares, aproximando sujeitos dantes não interessados pela temática proposta a uma completa integração a proposta lúdica pedagógica. Para os licenciandos em química, a ação demonstrou uma experiência relevante de como “fugir do ensino tradicional” e tornar o ensino mais dinâmico e participativo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1186 10.31512/encitec.v13i2.1186 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1186 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i2.1186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1186/623 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 207-220 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1822178924547801088 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.31512/encitec.v13i2.1186 |