Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Roberto Elísio dos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: VERGUEIRO, Waldomiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/244
Resumo: Após décadas de rejeição por parte dos educadores, no final dos anos 1990 as histórias em quadrinhos começaram a conquistar seu espaço nas salas de aula brasileiras. No entanto, apesar dos avanços conseguidos, ainda é preciso adequar as aplicações possíveis deste produto cultural às necessidades do processo de aprendizado. Nesse sentido, neste artigo temos por objetivo fomentar e nortear o uso apropriado das narrativas sequenciais nas práticas educativas, discutindo os possíveis caminhos para sua implementação.
id USCS-1_0d7a42b158688407806dbf90107e1181
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/244
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleHistórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à práticaComics in the learning process: from theory to practice2012-042012-08-20T18:07:14Z2012-08-20T18:07:14ZUninoveApós décadas de rejeição por parte dos educadores, no final dos anos 1990 as histórias em quadrinhos começaram a conquistar seu espaço nas salas de aula brasileiras. No entanto, apesar dos avanços conseguidos, ainda é preciso adequar as aplicações possíveis deste produto cultural às necessidades do processo de aprendizado. Nesse sentido, neste artigo temos por objetivo fomentar e nortear o uso apropriado das narrativas sequenciais nas práticas educativas, discutindo os possíveis caminhos para sua implementação.Submitted by Roberto Santos (roberto.elisio@uscs.edu.br) on 2012-08-15T20:33:44Z No. of bitstreams: 1 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE APRENDIZADO.pdf: 2031961 bytes, checksum: a319e707855694692b9b65e4f2615c22 (MD5)Approved for entry into archive by Gino Giacomini-Filho(gino.giacomini@uscs.edu.br) on 2012-08-16T18:48:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE APRENDIZADO.pdf: 2031961 bytes, checksum: a319e707855694692b9b65e4f2615c22 (MD5)Approved for entry into archive by Silvia Pegorin Braga(bibliotecacampus2@uscs.edu.br) on 2012-08-20T18:07:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE APRENDIZADO.pdf: 2031961 bytes, checksum: a319e707855694692b9b65e4f2615c22 (MD5)Made available in DSpace on 2012-08-20T18:07:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE APRENDIZADO.pdf: 2031961 bytes, checksum: a319e707855694692b9b65e4f2615c22 (MD5) Previous issue date: 2012-04EducaçãoHistórias em quadrinhosPráticas educativashttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/244DMD_hdl_123456789/244SANTOS, R. E. ; VERGUEIRO, W. . Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. Eccos Revista Científica (Impresso), v. 27, p. 81-95, 2012SANTOS, Roberto Elísio dosVERGUEIRO, Waldomiroporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessHIST%c3%93RIAS%20EM%20QUADRINHOS%20NO%20PROCESSO%20DE%20APRENDIZADO.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/244/2/HIST%c3%93RIAS%20EM%20QUADRINHOS%20NO%20PROCESSO%20DE%20APRENDIZADO.pdfapplication/pdf2031961http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/244/2/HIST%c3%93RIAS%20EM%20QUADRINHOS%20NO%20PROCESSO%20DE%20APRENDIZADO.pdfa319e707855694692b9b65e4f2615c22MD5123456789_244_22020-07-22T15:44:20Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/244Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:44:24.431Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática
dc.title.alternative..fl_str_mv Comics in the learning process: from theory to practice
title Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática
spellingShingle Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática
SANTOS, Roberto Elísio dos
Educação
Histórias em quadrinhos
Práticas educativas
title_short Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática
title_full Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática
title_fullStr Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática
title_full_unstemmed Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática
title_sort Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática
author SANTOS, Roberto Elísio dos
author_facet SANTOS, Roberto Elísio dos
VERGUEIRO, Waldomiro
author_role author
author2 VERGUEIRO, Waldomiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Roberto Elísio dos
VERGUEIRO, Waldomiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Histórias em quadrinhos
Práticas educativas
topic Educação
Histórias em quadrinhos
Práticas educativas
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Após décadas de rejeição por parte dos educadores, no final dos anos 1990 as histórias em quadrinhos começaram a conquistar seu espaço nas salas de aula brasileiras. No entanto, apesar dos avanços conseguidos, ainda é preciso adequar as aplicações possíveis deste produto cultural às necessidades do processo de aprendizado. Nesse sentido, neste artigo temos por objetivo fomentar e nortear o uso apropriado das narrativas sequenciais nas práticas educativas, discutindo os possíveis caminhos para sua implementação.
description Após décadas de rejeição por parte dos educadores, no final dos anos 1990 as histórias em quadrinhos começaram a conquistar seu espaço nas salas de aula brasileiras. No entanto, apesar dos avanços conseguidos, ainda é preciso adequar as aplicações possíveis deste produto cultural às necessidades do processo de aprendizado. Nesse sentido, neste artigo temos por objetivo fomentar e nortear o uso apropriado das narrativas sequenciais nas práticas educativas, discutindo os possíveis caminhos para sua implementação.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-04
dc.date.available.fl_str_mv 2012-08-20T18:07:14Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-08-20T18:07:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/244
DMD_hdl_123456789/244
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, R. E. ; VERGUEIRO, W. . Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. Eccos Revista Científica (Impresso), v. 27, p. 81-95, 2012
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/244
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/244
SANTOS, R. E. ; VERGUEIRO, W. . Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. Eccos Revista Científica (Impresso), v. 27, p. 81-95, 2012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Uninove
publisher.none.fl_str_mv Uninove
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672950248528412672