Atratividade em Clusters Comerciais: Um Estudo Comparativo de Dois Clusters da Cidade de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/885 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo a identificação de atributos relacionados à atratividade de clientes em clusters comerciais, na percepção de consumidores. Partindo-se da atratividade de clientes para lojas, desenvolveu-se um construto de avaliação de atratividade de clientes para clusters comerciais. Por meio de estudo descritivo-quantitativo junto a 240 consumidores, em dois reconhecidos clusters comerciais, utilizando-se a técnica de PLS-PM (Partial Least Squares Path Modeling), avaliou-se a relação entre a atratividade de clientes (variável reflexiva) e as dimensões do mix varejista de clusters comerciais (variáveis latentes), a partir do tratamento de indicadores de efeitos observáveis. Como principais resultados, observou-se que: (1) atratividade está associada significativamente às variáveis latentes, sugerindo robustez do modelo; (2) condições de compra e preços são dimensões com maior associação à atratividade de clientes, embora lojas, produtos e atendimento apresentem relevância; e (3) localização apresentou-se como dimensão menos correlacionada à atratividade de clientes para ambos os clusters. |
id |
USCS-1_1961eefc945427198e58bd01df2af58d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/885 |
network_acronym_str |
USCS-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da USCS |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAtratividade em Clusters Comerciais: Um Estudo Comparativo de Dois Clusters da Cidade de São Paulo2013-012016-09-29T01:06:47Z2016-09-29T01:06:47ZO presente trabalho teve como objetivo a identificação de atributos relacionados à atratividade de clientes em clusters comerciais, na percepção de consumidores. Partindo-se da atratividade de clientes para lojas, desenvolveu-se um construto de avaliação de atratividade de clientes para clusters comerciais. Por meio de estudo descritivo-quantitativo junto a 240 consumidores, em dois reconhecidos clusters comerciais, utilizando-se a técnica de PLS-PM (Partial Least Squares Path Modeling), avaliou-se a relação entre a atratividade de clientes (variável reflexiva) e as dimensões do mix varejista de clusters comerciais (variáveis latentes), a partir do tratamento de indicadores de efeitos observáveis. Como principais resultados, observou-se que: (1) atratividade está associada significativamente às variáveis latentes, sugerindo robustez do modelo; (2) condições de compra e preços são dimensões com maior associação à atratividade de clientes, embora lojas, produtos e atendimento apresentem relevância; e (3) localização apresentou-se como dimensão menos correlacionada à atratividade de clientes para ambos os clusters.Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2016-09-20T13:17:23Z No. of bitstreams: 1 1937-6880-1-PB.pdf: 568249 bytes, checksum: 100b49967a96c5ec98d91b765ae6d511 (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2016-09-20T14:02:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1937-6880-1-PB.pdf: 568249 bytes, checksum: 100b49967a96c5ec98d91b765ae6d511 (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-09-29T01:06:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1937-6880-1-PB.pdf: 568249 bytes, checksum: 100b49967a96c5ec98d91b765ae6d511 (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-29T01:06:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1937-6880-1-PB.pdf: 568249 bytes, checksum: 100b49967a96c5ec98d91b765ae6d511 (MD5) Previous issue date: 2013-01Atratividade de clientesCluster comercialAtratividade de clustersConcentrações comerciaishttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/885DMD_hdl_123456789/885TELLES, Renato; SIQUEIRA, João Paulo Lara; DONAIRE, Denis; GASPAR, Marcos Antonio. Atratividade em Clusters Comerciais: Um Estudo Comparativo de Dois Clusters da Cidade de São Paulo. Gestão & Regionalidade (Online), v. 29, n. 85, p. 47-62, Jan./Abr., 2013.TELLES, RenatoSIQUEIRA, João Paulo LaraDONAIRE, DenisGASPAR, Marcos Antonioporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess1937-6880-1-PB.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/885/2/1937-6880-1-PB.pdfapplication/pdf568249http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/885/2/1937-6880-1-PB.pdf100b49967a96c5ec98d91b765ae6d511MD5123456789_885_22020-07-22T15:45:25Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/885Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:31.186Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atratividade em Clusters Comerciais: Um Estudo Comparativo de Dois Clusters da Cidade de São Paulo |
title |
Atratividade em Clusters Comerciais: Um Estudo Comparativo de Dois Clusters da Cidade de São Paulo |
spellingShingle |
Atratividade em Clusters Comerciais: Um Estudo Comparativo de Dois Clusters da Cidade de São Paulo TELLES, Renato Atratividade de clientes Cluster comercial Atratividade de clusters Concentrações comerciais |
title_short |
Atratividade em Clusters Comerciais: Um Estudo Comparativo de Dois Clusters da Cidade de São Paulo |
title_full |
Atratividade em Clusters Comerciais: Um Estudo Comparativo de Dois Clusters da Cidade de São Paulo |
title_fullStr |
Atratividade em Clusters Comerciais: Um Estudo Comparativo de Dois Clusters da Cidade de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Atratividade em Clusters Comerciais: Um Estudo Comparativo de Dois Clusters da Cidade de São Paulo |
title_sort |
Atratividade em Clusters Comerciais: Um Estudo Comparativo de Dois Clusters da Cidade de São Paulo |
author |
TELLES, Renato |
author_facet |
TELLES, Renato SIQUEIRA, João Paulo Lara DONAIRE, Denis GASPAR, Marcos Antonio |
author_role |
author |
author2 |
SIQUEIRA, João Paulo Lara DONAIRE, Denis GASPAR, Marcos Antonio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TELLES, Renato SIQUEIRA, João Paulo Lara DONAIRE, Denis GASPAR, Marcos Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atratividade de clientes Cluster comercial Atratividade de clusters Concentrações comerciais |
topic |
Atratividade de clientes Cluster comercial Atratividade de clusters Concentrações comerciais |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho teve como objetivo a identificação de atributos relacionados à atratividade de clientes em clusters comerciais, na percepção de consumidores. Partindo-se da atratividade de clientes para lojas, desenvolveu-se um construto de avaliação de atratividade de clientes para clusters comerciais. Por meio de estudo descritivo-quantitativo junto a 240 consumidores, em dois reconhecidos clusters comerciais, utilizando-se a técnica de PLS-PM (Partial Least Squares Path Modeling), avaliou-se a relação entre a atratividade de clientes (variável reflexiva) e as dimensões do mix varejista de clusters comerciais (variáveis latentes), a partir do tratamento de indicadores de efeitos observáveis. Como principais resultados, observou-se que: (1) atratividade está associada significativamente às variáveis latentes, sugerindo robustez do modelo; (2) condições de compra e preços são dimensões com maior associação à atratividade de clientes, embora lojas, produtos e atendimento apresentem relevância; e (3) localização apresentou-se como dimensão menos correlacionada à atratividade de clientes para ambos os clusters. |
description |
O presente trabalho teve como objetivo a identificação de atributos relacionados à atratividade de clientes em clusters comerciais, na percepção de consumidores. Partindo-se da atratividade de clientes para lojas, desenvolveu-se um construto de avaliação de atratividade de clientes para clusters comerciais. Por meio de estudo descritivo-quantitativo junto a 240 consumidores, em dois reconhecidos clusters comerciais, utilizando-se a técnica de PLS-PM (Partial Least Squares Path Modeling), avaliou-se a relação entre a atratividade de clientes (variável reflexiva) e as dimensões do mix varejista de clusters comerciais (variáveis latentes), a partir do tratamento de indicadores de efeitos observáveis. Como principais resultados, observou-se que: (1) atratividade está associada significativamente às variáveis latentes, sugerindo robustez do modelo; (2) condições de compra e preços são dimensões com maior associação à atratividade de clientes, embora lojas, produtos e atendimento apresentem relevância; e (3) localização apresentou-se como dimensão menos correlacionada à atratividade de clientes para ambos os clusters. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-01 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-09-29T01:06:47Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-29T01:06:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/885 DMD_hdl_123456789/885 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TELLES, Renato; SIQUEIRA, João Paulo Lara; DONAIRE, Denis; GASPAR, Marcos Antonio. Atratividade em Clusters Comerciais: Um Estudo Comparativo de Dois Clusters da Cidade de São Paulo. Gestão & Regionalidade (Online), v. 29, n. 85, p. 47-62, Jan./Abr., 2013. |
url |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/885 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/885 TELLES, Renato; SIQUEIRA, João Paulo Lara; DONAIRE, Denis; GASPAR, Marcos Antonio. Atratividade em Clusters Comerciais: Um Estudo Comparativo de Dois Clusters da Cidade de São Paulo. Gestão & Regionalidade (Online), v. 29, n. 85, p. 47-62, Jan./Abr., 2013. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da USCS instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da USCS |
collection |
Repositório Institucional da USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1672951115007655936 |