Uso das figuras de Chladni no ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Márcio Antonio de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE
Texto Completo: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9202
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre a utilização dos padrões ressonantes de Chladni no ensino de Física para estudantes do 9o ano do ensino fundamental. Desenvolvemos uma sequência didática com o tema geral Acústica com uma turma de estudantes de uma escola pública do ensino fundamental, a qual teve contato com os conteúdos de física pela primeira vez. Alguns conceitos da Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel foram aplicados nesta sequência didática, objetivando sondar o nível de conhecimento intuitivo e o senso comum destes estudantes, através da realização de algumas atividades práticas e do desenvolvimento de alguns roteiros de experimentação com um aparato proposto, servindo como material útil de apoio ou como tutorial para professores de ciências em geral, dos ensinos fundamental e médio; bem como podendo ser utilizado por alunos de graduação dos cursos de licenciatura e bacharelado em física da universidade. O uso do aparato experimental proposto aqui pretende intermediar o processo de obtenção de conhecimentos físicos abstratos como: ondas sonoras, ondas estacionárias, ressonância, modos normais de vibração de uma membrana, dentre outros assuntos. Pretendemos com este trabalho tornar tais conceitos mais acessíveis e contextualizados para os alunos. É possível utilizar os padrões ressonantes de Chladni no ensino de física como um forte aliado do professor no ensino da Acústica, pois ele contribui para aumentar o interesse dos estudantes e professores em sala de aula, com a finalidade de tornar mais significativa a aprendizagem da física para todos os envolvidos.
id URPE_eb029888b752ae8a422eed41ba9a9b21
oai_identifier_str oai:tede2:tede2/9202
network_acronym_str URPE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE
repository_id_str
spelling Uso das figuras de Chladni no ensino de FísicaEnsino de físicaAcústicaRessonânciaSequência didáticaAprendizagem significativaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho apresenta um estudo sobre a utilização dos padrões ressonantes de Chladni no ensino de Física para estudantes do 9o ano do ensino fundamental. Desenvolvemos uma sequência didática com o tema geral Acústica com uma turma de estudantes de uma escola pública do ensino fundamental, a qual teve contato com os conteúdos de física pela primeira vez. Alguns conceitos da Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel foram aplicados nesta sequência didática, objetivando sondar o nível de conhecimento intuitivo e o senso comum destes estudantes, através da realização de algumas atividades práticas e do desenvolvimento de alguns roteiros de experimentação com um aparato proposto, servindo como material útil de apoio ou como tutorial para professores de ciências em geral, dos ensinos fundamental e médio; bem como podendo ser utilizado por alunos de graduação dos cursos de licenciatura e bacharelado em física da universidade. O uso do aparato experimental proposto aqui pretende intermediar o processo de obtenção de conhecimentos físicos abstratos como: ondas sonoras, ondas estacionárias, ressonância, modos normais de vibração de uma membrana, dentre outros assuntos. Pretendemos com este trabalho tornar tais conceitos mais acessíveis e contextualizados para os alunos. É possível utilizar os padrões ressonantes de Chladni no ensino de física como um forte aliado do professor no ensino da Acústica, pois ele contribui para aumentar o interesse dos estudantes e professores em sala de aula, com a finalidade de tornar mais significativa a aprendizagem da física para todos os envolvidos.This work presents a study on the use of the resonant Chladni patterns in the physics teaching for ninth grade (9th) students from the elementary school. We developed a didactic sequence with the general theme Acoustics with a class of students from a public elementary school, who had contact with the contents of physics for the first time. Some concepts of David Ausubel's Meaningful Learning Theory were applied in this didactic sequence, aiming to probe the level of intuitive knowledge and common sense of these students, through the accomplishment of some practical activities and the development of some experimentation scripts with a proposed apparatus, serving as useful support material or as a tutorial for teachers of general science in elementary and high school, as well as for use by undergraduate students of the university's undergraduate and bachelor of physics courses. The use of the experimental apparatus proposed in this work intends to intermediate the process of obtaining abstract physical knowledge such as: sound waves, standing waves, resonance, normal modes of vibration of a membrane, among other subjects. We intend with this work to make such concepts more relevant and contextualized for the students. It is possible to use Chladni's resonant patterns in the teaching of physics as a strong ally of the teacher in the teaching of Acoustics, as it contributes to increase the interest of students and teachers in the classroom, improving also the overall learning for everybody.Universidade Federal Rural de PernambucoDepartamento de FísicaBrasilUFRPEPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)MAGNO, Wictor CarlosMONTEIRO JÚNIOR, Francisco NaironFIGUEIREDO, Pedro Hugo deLIMA, Márcio Antonio de2023-07-10T18:24:05Z2020-08-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Márcio Antonio de. Uso das figuras de Chladni no ensino de Física. 2020. 121 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9202porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPEinstname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-07-10T18:24:05Zoai:tede2:tede2/9202Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede/PUBhttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/oai/requestbdtd@ufrpe.br ||bdtd@ufrpe.bropendoar:2023-07-10T18:24:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso das figuras de Chladni no ensino de Física
title Uso das figuras de Chladni no ensino de Física
spellingShingle Uso das figuras de Chladni no ensino de Física
LIMA, Márcio Antonio de
Ensino de física
Acústica
Ressonância
Sequência didática
Aprendizagem significativa
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Uso das figuras de Chladni no ensino de Física
title_full Uso das figuras de Chladni no ensino de Física
title_fullStr Uso das figuras de Chladni no ensino de Física
title_full_unstemmed Uso das figuras de Chladni no ensino de Física
title_sort Uso das figuras de Chladni no ensino de Física
author LIMA, Márcio Antonio de
author_facet LIMA, Márcio Antonio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MAGNO, Wictor Carlos
MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon
FIGUEIREDO, Pedro Hugo de
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Márcio Antonio de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Acústica
Ressonância
Sequência didática
Aprendizagem significativa
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino de física
Acústica
Ressonância
Sequência didática
Aprendizagem significativa
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho apresenta um estudo sobre a utilização dos padrões ressonantes de Chladni no ensino de Física para estudantes do 9o ano do ensino fundamental. Desenvolvemos uma sequência didática com o tema geral Acústica com uma turma de estudantes de uma escola pública do ensino fundamental, a qual teve contato com os conteúdos de física pela primeira vez. Alguns conceitos da Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel foram aplicados nesta sequência didática, objetivando sondar o nível de conhecimento intuitivo e o senso comum destes estudantes, através da realização de algumas atividades práticas e do desenvolvimento de alguns roteiros de experimentação com um aparato proposto, servindo como material útil de apoio ou como tutorial para professores de ciências em geral, dos ensinos fundamental e médio; bem como podendo ser utilizado por alunos de graduação dos cursos de licenciatura e bacharelado em física da universidade. O uso do aparato experimental proposto aqui pretende intermediar o processo de obtenção de conhecimentos físicos abstratos como: ondas sonoras, ondas estacionárias, ressonância, modos normais de vibração de uma membrana, dentre outros assuntos. Pretendemos com este trabalho tornar tais conceitos mais acessíveis e contextualizados para os alunos. É possível utilizar os padrões ressonantes de Chladni no ensino de física como um forte aliado do professor no ensino da Acústica, pois ele contribui para aumentar o interesse dos estudantes e professores em sala de aula, com a finalidade de tornar mais significativa a aprendizagem da física para todos os envolvidos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-06
2023-07-10T18:24:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Márcio Antonio de. Uso das figuras de Chladni no ensino de Física. 2020. 121 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9202
identifier_str_mv LIMA, Márcio Antonio de. Uso das figuras de Chladni no ensino de Física. 2020. 121 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
url http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Física
Brasil
UFRPE
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Física
Brasil
UFRPE
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@ufrpe.br ||bdtd@ufrpe.br
_version_ 1823352186460962816