Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/152 |
Resumo: | A capacidade de inovação é essencial à sobrevivência de empresas criativas de software. Assim, a criação e disseminação do conhecimento encontram cada vez mais espaço no planejamento e na estratégia de gestão dessas organizações. Este estudo, de natureza exploratória, efetuou entrevistas semi-estruturadas com profissionais gestores e técnicos da indústria criativa de software, tendo por objetivo analisar as técnicas e métodos presentes no processo de geração e disseminação do conhecimento, bem como as ferramentas de tecnologia da informação voltadas a essa finalidade. Os principais resultados mostram que há uma preocupação constante nessas organizações com a geração do conhecimento. As técnicas e métodos mais largamente empregados na criação e disseminação de conhecimento foram: brainstorming, reuniões presenciais, reuniões virtuais, treinamentos oficiais presenciais, treinamentos informais, cursos em universidades, compartilhamento de experiências, discussões e aplicativo de gestão de projetos de desenvolvimento de software. Já em relação às ferramentas utilizadas, somam-se: internet, intranet, aplicativos específicos, redes internas, repositórios de dados, diretórios específicos no banco de dados e sistemas de telefonia baseados na internet. |
id |
USCS-1_1aa8f69f2861d567604775da177511d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/152 |
network_acronym_str |
USCS-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da USCS |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleGestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software2009-122010-08-17T00:21:41Z2010-08-17T00:21:41ZRevista de NegóciosA capacidade de inovação é essencial à sobrevivência de empresas criativas de software. Assim, a criação e disseminação do conhecimento encontram cada vez mais espaço no planejamento e na estratégia de gestão dessas organizações. Este estudo, de natureza exploratória, efetuou entrevistas semi-estruturadas com profissionais gestores e técnicos da indústria criativa de software, tendo por objetivo analisar as técnicas e métodos presentes no processo de geração e disseminação do conhecimento, bem como as ferramentas de tecnologia da informação voltadas a essa finalidade. Os principais resultados mostram que há uma preocupação constante nessas organizações com a geração do conhecimento. As técnicas e métodos mais largamente empregados na criação e disseminação de conhecimento foram: brainstorming, reuniões presenciais, reuniões virtuais, treinamentos oficiais presenciais, treinamentos informais, cursos em universidades, compartilhamento de experiências, discussões e aplicativo de gestão de projetos de desenvolvimento de software. Já em relação às ferramentas utilizadas, somam-se: internet, intranet, aplicativos específicos, redes internas, repositórios de dados, diretórios específicos no banco de dados e sistemas de telefonia baseados na internet.Submitted by Marcos Gaspar (marcos.gaspar@uscs.edu.br) on 2010-08-12T17:26:46Z No. of bitstreams: 1 Gestao da Criacao de Conhecimento.pdf: 266193 bytes, checksum: 972529fb1a147deaf8de650e4ccf511a (MD5)Approved for entry into archive by Marcos Gaspar(marcos.gaspar@uscs.edu.br) on 2010-08-12T18:25:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Gestao da Criacao de Conhecimento.pdf: 266193 bytes, checksum: 972529fb1a147deaf8de650e4ccf511a (MD5)Approved for entry into archive by Rita null(rita@uscs.edu.br) on 2010-08-17T00:21:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Gestao da Criacao de Conhecimento.pdf: 266193 bytes, checksum: 972529fb1a147deaf8de650e4ccf511a (MD5)Made available in DSpace on 2010-08-17T00:21:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gestao da Criacao de Conhecimento.pdf: 266193 bytes, checksum: 972529fb1a147deaf8de650e4ccf511a (MD5) Previous issue date: 2009-12Gestão do conhecimentoIndústria criativaSoftwarehttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/152DMD_hdl_123456789/152GASPAR, Marcos Antonio et al. Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software. Revista de Negócios, Blumenau, v. 14, n. 4, p. 28-42, out.-dez. 2009.GASPAR, Marcos AntonioDONAIRE, DenisSILVA, Maria Conceição MeloMAIA, Carolina de Fátima MarquesVILAS BOAS, Eduardo PintoSANTOS, Silvio Aparecido dosporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessGestao%20da%20Criacao%20de%20Conhecimento.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/152/2/Gestao%20da%20Criacao%20de%20Conhecimento.pdfapplication/pdf266193http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/152/2/Gestao%20da%20Criacao%20de%20Conhecimento.pdf972529fb1a147deaf8de650e4ccf511aMD5123456789_152_22020-07-22T15:44:09Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/152Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:44:13.766Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software |
title |
Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software |
spellingShingle |
Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software GASPAR, Marcos Antonio Gestão do conhecimento Indústria criativa Software |
title_short |
Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software |
title_full |
Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software |
title_fullStr |
Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software |
title_full_unstemmed |
Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software |
title_sort |
Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software |
author |
GASPAR, Marcos Antonio |
author_facet |
GASPAR, Marcos Antonio DONAIRE, Denis SILVA, Maria Conceição Melo MAIA, Carolina de Fátima Marques VILAS BOAS, Eduardo Pinto SANTOS, Silvio Aparecido dos |
author_role |
author |
author2 |
DONAIRE, Denis SILVA, Maria Conceição Melo MAIA, Carolina de Fátima Marques VILAS BOAS, Eduardo Pinto SANTOS, Silvio Aparecido dos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GASPAR, Marcos Antonio DONAIRE, Denis SILVA, Maria Conceição Melo MAIA, Carolina de Fátima Marques VILAS BOAS, Eduardo Pinto SANTOS, Silvio Aparecido dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Indústria criativa Software |
topic |
Gestão do conhecimento Indústria criativa Software |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A capacidade de inovação é essencial à sobrevivência de empresas criativas de software. Assim, a criação e disseminação do conhecimento encontram cada vez mais espaço no planejamento e na estratégia de gestão dessas organizações. Este estudo, de natureza exploratória, efetuou entrevistas semi-estruturadas com profissionais gestores e técnicos da indústria criativa de software, tendo por objetivo analisar as técnicas e métodos presentes no processo de geração e disseminação do conhecimento, bem como as ferramentas de tecnologia da informação voltadas a essa finalidade. Os principais resultados mostram que há uma preocupação constante nessas organizações com a geração do conhecimento. As técnicas e métodos mais largamente empregados na criação e disseminação de conhecimento foram: brainstorming, reuniões presenciais, reuniões virtuais, treinamentos oficiais presenciais, treinamentos informais, cursos em universidades, compartilhamento de experiências, discussões e aplicativo de gestão de projetos de desenvolvimento de software. Já em relação às ferramentas utilizadas, somam-se: internet, intranet, aplicativos específicos, redes internas, repositórios de dados, diretórios específicos no banco de dados e sistemas de telefonia baseados na internet. |
description |
A capacidade de inovação é essencial à sobrevivência de empresas criativas de software. Assim, a criação e disseminação do conhecimento encontram cada vez mais espaço no planejamento e na estratégia de gestão dessas organizações. Este estudo, de natureza exploratória, efetuou entrevistas semi-estruturadas com profissionais gestores e técnicos da indústria criativa de software, tendo por objetivo analisar as técnicas e métodos presentes no processo de geração e disseminação do conhecimento, bem como as ferramentas de tecnologia da informação voltadas a essa finalidade. Os principais resultados mostram que há uma preocupação constante nessas organizações com a geração do conhecimento. As técnicas e métodos mais largamente empregados na criação e disseminação de conhecimento foram: brainstorming, reuniões presenciais, reuniões virtuais, treinamentos oficiais presenciais, treinamentos informais, cursos em universidades, compartilhamento de experiências, discussões e aplicativo de gestão de projetos de desenvolvimento de software. Já em relação às ferramentas utilizadas, somam-se: internet, intranet, aplicativos específicos, redes internas, repositórios de dados, diretórios específicos no banco de dados e sistemas de telefonia baseados na internet. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-12 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-08-17T00:21:41Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-08-17T00:21:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/152 DMD_hdl_123456789/152 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GASPAR, Marcos Antonio et al. Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software. Revista de Negócios, Blumenau, v. 14, n. 4, p. 28-42, out.-dez. 2009. |
url |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/152 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/152 GASPAR, Marcos Antonio et al. Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software. Revista de Negócios, Blumenau, v. 14, n. 4, p. 28-42, out.-dez. 2009. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Negócios |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Negócios |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da USCS instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da USCS |
collection |
Repositório Institucional da USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1672950119048151040 |