Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GASPAR, Marcos Antonio
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: DONAIRE, Denis, SILVA, Maria Conceição Melo, MAIA, Carolina de Fátima Marques, VILAS BOAS, Eduardo Pinto, SANTOS, Silvio Aparecido dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/152
Resumo: A capacidade de inovação é essencial à sobrevivência de empresas criativas de software. Assim, a criação e disseminação do conhecimento encontram cada vez mais espaço no planejamento e na estratégia de gestão dessas organizações. Este estudo, de natureza exploratória, efetuou entrevistas semi-estruturadas com profissionais gestores e técnicos da indústria criativa de software, tendo por objetivo analisar as técnicas e métodos presentes no processo de geração e disseminação do conhecimento, bem como as ferramentas de tecnologia da informação voltadas a essa finalidade. Os principais resultados mostram que há uma preocupação constante nessas organizações com a geração do conhecimento. As técnicas e métodos mais largamente empregados na criação e disseminação de conhecimento foram: brainstorming, reuniões presenciais, reuniões virtuais, treinamentos oficiais presenciais, treinamentos informais, cursos em universidades, compartilhamento de experiências, discussões e aplicativo de gestão de projetos de desenvolvimento de software. Já em relação às ferramentas utilizadas, somam-se: internet, intranet, aplicativos específicos, redes internas, repositórios de dados, diretórios específicos no banco de dados e sistemas de telefonia baseados na internet.
id USCS-1_1aa8f69f2861d567604775da177511d9
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/152
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleGestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software2009-122010-08-17T00:21:41Z2010-08-17T00:21:41ZRevista de NegóciosA capacidade de inovação é essencial à sobrevivência de empresas criativas de software. Assim, a criação e disseminação do conhecimento encontram cada vez mais espaço no planejamento e na estratégia de gestão dessas organizações. Este estudo, de natureza exploratória, efetuou entrevistas semi-estruturadas com profissionais gestores e técnicos da indústria criativa de software, tendo por objetivo analisar as técnicas e métodos presentes no processo de geração e disseminação do conhecimento, bem como as ferramentas de tecnologia da informação voltadas a essa finalidade. Os principais resultados mostram que há uma preocupação constante nessas organizações com a geração do conhecimento. As técnicas e métodos mais largamente empregados na criação e disseminação de conhecimento foram: brainstorming, reuniões presenciais, reuniões virtuais, treinamentos oficiais presenciais, treinamentos informais, cursos em universidades, compartilhamento de experiências, discussões e aplicativo de gestão de projetos de desenvolvimento de software. Já em relação às ferramentas utilizadas, somam-se: internet, intranet, aplicativos específicos, redes internas, repositórios de dados, diretórios específicos no banco de dados e sistemas de telefonia baseados na internet.Submitted by Marcos Gaspar (marcos.gaspar@uscs.edu.br) on 2010-08-12T17:26:46Z No. of bitstreams: 1 Gestao da Criacao de Conhecimento.pdf: 266193 bytes, checksum: 972529fb1a147deaf8de650e4ccf511a (MD5)Approved for entry into archive by Marcos Gaspar(marcos.gaspar@uscs.edu.br) on 2010-08-12T18:25:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Gestao da Criacao de Conhecimento.pdf: 266193 bytes, checksum: 972529fb1a147deaf8de650e4ccf511a (MD5)Approved for entry into archive by Rita null(rita@uscs.edu.br) on 2010-08-17T00:21:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Gestao da Criacao de Conhecimento.pdf: 266193 bytes, checksum: 972529fb1a147deaf8de650e4ccf511a (MD5)Made available in DSpace on 2010-08-17T00:21:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gestao da Criacao de Conhecimento.pdf: 266193 bytes, checksum: 972529fb1a147deaf8de650e4ccf511a (MD5) Previous issue date: 2009-12Gestão do conhecimentoIndústria criativaSoftwarehttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/152DMD_hdl_123456789/152GASPAR, Marcos Antonio et al. Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software. Revista de Negócios, Blumenau, v. 14, n. 4, p. 28-42, out.-dez. 2009.GASPAR, Marcos AntonioDONAIRE, DenisSILVA, Maria Conceição MeloMAIA, Carolina de Fátima MarquesVILAS BOAS, Eduardo PintoSANTOS, Silvio Aparecido dosporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessGestao%20da%20Criacao%20de%20Conhecimento.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/152/2/Gestao%20da%20Criacao%20de%20Conhecimento.pdfapplication/pdf266193http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/152/2/Gestao%20da%20Criacao%20de%20Conhecimento.pdf972529fb1a147deaf8de650e4ccf511aMD5123456789_152_22020-07-22T15:44:09Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/152Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:44:13.766Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software
title Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software
spellingShingle Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software
GASPAR, Marcos Antonio
Gestão do conhecimento
Indústria criativa
Software
title_short Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software
title_full Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software
title_fullStr Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software
title_full_unstemmed Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software
title_sort Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software
author GASPAR, Marcos Antonio
author_facet GASPAR, Marcos Antonio
DONAIRE, Denis
SILVA, Maria Conceição Melo
MAIA, Carolina de Fátima Marques
VILAS BOAS, Eduardo Pinto
SANTOS, Silvio Aparecido dos
author_role author
author2 DONAIRE, Denis
SILVA, Maria Conceição Melo
MAIA, Carolina de Fátima Marques
VILAS BOAS, Eduardo Pinto
SANTOS, Silvio Aparecido dos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GASPAR, Marcos Antonio
DONAIRE, Denis
SILVA, Maria Conceição Melo
MAIA, Carolina de Fátima Marques
VILAS BOAS, Eduardo Pinto
SANTOS, Silvio Aparecido dos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Indústria criativa
Software
topic Gestão do conhecimento
Indústria criativa
Software
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A capacidade de inovação é essencial à sobrevivência de empresas criativas de software. Assim, a criação e disseminação do conhecimento encontram cada vez mais espaço no planejamento e na estratégia de gestão dessas organizações. Este estudo, de natureza exploratória, efetuou entrevistas semi-estruturadas com profissionais gestores e técnicos da indústria criativa de software, tendo por objetivo analisar as técnicas e métodos presentes no processo de geração e disseminação do conhecimento, bem como as ferramentas de tecnologia da informação voltadas a essa finalidade. Os principais resultados mostram que há uma preocupação constante nessas organizações com a geração do conhecimento. As técnicas e métodos mais largamente empregados na criação e disseminação de conhecimento foram: brainstorming, reuniões presenciais, reuniões virtuais, treinamentos oficiais presenciais, treinamentos informais, cursos em universidades, compartilhamento de experiências, discussões e aplicativo de gestão de projetos de desenvolvimento de software. Já em relação às ferramentas utilizadas, somam-se: internet, intranet, aplicativos específicos, redes internas, repositórios de dados, diretórios específicos no banco de dados e sistemas de telefonia baseados na internet.
description A capacidade de inovação é essencial à sobrevivência de empresas criativas de software. Assim, a criação e disseminação do conhecimento encontram cada vez mais espaço no planejamento e na estratégia de gestão dessas organizações. Este estudo, de natureza exploratória, efetuou entrevistas semi-estruturadas com profissionais gestores e técnicos da indústria criativa de software, tendo por objetivo analisar as técnicas e métodos presentes no processo de geração e disseminação do conhecimento, bem como as ferramentas de tecnologia da informação voltadas a essa finalidade. Os principais resultados mostram que há uma preocupação constante nessas organizações com a geração do conhecimento. As técnicas e métodos mais largamente empregados na criação e disseminação de conhecimento foram: brainstorming, reuniões presenciais, reuniões virtuais, treinamentos oficiais presenciais, treinamentos informais, cursos em universidades, compartilhamento de experiências, discussões e aplicativo de gestão de projetos de desenvolvimento de software. Já em relação às ferramentas utilizadas, somam-se: internet, intranet, aplicativos específicos, redes internas, repositórios de dados, diretórios específicos no banco de dados e sistemas de telefonia baseados na internet.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12
dc.date.available.fl_str_mv 2010-08-17T00:21:41Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-08-17T00:21:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/152
DMD_hdl_123456789/152
dc.identifier.citation.fl_str_mv GASPAR, Marcos Antonio et al. Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software. Revista de Negócios, Blumenau, v. 14, n. 4, p. 28-42, out.-dez. 2009.
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/152
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/152
GASPAR, Marcos Antonio et al. Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software. Revista de Negócios, Blumenau, v. 14, n. 4, p. 28-42, out.-dez. 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Negócios
publisher.none.fl_str_mv Revista de Negócios
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672950119048151040