ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS EM CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações |
DOI: | 10.31512/gesto.v9i2.285 |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/285 |
Resumo: | O processo de globalização auxiliou na internacionalização de alguns processos produtivos de empresas. Com isso, algumas organizações, como as concessionárias de automóveis, terceirizaram processos como a comercialização do seu produto final. A promoção de vendas é um componente do mix de marketing que auxilia na venda dos produtos finais no curto prazo. O objetivo deste trabalho é verificar quais as estratégias de promoção de vendas utilizadas pelas concessionárias autorizadas, e de quem é a autonomia para realizar essas ações. Para isto, foi realizado um estudo qualitativo, com a estratégia de estudo de caso e a utilização de entrevista semiestruturada. A amostra é composta por cinco concessionárias de automóveis de diferentes montadoras. Os resultados revelam que as concessionárias utilizam diferentes estratégias de promoção de vendas, cada uma com sua finalidade. A autonomia para realização das ações de promoção de vendas pode ser da montadora, da concessionária, ou de ambas. Este estudo desenvolve a literatura e as pesquisas empíricas sobre as cadeias globais de valor e auxilia na compreensão do funcionamento da cadeia da indústria automobilística. |
id |
URI-6_3b7d8862f8d47bcc39a4382ef62c1cc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/285 |
network_acronym_str |
URI-6 |
network_name_str |
Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações |
spelling |
ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS EM CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEISCadeia Global de Valor. Promoção de Vendas. Mix de Marketing. Indústria Automotiva.O processo de globalização auxiliou na internacionalização de alguns processos produtivos de empresas. Com isso, algumas organizações, como as concessionárias de automóveis, terceirizaram processos como a comercialização do seu produto final. A promoção de vendas é um componente do mix de marketing que auxilia na venda dos produtos finais no curto prazo. O objetivo deste trabalho é verificar quais as estratégias de promoção de vendas utilizadas pelas concessionárias autorizadas, e de quem é a autonomia para realizar essas ações. Para isto, foi realizado um estudo qualitativo, com a estratégia de estudo de caso e a utilização de entrevista semiestruturada. A amostra é composta por cinco concessionárias de automóveis de diferentes montadoras. Os resultados revelam que as concessionárias utilizam diferentes estratégias de promoção de vendas, cada uma com sua finalidade. A autonomia para realização das ações de promoção de vendas pode ser da montadora, da concessionária, ou de ambas. Este estudo desenvolve a literatura e as pesquisas empíricas sobre as cadeias globais de valor e auxilia na compreensão do funcionamento da cadeia da indústria automobilística.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/28510.31512/gesto.v9i2.285Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações; v. 9 n. 2 (2021): Julho/dezembro de 2021; 135-1542358-0216reponame:Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizaçõesinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/285/143Copyright (c) 2021 Michele Raasch, João Henriques de Sousa Júniorhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRaasch, MicheleSousa Júnior, João Henriques de 2021-04-14T19:55:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/285Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/oai||rseibert@san.uri.br2358-02162358-0216opendoar:2021-04-14T19:55:11Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS EM CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS |
title |
ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS EM CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS EM CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS EM CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS Raasch, Michele Cadeia Global de Valor. Promoção de Vendas. Mix de Marketing. Indústria Automotiva. Raasch, Michele Cadeia Global de Valor. Promoção de Vendas. Mix de Marketing. Indústria Automotiva. |
title_short |
ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS EM CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS |
title_full |
ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS EM CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS EM CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS EM CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS EM CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS EM CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS |
title_sort |
ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS EM CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS |
author |
Raasch, Michele |
author_facet |
Raasch, Michele Raasch, Michele Sousa Júnior, João Henriques de Sousa Júnior, João Henriques de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa Júnior, João Henriques de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raasch, Michele Sousa Júnior, João Henriques de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cadeia Global de Valor. Promoção de Vendas. Mix de Marketing. Indústria Automotiva. |
topic |
Cadeia Global de Valor. Promoção de Vendas. Mix de Marketing. Indústria Automotiva. |
description |
O processo de globalização auxiliou na internacionalização de alguns processos produtivos de empresas. Com isso, algumas organizações, como as concessionárias de automóveis, terceirizaram processos como a comercialização do seu produto final. A promoção de vendas é um componente do mix de marketing que auxilia na venda dos produtos finais no curto prazo. O objetivo deste trabalho é verificar quais as estratégias de promoção de vendas utilizadas pelas concessionárias autorizadas, e de quem é a autonomia para realizar essas ações. Para isto, foi realizado um estudo qualitativo, com a estratégia de estudo de caso e a utilização de entrevista semiestruturada. A amostra é composta por cinco concessionárias de automóveis de diferentes montadoras. Os resultados revelam que as concessionárias utilizam diferentes estratégias de promoção de vendas, cada uma com sua finalidade. A autonomia para realização das ações de promoção de vendas pode ser da montadora, da concessionária, ou de ambas. Este estudo desenvolve a literatura e as pesquisas empíricas sobre as cadeias globais de valor e auxilia na compreensão do funcionamento da cadeia da indústria automobilística. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/285 10.31512/gesto.v9i2.285 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/285 |
identifier_str_mv |
10.31512/gesto.v9i2.285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/285/143 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Michele Raasch, João Henriques de Sousa Júnior https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Michele Raasch, João Henriques de Sousa Júnior https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações; v. 9 n. 2 (2021): Julho/dezembro de 2021; 135-154 2358-0216 reponame:Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações |
collection |
Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações |
repository.name.fl_str_mv |
Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rseibert@san.uri.br |
_version_ |
1822178924684115968 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.31512/gesto.v9i2.285 |