Atratividade em Clusters Comerciais: Um Estudo Comparativo de Dois Clusters da Cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TELLES, Renato
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: SIQUEIRA, João Paulo Lara, DONAIRE, Denis, GASPAR, Marcos Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/885
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo a identificação de atributos relacionados à atratividade de clientes em clusters comerciais, na percepção de consumidores. Partindo-se da atratividade de clientes para lojas, desenvolveu-se um construto de avaliação de atratividade de clientes para clusters comerciais. Por meio de estudo descritivo-quantitativo junto a 240 consumidores, em dois reconhecidos clusters comerciais, utilizando-se a técnica de PLS-PM (Partial Least Squares Path Modeling), avaliou-se a relação entre a atratividade de clientes (variável reflexiva) e as dimensões do mix varejista de clusters comerciais (variáveis latentes), a partir do tratamento de indicadores de efeitos observáveis. Como principais resultados, observou-se que: (1) atratividade está associada significativamente às variáveis latentes, sugerindo robustez do modelo; (2) condições de compra e preços são dimensões com maior associação à atratividade de clientes, embora lojas, produtos e atendimento apresentem relevância; e (3) localização apresentou-se como dimensão menos correlacionada à atratividade de clientes para ambos os clusters.
id USCS-1_1961eefc945427198e58bd01df2af58d
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/885
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAtratividade em Clusters Comerciais: Um Estudo Comparativo de Dois Clusters da Cidade de São Paulo2013-012016-09-29T01:06:47Z2016-09-29T01:06:47ZO presente trabalho teve como objetivo a identificação de atributos relacionados à atratividade de clientes em clusters comerciais, na percepção de consumidores. Partindo-se da atratividade de clientes para lojas, desenvolveu-se um construto de avaliação de atratividade de clientes para clusters comerciais. Por meio de estudo descritivo-quantitativo junto a 240 consumidores, em dois reconhecidos clusters comerciais, utilizando-se a técnica de PLS-PM (Partial Least Squares Path Modeling), avaliou-se a relação entre a atratividade de clientes (variável reflexiva) e as dimensões do mix varejista de clusters comerciais (variáveis latentes), a partir do tratamento de indicadores de efeitos observáveis. Como principais resultados, observou-se que: (1) atratividade está associada significativamente às variáveis latentes, sugerindo robustez do modelo; (2) condições de compra e preços são dimensões com maior associação à atratividade de clientes, embora lojas, produtos e atendimento apresentem relevância; e (3) localização apresentou-se como dimensão menos correlacionada à atratividade de clientes para ambos os clusters.Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2016-09-20T13:17:23Z No. of bitstreams: 1 1937-6880-1-PB.pdf: 568249 bytes, checksum: 100b49967a96c5ec98d91b765ae6d511 (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2016-09-20T14:02:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1937-6880-1-PB.pdf: 568249 bytes, checksum: 100b49967a96c5ec98d91b765ae6d511 (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-09-29T01:06:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1937-6880-1-PB.pdf: 568249 bytes, checksum: 100b49967a96c5ec98d91b765ae6d511 (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-29T01:06:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1937-6880-1-PB.pdf: 568249 bytes, checksum: 100b49967a96c5ec98d91b765ae6d511 (MD5) Previous issue date: 2013-01Atratividade de clientesCluster comercialAtratividade de clustersConcentrações comerciaishttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/885DMD_hdl_123456789/885TELLES, Renato; SIQUEIRA, João Paulo Lara; DONAIRE, Denis; GASPAR, Marcos Antonio. Atratividade em Clusters Comerciais: Um Estudo Comparativo de Dois Clusters da Cidade de São Paulo. Gestão & Regionalidade (Online), v. 29, n. 85, p. 47-62, Jan./Abr., 2013.TELLES, RenatoSIQUEIRA, João Paulo LaraDONAIRE, DenisGASPAR, Marcos Antonioporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess1937-6880-1-PB.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/885/2/1937-6880-1-PB.pdfapplication/pdf568249http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/885/2/1937-6880-1-PB.pdf100b49967a96c5ec98d91b765ae6d511MD5123456789_885_22020-07-22T15:45:25Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/885Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:31.186Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Atratividade em Clusters Comerciais: Um Estudo Comparativo de Dois Clusters da Cidade de São Paulo
title Atratividade em Clusters Comerciais: Um Estudo Comparativo de Dois Clusters da Cidade de São Paulo
spellingShingle Atratividade em Clusters Comerciais: Um Estudo Comparativo de Dois Clusters da Cidade de São Paulo
TELLES, Renato
Atratividade de clientes
Cluster comercial
Atratividade de clusters
Concentrações comerciais
title_short Atratividade em Clusters Comerciais: Um Estudo Comparativo de Dois Clusters da Cidade de São Paulo
title_full Atratividade em Clusters Comerciais: Um Estudo Comparativo de Dois Clusters da Cidade de São Paulo
title_fullStr Atratividade em Clusters Comerciais: Um Estudo Comparativo de Dois Clusters da Cidade de São Paulo
title_full_unstemmed Atratividade em Clusters Comerciais: Um Estudo Comparativo de Dois Clusters da Cidade de São Paulo
title_sort Atratividade em Clusters Comerciais: Um Estudo Comparativo de Dois Clusters da Cidade de São Paulo
author TELLES, Renato
author_facet TELLES, Renato
SIQUEIRA, João Paulo Lara
DONAIRE, Denis
GASPAR, Marcos Antonio
author_role author
author2 SIQUEIRA, João Paulo Lara
DONAIRE, Denis
GASPAR, Marcos Antonio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv TELLES, Renato
SIQUEIRA, João Paulo Lara
DONAIRE, Denis
GASPAR, Marcos Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Atratividade de clientes
Cluster comercial
Atratividade de clusters
Concentrações comerciais
topic Atratividade de clientes
Cluster comercial
Atratividade de clusters
Concentrações comerciais
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho teve como objetivo a identificação de atributos relacionados à atratividade de clientes em clusters comerciais, na percepção de consumidores. Partindo-se da atratividade de clientes para lojas, desenvolveu-se um construto de avaliação de atratividade de clientes para clusters comerciais. Por meio de estudo descritivo-quantitativo junto a 240 consumidores, em dois reconhecidos clusters comerciais, utilizando-se a técnica de PLS-PM (Partial Least Squares Path Modeling), avaliou-se a relação entre a atratividade de clientes (variável reflexiva) e as dimensões do mix varejista de clusters comerciais (variáveis latentes), a partir do tratamento de indicadores de efeitos observáveis. Como principais resultados, observou-se que: (1) atratividade está associada significativamente às variáveis latentes, sugerindo robustez do modelo; (2) condições de compra e preços são dimensões com maior associação à atratividade de clientes, embora lojas, produtos e atendimento apresentem relevância; e (3) localização apresentou-se como dimensão menos correlacionada à atratividade de clientes para ambos os clusters.
description O presente trabalho teve como objetivo a identificação de atributos relacionados à atratividade de clientes em clusters comerciais, na percepção de consumidores. Partindo-se da atratividade de clientes para lojas, desenvolveu-se um construto de avaliação de atratividade de clientes para clusters comerciais. Por meio de estudo descritivo-quantitativo junto a 240 consumidores, em dois reconhecidos clusters comerciais, utilizando-se a técnica de PLS-PM (Partial Least Squares Path Modeling), avaliou-se a relação entre a atratividade de clientes (variável reflexiva) e as dimensões do mix varejista de clusters comerciais (variáveis latentes), a partir do tratamento de indicadores de efeitos observáveis. Como principais resultados, observou-se que: (1) atratividade está associada significativamente às variáveis latentes, sugerindo robustez do modelo; (2) condições de compra e preços são dimensões com maior associação à atratividade de clientes, embora lojas, produtos e atendimento apresentem relevância; e (3) localização apresentou-se como dimensão menos correlacionada à atratividade de clientes para ambos os clusters.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-29T01:06:47Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-29T01:06:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/885
DMD_hdl_123456789/885
dc.identifier.citation.fl_str_mv TELLES, Renato; SIQUEIRA, João Paulo Lara; DONAIRE, Denis; GASPAR, Marcos Antonio. Atratividade em Clusters Comerciais: Um Estudo Comparativo de Dois Clusters da Cidade de São Paulo. Gestão & Regionalidade (Online), v. 29, n. 85, p. 47-62, Jan./Abr., 2013.
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/885
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/885
TELLES, Renato; SIQUEIRA, João Paulo Lara; DONAIRE, Denis; GASPAR, Marcos Antonio. Atratividade em Clusters Comerciais: Um Estudo Comparativo de Dois Clusters da Cidade de São Paulo. Gestão & Regionalidade (Online), v. 29, n. 85, p. 47-62, Jan./Abr., 2013.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672951115007655936