ANÁLISE DO ENGAJAMENTO E DA APRENDIZAGEM NO ENSINO POR INSTRUÇÃO DIRETA COMBINADO COM TAREFAS INVESTIGATIVAS.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1148 |
Resumo: | Análise do aprendizado e do engajamento após uma sequência didática (SD) de ensino por instrução direta combinado com tarefas investigativas (EIDI, n= 58) comparada com outra SD de ensino por instrução direta (EID, n= 80), exclusivamente. As duas SD com 5 aulas de 45 minutos sobre a digestão dos alimentos foram aplicadas para estudantes do ensino médio durante as aulas de biologia. Na terceira aula, a EIDI apresentou um estudo de caso clínico e a EID trabalhou conteúdo similar de forma expositiva. Foi aplicada uma avaliação sobre conceitos básicos da digestão com uma questão de transcendência para avaliar a competência na resolução de um problema inédito. Um questionário foi aplicado para avaliar a satisfação em relação às tarefas. O engajamento foi registrado em caderno de campo. Houve engajamento e nível de satisfação semelhantes para as duas SD. Não houve diferença significativa nas notas da avaliação (p> 0,05). Todavia, houve maior porcentagem de acerto na questão de transcendência (p< 0,001) na EIDI (87%) em relação a EID (30%). Concluímos que o EID foi eficiente para consolidar conceitos elementares sobre a digestão dos alimentos, mas a inclusão de tarefas investigativas é recomendável para aprimorar a habilidade na resolução de problemas inéditos. |
id |
URI-5_c5956a6a98ca3e6c0f6a9c64810bc931 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/1148 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DO ENGAJAMENTO E DA APRENDIZAGEM NO ENSINO POR INSTRUÇÃO DIRETA COMBINADO COM TAREFAS INVESTIGATIVAS.Ensino InvestigativoAprendizagem SignificativaEnsino de BiologiaDigestãoAnálise do aprendizado e do engajamento após uma sequência didática (SD) de ensino por instrução direta combinado com tarefas investigativas (EIDI, n= 58) comparada com outra SD de ensino por instrução direta (EID, n= 80), exclusivamente. As duas SD com 5 aulas de 45 minutos sobre a digestão dos alimentos foram aplicadas para estudantes do ensino médio durante as aulas de biologia. Na terceira aula, a EIDI apresentou um estudo de caso clínico e a EID trabalhou conteúdo similar de forma expositiva. Foi aplicada uma avaliação sobre conceitos básicos da digestão com uma questão de transcendência para avaliar a competência na resolução de um problema inédito. Um questionário foi aplicado para avaliar a satisfação em relação às tarefas. O engajamento foi registrado em caderno de campo. Houve engajamento e nível de satisfação semelhantes para as duas SD. Não houve diferença significativa nas notas da avaliação (p> 0,05). Todavia, houve maior porcentagem de acerto na questão de transcendência (p< 0,001) na EIDI (87%) em relação a EID (30%). Concluímos que o EID foi eficiente para consolidar conceitos elementares sobre a digestão dos alimentos, mas a inclusão de tarefas investigativas é recomendável para aprimorar a habilidade na resolução de problemas inéditos.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/114810.31512/encitec.v13i2.1148Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 39-532237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1148/584Copyright (c) 2023 Valéria Maria Monteiro Souto, Carlos Alberto Mourão Júnior, Rodrigo Hohlhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaria Monteiro Souto, Valéria Mourão Júnior, Carlos AlbertoHohl, Rodrigo2023-08-21T19:53:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1148Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-08-21T19:53:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DO ENGAJAMENTO E DA APRENDIZAGEM NO ENSINO POR INSTRUÇÃO DIRETA COMBINADO COM TAREFAS INVESTIGATIVAS. |
title |
ANÁLISE DO ENGAJAMENTO E DA APRENDIZAGEM NO ENSINO POR INSTRUÇÃO DIRETA COMBINADO COM TAREFAS INVESTIGATIVAS. |
spellingShingle |
ANÁLISE DO ENGAJAMENTO E DA APRENDIZAGEM NO ENSINO POR INSTRUÇÃO DIRETA COMBINADO COM TAREFAS INVESTIGATIVAS. Maria Monteiro Souto, Valéria Ensino Investigativo Aprendizagem Significativa Ensino de Biologia Digestão |
title_short |
ANÁLISE DO ENGAJAMENTO E DA APRENDIZAGEM NO ENSINO POR INSTRUÇÃO DIRETA COMBINADO COM TAREFAS INVESTIGATIVAS. |
title_full |
ANÁLISE DO ENGAJAMENTO E DA APRENDIZAGEM NO ENSINO POR INSTRUÇÃO DIRETA COMBINADO COM TAREFAS INVESTIGATIVAS. |
title_fullStr |
ANÁLISE DO ENGAJAMENTO E DA APRENDIZAGEM NO ENSINO POR INSTRUÇÃO DIRETA COMBINADO COM TAREFAS INVESTIGATIVAS. |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DO ENGAJAMENTO E DA APRENDIZAGEM NO ENSINO POR INSTRUÇÃO DIRETA COMBINADO COM TAREFAS INVESTIGATIVAS. |
title_sort |
ANÁLISE DO ENGAJAMENTO E DA APRENDIZAGEM NO ENSINO POR INSTRUÇÃO DIRETA COMBINADO COM TAREFAS INVESTIGATIVAS. |
author |
Maria Monteiro Souto, Valéria |
author_facet |
Maria Monteiro Souto, Valéria Mourão Júnior, Carlos Alberto Hohl, Rodrigo |
author_role |
author |
author2 |
Mourão Júnior, Carlos Alberto Hohl, Rodrigo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Monteiro Souto, Valéria Mourão Júnior, Carlos Alberto Hohl, Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Investigativo Aprendizagem Significativa Ensino de Biologia Digestão |
topic |
Ensino Investigativo Aprendizagem Significativa Ensino de Biologia Digestão |
description |
Análise do aprendizado e do engajamento após uma sequência didática (SD) de ensino por instrução direta combinado com tarefas investigativas (EIDI, n= 58) comparada com outra SD de ensino por instrução direta (EID, n= 80), exclusivamente. As duas SD com 5 aulas de 45 minutos sobre a digestão dos alimentos foram aplicadas para estudantes do ensino médio durante as aulas de biologia. Na terceira aula, a EIDI apresentou um estudo de caso clínico e a EID trabalhou conteúdo similar de forma expositiva. Foi aplicada uma avaliação sobre conceitos básicos da digestão com uma questão de transcendência para avaliar a competência na resolução de um problema inédito. Um questionário foi aplicado para avaliar a satisfação em relação às tarefas. O engajamento foi registrado em caderno de campo. Houve engajamento e nível de satisfação semelhantes para as duas SD. Não houve diferença significativa nas notas da avaliação (p> 0,05). Todavia, houve maior porcentagem de acerto na questão de transcendência (p< 0,001) na EIDI (87%) em relação a EID (30%). Concluímos que o EID foi eficiente para consolidar conceitos elementares sobre a digestão dos alimentos, mas a inclusão de tarefas investigativas é recomendável para aprimorar a habilidade na resolução de problemas inéditos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1148 10.31512/encitec.v13i2.1148 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1148 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i2.1148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1148/584 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Valéria Maria Monteiro Souto, Carlos Alberto Mourão Júnior, Rodrigo Hohl https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Valéria Maria Monteiro Souto, Carlos Alberto Mourão Júnior, Rodrigo Hohl https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 39-53 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333224116224 |