Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Conceição Melo
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Gaspar, Marcos Antônio, Donaire, Denis, Maia, Carolina de Fátima Marques, Boas, Eduardo Pinto Vilas, Santos, Silvio Aparecido dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/362
Resumo: A capacidade de inovação é essencial à sobrevivência de empresas criativas de software. Assim, a criação e disseminação do conhecimento encontram cada vez mais espaço no planejamento e na estratégia de gestão dessas organizações. Este estudo, de natureza exploratória, efetuou entrevistas semi-estruturadas com profissionais gestores e técnicos da indústria criativa de software, tendo por objetivo analisar as técnicas e métodos presentes no processo de geração e disseminação do conhecimento, bem como as ferramentas de tecnologia da informação voltadas a essa finalidade. Os principais resultados mostram que há uma preocupação constante nessas organizações com a geração do conhecimento. As técnicas e métodos mais largamente empregados na criação e disseminação de conhecimento foram: brainstorming, reuniões presenciais, reuniões virtuais, treinamentos oficiais presenciais, treinamentos informais, cursos em universidades, compartilhamento de experiências, discussões e aplicativo de gestão de projetos de desenvolvimento de software. Já em relação às ferramentas utilizadas, somam-se: internet, intranet, aplicativos específicos, redes internas, repositórios de dados, diretórios específicos no banco de dados e sistemas de telefonia baseados na internet.__________________________________________________________________________________ABSTRACT: The innovation capacity is essential to the survival of creative companies of software. Thus, the creation and dissemination of knowledge reach more and more importance in the planning and the management strategy of these companies. This exploratory study performed semi-structuralized interviews with managers and technicians of the creative industry of software. The objective was to analyze the techniques and methods applied in the process of knowledge generation and dissemination, as well as the Information Technology tools applied for this purpose. The main results show that these companies have a constant concern about the generation of the knowledge. The most applied techniques and methods used in the knowledge creation and dissemination were: brainstorming, physical presence meetings, virtual meetings, physical presence official training, informal training, courses in university, sharing of experiences, quarrels and of project management software. About the applied tools: Internet, Intranet, specific software, internal nets, data repositories, directories in the data base and phone systems based in the Internet.
id UFS-2_b98eb4504a7d84f0fe75bde92e90095b
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/362
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Silva, Maria Conceição MeloGaspar, Marcos AntônioDonaire, DenisMaia, Carolina de Fátima MarquesBoas, Eduardo Pinto VilasSantos, Silvio Aparecido dos2013-01-21T18:36:11Z2013-01-21T18:36:11Z2009-12SILVA, M. C. M. et al. Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software. Revista de Negócios, Blumenau, v. 14, n. 4, p. 28-42, out./dez. 2009. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/1155/1187>. Acesso em: 21 jan. 2013.1980-4431https://ri.ufs.br/handle/riufs/362A capacidade de inovação é essencial à sobrevivência de empresas criativas de software. Assim, a criação e disseminação do conhecimento encontram cada vez mais espaço no planejamento e na estratégia de gestão dessas organizações. Este estudo, de natureza exploratória, efetuou entrevistas semi-estruturadas com profissionais gestores e técnicos da indústria criativa de software, tendo por objetivo analisar as técnicas e métodos presentes no processo de geração e disseminação do conhecimento, bem como as ferramentas de tecnologia da informação voltadas a essa finalidade. Os principais resultados mostram que há uma preocupação constante nessas organizações com a geração do conhecimento. As técnicas e métodos mais largamente empregados na criação e disseminação de conhecimento foram: brainstorming, reuniões presenciais, reuniões virtuais, treinamentos oficiais presenciais, treinamentos informais, cursos em universidades, compartilhamento de experiências, discussões e aplicativo de gestão de projetos de desenvolvimento de software. Já em relação às ferramentas utilizadas, somam-se: internet, intranet, aplicativos específicos, redes internas, repositórios de dados, diretórios específicos no banco de dados e sistemas de telefonia baseados na internet.__________________________________________________________________________________ABSTRACT: The innovation capacity is essential to the survival of creative companies of software. Thus, the creation and dissemination of knowledge reach more and more importance in the planning and the management strategy of these companies. This exploratory study performed semi-structuralized interviews with managers and technicians of the creative industry of software. The objective was to analyze the techniques and methods applied in the process of knowledge generation and dissemination, as well as the Information Technology tools applied for this purpose. The main results show that these companies have a constant concern about the generation of the knowledge. The most applied techniques and methods used in the knowledge creation and dissemination were: brainstorming, physical presence meetings, virtual meetings, physical presence official training, informal training, courses in university, sharing of experiences, quarrels and of project management software. About the applied tools: Internet, Intranet, specific software, internal nets, data repositories, directories in the data base and phone systems based in the Internet.Gestão do conhecimentoEngenharia de softwareGestão da criação de conhecimento na indústria criativa de softwareManagement of the creation of knowledge in the creative industry of softwareinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILGestãoConhecimentoSoftware.pdf.jpgGestãoConhecimentoSoftware.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1641https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/362/4/Gest%c3%a3oConhecimentoSoftware.pdf.jpg5ba5b4d4331833d1510ae906a41761f9MD54ORIGINALGestãoConhecimentoSoftware.pdfGestãoConhecimentoSoftware.pdfapplication/pdf266193https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/362/1/Gest%c3%a3oConhecimentoSoftware.pdf972529fb1a147deaf8de650e4ccf511aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81781https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/362/2/license.txt1c42f1d0cd81814d0eaf6c432a8088d1MD52TEXTGestãoConhecimentoSoftware.pdf.txtGestãoConhecimentoSoftware.pdf.txtExtracted texttext/plain51020https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/362/3/Gest%c3%a3oConhecimentoSoftware.pdf.txt25a465c866423edcb7024907e2bdbf85MD53riufs/3622017-11-14 21:16:40.928oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-15T00:16:40Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Management of the creation of knowledge in the creative industry of software
title Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software
spellingShingle Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software
Silva, Maria Conceição Melo
Gestão do conhecimento
Engenharia de software
title_short Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software
title_full Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software
title_fullStr Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software
title_full_unstemmed Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software
title_sort Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software
author Silva, Maria Conceição Melo
author_facet Silva, Maria Conceição Melo
Gaspar, Marcos Antônio
Donaire, Denis
Maia, Carolina de Fátima Marques
Boas, Eduardo Pinto Vilas
Santos, Silvio Aparecido dos
author_role author
author2 Gaspar, Marcos Antônio
Donaire, Denis
Maia, Carolina de Fátima Marques
Boas, Eduardo Pinto Vilas
Santos, Silvio Aparecido dos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Conceição Melo
Gaspar, Marcos Antônio
Donaire, Denis
Maia, Carolina de Fátima Marques
Boas, Eduardo Pinto Vilas
Santos, Silvio Aparecido dos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Engenharia de software
topic Gestão do conhecimento
Engenharia de software
description A capacidade de inovação é essencial à sobrevivência de empresas criativas de software. Assim, a criação e disseminação do conhecimento encontram cada vez mais espaço no planejamento e na estratégia de gestão dessas organizações. Este estudo, de natureza exploratória, efetuou entrevistas semi-estruturadas com profissionais gestores e técnicos da indústria criativa de software, tendo por objetivo analisar as técnicas e métodos presentes no processo de geração e disseminação do conhecimento, bem como as ferramentas de tecnologia da informação voltadas a essa finalidade. Os principais resultados mostram que há uma preocupação constante nessas organizações com a geração do conhecimento. As técnicas e métodos mais largamente empregados na criação e disseminação de conhecimento foram: brainstorming, reuniões presenciais, reuniões virtuais, treinamentos oficiais presenciais, treinamentos informais, cursos em universidades, compartilhamento de experiências, discussões e aplicativo de gestão de projetos de desenvolvimento de software. Já em relação às ferramentas utilizadas, somam-se: internet, intranet, aplicativos específicos, redes internas, repositórios de dados, diretórios específicos no banco de dados e sistemas de telefonia baseados na internet.__________________________________________________________________________________ABSTRACT: The innovation capacity is essential to the survival of creative companies of software. Thus, the creation and dissemination of knowledge reach more and more importance in the planning and the management strategy of these companies. This exploratory study performed semi-structuralized interviews with managers and technicians of the creative industry of software. The objective was to analyze the techniques and methods applied in the process of knowledge generation and dissemination, as well as the Information Technology tools applied for this purpose. The main results show that these companies have a constant concern about the generation of the knowledge. The most applied techniques and methods used in the knowledge creation and dissemination were: brainstorming, physical presence meetings, virtual meetings, physical presence official training, informal training, courses in university, sharing of experiences, quarrels and of project management software. About the applied tools: Internet, Intranet, specific software, internal nets, data repositories, directories in the data base and phone systems based in the Internet.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-01-21T18:36:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-01-21T18:36:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, M. C. M. et al. Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software. Revista de Negócios, Blumenau, v. 14, n. 4, p. 28-42, out./dez. 2009. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/1155/1187>. Acesso em: 21 jan. 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/362
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1980-4431
identifier_str_mv SILVA, M. C. M. et al. Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software. Revista de Negócios, Blumenau, v. 14, n. 4, p. 28-42, out./dez. 2009. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/1155/1187>. Acesso em: 21 jan. 2013.
1980-4431
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/362/4/Gest%c3%a3oConhecimentoSoftware.pdf.jpg
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/362/1/Gest%c3%a3oConhecimentoSoftware.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/362/2/license.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/362/3/Gest%c3%a3oConhecimentoSoftware.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ba5b4d4331833d1510ae906a41761f9
972529fb1a147deaf8de650e4ccf511a
1c42f1d0cd81814d0eaf6c432a8088d1
25a465c866423edcb7024907e2bdbf85
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110826805460992