A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/437 |
Resumo: | Partindo do pressuposto de que o significado de aprendizagem significativa é central na formação do profissional do ensino e que a Teoria é um referencial com grande potencial para subsidiar o ensino e a pesquisa sobre o ensino, nos questionamos sobre como a TAS vem sendo contemplada nos contextos educativos e no da sua investigação. Para tanto, optamos por analisar artigos científicos sobre formação de professores, inicial e continuada, apoiados na Teoria. Utilizamos a plataforma SciELO como base de dados para a nossa revisão bibliográfica. Nela buscamos artigos que continham os termos “aprendizagem significativa” e “formação de professores” em seus títulos, resumos e ou palavras-chaves. Para análise e discussão dos dados utilizamos a ferramenta heurística Vê de Gowin, que nos propiciou compreensão sobre o processo de produção do conhecimento de cada artigo e como os autores articulam suas pesquisas com a TAS. Encontramos uma baixa frequência de artigos que discutem a formação de professores à luz da TAS e, mesmo nesses artigos, a apropriação da teoria merece maior aprofundamento. |
id |
URI-5_f8b984ceebb7f94a9fe00f98b4ca43d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/437 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORESaprendizagem significativaformação de professorrevisão da literaturaensino de ciênciaPartindo do pressuposto de que o significado de aprendizagem significativa é central na formação do profissional do ensino e que a Teoria é um referencial com grande potencial para subsidiar o ensino e a pesquisa sobre o ensino, nos questionamos sobre como a TAS vem sendo contemplada nos contextos educativos e no da sua investigação. Para tanto, optamos por analisar artigos científicos sobre formação de professores, inicial e continuada, apoiados na Teoria. Utilizamos a plataforma SciELO como base de dados para a nossa revisão bibliográfica. Nela buscamos artigos que continham os termos “aprendizagem significativa” e “formação de professores” em seus títulos, resumos e ou palavras-chaves. Para análise e discussão dos dados utilizamos a ferramenta heurística Vê de Gowin, que nos propiciou compreensão sobre o processo de produção do conhecimento de cada artigo e como os autores articulam suas pesquisas com a TAS. Encontramos uma baixa frequência de artigos que discutem a formação de professores à luz da TAS e, mesmo nesses artigos, a apropriação da teoria merece maior aprofundamento.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/43710.31512/encitec.v11i2.437Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 2 (2021): Edição de Aniversário - 10 Anos; 69-852237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/437/220Copyright (c) 2021 Luciana Lougon, Evelyse dos Santos Lemoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Lemos, Evelyse Lougon, Luciana 2021-07-09T21:37:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/437Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-07-09T21:37:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES |
title |
A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES |
spellingShingle |
A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES dos Santos Lemos, Evelyse aprendizagem significativa formação de professor revisão da literatura ensino de ciência |
title_short |
A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES |
title_full |
A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES |
title_fullStr |
A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES |
title_sort |
A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES |
author |
dos Santos Lemos, Evelyse |
author_facet |
dos Santos Lemos, Evelyse Lougon, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Lougon, Luciana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos Lemos, Evelyse Lougon, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem significativa formação de professor revisão da literatura ensino de ciência |
topic |
aprendizagem significativa formação de professor revisão da literatura ensino de ciência |
description |
Partindo do pressuposto de que o significado de aprendizagem significativa é central na formação do profissional do ensino e que a Teoria é um referencial com grande potencial para subsidiar o ensino e a pesquisa sobre o ensino, nos questionamos sobre como a TAS vem sendo contemplada nos contextos educativos e no da sua investigação. Para tanto, optamos por analisar artigos científicos sobre formação de professores, inicial e continuada, apoiados na Teoria. Utilizamos a plataforma SciELO como base de dados para a nossa revisão bibliográfica. Nela buscamos artigos que continham os termos “aprendizagem significativa” e “formação de professores” em seus títulos, resumos e ou palavras-chaves. Para análise e discussão dos dados utilizamos a ferramenta heurística Vê de Gowin, que nos propiciou compreensão sobre o processo de produção do conhecimento de cada artigo e como os autores articulam suas pesquisas com a TAS. Encontramos uma baixa frequência de artigos que discutem a formação de professores à luz da TAS e, mesmo nesses artigos, a apropriação da teoria merece maior aprofundamento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/437 10.31512/encitec.v11i2.437 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/437 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v11i2.437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/437/220 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Luciana Lougon, Evelyse dos Santos Lemos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Luciana Lougon, Evelyse dos Santos Lemos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 2 (2021): Edição de Aniversário - 10 Anos; 69-85 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333670809600 |