A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Lemos, Evelyse
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lougon, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/437
Resumo: Partindo do pressuposto de que o significado de aprendizagem significativa é central na formação do profissional do ensino e que a Teoria é um referencial com grande potencial para subsidiar o ensino e a pesquisa sobre o ensino, nos questionamos sobre como a TAS vem sendo contemplada nos contextos educativos e no da sua investigação. Para tanto, optamos por analisar artigos científicos sobre formação de professores, inicial e continuada, apoiados na Teoria. Utilizamos a plataforma SciELO como base de dados para a nossa revisão bibliográfica. Nela buscamos artigos que continham os termos “aprendizagem significativa” e “formação de professores” em seus títulos, resumos e ou palavras-chaves. Para análise e discussão dos dados utilizamos a ferramenta heurística Vê de Gowin, que nos propiciou compreensão sobre o processo de produção do conhecimento de cada artigo e como os autores articulam suas pesquisas com a TAS. Encontramos uma baixa frequência de artigos que discutem a formação de professores à luz da TAS e, mesmo nesses artigos, a apropriação da teoria merece maior aprofundamento.
id URI-5_f8b984ceebb7f94a9fe00f98b4ca43d1
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/437
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORESaprendizagem significativaformação de professorrevisão da literaturaensino de ciênciaPartindo do pressuposto de que o significado de aprendizagem significativa é central na formação do profissional do ensino e que a Teoria é um referencial com grande potencial para subsidiar o ensino e a pesquisa sobre o ensino, nos questionamos sobre como a TAS vem sendo contemplada nos contextos educativos e no da sua investigação. Para tanto, optamos por analisar artigos científicos sobre formação de professores, inicial e continuada, apoiados na Teoria. Utilizamos a plataforma SciELO como base de dados para a nossa revisão bibliográfica. Nela buscamos artigos que continham os termos “aprendizagem significativa” e “formação de professores” em seus títulos, resumos e ou palavras-chaves. Para análise e discussão dos dados utilizamos a ferramenta heurística Vê de Gowin, que nos propiciou compreensão sobre o processo de produção do conhecimento de cada artigo e como os autores articulam suas pesquisas com a TAS. Encontramos uma baixa frequência de artigos que discutem a formação de professores à luz da TAS e, mesmo nesses artigos, a apropriação da teoria merece maior aprofundamento.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/43710.31512/encitec.v11i2.437Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 2 (2021): Edição de Aniversário - 10 Anos; 69-852237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/437/220Copyright (c) 2021 Luciana Lougon, Evelyse dos Santos Lemoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Lemos, Evelyse Lougon, Luciana 2021-07-09T21:37:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/437Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-07-09T21:37:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
title A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
spellingShingle A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
dos Santos Lemos, Evelyse
aprendizagem significativa
formação de professor
revisão da literatura
ensino de ciência
title_short A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
title_full A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
title_fullStr A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
title_full_unstemmed A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
title_sort A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
author dos Santos Lemos, Evelyse
author_facet dos Santos Lemos, Evelyse
Lougon, Luciana
author_role author
author2 Lougon, Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos Lemos, Evelyse
Lougon, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem significativa
formação de professor
revisão da literatura
ensino de ciência
topic aprendizagem significativa
formação de professor
revisão da literatura
ensino de ciência
description Partindo do pressuposto de que o significado de aprendizagem significativa é central na formação do profissional do ensino e que a Teoria é um referencial com grande potencial para subsidiar o ensino e a pesquisa sobre o ensino, nos questionamos sobre como a TAS vem sendo contemplada nos contextos educativos e no da sua investigação. Para tanto, optamos por analisar artigos científicos sobre formação de professores, inicial e continuada, apoiados na Teoria. Utilizamos a plataforma SciELO como base de dados para a nossa revisão bibliográfica. Nela buscamos artigos que continham os termos “aprendizagem significativa” e “formação de professores” em seus títulos, resumos e ou palavras-chaves. Para análise e discussão dos dados utilizamos a ferramenta heurística Vê de Gowin, que nos propiciou compreensão sobre o processo de produção do conhecimento de cada artigo e como os autores articulam suas pesquisas com a TAS. Encontramos uma baixa frequência de artigos que discutem a formação de professores à luz da TAS e, mesmo nesses artigos, a apropriação da teoria merece maior aprofundamento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/437
10.31512/encitec.v11i2.437
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/437
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v11i2.437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/437/220
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Luciana Lougon, Evelyse dos Santos Lemos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Luciana Lougon, Evelyse dos Santos Lemos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 2 (2021): Edição de Aniversário - 10 Anos; 69-85
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333670809600