OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
DOI: | 10.31512/encitec.v12i1.671 |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/671 |
Resumo: | O método tradicional de ensino, com metodologias expositivas, faz com que o aluno não tenha vontade de permanecer em sala de aula, principalmente quando lhe é mostrado que, supostamente, o que ele aprende na escola ele pode aprender na Internet. Neste viés, os professores necessitam desenvolver atividades diferenciadas aos alunos, trazendo a contextualização do dia-a-dia aos assuntos tratados em sala de aula. As Tecnologias Digitais são ótimas ferramentas para tais aplicações, pois é possível desenvolver os conteúdos utilizando-as de maneira que atraia o aluno, como games e aplicativos de celular. Este trabalho teve como objetivo refletir sobre observações de aulas de química, criar e relatar práticas pedagógicas baseadas nas Tecnologias Digitais realizadas por um estagiário de graduação de licenciatura em Química. Os dados foram coletados em duas etapas: na observação das aulas e na prática pedagógica e organizados via diário de bordo. Os dados analisados e interpretados demonstram que o uso de Tecnologias Digitais no ensino de química é uma forma de atrair o aluno por meio da curiosidade e da contextualização, uma vez que estas ferramentas possibilitam ao aluno, além de uma imaginação mais direcionada, interpretar fenômenos não vistos a olho nu. |
id |
URI-5_f950130c88fb44add2e13d2d0d6be3c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/671 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
spelling |
OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIOmetodologia de ensinosequência didáticatecnologias digitaisinovaçãoO método tradicional de ensino, com metodologias expositivas, faz com que o aluno não tenha vontade de permanecer em sala de aula, principalmente quando lhe é mostrado que, supostamente, o que ele aprende na escola ele pode aprender na Internet. Neste viés, os professores necessitam desenvolver atividades diferenciadas aos alunos, trazendo a contextualização do dia-a-dia aos assuntos tratados em sala de aula. As Tecnologias Digitais são ótimas ferramentas para tais aplicações, pois é possível desenvolver os conteúdos utilizando-as de maneira que atraia o aluno, como games e aplicativos de celular. Este trabalho teve como objetivo refletir sobre observações de aulas de química, criar e relatar práticas pedagógicas baseadas nas Tecnologias Digitais realizadas por um estagiário de graduação de licenciatura em Química. Os dados foram coletados em duas etapas: na observação das aulas e na prática pedagógica e organizados via diário de bordo. Os dados analisados e interpretados demonstram que o uso de Tecnologias Digitais no ensino de química é uma forma de atrair o aluno por meio da curiosidade e da contextualização, uma vez que estas ferramentas possibilitam ao aluno, além de uma imaginação mais direcionada, interpretar fenômenos não vistos a olho nu.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2022-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/67110.31512/encitec.v12i1.671Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 1 (2022); 167-1852237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/671/355Copyright (c) 2022 Robson Andrades Heidrich, Caroline Medeiros Martins de Almeida, Everton Bedinhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrades Heidrich, Robson Medeiros Martins de Almeida, Caroline Bedin, Everton 2022-03-29T19:02:21Zoai:ojs2.san.uri.br:article/671Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2022-03-29T19:02:21Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO |
title |
OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO Andrades Heidrich, Robson metodologia de ensino sequência didática tecnologias digitais inovação Andrades Heidrich, Robson metodologia de ensino sequência didática tecnologias digitais inovação |
title_short |
OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO |
title_full |
OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO |
author |
Andrades Heidrich, Robson |
author_facet |
Andrades Heidrich, Robson Andrades Heidrich, Robson Medeiros Martins de Almeida, Caroline Bedin, Everton Medeiros Martins de Almeida, Caroline Bedin, Everton |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros Martins de Almeida, Caroline Bedin, Everton |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrades Heidrich, Robson Medeiros Martins de Almeida, Caroline Bedin, Everton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
metodologia de ensino sequência didática tecnologias digitais inovação |
topic |
metodologia de ensino sequência didática tecnologias digitais inovação |
description |
O método tradicional de ensino, com metodologias expositivas, faz com que o aluno não tenha vontade de permanecer em sala de aula, principalmente quando lhe é mostrado que, supostamente, o que ele aprende na escola ele pode aprender na Internet. Neste viés, os professores necessitam desenvolver atividades diferenciadas aos alunos, trazendo a contextualização do dia-a-dia aos assuntos tratados em sala de aula. As Tecnologias Digitais são ótimas ferramentas para tais aplicações, pois é possível desenvolver os conteúdos utilizando-as de maneira que atraia o aluno, como games e aplicativos de celular. Este trabalho teve como objetivo refletir sobre observações de aulas de química, criar e relatar práticas pedagógicas baseadas nas Tecnologias Digitais realizadas por um estagiário de graduação de licenciatura em Química. Os dados foram coletados em duas etapas: na observação das aulas e na prática pedagógica e organizados via diário de bordo. Os dados analisados e interpretados demonstram que o uso de Tecnologias Digitais no ensino de química é uma forma de atrair o aluno por meio da curiosidade e da contextualização, uma vez que estas ferramentas possibilitam ao aluno, além de uma imaginação mais direcionada, interpretar fenômenos não vistos a olho nu. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/671 10.31512/encitec.v12i1.671 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/671 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v12i1.671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/671/355 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Robson Andrades Heidrich, Caroline Medeiros Martins de Almeida, Everton Bedin https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Robson Andrades Heidrich, Caroline Medeiros Martins de Almeida, Everton Bedin https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 1 (2022); 167-185 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1822178924637978624 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.31512/encitec.v12i1.671 |