Rotatividade de funcionários no setor de call center : um estudo de caso na empresa Atendebem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29781 |
Resumo: | Altos índices de rotatividade de pessoal podem comprometer significativamente os resultados organizacionais. Sendo assim, este trabalho buscou conhecer os possíveis fatores causadores de rotatividade no setor de Call Center. Para tanto foi realizado um estudo de caso na empresa ATENDEBEM em São Leopoldo/RS na qual foram realizadas entrevistas com o gestor da empresa, funcionários, ex-funcionários, totalizando 13 entrevistas. Teve com objetivos calcular o índice de rotatividade da empresa, caracterizar o perfil dos empregados e propor ações de melhoria para diminuir a rotatividade na empresa. Dentre os principais resultados destacam-se fatores organizacionais como a insatisfação dos funcionários quanto à questão salarial e benefícios, supervisores e gestores e pressão por metas na empresa também apareceram como fatores de insatisfação por parte dos entrevistados. Quanto às conseqüências negativas da rotatividade, revelaram-se bastante prejudiciais à organização, como por exemplo, custos adicionais de contratação e treinamento e aos empregados como menor satisfação. Entre as conseqüências positivas está a possível renovação do quadros com funcionários mais motivados e maior possibilidade de mobilidade interna. Como resultados foram sugeridos programas motivacionais e que permitam ao funcionário ascensão a cargos mais elevados dentro da empresa a fim de contribuir para o encaminhamento de soluções para os problemas ou deficiências constatadas. |
id |
UFRGS-2_8115a98eb6f19f5323fbf457c0db2599 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29781 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Fernanda da Silva eScheffer, Angela Beatriz Busato2011-06-28T06:00:13Z2010http://hdl.handle.net/10183/29781000775467Altos índices de rotatividade de pessoal podem comprometer significativamente os resultados organizacionais. Sendo assim, este trabalho buscou conhecer os possíveis fatores causadores de rotatividade no setor de Call Center. Para tanto foi realizado um estudo de caso na empresa ATENDEBEM em São Leopoldo/RS na qual foram realizadas entrevistas com o gestor da empresa, funcionários, ex-funcionários, totalizando 13 entrevistas. Teve com objetivos calcular o índice de rotatividade da empresa, caracterizar o perfil dos empregados e propor ações de melhoria para diminuir a rotatividade na empresa. Dentre os principais resultados destacam-se fatores organizacionais como a insatisfação dos funcionários quanto à questão salarial e benefícios, supervisores e gestores e pressão por metas na empresa também apareceram como fatores de insatisfação por parte dos entrevistados. Quanto às conseqüências negativas da rotatividade, revelaram-se bastante prejudiciais à organização, como por exemplo, custos adicionais de contratação e treinamento e aos empregados como menor satisfação. Entre as conseqüências positivas está a possível renovação do quadros com funcionários mais motivados e maior possibilidade de mobilidade interna. Como resultados foram sugeridos programas motivacionais e que permitam ao funcionário ascensão a cargos mais elevados dentro da empresa a fim de contribuir para o encaminhamento de soluções para os problemas ou deficiências constatadas.application/pdfporGestão de pessoasCall CenterRotatividade de mão-de-obraRotatividade de funcionários no setor de call center : um estudo de caso na empresa Atendebeminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000775467.pdf.txt000775467.pdf.txtExtracted Texttext/plain83783http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29781/2/000775467.pdf.txt23d3132ab1839ebeb6c585b1ca5d4f54MD52ORIGINAL000775467.pdf000775467.pdfTexto completoapplication/pdf345721http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29781/1/000775467.pdf4e247e46c2cee9cdb203cd1d1a5e53deMD5110183/297812018-04-22 02:37:57.70048oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29781Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-04-22T05:37:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Rotatividade de funcionários no setor de call center : um estudo de caso na empresa Atendebem |
title |
Rotatividade de funcionários no setor de call center : um estudo de caso na empresa Atendebem |
spellingShingle |
Rotatividade de funcionários no setor de call center : um estudo de caso na empresa Atendebem Souza, Fernanda da Silva e Gestão de pessoas Call Center Rotatividade de mão-de-obra |
title_short |
Rotatividade de funcionários no setor de call center : um estudo de caso na empresa Atendebem |
title_full |
Rotatividade de funcionários no setor de call center : um estudo de caso na empresa Atendebem |
title_fullStr |
Rotatividade de funcionários no setor de call center : um estudo de caso na empresa Atendebem |
title_full_unstemmed |
Rotatividade de funcionários no setor de call center : um estudo de caso na empresa Atendebem |
title_sort |
Rotatividade de funcionários no setor de call center : um estudo de caso na empresa Atendebem |
author |
Souza, Fernanda da Silva e |
author_facet |
Souza, Fernanda da Silva e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Fernanda da Silva e |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Scheffer, Angela Beatriz Busato |
contributor_str_mv |
Scheffer, Angela Beatriz Busato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de pessoas Call Center Rotatividade de mão-de-obra |
topic |
Gestão de pessoas Call Center Rotatividade de mão-de-obra |
description |
Altos índices de rotatividade de pessoal podem comprometer significativamente os resultados organizacionais. Sendo assim, este trabalho buscou conhecer os possíveis fatores causadores de rotatividade no setor de Call Center. Para tanto foi realizado um estudo de caso na empresa ATENDEBEM em São Leopoldo/RS na qual foram realizadas entrevistas com o gestor da empresa, funcionários, ex-funcionários, totalizando 13 entrevistas. Teve com objetivos calcular o índice de rotatividade da empresa, caracterizar o perfil dos empregados e propor ações de melhoria para diminuir a rotatividade na empresa. Dentre os principais resultados destacam-se fatores organizacionais como a insatisfação dos funcionários quanto à questão salarial e benefícios, supervisores e gestores e pressão por metas na empresa também apareceram como fatores de insatisfação por parte dos entrevistados. Quanto às conseqüências negativas da rotatividade, revelaram-se bastante prejudiciais à organização, como por exemplo, custos adicionais de contratação e treinamento e aos empregados como menor satisfação. Entre as conseqüências positivas está a possível renovação do quadros com funcionários mais motivados e maior possibilidade de mobilidade interna. Como resultados foram sugeridos programas motivacionais e que permitam ao funcionário ascensão a cargos mais elevados dentro da empresa a fim de contribuir para o encaminhamento de soluções para os problemas ou deficiências constatadas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-28T06:00:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29781 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000775467 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29781 |
identifier_str_mv |
000775467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29781/2/000775467.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29781/1/000775467.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
23d3132ab1839ebeb6c585b1ca5d4f54 4e247e46c2cee9cdb203cd1d1a5e53de |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724510005100544 |