Modelos de Negócio na Era Digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/818 |
Resumo: | O termo de modelo de negócio passou a ser utilizado proeminente no final dos anos 1990, coincidindo com o advento da Internet no mundo dos negócios e acentuando-se com o desenvolvimento do mercado de ações da NASDAQ para empresas de tecnologia. Usado não somente no âmbito de mercados digitais, e muitas vezes tomado como sinônimo de estratégia, a literatura ainda apresenta uma falta de consenso quanto sua definição conceitual. Com a nova economia, a evolução da Internet possibilita novos modelos de negócios até então impossíveis de serem implementados, bem como a reinvenção de modelos já validados no mundo real. Este ensaio teórico tem por objetivo identificar os modelos de negócios da era digital, destacando os conceitos atribuídos, uma taxonomia, os principais fatores que direcionam a criação de valor, e o impacto da evolução da Internet nos modelos das organizações. Mudanças advindas da economia digital e quando as empresas devem inovar o seu modelo de negócio também são abordados neste ensaio. Ao final, o artigo sugere que mercados virtuais abrem novas fontes de inovação que podem exigir uma mudança no pensamento estratégico e em modelos de negócios existentes, e propõe sugestões para futuras pesquisas empíricas. |
id |
USCS-1_2212e85115458d7862d557dad30576b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/818 |
network_acronym_str |
USCS-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da USCS |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleModelos de Negócio na Era Digital20122016-08-30T13:38:46Z2016-08-30T13:38:46ZO termo de modelo de negócio passou a ser utilizado proeminente no final dos anos 1990, coincidindo com o advento da Internet no mundo dos negócios e acentuando-se com o desenvolvimento do mercado de ações da NASDAQ para empresas de tecnologia. Usado não somente no âmbito de mercados digitais, e muitas vezes tomado como sinônimo de estratégia, a literatura ainda apresenta uma falta de consenso quanto sua definição conceitual. Com a nova economia, a evolução da Internet possibilita novos modelos de negócios até então impossíveis de serem implementados, bem como a reinvenção de modelos já validados no mundo real. Este ensaio teórico tem por objetivo identificar os modelos de negócios da era digital, destacando os conceitos atribuídos, uma taxonomia, os principais fatores que direcionam a criação de valor, e o impacto da evolução da Internet nos modelos das organizações. Mudanças advindas da economia digital e quando as empresas devem inovar o seu modelo de negócio também são abordados neste ensaio. Ao final, o artigo sugere que mercados virtuais abrem novas fontes de inovação que podem exigir uma mudança no pensamento estratégico e em modelos de negócios existentes, e propõe sugestões para futuras pesquisas empíricas.Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2016-08-02T14:28:48Z No. of bitstreams: 1 Revista Espacios.pdf: 515688 bytes, checksum: 7fcefce051fba0ef66c90cc6136bd7b8 (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2016-08-09T12:44:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Revista Espacios.pdf: 515688 bytes, checksum: 7fcefce051fba0ef66c90cc6136bd7b8 (MD5)Rejected by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br), reason: Completar a referência on 2016-08-09T13:15:07Z (GMT)Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2016-08-09T16:25:47Z No. of bitstreams: 1 Revista Espacios.pdf: 515688 bytes, checksum: 7fcefce051fba0ef66c90cc6136bd7b8 (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2016-08-10T13:03:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Revista Espacios.pdf: 515688 bytes, checksum: 7fcefce051fba0ef66c90cc6136bd7b8 (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-08-30T13:38:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Revista Espacios.pdf: 515688 bytes, checksum: 7fcefce051fba0ef66c90cc6136bd7b8 (MD5)Made available in DSpace on 2016-08-30T13:38:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Revista Espacios.pdf: 515688 bytes, checksum: 7fcefce051fba0ef66c90cc6136bd7b8 (MD5) Previous issue date: 2012modelo de negócioera digitalestratégiahttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/818DMD_hdl_123456789/818SIQUEIRA, Luciene Diana; CRISPIM, Sérgio Feliciano. Modelos de Negócio na Era Digital. Espacios (Caracas), v. 33, n.7, p. 21-36, 2012SIQUEIRA, Luciene DianaCRISPIM, Sérgio Felicianoporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRevista%20Espacios.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/818/2/Revista%20Espacios.pdfapplication/pdf515688http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/818/2/Revista%20Espacios.pdf7fcefce051fba0ef66c90cc6136bd7b8MD5123456789_818_22020-07-22T15:45:13Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/818Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:21.383Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelos de Negócio na Era Digital |
title |
Modelos de Negócio na Era Digital |
spellingShingle |
Modelos de Negócio na Era Digital SIQUEIRA, Luciene Diana modelo de negócio era digital estratégia |
title_short |
Modelos de Negócio na Era Digital |
title_full |
Modelos de Negócio na Era Digital |
title_fullStr |
Modelos de Negócio na Era Digital |
title_full_unstemmed |
Modelos de Negócio na Era Digital |
title_sort |
Modelos de Negócio na Era Digital |
author |
SIQUEIRA, Luciene Diana |
author_facet |
SIQUEIRA, Luciene Diana CRISPIM, Sérgio Feliciano |
author_role |
author |
author2 |
CRISPIM, Sérgio Feliciano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SIQUEIRA, Luciene Diana CRISPIM, Sérgio Feliciano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
modelo de negócio era digital estratégia |
topic |
modelo de negócio era digital estratégia |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O termo de modelo de negócio passou a ser utilizado proeminente no final dos anos 1990, coincidindo com o advento da Internet no mundo dos negócios e acentuando-se com o desenvolvimento do mercado de ações da NASDAQ para empresas de tecnologia. Usado não somente no âmbito de mercados digitais, e muitas vezes tomado como sinônimo de estratégia, a literatura ainda apresenta uma falta de consenso quanto sua definição conceitual. Com a nova economia, a evolução da Internet possibilita novos modelos de negócios até então impossíveis de serem implementados, bem como a reinvenção de modelos já validados no mundo real. Este ensaio teórico tem por objetivo identificar os modelos de negócios da era digital, destacando os conceitos atribuídos, uma taxonomia, os principais fatores que direcionam a criação de valor, e o impacto da evolução da Internet nos modelos das organizações. Mudanças advindas da economia digital e quando as empresas devem inovar o seu modelo de negócio também são abordados neste ensaio. Ao final, o artigo sugere que mercados virtuais abrem novas fontes de inovação que podem exigir uma mudança no pensamento estratégico e em modelos de negócios existentes, e propõe sugestões para futuras pesquisas empíricas. |
description |
O termo de modelo de negócio passou a ser utilizado proeminente no final dos anos 1990, coincidindo com o advento da Internet no mundo dos negócios e acentuando-se com o desenvolvimento do mercado de ações da NASDAQ para empresas de tecnologia. Usado não somente no âmbito de mercados digitais, e muitas vezes tomado como sinônimo de estratégia, a literatura ainda apresenta uma falta de consenso quanto sua definição conceitual. Com a nova economia, a evolução da Internet possibilita novos modelos de negócios até então impossíveis de serem implementados, bem como a reinvenção de modelos já validados no mundo real. Este ensaio teórico tem por objetivo identificar os modelos de negócios da era digital, destacando os conceitos atribuídos, uma taxonomia, os principais fatores que direcionam a criação de valor, e o impacto da evolução da Internet nos modelos das organizações. Mudanças advindas da economia digital e quando as empresas devem inovar o seu modelo de negócio também são abordados neste ensaio. Ao final, o artigo sugere que mercados virtuais abrem novas fontes de inovação que podem exigir uma mudança no pensamento estratégico e em modelos de negócios existentes, e propõe sugestões para futuras pesquisas empíricas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-08-30T13:38:46Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-30T13:38:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/818 DMD_hdl_123456789/818 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SIQUEIRA, Luciene Diana; CRISPIM, Sérgio Feliciano. Modelos de Negócio na Era Digital. Espacios (Caracas), v. 33, n.7, p. 21-36, 2012 |
url |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/818 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/818 SIQUEIRA, Luciene Diana; CRISPIM, Sérgio Feliciano. Modelos de Negócio na Era Digital. Espacios (Caracas), v. 33, n.7, p. 21-36, 2012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da USCS instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da USCS |
collection |
Repositório Institucional da USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1672950959405268992 |