AVALIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ASCARIDÍASE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Victoria Stephanny Ferreira da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sousa, Hyan Ribeiro Prudêncio de, Sobral, Jennifer Hellen Melo, Silva, Rodrigo Seixas da, Neco, Heytor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1159
Resumo: A ascaridíase é uma doença provocada pelo geohelminto mais prevalente no mundo, Ascaris lumbricoides. Considerada um problema de saúde pública, sua incidência é maior em áreas sem saneamento e os sintomas variam de leves a graves. É importante desenvolver ações de educação em saúde que possibilitem desenvolver o conhecimento sobre a doença e seus métodos de prevenção. O objetivo deste trabalho foi avaliar uma estratégia de educação sobre ascaridíase para estudantes de enfermagem. Para tanto, materiais didáticos lúdicos de baixo custo, representando o agente etiológico e partes do corpo, como esôfago e intestino, por onde ele passa, foram elaborados para dinamizar a ação. Participaram da estratégia 78 estudantes, que responderam um formulário antes da palestra, com perguntas gerais sobre ascaridíase. Após a ação ser apresentada, um formulário contendo as mesmas perguntas e outro servindo como instrumento avaliativo foi aplicado. Os resultados demonstraram um aumento estatisticamente significativo nas pontuações medianas pré e pós-ação (p<0,0001), demonstrando a eficácia da estratégia de educação proposta a partir do material confeccionado, em construir conhecimento sobre ascaridíase. Isso evidencia a importância da educação em saúde como instrumento facilitador eficaz para futuros profissionais de saúde, permitindo um conhecimento que culmina em um atendimento mais humanizado.
id URI-5_b40531c0ec7f9fdac8c0b852676d84de
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/1159
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ASCARIDÍASE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM.ascaridíaseeducação em saúdeenteroparasitasmateriais didáticossaúde públicaA ascaridíase é uma doença provocada pelo geohelminto mais prevalente no mundo, Ascaris lumbricoides. Considerada um problema de saúde pública, sua incidência é maior em áreas sem saneamento e os sintomas variam de leves a graves. É importante desenvolver ações de educação em saúde que possibilitem desenvolver o conhecimento sobre a doença e seus métodos de prevenção. O objetivo deste trabalho foi avaliar uma estratégia de educação sobre ascaridíase para estudantes de enfermagem. Para tanto, materiais didáticos lúdicos de baixo custo, representando o agente etiológico e partes do corpo, como esôfago e intestino, por onde ele passa, foram elaborados para dinamizar a ação. Participaram da estratégia 78 estudantes, que responderam um formulário antes da palestra, com perguntas gerais sobre ascaridíase. Após a ação ser apresentada, um formulário contendo as mesmas perguntas e outro servindo como instrumento avaliativo foi aplicado. Os resultados demonstraram um aumento estatisticamente significativo nas pontuações medianas pré e pós-ação (p<0,0001), demonstrando a eficácia da estratégia de educação proposta a partir do material confeccionado, em construir conhecimento sobre ascaridíase. Isso evidencia a importância da educação em saúde como instrumento facilitador eficaz para futuros profissionais de saúde, permitindo um conhecimento que culmina em um atendimento mais humanizado.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/115910.31512/encitec.v13i2.1159Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 85-952237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1159/598Copyright (c) 2023 Victoria Stephanny Ferreira da Silva, Hyan Ribeiro Prudêncio de Sousa, Jennifer Hellen Melo Sobral, Rodrigo Seixas da Silva, Heytor Necohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Victoria Stephanny Ferreira da Sousa, Hyan Ribeiro Prudêncio de Sobral, Jennifer Hellen Melo Silva, Rodrigo Seixas daNeco, Heytor2023-08-21T19:53:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1159Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-08-21T19:53:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ASCARIDÍASE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM.
title AVALIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ASCARIDÍASE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM.
spellingShingle AVALIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ASCARIDÍASE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM.
Silva, Victoria Stephanny Ferreira da
ascaridíase
educação em saúde
enteroparasitas
materiais didáticos
saúde pública
title_short AVALIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ASCARIDÍASE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM.
title_full AVALIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ASCARIDÍASE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM.
title_fullStr AVALIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ASCARIDÍASE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM.
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ASCARIDÍASE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM.
title_sort AVALIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ASCARIDÍASE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM.
author Silva, Victoria Stephanny Ferreira da
author_facet Silva, Victoria Stephanny Ferreira da
Sousa, Hyan Ribeiro Prudêncio de
Sobral, Jennifer Hellen Melo
Silva, Rodrigo Seixas da
Neco, Heytor
author_role author
author2 Sousa, Hyan Ribeiro Prudêncio de
Sobral, Jennifer Hellen Melo
Silva, Rodrigo Seixas da
Neco, Heytor
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Victoria Stephanny Ferreira da
Sousa, Hyan Ribeiro Prudêncio de
Sobral, Jennifer Hellen Melo
Silva, Rodrigo Seixas da
Neco, Heytor
dc.subject.por.fl_str_mv ascaridíase
educação em saúde
enteroparasitas
materiais didáticos
saúde pública
topic ascaridíase
educação em saúde
enteroparasitas
materiais didáticos
saúde pública
description A ascaridíase é uma doença provocada pelo geohelminto mais prevalente no mundo, Ascaris lumbricoides. Considerada um problema de saúde pública, sua incidência é maior em áreas sem saneamento e os sintomas variam de leves a graves. É importante desenvolver ações de educação em saúde que possibilitem desenvolver o conhecimento sobre a doença e seus métodos de prevenção. O objetivo deste trabalho foi avaliar uma estratégia de educação sobre ascaridíase para estudantes de enfermagem. Para tanto, materiais didáticos lúdicos de baixo custo, representando o agente etiológico e partes do corpo, como esôfago e intestino, por onde ele passa, foram elaborados para dinamizar a ação. Participaram da estratégia 78 estudantes, que responderam um formulário antes da palestra, com perguntas gerais sobre ascaridíase. Após a ação ser apresentada, um formulário contendo as mesmas perguntas e outro servindo como instrumento avaliativo foi aplicado. Os resultados demonstraram um aumento estatisticamente significativo nas pontuações medianas pré e pós-ação (p<0,0001), demonstrando a eficácia da estratégia de educação proposta a partir do material confeccionado, em construir conhecimento sobre ascaridíase. Isso evidencia a importância da educação em saúde como instrumento facilitador eficaz para futuros profissionais de saúde, permitindo um conhecimento que culmina em um atendimento mais humanizado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1159
10.31512/encitec.v13i2.1159
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1159
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i2.1159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1159/598
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 85-95
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333226213376