ANÁLISE DO ENGAJAMENTO E DA APRENDIZAGEM NO ENSINO POR INSTRUÇÃO DIRETA COMBINADO COM TAREFAS INVESTIGATIVAS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Monteiro Souto, Valéria
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mourão Júnior, Carlos Alberto, Hohl, Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1148
Resumo: Análise do aprendizado e do engajamento após uma sequência didática (SD) de ensino por instrução direta combinado com tarefas investigativas (EIDI, n= 58) comparada com outra SD de ensino por instrução direta (EID, n= 80), exclusivamente. As duas SD com 5 aulas de 45 minutos sobre a digestão dos alimentos foram aplicadas para estudantes do ensino médio durante as aulas de biologia. Na terceira aula, a EIDI apresentou um estudo de caso clínico e a EID trabalhou conteúdo similar de forma expositiva. Foi aplicada uma avaliação sobre conceitos básicos da digestão com uma questão de transcendência para avaliar a competência na resolução de um problema inédito. Um questionário foi aplicado para avaliar a satisfação em relação às tarefas. O engajamento foi registrado em caderno de campo. Houve engajamento e nível de satisfação semelhantes para as duas SD. Não houve diferença significativa nas notas da avaliação (p> 0,05). Todavia, houve maior porcentagem de acerto na questão de transcendência (p< 0,001) na EIDI (87%) em relação a EID (30%). Concluímos que o EID foi eficiente para consolidar conceitos elementares sobre a digestão dos alimentos, mas a inclusão de tarefas investigativas é recomendável para aprimorar a habilidade na resolução de problemas inéditos.
id URI-5_c5956a6a98ca3e6c0f6a9c64810bc931
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/1148
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling ANÁLISE DO ENGAJAMENTO E DA APRENDIZAGEM NO ENSINO POR INSTRUÇÃO DIRETA COMBINADO COM TAREFAS INVESTIGATIVAS.Ensino InvestigativoAprendizagem SignificativaEnsino de BiologiaDigestãoAnálise do aprendizado e do engajamento após uma sequência didática (SD) de ensino por instrução direta combinado com tarefas investigativas (EIDI, n= 58) comparada com outra SD de ensino por instrução direta (EID, n= 80), exclusivamente. As duas SD com 5 aulas de 45 minutos sobre a digestão dos alimentos foram aplicadas para estudantes do ensino médio durante as aulas de biologia. Na terceira aula, a EIDI apresentou um estudo de caso clínico e a EID trabalhou conteúdo similar de forma expositiva. Foi aplicada uma avaliação sobre conceitos básicos da digestão com uma questão de transcendência para avaliar a competência na resolução de um problema inédito. Um questionário foi aplicado para avaliar a satisfação em relação às tarefas. O engajamento foi registrado em caderno de campo. Houve engajamento e nível de satisfação semelhantes para as duas SD. Não houve diferença significativa nas notas da avaliação (p> 0,05). Todavia, houve maior porcentagem de acerto na questão de transcendência (p< 0,001) na EIDI (87%) em relação a EID (30%). Concluímos que o EID foi eficiente para consolidar conceitos elementares sobre a digestão dos alimentos, mas a inclusão de tarefas investigativas é recomendável para aprimorar a habilidade na resolução de problemas inéditos.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/114810.31512/encitec.v13i2.1148Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 39-532237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1148/584Copyright (c) 2023 Valéria Maria Monteiro Souto, Carlos Alberto Mourão Júnior, Rodrigo Hohlhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaria Monteiro Souto, Valéria Mourão Júnior, Carlos AlbertoHohl, Rodrigo2023-08-21T19:53:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1148Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-08-21T19:53:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DO ENGAJAMENTO E DA APRENDIZAGEM NO ENSINO POR INSTRUÇÃO DIRETA COMBINADO COM TAREFAS INVESTIGATIVAS.
title ANÁLISE DO ENGAJAMENTO E DA APRENDIZAGEM NO ENSINO POR INSTRUÇÃO DIRETA COMBINADO COM TAREFAS INVESTIGATIVAS.
spellingShingle ANÁLISE DO ENGAJAMENTO E DA APRENDIZAGEM NO ENSINO POR INSTRUÇÃO DIRETA COMBINADO COM TAREFAS INVESTIGATIVAS.
Maria Monteiro Souto, Valéria
Ensino Investigativo
Aprendizagem Significativa
Ensino de Biologia
Digestão
title_short ANÁLISE DO ENGAJAMENTO E DA APRENDIZAGEM NO ENSINO POR INSTRUÇÃO DIRETA COMBINADO COM TAREFAS INVESTIGATIVAS.
title_full ANÁLISE DO ENGAJAMENTO E DA APRENDIZAGEM NO ENSINO POR INSTRUÇÃO DIRETA COMBINADO COM TAREFAS INVESTIGATIVAS.
title_fullStr ANÁLISE DO ENGAJAMENTO E DA APRENDIZAGEM NO ENSINO POR INSTRUÇÃO DIRETA COMBINADO COM TAREFAS INVESTIGATIVAS.
title_full_unstemmed ANÁLISE DO ENGAJAMENTO E DA APRENDIZAGEM NO ENSINO POR INSTRUÇÃO DIRETA COMBINADO COM TAREFAS INVESTIGATIVAS.
title_sort ANÁLISE DO ENGAJAMENTO E DA APRENDIZAGEM NO ENSINO POR INSTRUÇÃO DIRETA COMBINADO COM TAREFAS INVESTIGATIVAS.
author Maria Monteiro Souto, Valéria
author_facet Maria Monteiro Souto, Valéria
Mourão Júnior, Carlos Alberto
Hohl, Rodrigo
author_role author
author2 Mourão Júnior, Carlos Alberto
Hohl, Rodrigo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Monteiro Souto, Valéria
Mourão Júnior, Carlos Alberto
Hohl, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Investigativo
Aprendizagem Significativa
Ensino de Biologia
Digestão
topic Ensino Investigativo
Aprendizagem Significativa
Ensino de Biologia
Digestão
description Análise do aprendizado e do engajamento após uma sequência didática (SD) de ensino por instrução direta combinado com tarefas investigativas (EIDI, n= 58) comparada com outra SD de ensino por instrução direta (EID, n= 80), exclusivamente. As duas SD com 5 aulas de 45 minutos sobre a digestão dos alimentos foram aplicadas para estudantes do ensino médio durante as aulas de biologia. Na terceira aula, a EIDI apresentou um estudo de caso clínico e a EID trabalhou conteúdo similar de forma expositiva. Foi aplicada uma avaliação sobre conceitos básicos da digestão com uma questão de transcendência para avaliar a competência na resolução de um problema inédito. Um questionário foi aplicado para avaliar a satisfação em relação às tarefas. O engajamento foi registrado em caderno de campo. Houve engajamento e nível de satisfação semelhantes para as duas SD. Não houve diferença significativa nas notas da avaliação (p> 0,05). Todavia, houve maior porcentagem de acerto na questão de transcendência (p< 0,001) na EIDI (87%) em relação a EID (30%). Concluímos que o EID foi eficiente para consolidar conceitos elementares sobre a digestão dos alimentos, mas a inclusão de tarefas investigativas é recomendável para aprimorar a habilidade na resolução de problemas inéditos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1148
10.31512/encitec.v13i2.1148
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1148
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i2.1148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1148/584
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Valéria Maria Monteiro Souto, Carlos Alberto Mourão Júnior, Rodrigo Hohl
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Valéria Maria Monteiro Souto, Carlos Alberto Mourão Júnior, Rodrigo Hohl
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 39-53
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333224116224