Estratégias de marketing na promoção de vendas no setor automotivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEGAS, Sarah Gusmão Dias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51467
Resumo: Desde a produção do primeiro carro por Henry Ford, nos Estados Unidos da América, o automóvel vem sofrendo constantes aperfeiçoamentos relacionados aos seus recursos tecnológicos (segurança, desempenho, agilidade, conforto) e passou a ser um dos produtos de maior consumo em nível mundial. Diante de tal magnitude, o setor automotivo passou a ser variado e extenso, sendo de responsabilidade das concessionárias a criação de estratégias para sobrevivência no mercado competitivo, atração e fidelização dos clientes. Este estudo tem como objetivo geral buscar evidências sobre as estratégias de marketing na promoção de vendas no setor automotivo. Para tanto foi realizada busca de publicações realizadas no período de 2010 a 2022, em português e inglês, em diferentes bancos de dados, entre os quais: Google Acadêmico, além de dados secundários de relatórios, anuários, estatísticas dos seguintes órgãos: Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores e Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores. Essa revisão demonstrou que a estratégia de vendas por preço, mala direta, Customer Relationship Management e marketing digital, são algumas das ferramentas amplamente utilizadas pelos gestores para manter uma boa participação de mercado do setor automotivo e garantir seu espaço. Conclui-se, portanto que, o perfil do cliente mudou, atualmente a existência do marketing digital e um pós-vendas eficiente, dinâmico e que atendam às necessidades dos clientes, é um fator decisivo no processo de compra e de fidelização do cliente à marca e ou a empresa.
id Krot_8ba6a06bb8598a7501ab28054c6f62ef
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51467
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling VIEGAS, Sarah Gusmão Dias2023-04-10T12:26:39Z2023-04-10T12:26:39Z2022https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51467Desde a produção do primeiro carro por Henry Ford, nos Estados Unidos da América, o automóvel vem sofrendo constantes aperfeiçoamentos relacionados aos seus recursos tecnológicos (segurança, desempenho, agilidade, conforto) e passou a ser um dos produtos de maior consumo em nível mundial. Diante de tal magnitude, o setor automotivo passou a ser variado e extenso, sendo de responsabilidade das concessionárias a criação de estratégias para sobrevivência no mercado competitivo, atração e fidelização dos clientes. Este estudo tem como objetivo geral buscar evidências sobre as estratégias de marketing na promoção de vendas no setor automotivo. Para tanto foi realizada busca de publicações realizadas no período de 2010 a 2022, em português e inglês, em diferentes bancos de dados, entre os quais: Google Acadêmico, além de dados secundários de relatórios, anuários, estatísticas dos seguintes órgãos: Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores e Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores. Essa revisão demonstrou que a estratégia de vendas por preço, mala direta, Customer Relationship Management e marketing digital, são algumas das ferramentas amplamente utilizadas pelos gestores para manter uma boa participação de mercado do setor automotivo e garantir seu espaço. Conclui-se, portanto que, o perfil do cliente mudou, atualmente a existência do marketing digital e um pós-vendas eficiente, dinâmico e que atendam às necessidades dos clientes, é um fator decisivo no processo de compra e de fidelização do cliente à marca e ou a empresa.Setor automotivoMarketingVendasEstratégiasEstratégias de marketing na promoção de vendas no setor automotivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAdministraçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALSARAH+GUSMÃ.pdfSARAH+GUSMÃ.pdfapplication/pdf1290790https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/51467/1/SARAH%2bGUSM%c3%83.pdf5149962272360bf3f9244b52ee61972aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/51467/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/514672023-07-24 15:07:03.987oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-24T18:07:03falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-24T18:07:03Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de marketing na promoção de vendas no setor automotivo
title Estratégias de marketing na promoção de vendas no setor automotivo
spellingShingle Estratégias de marketing na promoção de vendas no setor automotivo
VIEGAS, Sarah Gusmão Dias
Setor automotivo
Marketing
Vendas
Estratégias
title_short Estratégias de marketing na promoção de vendas no setor automotivo
title_full Estratégias de marketing na promoção de vendas no setor automotivo
title_fullStr Estratégias de marketing na promoção de vendas no setor automotivo
title_full_unstemmed Estratégias de marketing na promoção de vendas no setor automotivo
title_sort Estratégias de marketing na promoção de vendas no setor automotivo
author VIEGAS, Sarah Gusmão Dias
author_facet VIEGAS, Sarah Gusmão Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VIEGAS, Sarah Gusmão Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Setor automotivo
Marketing
Vendas
Estratégias
topic Setor automotivo
Marketing
Vendas
Estratégias
description Desde a produção do primeiro carro por Henry Ford, nos Estados Unidos da América, o automóvel vem sofrendo constantes aperfeiçoamentos relacionados aos seus recursos tecnológicos (segurança, desempenho, agilidade, conforto) e passou a ser um dos produtos de maior consumo em nível mundial. Diante de tal magnitude, o setor automotivo passou a ser variado e extenso, sendo de responsabilidade das concessionárias a criação de estratégias para sobrevivência no mercado competitivo, atração e fidelização dos clientes. Este estudo tem como objetivo geral buscar evidências sobre as estratégias de marketing na promoção de vendas no setor automotivo. Para tanto foi realizada busca de publicações realizadas no período de 2010 a 2022, em português e inglês, em diferentes bancos de dados, entre os quais: Google Acadêmico, além de dados secundários de relatórios, anuários, estatísticas dos seguintes órgãos: Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores e Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores. Essa revisão demonstrou que a estratégia de vendas por preço, mala direta, Customer Relationship Management e marketing digital, são algumas das ferramentas amplamente utilizadas pelos gestores para manter uma boa participação de mercado do setor automotivo e garantir seu espaço. Conclui-se, portanto que, o perfil do cliente mudou, atualmente a existência do marketing digital e um pós-vendas eficiente, dinâmico e que atendam às necessidades dos clientes, é um fator decisivo no processo de compra e de fidelização do cliente à marca e ou a empresa.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-10T12:26:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-10T12:26:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51467
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/51467/1/SARAH%2bGUSM%c3%83.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/51467/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5149962272360bf3f9244b52ee61972a
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460411679899648