Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/244 |
Resumo: | Após décadas de rejeição por parte dos educadores, no final dos anos 1990 as histórias em quadrinhos começaram a conquistar seu espaço nas salas de aula brasileiras. No entanto, apesar dos avanços conseguidos, ainda é preciso adequar as aplicações possíveis deste produto cultural às necessidades do processo de aprendizado. Nesse sentido, neste artigo temos por objetivo fomentar e nortear o uso apropriado das narrativas sequenciais nas práticas educativas, discutindo os possíveis caminhos para sua implementação. |
id |
USCS-1_0d7a42b158688407806dbf90107e1181 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/244 |
network_acronym_str |
USCS-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da USCS |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleHistórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à práticaComics in the learning process: from theory to practice2012-042012-08-20T18:07:14Z2012-08-20T18:07:14ZUninoveApós décadas de rejeição por parte dos educadores, no final dos anos 1990 as histórias em quadrinhos começaram a conquistar seu espaço nas salas de aula brasileiras. No entanto, apesar dos avanços conseguidos, ainda é preciso adequar as aplicações possíveis deste produto cultural às necessidades do processo de aprendizado. Nesse sentido, neste artigo temos por objetivo fomentar e nortear o uso apropriado das narrativas sequenciais nas práticas educativas, discutindo os possíveis caminhos para sua implementação.Submitted by Roberto Santos (roberto.elisio@uscs.edu.br) on 2012-08-15T20:33:44Z No. of bitstreams: 1 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE APRENDIZADO.pdf: 2031961 bytes, checksum: a319e707855694692b9b65e4f2615c22 (MD5)Approved for entry into archive by Gino Giacomini-Filho(gino.giacomini@uscs.edu.br) on 2012-08-16T18:48:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE APRENDIZADO.pdf: 2031961 bytes, checksum: a319e707855694692b9b65e4f2615c22 (MD5)Approved for entry into archive by Silvia Pegorin Braga(bibliotecacampus2@uscs.edu.br) on 2012-08-20T18:07:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE APRENDIZADO.pdf: 2031961 bytes, checksum: a319e707855694692b9b65e4f2615c22 (MD5)Made available in DSpace on 2012-08-20T18:07:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE APRENDIZADO.pdf: 2031961 bytes, checksum: a319e707855694692b9b65e4f2615c22 (MD5) Previous issue date: 2012-04EducaçãoHistórias em quadrinhosPráticas educativashttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/244DMD_hdl_123456789/244SANTOS, R. E. ; VERGUEIRO, W. . Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. Eccos Revista Científica (Impresso), v. 27, p. 81-95, 2012SANTOS, Roberto Elísio dosVERGUEIRO, Waldomiroporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessHIST%c3%93RIAS%20EM%20QUADRINHOS%20NO%20PROCESSO%20DE%20APRENDIZADO.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/244/2/HIST%c3%93RIAS%20EM%20QUADRINHOS%20NO%20PROCESSO%20DE%20APRENDIZADO.pdfapplication/pdf2031961http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/244/2/HIST%c3%93RIAS%20EM%20QUADRINHOS%20NO%20PROCESSO%20DE%20APRENDIZADO.pdfa319e707855694692b9b65e4f2615c22MD5123456789_244_22020-07-22T15:44:20Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/244Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:44:24.431Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática |
dc.title.alternative..fl_str_mv |
Comics in the learning process: from theory to practice |
title |
Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática |
spellingShingle |
Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática SANTOS, Roberto Elísio dos Educação Histórias em quadrinhos Práticas educativas |
title_short |
Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática |
title_full |
Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática |
title_fullStr |
Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática |
title_full_unstemmed |
Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática |
title_sort |
Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática |
author |
SANTOS, Roberto Elísio dos |
author_facet |
SANTOS, Roberto Elísio dos VERGUEIRO, Waldomiro |
author_role |
author |
author2 |
VERGUEIRO, Waldomiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Roberto Elísio dos VERGUEIRO, Waldomiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Histórias em quadrinhos Práticas educativas |
topic |
Educação Histórias em quadrinhos Práticas educativas |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Após décadas de rejeição por parte dos educadores, no final dos anos 1990 as histórias em quadrinhos começaram a conquistar seu espaço nas salas de aula brasileiras. No entanto, apesar dos avanços conseguidos, ainda é preciso adequar as aplicações possíveis deste produto cultural às necessidades do processo de aprendizado. Nesse sentido, neste artigo temos por objetivo fomentar e nortear o uso apropriado das narrativas sequenciais nas práticas educativas, discutindo os possíveis caminhos para sua implementação. |
description |
Após décadas de rejeição por parte dos educadores, no final dos anos 1990 as histórias em quadrinhos começaram a conquistar seu espaço nas salas de aula brasileiras. No entanto, apesar dos avanços conseguidos, ainda é preciso adequar as aplicações possíveis deste produto cultural às necessidades do processo de aprendizado. Nesse sentido, neste artigo temos por objetivo fomentar e nortear o uso apropriado das narrativas sequenciais nas práticas educativas, discutindo os possíveis caminhos para sua implementação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-04 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-08-20T18:07:14Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-08-20T18:07:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/244 DMD_hdl_123456789/244 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, R. E. ; VERGUEIRO, W. . Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. Eccos Revista Científica (Impresso), v. 27, p. 81-95, 2012 |
url |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/244 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/244 SANTOS, R. E. ; VERGUEIRO, W. . Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. Eccos Revista Científica (Impresso), v. 27, p. 81-95, 2012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Uninove |
publisher.none.fl_str_mv |
Uninove |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da USCS instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da USCS |
collection |
Repositório Institucional da USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1672950248528412672 |