Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/362 |
Resumo: | A capacidade de inovação é essencial à sobrevivência de empresas criativas de software. Assim, a criação e disseminação do conhecimento encontram cada vez mais espaço no planejamento e na estratégia de gestão dessas organizações. Este estudo, de natureza exploratória, efetuou entrevistas semi-estruturadas com profissionais gestores e técnicos da indústria criativa de software, tendo por objetivo analisar as técnicas e métodos presentes no processo de geração e disseminação do conhecimento, bem como as ferramentas de tecnologia da informação voltadas a essa finalidade. Os principais resultados mostram que há uma preocupação constante nessas organizações com a geração do conhecimento. As técnicas e métodos mais largamente empregados na criação e disseminação de conhecimento foram: brainstorming, reuniões presenciais, reuniões virtuais, treinamentos oficiais presenciais, treinamentos informais, cursos em universidades, compartilhamento de experiências, discussões e aplicativo de gestão de projetos de desenvolvimento de software. Já em relação às ferramentas utilizadas, somam-se: internet, intranet, aplicativos específicos, redes internas, repositórios de dados, diretórios específicos no banco de dados e sistemas de telefonia baseados na internet.__________________________________________________________________________________ABSTRACT: The innovation capacity is essential to the survival of creative companies of software. Thus, the creation and dissemination of knowledge reach more and more importance in the planning and the management strategy of these companies. This exploratory study performed semi-structuralized interviews with managers and technicians of the creative industry of software. The objective was to analyze the techniques and methods applied in the process of knowledge generation and dissemination, as well as the Information Technology tools applied for this purpose. The main results show that these companies have a constant concern about the generation of the knowledge. The most applied techniques and methods used in the knowledge creation and dissemination were: brainstorming, physical presence meetings, virtual meetings, physical presence official training, informal training, courses in university, sharing of experiences, quarrels and of project management software. About the applied tools: Internet, Intranet, specific software, internal nets, data repositories, directories in the data base and phone systems based in the Internet. |
id |
UFS-2_b98eb4504a7d84f0fe75bde92e90095b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/362 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Maria Conceição MeloGaspar, Marcos AntônioDonaire, DenisMaia, Carolina de Fátima MarquesBoas, Eduardo Pinto VilasSantos, Silvio Aparecido dos2013-01-21T18:36:11Z2013-01-21T18:36:11Z2009-12SILVA, M. C. M. et al. Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software. Revista de Negócios, Blumenau, v. 14, n. 4, p. 28-42, out./dez. 2009. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/1155/1187>. Acesso em: 21 jan. 2013.1980-4431https://ri.ufs.br/handle/riufs/362A capacidade de inovação é essencial à sobrevivência de empresas criativas de software. Assim, a criação e disseminação do conhecimento encontram cada vez mais espaço no planejamento e na estratégia de gestão dessas organizações. Este estudo, de natureza exploratória, efetuou entrevistas semi-estruturadas com profissionais gestores e técnicos da indústria criativa de software, tendo por objetivo analisar as técnicas e métodos presentes no processo de geração e disseminação do conhecimento, bem como as ferramentas de tecnologia da informação voltadas a essa finalidade. Os principais resultados mostram que há uma preocupação constante nessas organizações com a geração do conhecimento. As técnicas e métodos mais largamente empregados na criação e disseminação de conhecimento foram: brainstorming, reuniões presenciais, reuniões virtuais, treinamentos oficiais presenciais, treinamentos informais, cursos em universidades, compartilhamento de experiências, discussões e aplicativo de gestão de projetos de desenvolvimento de software. Já em relação às ferramentas utilizadas, somam-se: internet, intranet, aplicativos específicos, redes internas, repositórios de dados, diretórios específicos no banco de dados e sistemas de telefonia baseados na internet.__________________________________________________________________________________ABSTRACT: The innovation capacity is essential to the survival of creative companies of software. Thus, the creation and dissemination of knowledge reach more and more importance in the planning and the management strategy of these companies. This exploratory study performed semi-structuralized interviews with managers and technicians of the creative industry of software. The objective was to analyze the techniques and methods applied in the process of knowledge generation and dissemination, as well as the Information Technology tools applied for this purpose. The main results show that these companies have a constant concern about the generation of the knowledge. The most applied techniques and methods used in the knowledge creation and dissemination were: brainstorming, physical presence meetings, virtual meetings, physical presence official training, informal training, courses in university, sharing of experiences, quarrels and of project management software. About the applied tools: Internet, Intranet, specific software, internal nets, data repositories, directories in the data base and phone systems based in the Internet.Gestão do conhecimentoEngenharia de softwareGestão da criação de conhecimento na indústria criativa de softwareManagement of the creation of knowledge in the creative industry of softwareinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILGestãoConhecimentoSoftware.pdf.jpgGestãoConhecimentoSoftware.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1641https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/362/4/Gest%c3%a3oConhecimentoSoftware.pdf.jpg5ba5b4d4331833d1510ae906a41761f9MD54ORIGINALGestãoConhecimentoSoftware.pdfGestãoConhecimentoSoftware.pdfapplication/pdf266193https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/362/1/Gest%c3%a3oConhecimentoSoftware.pdf972529fb1a147deaf8de650e4ccf511aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81781https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/362/2/license.txt1c42f1d0cd81814d0eaf6c432a8088d1MD52TEXTGestãoConhecimentoSoftware.pdf.txtGestãoConhecimentoSoftware.pdf.txtExtracted texttext/plain51020https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/362/3/Gest%c3%a3oConhecimentoSoftware.pdf.txt25a465c866423edcb7024907e2bdbf85MD53riufs/3622017-11-14 21:16:40.928oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-15T00:16:40Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Management of the creation of knowledge in the creative industry of software |
title |
Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software |
spellingShingle |
Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software Silva, Maria Conceição Melo Gestão do conhecimento Engenharia de software |
title_short |
Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software |
title_full |
Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software |
title_fullStr |
Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software |
title_full_unstemmed |
Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software |
title_sort |
Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software |
author |
Silva, Maria Conceição Melo |
author_facet |
Silva, Maria Conceição Melo Gaspar, Marcos Antônio Donaire, Denis Maia, Carolina de Fátima Marques Boas, Eduardo Pinto Vilas Santos, Silvio Aparecido dos |
author_role |
author |
author2 |
Gaspar, Marcos Antônio Donaire, Denis Maia, Carolina de Fátima Marques Boas, Eduardo Pinto Vilas Santos, Silvio Aparecido dos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Conceição Melo Gaspar, Marcos Antônio Donaire, Denis Maia, Carolina de Fátima Marques Boas, Eduardo Pinto Vilas Santos, Silvio Aparecido dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Engenharia de software |
topic |
Gestão do conhecimento Engenharia de software |
description |
A capacidade de inovação é essencial à sobrevivência de empresas criativas de software. Assim, a criação e disseminação do conhecimento encontram cada vez mais espaço no planejamento e na estratégia de gestão dessas organizações. Este estudo, de natureza exploratória, efetuou entrevistas semi-estruturadas com profissionais gestores e técnicos da indústria criativa de software, tendo por objetivo analisar as técnicas e métodos presentes no processo de geração e disseminação do conhecimento, bem como as ferramentas de tecnologia da informação voltadas a essa finalidade. Os principais resultados mostram que há uma preocupação constante nessas organizações com a geração do conhecimento. As técnicas e métodos mais largamente empregados na criação e disseminação de conhecimento foram: brainstorming, reuniões presenciais, reuniões virtuais, treinamentos oficiais presenciais, treinamentos informais, cursos em universidades, compartilhamento de experiências, discussões e aplicativo de gestão de projetos de desenvolvimento de software. Já em relação às ferramentas utilizadas, somam-se: internet, intranet, aplicativos específicos, redes internas, repositórios de dados, diretórios específicos no banco de dados e sistemas de telefonia baseados na internet.__________________________________________________________________________________ABSTRACT: The innovation capacity is essential to the survival of creative companies of software. Thus, the creation and dissemination of knowledge reach more and more importance in the planning and the management strategy of these companies. This exploratory study performed semi-structuralized interviews with managers and technicians of the creative industry of software. The objective was to analyze the techniques and methods applied in the process of knowledge generation and dissemination, as well as the Information Technology tools applied for this purpose. The main results show that these companies have a constant concern about the generation of the knowledge. The most applied techniques and methods used in the knowledge creation and dissemination were: brainstorming, physical presence meetings, virtual meetings, physical presence official training, informal training, courses in university, sharing of experiences, quarrels and of project management software. About the applied tools: Internet, Intranet, specific software, internal nets, data repositories, directories in the data base and phone systems based in the Internet. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-01-21T18:36:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-01-21T18:36:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, M. C. M. et al. Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software. Revista de Negócios, Blumenau, v. 14, n. 4, p. 28-42, out./dez. 2009. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/1155/1187>. Acesso em: 21 jan. 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/362 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1980-4431 |
identifier_str_mv |
SILVA, M. C. M. et al. Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software. Revista de Negócios, Blumenau, v. 14, n. 4, p. 28-42, out./dez. 2009. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/1155/1187>. Acesso em: 21 jan. 2013. 1980-4431 |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/362/4/Gest%c3%a3oConhecimentoSoftware.pdf.jpg https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/362/1/Gest%c3%a3oConhecimentoSoftware.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/362/2/license.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/362/3/Gest%c3%a3oConhecimentoSoftware.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5ba5b4d4331833d1510ae906a41761f9 972529fb1a147deaf8de650e4ccf511a 1c42f1d0cd81814d0eaf6c432a8088d1 25a465c866423edcb7024907e2bdbf85 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110826805460992 |