PERFIL DAS PESQUISAS NA LINHA TEMÁTICA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM QUATRO EVENTOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1001 |
Resumo: | O Encontro Nacional de Ensino de Química e o Encontro de Pesquisa em Ensino de Física surgem na década de 1980. Na década seguinte, cria-se o principal fórum de discussão sobre ensino de ciências da natureza, o Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Em seguida, aparece o Encontro Nacional de Ensino de Biologia. Todos esses eventos contam atualmente com uma linha temática para apresentação de trabalhos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os trabalhos apresentados na linha CTS em edições recentes desses quatro eventos, realizadas em 2020 e 2021. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica em que se buscou identificar a ocupação acadêmica dos autores dos trabalhos; sua vinculação institucional; níveis de ensino estudados; focos educacionais dos trabalhos; se há ou não escolhas de temas geradores no estudo e quais são os principais temas escolhidos; e se há, nos trabalhos dos quatro eventos, um referencial teórico comum específico da Educação CTS. Os resultados apontam que a USP se destaca como instituição com maior número de trabalhos; Wildson dos Santos é a principal referência da Educação CTS nos quatro eventos; e alimentação, energia, lixo e água estão entre os temas geradores mais escolhidos. |
id |
URI-5_b99e2bf5db7d3ce33bd9489805cbf3f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/1001 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
PERFIL DAS PESQUISAS NA LINHA TEMÁTICA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM QUATRO EVENTOS DE ENSINO DE CIÊNCIASEducação CTStemas geradoresensino de ciênciasO Encontro Nacional de Ensino de Química e o Encontro de Pesquisa em Ensino de Física surgem na década de 1980. Na década seguinte, cria-se o principal fórum de discussão sobre ensino de ciências da natureza, o Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Em seguida, aparece o Encontro Nacional de Ensino de Biologia. Todos esses eventos contam atualmente com uma linha temática para apresentação de trabalhos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os trabalhos apresentados na linha CTS em edições recentes desses quatro eventos, realizadas em 2020 e 2021. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica em que se buscou identificar a ocupação acadêmica dos autores dos trabalhos; sua vinculação institucional; níveis de ensino estudados; focos educacionais dos trabalhos; se há ou não escolhas de temas geradores no estudo e quais são os principais temas escolhidos; e se há, nos trabalhos dos quatro eventos, um referencial teórico comum específico da Educação CTS. Os resultados apontam que a USP se destaca como instituição com maior número de trabalhos; Wildson dos Santos é a principal referência da Educação CTS nos quatro eventos; e alimentação, energia, lixo e água estão entre os temas geradores mais escolhidos.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/100110.31512/encitec.v13i3.1001Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 401-4142237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1001/683Copyright (c) 2023 Rodrigo Bastos Cunhahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBastos Cunha, Rodrigo2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1001Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERFIL DAS PESQUISAS NA LINHA TEMÁTICA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM QUATRO EVENTOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS |
title |
PERFIL DAS PESQUISAS NA LINHA TEMÁTICA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM QUATRO EVENTOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS |
spellingShingle |
PERFIL DAS PESQUISAS NA LINHA TEMÁTICA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM QUATRO EVENTOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS Bastos Cunha, Rodrigo Educação CTS temas geradores ensino de ciências |
title_short |
PERFIL DAS PESQUISAS NA LINHA TEMÁTICA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM QUATRO EVENTOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full |
PERFIL DAS PESQUISAS NA LINHA TEMÁTICA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM QUATRO EVENTOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_fullStr |
PERFIL DAS PESQUISAS NA LINHA TEMÁTICA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM QUATRO EVENTOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
PERFIL DAS PESQUISAS NA LINHA TEMÁTICA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM QUATRO EVENTOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_sort |
PERFIL DAS PESQUISAS NA LINHA TEMÁTICA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM QUATRO EVENTOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS |
author |
Bastos Cunha, Rodrigo |
author_facet |
Bastos Cunha, Rodrigo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos Cunha, Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação CTS temas geradores ensino de ciências |
topic |
Educação CTS temas geradores ensino de ciências |
description |
O Encontro Nacional de Ensino de Química e o Encontro de Pesquisa em Ensino de Física surgem na década de 1980. Na década seguinte, cria-se o principal fórum de discussão sobre ensino de ciências da natureza, o Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Em seguida, aparece o Encontro Nacional de Ensino de Biologia. Todos esses eventos contam atualmente com uma linha temática para apresentação de trabalhos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os trabalhos apresentados na linha CTS em edições recentes desses quatro eventos, realizadas em 2020 e 2021. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica em que se buscou identificar a ocupação acadêmica dos autores dos trabalhos; sua vinculação institucional; níveis de ensino estudados; focos educacionais dos trabalhos; se há ou não escolhas de temas geradores no estudo e quais são os principais temas escolhidos; e se há, nos trabalhos dos quatro eventos, um referencial teórico comum específico da Educação CTS. Os resultados apontam que a USP se destaca como instituição com maior número de trabalhos; Wildson dos Santos é a principal referência da Educação CTS nos quatro eventos; e alimentação, energia, lixo e água estão entre os temas geradores mais escolhidos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1001 10.31512/encitec.v13i3.1001 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1001 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i3.1001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1001/683 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rodrigo Bastos Cunha https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rodrigo Bastos Cunha https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 401-414 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333192658944 |