OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrades Heidrich, Robson
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Medeiros Martins de Almeida, Caroline, Bedin, Everton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
DOI: 10.31512/encitec.v12i1.671
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/671
Resumo: O método tradicional de ensino, com metodologias expositivas, faz com que o aluno não tenha vontade de permanecer em sala de aula, principalmente quando lhe é mostrado que, supostamente, o que ele aprende na escola ele pode aprender na Internet. Neste viés, os professores necessitam desenvolver atividades diferenciadas aos alunos, trazendo a contextualização do dia-a-dia aos assuntos tratados em sala de aula. As Tecnologias Digitais são ótimas ferramentas para tais aplicações, pois é possível desenvolver os conteúdos utilizando-as de maneira que atraia o aluno, como games e aplicativos de celular. Este trabalho teve como objetivo refletir sobre observações de aulas de química, criar e relatar práticas pedagógicas baseadas nas Tecnologias Digitais realizadas por um estagiário de graduação de licenciatura em Química. Os dados foram coletados em duas etapas: na observação das aulas e na prática pedagógica e organizados via diário de bordo. Os dados analisados e interpretados demonstram que o uso de Tecnologias Digitais no ensino de química é uma forma de atrair o aluno por meio da curiosidade e da contextualização, uma vez que estas ferramentas possibilitam ao aluno, além de uma imaginação mais direcionada, interpretar fenômenos não vistos a olho nu.
id URI-5_f950130c88fb44add2e13d2d0d6be3c3
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/671
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
spelling OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIOmetodologia de ensinosequência didáticatecnologias digitaisinovaçãoO método tradicional de ensino, com metodologias expositivas, faz com que o aluno não tenha vontade de permanecer em sala de aula, principalmente quando lhe é mostrado que, supostamente, o que ele aprende na escola ele pode aprender na Internet. Neste viés, os professores necessitam desenvolver atividades diferenciadas aos alunos, trazendo a contextualização do dia-a-dia aos assuntos tratados em sala de aula. As Tecnologias Digitais são ótimas ferramentas para tais aplicações, pois é possível desenvolver os conteúdos utilizando-as de maneira que atraia o aluno, como games e aplicativos de celular. Este trabalho teve como objetivo refletir sobre observações de aulas de química, criar e relatar práticas pedagógicas baseadas nas Tecnologias Digitais realizadas por um estagiário de graduação de licenciatura em Química. Os dados foram coletados em duas etapas: na observação das aulas e na prática pedagógica e organizados via diário de bordo. Os dados analisados e interpretados demonstram que o uso de Tecnologias Digitais no ensino de química é uma forma de atrair o aluno por meio da curiosidade e da contextualização, uma vez que estas ferramentas possibilitam ao aluno, além de uma imaginação mais direcionada, interpretar fenômenos não vistos a olho nu.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2022-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/67110.31512/encitec.v12i1.671Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 1 (2022); 167-1852237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/671/355Copyright (c) 2022 Robson Andrades Heidrich, Caroline Medeiros Martins de Almeida, Everton Bedinhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrades Heidrich, Robson Medeiros Martins de Almeida, Caroline Bedin, Everton 2022-03-29T19:02:21Zoai:ojs2.san.uri.br:article/671Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2022-03-29T19:02:21Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO
title OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO
OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO
Andrades Heidrich, Robson
metodologia de ensino
sequência didática
tecnologias digitais
inovação
Andrades Heidrich, Robson
metodologia de ensino
sequência didática
tecnologias digitais
inovação
title_short OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO
title_full OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO
OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO
OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO
title_sort OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO
author Andrades Heidrich, Robson
author_facet Andrades Heidrich, Robson
Andrades Heidrich, Robson
Medeiros Martins de Almeida, Caroline
Bedin, Everton
Medeiros Martins de Almeida, Caroline
Bedin, Everton
author_role author
author2 Medeiros Martins de Almeida, Caroline
Bedin, Everton
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrades Heidrich, Robson
Medeiros Martins de Almeida, Caroline
Bedin, Everton
dc.subject.por.fl_str_mv metodologia de ensino
sequência didática
tecnologias digitais
inovação
topic metodologia de ensino
sequência didática
tecnologias digitais
inovação
description O método tradicional de ensino, com metodologias expositivas, faz com que o aluno não tenha vontade de permanecer em sala de aula, principalmente quando lhe é mostrado que, supostamente, o que ele aprende na escola ele pode aprender na Internet. Neste viés, os professores necessitam desenvolver atividades diferenciadas aos alunos, trazendo a contextualização do dia-a-dia aos assuntos tratados em sala de aula. As Tecnologias Digitais são ótimas ferramentas para tais aplicações, pois é possível desenvolver os conteúdos utilizando-as de maneira que atraia o aluno, como games e aplicativos de celular. Este trabalho teve como objetivo refletir sobre observações de aulas de química, criar e relatar práticas pedagógicas baseadas nas Tecnologias Digitais realizadas por um estagiário de graduação de licenciatura em Química. Os dados foram coletados em duas etapas: na observação das aulas e na prática pedagógica e organizados via diário de bordo. Os dados analisados e interpretados demonstram que o uso de Tecnologias Digitais no ensino de química é uma forma de atrair o aluno por meio da curiosidade e da contextualização, uma vez que estas ferramentas possibilitam ao aluno, além de uma imaginação mais direcionada, interpretar fenômenos não vistos a olho nu.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/671
10.31512/encitec.v12i1.671
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/671
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v12i1.671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/671/355
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Robson Andrades Heidrich, Caroline Medeiros Martins de Almeida, Everton Bedin
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Robson Andrades Heidrich, Caroline Medeiros Martins de Almeida, Everton Bedin
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 1 (2022); 167-185
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1822178924637978624
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.31512/encitec.v12i1.671