OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrades Heidrich, Robson
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Medeiros Martins de Almeida, Caroline, Bedin, Everton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/671
Resumo: O método tradicional de ensino, com metodologias expositivas, faz com que o aluno não tenha vontade de permanecer em sala de aula, principalmente quando lhe é mostrado que, supostamente, o que ele aprende na escola ele pode aprender na Internet. Neste viés, os professores necessitam desenvolver atividades diferenciadas aos alunos, trazendo a contextualização do dia-a-dia aos assuntos tratados em sala de aula. As Tecnologias Digitais são ótimas ferramentas para tais aplicações, pois é possível desenvolver os conteúdos utilizando-as de maneira que atraia o aluno, como games e aplicativos de celular. Este trabalho teve como objetivo refletir sobre observações de aulas de química, criar e relatar práticas pedagógicas baseadas nas Tecnologias Digitais realizadas por um estagiário de graduação de licenciatura em Química. Os dados foram coletados em duas etapas: na observação das aulas e na prática pedagógica e organizados via diário de bordo. Os dados analisados e interpretados demonstram que o uso de Tecnologias Digitais no ensino de química é uma forma de atrair o aluno por meio da curiosidade e da contextualização, uma vez que estas ferramentas possibilitam ao aluno, além de uma imaginação mais direcionada, interpretar fenômenos não vistos a olho nu.
id URI-5_f950130c88fb44add2e13d2d0d6be3c3
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/671
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIOmetodologia de ensinosequência didáticatecnologias digitaisinovaçãoO método tradicional de ensino, com metodologias expositivas, faz com que o aluno não tenha vontade de permanecer em sala de aula, principalmente quando lhe é mostrado que, supostamente, o que ele aprende na escola ele pode aprender na Internet. Neste viés, os professores necessitam desenvolver atividades diferenciadas aos alunos, trazendo a contextualização do dia-a-dia aos assuntos tratados em sala de aula. As Tecnologias Digitais são ótimas ferramentas para tais aplicações, pois é possível desenvolver os conteúdos utilizando-as de maneira que atraia o aluno, como games e aplicativos de celular. Este trabalho teve como objetivo refletir sobre observações de aulas de química, criar e relatar práticas pedagógicas baseadas nas Tecnologias Digitais realizadas por um estagiário de graduação de licenciatura em Química. Os dados foram coletados em duas etapas: na observação das aulas e na prática pedagógica e organizados via diário de bordo. Os dados analisados e interpretados demonstram que o uso de Tecnologias Digitais no ensino de química é uma forma de atrair o aluno por meio da curiosidade e da contextualização, uma vez que estas ferramentas possibilitam ao aluno, além de uma imaginação mais direcionada, interpretar fenômenos não vistos a olho nu.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2022-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/67110.31512/encitec.v12i1.671Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 1 (2022); 167-1852237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/671/355Copyright (c) 2022 Robson Andrades Heidrich, Caroline Medeiros Martins de Almeida, Everton Bedinhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrades Heidrich, Robson Medeiros Martins de Almeida, Caroline Bedin, Everton 2022-03-29T19:02:21Zoai:ojs2.san.uri.br:article/671Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2022-03-29T19:02:21Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO
title OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO
Andrades Heidrich, Robson
metodologia de ensino
sequência didática
tecnologias digitais
inovação
title_short OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO
title_full OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO
title_sort OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO
author Andrades Heidrich, Robson
author_facet Andrades Heidrich, Robson
Medeiros Martins de Almeida, Caroline
Bedin, Everton
author_role author
author2 Medeiros Martins de Almeida, Caroline
Bedin, Everton
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrades Heidrich, Robson
Medeiros Martins de Almeida, Caroline
Bedin, Everton
dc.subject.por.fl_str_mv metodologia de ensino
sequência didática
tecnologias digitais
inovação
topic metodologia de ensino
sequência didática
tecnologias digitais
inovação
description O método tradicional de ensino, com metodologias expositivas, faz com que o aluno não tenha vontade de permanecer em sala de aula, principalmente quando lhe é mostrado que, supostamente, o que ele aprende na escola ele pode aprender na Internet. Neste viés, os professores necessitam desenvolver atividades diferenciadas aos alunos, trazendo a contextualização do dia-a-dia aos assuntos tratados em sala de aula. As Tecnologias Digitais são ótimas ferramentas para tais aplicações, pois é possível desenvolver os conteúdos utilizando-as de maneira que atraia o aluno, como games e aplicativos de celular. Este trabalho teve como objetivo refletir sobre observações de aulas de química, criar e relatar práticas pedagógicas baseadas nas Tecnologias Digitais realizadas por um estagiário de graduação de licenciatura em Química. Os dados foram coletados em duas etapas: na observação das aulas e na prática pedagógica e organizados via diário de bordo. Os dados analisados e interpretados demonstram que o uso de Tecnologias Digitais no ensino de química é uma forma de atrair o aluno por meio da curiosidade e da contextualização, uma vez que estas ferramentas possibilitam ao aluno, além de uma imaginação mais direcionada, interpretar fenômenos não vistos a olho nu.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/671
10.31512/encitec.v12i1.671
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/671
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v12i1.671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/671/355
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Robson Andrades Heidrich, Caroline Medeiros Martins de Almeida, Everton Bedin
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Robson Andrades Heidrich, Caroline Medeiros Martins de Almeida, Everton Bedin
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 1 (2022); 167-185
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333726384128