EVOLUÇÃO DAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DO MARKETING E A ABORDAGEM DO MARKETING ESTRATÉGICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Amanda Regina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sgarbossa, Maira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/242
Resumo: O marketing associa-se aos conceitos de criatividade e inovação para o alcançar as metas focadas em estratégia de sobrevivência, de antecipação de necessidades do mercado e na pesquisa de novas tecnologias para produtos e serviços. Para compreender melhor o Marketing, assim como a sua crescente importância dentro das organizações, esta pesquisa apresenta uma sintetização de seu desenvolvimento histórico, desde a época em que ainda não era considerada uma área específica do conhecimento, até os dias de hoje. Contudo, este trabalho tem por objetivo apresentar a evolução das perspectivas do marketing e a abordagem do marketing estratégico. Dessa forma, apresenta-se o início da história do Marketing, onde se identificam as primeiras atividades desenvolvidas, antes somente uma questão de mercado. Mostra-se a relação da orientação para o mercado, às trocas transacionais e a emergência do marketing de relacionamento a partir das atividades diferenciadas. Ainda se apresenta a abordagem do marketing estratégico, por ser fundamental nas organizações. Por fim, são apresentadas as limitações e algumas sugestões de estudos futuros e contribuições de estudos dentro da área do marketing.
id URI-6_92c7935b74ac5b3373f3217569947972
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/242
network_acronym_str URI-6
network_name_str Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações
repository_id_str
spelling EVOLUÇÃO DAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DO MARKETING E A ABORDAGEM DO MARKETING ESTRATÉGICOMarketing; Perspectivas teóricas; Marketing estratégicoO marketing associa-se aos conceitos de criatividade e inovação para o alcançar as metas focadas em estratégia de sobrevivência, de antecipação de necessidades do mercado e na pesquisa de novas tecnologias para produtos e serviços. Para compreender melhor o Marketing, assim como a sua crescente importância dentro das organizações, esta pesquisa apresenta uma sintetização de seu desenvolvimento histórico, desde a época em que ainda não era considerada uma área específica do conhecimento, até os dias de hoje. Contudo, este trabalho tem por objetivo apresentar a evolução das perspectivas do marketing e a abordagem do marketing estratégico. Dessa forma, apresenta-se o início da história do Marketing, onde se identificam as primeiras atividades desenvolvidas, antes somente uma questão de mercado. Mostra-se a relação da orientação para o mercado, às trocas transacionais e a emergência do marketing de relacionamento a partir das atividades diferenciadas. Ainda se apresenta a abordagem do marketing estratégico, por ser fundamental nas organizações. Por fim, são apresentadas as limitações e algumas sugestões de estudos futuros e contribuições de estudos dentro da área do marketing.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/24210.31512/gesto.v9i2.242Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações; v. 9 n. 2 (2021): Julho/dezembro de 2021; 114-134 2358-0216reponame:Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizaçõesinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/242/142Copyright (c) 2021 Amanda Regina Leite, Maira Sgarbossahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Amanda ReginaSgarbossa, Maira2021-02-05T13:02:46Zoai:ojs2.san.uri.br:article/242Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/oai||rseibert@san.uri.br2358-02162358-0216opendoar:2021-02-05T13:02:46Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv EVOLUÇÃO DAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DO MARKETING E A ABORDAGEM DO MARKETING ESTRATÉGICO
title EVOLUÇÃO DAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DO MARKETING E A ABORDAGEM DO MARKETING ESTRATÉGICO
spellingShingle EVOLUÇÃO DAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DO MARKETING E A ABORDAGEM DO MARKETING ESTRATÉGICO
Leite, Amanda Regina
Marketing; Perspectivas teóricas; Marketing estratégico
title_short EVOLUÇÃO DAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DO MARKETING E A ABORDAGEM DO MARKETING ESTRATÉGICO
title_full EVOLUÇÃO DAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DO MARKETING E A ABORDAGEM DO MARKETING ESTRATÉGICO
title_fullStr EVOLUÇÃO DAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DO MARKETING E A ABORDAGEM DO MARKETING ESTRATÉGICO
title_full_unstemmed EVOLUÇÃO DAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DO MARKETING E A ABORDAGEM DO MARKETING ESTRATÉGICO
title_sort EVOLUÇÃO DAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DO MARKETING E A ABORDAGEM DO MARKETING ESTRATÉGICO
author Leite, Amanda Regina
author_facet Leite, Amanda Regina
Sgarbossa, Maira
author_role author
author2 Sgarbossa, Maira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Amanda Regina
Sgarbossa, Maira
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing; Perspectivas teóricas; Marketing estratégico
topic Marketing; Perspectivas teóricas; Marketing estratégico
description O marketing associa-se aos conceitos de criatividade e inovação para o alcançar as metas focadas em estratégia de sobrevivência, de antecipação de necessidades do mercado e na pesquisa de novas tecnologias para produtos e serviços. Para compreender melhor o Marketing, assim como a sua crescente importância dentro das organizações, esta pesquisa apresenta uma sintetização de seu desenvolvimento histórico, desde a época em que ainda não era considerada uma área específica do conhecimento, até os dias de hoje. Contudo, este trabalho tem por objetivo apresentar a evolução das perspectivas do marketing e a abordagem do marketing estratégico. Dessa forma, apresenta-se o início da história do Marketing, onde se identificam as primeiras atividades desenvolvidas, antes somente uma questão de mercado. Mostra-se a relação da orientação para o mercado, às trocas transacionais e a emergência do marketing de relacionamento a partir das atividades diferenciadas. Ainda se apresenta a abordagem do marketing estratégico, por ser fundamental nas organizações. Por fim, são apresentadas as limitações e algumas sugestões de estudos futuros e contribuições de estudos dentro da área do marketing.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/242
10.31512/gesto.v9i2.242
url https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/242
identifier_str_mv 10.31512/gesto.v9i2.242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/242/142
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Amanda Regina Leite, Maira Sgarbossa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Amanda Regina Leite, Maira Sgarbossa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações; v. 9 n. 2 (2021): Julho/dezembro de 2021; 114-134
2358-0216
reponame:Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações
collection Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações
repository.name.fl_str_mv Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv ||rseibert@san.uri.br
_version_ 1797688343437246464