Modelos de Negócio na Era Digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SIQUEIRA, Luciene Diana
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: CRISPIM, Sérgio Feliciano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/818
Resumo: O termo de modelo de negócio passou a ser utilizado proeminente no final dos anos 1990, coincidindo com o advento da Internet no mundo dos negócios e acentuando-se com o desenvolvimento do mercado de ações da NASDAQ para empresas de tecnologia. Usado não somente no âmbito de mercados digitais, e muitas vezes tomado como sinônimo de estratégia, a literatura ainda apresenta uma falta de consenso quanto sua definição conceitual. Com a nova economia, a evolução da Internet possibilita novos modelos de negócios até então impossíveis de serem implementados, bem como a reinvenção de modelos já validados no mundo real. Este ensaio teórico tem por objetivo identificar os modelos de negócios da era digital, destacando os conceitos atribuídos, uma taxonomia, os principais fatores que direcionam a criação de valor, e o impacto da evolução da Internet nos modelos das organizações. Mudanças advindas da economia digital e quando as empresas devem inovar o seu modelo de negócio também são abordados neste ensaio. Ao final, o artigo sugere que mercados virtuais abrem novas fontes de inovação que podem exigir uma mudança no pensamento estratégico e em modelos de negócios existentes, e propõe sugestões para futuras pesquisas empíricas.
id USCS-1_2212e85115458d7862d557dad30576b5
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/818
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleModelos de Negócio na Era Digital20122016-08-30T13:38:46Z2016-08-30T13:38:46ZO termo de modelo de negócio passou a ser utilizado proeminente no final dos anos 1990, coincidindo com o advento da Internet no mundo dos negócios e acentuando-se com o desenvolvimento do mercado de ações da NASDAQ para empresas de tecnologia. Usado não somente no âmbito de mercados digitais, e muitas vezes tomado como sinônimo de estratégia, a literatura ainda apresenta uma falta de consenso quanto sua definição conceitual. Com a nova economia, a evolução da Internet possibilita novos modelos de negócios até então impossíveis de serem implementados, bem como a reinvenção de modelos já validados no mundo real. Este ensaio teórico tem por objetivo identificar os modelos de negócios da era digital, destacando os conceitos atribuídos, uma taxonomia, os principais fatores que direcionam a criação de valor, e o impacto da evolução da Internet nos modelos das organizações. Mudanças advindas da economia digital e quando as empresas devem inovar o seu modelo de negócio também são abordados neste ensaio. Ao final, o artigo sugere que mercados virtuais abrem novas fontes de inovação que podem exigir uma mudança no pensamento estratégico e em modelos de negócios existentes, e propõe sugestões para futuras pesquisas empíricas.Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2016-08-02T14:28:48Z No. of bitstreams: 1 Revista Espacios.pdf: 515688 bytes, checksum: 7fcefce051fba0ef66c90cc6136bd7b8 (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2016-08-09T12:44:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Revista Espacios.pdf: 515688 bytes, checksum: 7fcefce051fba0ef66c90cc6136bd7b8 (MD5)Rejected by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br), reason: Completar a referência on 2016-08-09T13:15:07Z (GMT)Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2016-08-09T16:25:47Z No. of bitstreams: 1 Revista Espacios.pdf: 515688 bytes, checksum: 7fcefce051fba0ef66c90cc6136bd7b8 (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2016-08-10T13:03:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Revista Espacios.pdf: 515688 bytes, checksum: 7fcefce051fba0ef66c90cc6136bd7b8 (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-08-30T13:38:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Revista Espacios.pdf: 515688 bytes, checksum: 7fcefce051fba0ef66c90cc6136bd7b8 (MD5)Made available in DSpace on 2016-08-30T13:38:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Revista Espacios.pdf: 515688 bytes, checksum: 7fcefce051fba0ef66c90cc6136bd7b8 (MD5) Previous issue date: 2012modelo de negócioera digitalestratégiahttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/818DMD_hdl_123456789/818SIQUEIRA, Luciene Diana; CRISPIM, Sérgio Feliciano. Modelos de Negócio na Era Digital. Espacios (Caracas), v. 33, n.7, p. 21-36, 2012SIQUEIRA, Luciene DianaCRISPIM, Sérgio Felicianoporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRevista%20Espacios.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/818/2/Revista%20Espacios.pdfapplication/pdf515688http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/818/2/Revista%20Espacios.pdf7fcefce051fba0ef66c90cc6136bd7b8MD5123456789_818_22020-07-22T15:45:13Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/818Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:21.383Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos de Negócio na Era Digital
title Modelos de Negócio na Era Digital
spellingShingle Modelos de Negócio na Era Digital
SIQUEIRA, Luciene Diana
modelo de negócio
era digital
estratégia
title_short Modelos de Negócio na Era Digital
title_full Modelos de Negócio na Era Digital
title_fullStr Modelos de Negócio na Era Digital
title_full_unstemmed Modelos de Negócio na Era Digital
title_sort Modelos de Negócio na Era Digital
author SIQUEIRA, Luciene Diana
author_facet SIQUEIRA, Luciene Diana
CRISPIM, Sérgio Feliciano
author_role author
author2 CRISPIM, Sérgio Feliciano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SIQUEIRA, Luciene Diana
CRISPIM, Sérgio Feliciano
dc.subject.por.fl_str_mv modelo de negócio
era digital
estratégia
topic modelo de negócio
era digital
estratégia
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O termo de modelo de negócio passou a ser utilizado proeminente no final dos anos 1990, coincidindo com o advento da Internet no mundo dos negócios e acentuando-se com o desenvolvimento do mercado de ações da NASDAQ para empresas de tecnologia. Usado não somente no âmbito de mercados digitais, e muitas vezes tomado como sinônimo de estratégia, a literatura ainda apresenta uma falta de consenso quanto sua definição conceitual. Com a nova economia, a evolução da Internet possibilita novos modelos de negócios até então impossíveis de serem implementados, bem como a reinvenção de modelos já validados no mundo real. Este ensaio teórico tem por objetivo identificar os modelos de negócios da era digital, destacando os conceitos atribuídos, uma taxonomia, os principais fatores que direcionam a criação de valor, e o impacto da evolução da Internet nos modelos das organizações. Mudanças advindas da economia digital e quando as empresas devem inovar o seu modelo de negócio também são abordados neste ensaio. Ao final, o artigo sugere que mercados virtuais abrem novas fontes de inovação que podem exigir uma mudança no pensamento estratégico e em modelos de negócios existentes, e propõe sugestões para futuras pesquisas empíricas.
description O termo de modelo de negócio passou a ser utilizado proeminente no final dos anos 1990, coincidindo com o advento da Internet no mundo dos negócios e acentuando-se com o desenvolvimento do mercado de ações da NASDAQ para empresas de tecnologia. Usado não somente no âmbito de mercados digitais, e muitas vezes tomado como sinônimo de estratégia, a literatura ainda apresenta uma falta de consenso quanto sua definição conceitual. Com a nova economia, a evolução da Internet possibilita novos modelos de negócios até então impossíveis de serem implementados, bem como a reinvenção de modelos já validados no mundo real. Este ensaio teórico tem por objetivo identificar os modelos de negócios da era digital, destacando os conceitos atribuídos, uma taxonomia, os principais fatores que direcionam a criação de valor, e o impacto da evolução da Internet nos modelos das organizações. Mudanças advindas da economia digital e quando as empresas devem inovar o seu modelo de negócio também são abordados neste ensaio. Ao final, o artigo sugere que mercados virtuais abrem novas fontes de inovação que podem exigir uma mudança no pensamento estratégico e em modelos de negócios existentes, e propõe sugestões para futuras pesquisas empíricas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-30T13:38:46Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-30T13:38:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/818
DMD_hdl_123456789/818
dc.identifier.citation.fl_str_mv SIQUEIRA, Luciene Diana; CRISPIM, Sérgio Feliciano. Modelos de Negócio na Era Digital. Espacios (Caracas), v. 33, n.7, p. 21-36, 2012
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/818
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/818
SIQUEIRA, Luciene Diana; CRISPIM, Sérgio Feliciano. Modelos de Negócio na Era Digital. Espacios (Caracas), v. 33, n.7, p. 21-36, 2012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672950959405268992