“TEM MAIS GENTE SAINDO DA EMPRESA DO QUE QUERENDO FICAR”: A ROTATIVIDADE NO SEGMENTO MARMORISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scorsatto, Cassiano
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mozzato, Anelise Rebelato, Sgarbossa, Maira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/1133
Resumo: Presente no cotidiano das organizações e sem a devida atenção dos gestores, a alta rotatividade pode gerar prejuízos às empresas e trabalhadores. Desse modo, essa pesquisa objetiva estudar as causas da rotatividade de mão de obra no segmento de marmorarias nas cidades de Nova Prata, Nova Bassano, Nova Araçá e Paraí. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem mista. Para a coleta de dados utilizaram-se de entrevistas semiestruturadas junto aos gerentes/proprietários das marmorarias e questionários físicos, respondidos de forma anônima, que foram aplicados junto aos trabalhadores. Os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva e interseccionados com as visões dos autores presentes no referencial teórico. Os resultados trazem que os salários e benefícios oferecidos não se apresentam mais como capazes de conter a alta rotatividade. A dificuldade em manter a equipe qualificada, em razão da troca frequente da mão de obra, respinga negativamente na manutenção do padrão de acabamento e produção, refletindo na saúde financeira das marmorarias. Concluiu-se que as causas da rotatividade de mão de obra nas marmorarias estudadas, referem-se a diversos fatores, os quais são elencados no artigo. A partir disso, são apresentadas sugestões às empresas, a fim de reduzir a rotatividade de trabalhadores. Palavras-chave: rotatividade; mão de obra; saúde financeira; produção; marmorarias.
id URI-6_9751bd043001292d8de45defaa6226d8
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/1133
network_acronym_str URI-6
network_name_str Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações
repository_id_str
spelling “TEM MAIS GENTE SAINDO DA EMPRESA DO QUE QUERENDO FICAR”: A ROTATIVIDADE NO SEGMENTO MARMORISTArotatividademão de obrasaúde financeiramarmorariasPresente no cotidiano das organizações e sem a devida atenção dos gestores, a alta rotatividade pode gerar prejuízos às empresas e trabalhadores. Desse modo, essa pesquisa objetiva estudar as causas da rotatividade de mão de obra no segmento de marmorarias nas cidades de Nova Prata, Nova Bassano, Nova Araçá e Paraí. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem mista. Para a coleta de dados utilizaram-se de entrevistas semiestruturadas junto aos gerentes/proprietários das marmorarias e questionários físicos, respondidos de forma anônima, que foram aplicados junto aos trabalhadores. Os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva e interseccionados com as visões dos autores presentes no referencial teórico. Os resultados trazem que os salários e benefícios oferecidos não se apresentam mais como capazes de conter a alta rotatividade. A dificuldade em manter a equipe qualificada, em razão da troca frequente da mão de obra, respinga negativamente na manutenção do padrão de acabamento e produção, refletindo na saúde financeira das marmorarias. Concluiu-se que as causas da rotatividade de mão de obra nas marmorarias estudadas, referem-se a diversos fatores, os quais são elencados no artigo. A partir disso, são apresentadas sugestões às empresas, a fim de reduzir a rotatividade de trabalhadores. Palavras-chave: rotatividade; mão de obra; saúde financeira; produção; marmorarias.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/113310.31512/gesto.v11i1.1133Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações; v. 11 n. 1 (2023): Janeiro/junho de 2023; 27-492358-0216reponame:Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizaçõesinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/1133/512Copyright (c) 2023 Cassiano Scorsatto, Anelise Rebelato Mozzato, Maira Sgarbossahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScorsatto, CassianoMozzato, Anelise RebelatoSgarbossa, Maira2023-02-22T18:25:51Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1133Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/oai||rseibert@san.uri.br2358-02162358-0216opendoar:2023-02-22T18:25:51Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv “TEM MAIS GENTE SAINDO DA EMPRESA DO QUE QUERENDO FICAR”: A ROTATIVIDADE NO SEGMENTO MARMORISTA
title “TEM MAIS GENTE SAINDO DA EMPRESA DO QUE QUERENDO FICAR”: A ROTATIVIDADE NO SEGMENTO MARMORISTA
spellingShingle “TEM MAIS GENTE SAINDO DA EMPRESA DO QUE QUERENDO FICAR”: A ROTATIVIDADE NO SEGMENTO MARMORISTA
Scorsatto, Cassiano
rotatividade
mão de obra
saúde financeira
marmorarias
title_short “TEM MAIS GENTE SAINDO DA EMPRESA DO QUE QUERENDO FICAR”: A ROTATIVIDADE NO SEGMENTO MARMORISTA
title_full “TEM MAIS GENTE SAINDO DA EMPRESA DO QUE QUERENDO FICAR”: A ROTATIVIDADE NO SEGMENTO MARMORISTA
title_fullStr “TEM MAIS GENTE SAINDO DA EMPRESA DO QUE QUERENDO FICAR”: A ROTATIVIDADE NO SEGMENTO MARMORISTA
title_full_unstemmed “TEM MAIS GENTE SAINDO DA EMPRESA DO QUE QUERENDO FICAR”: A ROTATIVIDADE NO SEGMENTO MARMORISTA
title_sort “TEM MAIS GENTE SAINDO DA EMPRESA DO QUE QUERENDO FICAR”: A ROTATIVIDADE NO SEGMENTO MARMORISTA
author Scorsatto, Cassiano
author_facet Scorsatto, Cassiano
Mozzato, Anelise Rebelato
Sgarbossa, Maira
author_role author
author2 Mozzato, Anelise Rebelato
Sgarbossa, Maira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scorsatto, Cassiano
Mozzato, Anelise Rebelato
Sgarbossa, Maira
dc.subject.por.fl_str_mv rotatividade
mão de obra
saúde financeira
marmorarias
topic rotatividade
mão de obra
saúde financeira
marmorarias
description Presente no cotidiano das organizações e sem a devida atenção dos gestores, a alta rotatividade pode gerar prejuízos às empresas e trabalhadores. Desse modo, essa pesquisa objetiva estudar as causas da rotatividade de mão de obra no segmento de marmorarias nas cidades de Nova Prata, Nova Bassano, Nova Araçá e Paraí. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem mista. Para a coleta de dados utilizaram-se de entrevistas semiestruturadas junto aos gerentes/proprietários das marmorarias e questionários físicos, respondidos de forma anônima, que foram aplicados junto aos trabalhadores. Os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva e interseccionados com as visões dos autores presentes no referencial teórico. Os resultados trazem que os salários e benefícios oferecidos não se apresentam mais como capazes de conter a alta rotatividade. A dificuldade em manter a equipe qualificada, em razão da troca frequente da mão de obra, respinga negativamente na manutenção do padrão de acabamento e produção, refletindo na saúde financeira das marmorarias. Concluiu-se que as causas da rotatividade de mão de obra nas marmorarias estudadas, referem-se a diversos fatores, os quais são elencados no artigo. A partir disso, são apresentadas sugestões às empresas, a fim de reduzir a rotatividade de trabalhadores. Palavras-chave: rotatividade; mão de obra; saúde financeira; produção; marmorarias.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/1133
10.31512/gesto.v11i1.1133
url https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/1133
identifier_str_mv 10.31512/gesto.v11i1.1133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/1133/512
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Cassiano Scorsatto, Anelise Rebelato Mozzato, Maira Sgarbossa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Cassiano Scorsatto, Anelise Rebelato Mozzato, Maira Sgarbossa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações; v. 11 n. 1 (2023): Janeiro/junho de 2023; 27-49
2358-0216
reponame:Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações
collection Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações
repository.name.fl_str_mv Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv ||rseibert@san.uri.br
_version_ 1797688343412080640