AVALIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ASCARIDÍASE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1159 |
Resumo: | A ascaridíase é uma doença provocada pelo geohelminto mais prevalente no mundo, Ascaris lumbricoides. Considerada um problema de saúde pública, sua incidência é maior em áreas sem saneamento e os sintomas variam de leves a graves. É importante desenvolver ações de educação em saúde que possibilitem desenvolver o conhecimento sobre a doença e seus métodos de prevenção. O objetivo deste trabalho foi avaliar uma estratégia de educação sobre ascaridíase para estudantes de enfermagem. Para tanto, materiais didáticos lúdicos de baixo custo, representando o agente etiológico e partes do corpo, como esôfago e intestino, por onde ele passa, foram elaborados para dinamizar a ação. Participaram da estratégia 78 estudantes, que responderam um formulário antes da palestra, com perguntas gerais sobre ascaridíase. Após a ação ser apresentada, um formulário contendo as mesmas perguntas e outro servindo como instrumento avaliativo foi aplicado. Os resultados demonstraram um aumento estatisticamente significativo nas pontuações medianas pré e pós-ação (p<0,0001), demonstrando a eficácia da estratégia de educação proposta a partir do material confeccionado, em construir conhecimento sobre ascaridíase. Isso evidencia a importância da educação em saúde como instrumento facilitador eficaz para futuros profissionais de saúde, permitindo um conhecimento que culmina em um atendimento mais humanizado. |
id |
URI-5_b40531c0ec7f9fdac8c0b852676d84de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/1159 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ASCARIDÍASE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM.ascaridíaseeducação em saúdeenteroparasitasmateriais didáticossaúde públicaA ascaridíase é uma doença provocada pelo geohelminto mais prevalente no mundo, Ascaris lumbricoides. Considerada um problema de saúde pública, sua incidência é maior em áreas sem saneamento e os sintomas variam de leves a graves. É importante desenvolver ações de educação em saúde que possibilitem desenvolver o conhecimento sobre a doença e seus métodos de prevenção. O objetivo deste trabalho foi avaliar uma estratégia de educação sobre ascaridíase para estudantes de enfermagem. Para tanto, materiais didáticos lúdicos de baixo custo, representando o agente etiológico e partes do corpo, como esôfago e intestino, por onde ele passa, foram elaborados para dinamizar a ação. Participaram da estratégia 78 estudantes, que responderam um formulário antes da palestra, com perguntas gerais sobre ascaridíase. Após a ação ser apresentada, um formulário contendo as mesmas perguntas e outro servindo como instrumento avaliativo foi aplicado. Os resultados demonstraram um aumento estatisticamente significativo nas pontuações medianas pré e pós-ação (p<0,0001), demonstrando a eficácia da estratégia de educação proposta a partir do material confeccionado, em construir conhecimento sobre ascaridíase. Isso evidencia a importância da educação em saúde como instrumento facilitador eficaz para futuros profissionais de saúde, permitindo um conhecimento que culmina em um atendimento mais humanizado.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/115910.31512/encitec.v13i2.1159Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 85-952237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1159/598Copyright (c) 2023 Victoria Stephanny Ferreira da Silva, Hyan Ribeiro Prudêncio de Sousa, Jennifer Hellen Melo Sobral, Rodrigo Seixas da Silva, Heytor Necohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Victoria Stephanny Ferreira da Sousa, Hyan Ribeiro Prudêncio de Sobral, Jennifer Hellen Melo Silva, Rodrigo Seixas daNeco, Heytor2023-08-21T19:53:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1159Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-08-21T19:53:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ASCARIDÍASE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. |
title |
AVALIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ASCARIDÍASE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ASCARIDÍASE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. Silva, Victoria Stephanny Ferreira da ascaridíase educação em saúde enteroparasitas materiais didáticos saúde pública |
title_short |
AVALIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ASCARIDÍASE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. |
title_full |
AVALIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ASCARIDÍASE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ASCARIDÍASE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ASCARIDÍASE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. |
title_sort |
AVALIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ASCARIDÍASE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. |
author |
Silva, Victoria Stephanny Ferreira da |
author_facet |
Silva, Victoria Stephanny Ferreira da Sousa, Hyan Ribeiro Prudêncio de Sobral, Jennifer Hellen Melo Silva, Rodrigo Seixas da Neco, Heytor |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Hyan Ribeiro Prudêncio de Sobral, Jennifer Hellen Melo Silva, Rodrigo Seixas da Neco, Heytor |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Victoria Stephanny Ferreira da Sousa, Hyan Ribeiro Prudêncio de Sobral, Jennifer Hellen Melo Silva, Rodrigo Seixas da Neco, Heytor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ascaridíase educação em saúde enteroparasitas materiais didáticos saúde pública |
topic |
ascaridíase educação em saúde enteroparasitas materiais didáticos saúde pública |
description |
A ascaridíase é uma doença provocada pelo geohelminto mais prevalente no mundo, Ascaris lumbricoides. Considerada um problema de saúde pública, sua incidência é maior em áreas sem saneamento e os sintomas variam de leves a graves. É importante desenvolver ações de educação em saúde que possibilitem desenvolver o conhecimento sobre a doença e seus métodos de prevenção. O objetivo deste trabalho foi avaliar uma estratégia de educação sobre ascaridíase para estudantes de enfermagem. Para tanto, materiais didáticos lúdicos de baixo custo, representando o agente etiológico e partes do corpo, como esôfago e intestino, por onde ele passa, foram elaborados para dinamizar a ação. Participaram da estratégia 78 estudantes, que responderam um formulário antes da palestra, com perguntas gerais sobre ascaridíase. Após a ação ser apresentada, um formulário contendo as mesmas perguntas e outro servindo como instrumento avaliativo foi aplicado. Os resultados demonstraram um aumento estatisticamente significativo nas pontuações medianas pré e pós-ação (p<0,0001), demonstrando a eficácia da estratégia de educação proposta a partir do material confeccionado, em construir conhecimento sobre ascaridíase. Isso evidencia a importância da educação em saúde como instrumento facilitador eficaz para futuros profissionais de saúde, permitindo um conhecimento que culmina em um atendimento mais humanizado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1159 10.31512/encitec.v13i2.1159 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1159 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i2.1159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1159/598 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 85-95 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333226213376 |