Um estudo dos portais corporativos como instrumento de externalização do conhecimento explícito em universidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/137 |
Resumo: | Os portais corporativos, viabilizados por meio da Tecnologia da Informação e Comunicação, capacitam a integração de dados heterogêneos provenientes de sistemas internos de informação, os quais são disponibilizados para acesso e compartilhamento da comunidade interessada. Eles podem se transformar em um importante instrumento de avaliação do conhecimento explícito na organização, à medida que viabilizam trocas de informações mais rápidas e seguras, propiciando assim um saudável ambiente colaborativo. No caso específico de grandes universidades brasileiras, os portais corporativos assumem aspecto fundamental, pois disponibilizam uma enorme variedade e quantidade de informações e conhecimentos, em função da multiplicidade de suas atividades. Este estudo objetiva visualizar aspectos importantes do conhecimento explícito exteriorizado pelas universidades pesquisadas em função da análise do conteúdo disponibilizado em seus portais corporativos. O estudo teve caráter exploratório com a prospecção, por meio de observação direta, dos conteúdos existentes nos portais corporativos de duas universidades públicas e outras três privadas. Foi realizada uma análise comparativa dos conteúdos existentes nesses portais, que pode ser útil para avaliar sua utilização como fator de otimização do conhecimento explícito gerado na universidade. Como resultado, pôde-se verificar a existência de importantes diferenças, tanto na composição, quanto no conteúdo dos portais corporativos das universidades públicas em relação às universidades privadas. As principais diferenças dizem respeito ao tipo de serviços disponibilizados e à destinação das informações encontradas, que têm como foco o atendimento de diferentes públicos-alvo. Assim sendo, pôde-se concluir que as universidades privadas pesquisadas privilegiam os processos mais gerais relacionados ao atendimento do aluno, ao suporte para os cursos oferecidos e à divulgação de informações destinadas ao público interessado em ingressar na universidade; enquanto que as universidades públicas analisadas priorizam informações mais específicas, direcionadas à disseminação da pesquisa desenvolvida internamente ou em caráter institucional. |
id |
USCS-1_22cef88c8a484265051ffe6beff4ba80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/137 |
network_acronym_str |
USCS-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da USCS |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleUm estudo dos portais corporativos como instrumento de externalização do conhecimento explícito em universidades2009-062010-08-13T19:20:32Z2010-08-13T19:20:32ZOs portais corporativos, viabilizados por meio da Tecnologia da Informação e Comunicação, capacitam a integração de dados heterogêneos provenientes de sistemas internos de informação, os quais são disponibilizados para acesso e compartilhamento da comunidade interessada. Eles podem se transformar em um importante instrumento de avaliação do conhecimento explícito na organização, à medida que viabilizam trocas de informações mais rápidas e seguras, propiciando assim um saudável ambiente colaborativo. No caso específico de grandes universidades brasileiras, os portais corporativos assumem aspecto fundamental, pois disponibilizam uma enorme variedade e quantidade de informações e conhecimentos, em função da multiplicidade de suas atividades. Este estudo objetiva visualizar aspectos importantes do conhecimento explícito exteriorizado pelas universidades pesquisadas em função da análise do conteúdo disponibilizado em seus portais corporativos. O estudo teve caráter exploratório com a prospecção, por meio de observação direta, dos conteúdos existentes nos portais corporativos de duas universidades públicas e outras três privadas. Foi realizada uma análise comparativa dos conteúdos existentes nesses portais, que pode ser útil para avaliar sua utilização como fator de otimização do conhecimento explícito gerado na universidade. Como resultado, pôde-se verificar a existência de importantes diferenças, tanto na composição, quanto no conteúdo dos portais corporativos das universidades públicas em relação às universidades privadas. As principais diferenças dizem respeito ao tipo de serviços disponibilizados e à destinação das informações encontradas, que têm como foco o atendimento de diferentes públicos-alvo. Assim sendo, pôde-se concluir que as universidades privadas pesquisadas privilegiam os processos mais gerais relacionados ao atendimento do aluno, ao suporte para os cursos oferecidos e à divulgação de informações destinadas ao público interessado em ingressar na universidade; enquanto que as universidades públicas analisadas priorizam informações mais específicas, direcionadas à disseminação da pesquisa desenvolvida internamente ou em caráter institucional.Submitted by Marcos Gaspar (marcos.gaspar@uscs.edu.br) on 2010-08-12T18:23:42Z No. of bitstreams: 1 Portais Corporativos.pdf: 628769 bytes, checksum: 16fb3e4435054041c045c9f79c804d78 (MD5)Approved for entry into archive by Marcos Gaspar(marcos.gaspar@uscs.edu.br) on 2010-08-12T18:24:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Portais Corporativos.pdf: 628769 bytes, checksum: 16fb3e4435054041c045c9f79c804d78 (MD5)Approved for entry into archive by Silvia Pegorin Braga(bibliotecacampus2@uscs.edu.br) on 2010-08-13T19:20:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Portais Corporativos.pdf: 628769 bytes, checksum: 16fb3e4435054041c045c9f79c804d78 (MD5)Made available in DSpace on 2010-08-13T19:20:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Portais Corporativos.pdf: 628769 bytes, checksum: 16fb3e4435054041c045c9f79c804d78 (MD5) Previous issue date: 2009-06Portal corporativoUniversidadesGestão do conhecimentohttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/137DMD_hdl_123456789/137GASPAR, Marcos Antonio.; DONAIRE, Denis.; SANTOS, Silvio Aparecido dos.; SILVA, Maria Conceição Melo. Um estudo dos portais corporativos como instrumento de externalização do conhecimento explícito em universidades. RBGN - Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 11, n. 31, p. 119-33, abr.-jun. 2009.GASPAR, Marcos AntonioDONAIRE, DenisSANTOS, Silvio Aparecido dosSILVA, Maria Conceição Meloporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPortais%20Corporativos.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/137/2/Portais%20Corporativos.pdfapplication/pdf628769http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/137/2/Portais%20Corporativos.pdf16fb3e4435054041c045c9f79c804d78MD5123456789_137_22020-07-22T15:44:09Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/137Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:44:14.158Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo dos portais corporativos como instrumento de externalização do conhecimento explícito em universidades |
title |
Um estudo dos portais corporativos como instrumento de externalização do conhecimento explícito em universidades |
spellingShingle |
Um estudo dos portais corporativos como instrumento de externalização do conhecimento explícito em universidades GASPAR, Marcos Antonio Portal corporativo Universidades Gestão do conhecimento |
title_short |
Um estudo dos portais corporativos como instrumento de externalização do conhecimento explícito em universidades |
title_full |
Um estudo dos portais corporativos como instrumento de externalização do conhecimento explícito em universidades |
title_fullStr |
Um estudo dos portais corporativos como instrumento de externalização do conhecimento explícito em universidades |
title_full_unstemmed |
Um estudo dos portais corporativos como instrumento de externalização do conhecimento explícito em universidades |
title_sort |
Um estudo dos portais corporativos como instrumento de externalização do conhecimento explícito em universidades |
author |
GASPAR, Marcos Antonio |
author_facet |
GASPAR, Marcos Antonio DONAIRE, Denis SANTOS, Silvio Aparecido dos SILVA, Maria Conceição Melo |
author_role |
author |
author2 |
DONAIRE, Denis SANTOS, Silvio Aparecido dos SILVA, Maria Conceição Melo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GASPAR, Marcos Antonio DONAIRE, Denis SANTOS, Silvio Aparecido dos SILVA, Maria Conceição Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Portal corporativo Universidades Gestão do conhecimento |
topic |
Portal corporativo Universidades Gestão do conhecimento |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Os portais corporativos, viabilizados por meio da Tecnologia da Informação e Comunicação, capacitam a integração de dados heterogêneos provenientes de sistemas internos de informação, os quais são disponibilizados para acesso e compartilhamento da comunidade interessada. Eles podem se transformar em um importante instrumento de avaliação do conhecimento explícito na organização, à medida que viabilizam trocas de informações mais rápidas e seguras, propiciando assim um saudável ambiente colaborativo. No caso específico de grandes universidades brasileiras, os portais corporativos assumem aspecto fundamental, pois disponibilizam uma enorme variedade e quantidade de informações e conhecimentos, em função da multiplicidade de suas atividades. Este estudo objetiva visualizar aspectos importantes do conhecimento explícito exteriorizado pelas universidades pesquisadas em função da análise do conteúdo disponibilizado em seus portais corporativos. O estudo teve caráter exploratório com a prospecção, por meio de observação direta, dos conteúdos existentes nos portais corporativos de duas universidades públicas e outras três privadas. Foi realizada uma análise comparativa dos conteúdos existentes nesses portais, que pode ser útil para avaliar sua utilização como fator de otimização do conhecimento explícito gerado na universidade. Como resultado, pôde-se verificar a existência de importantes diferenças, tanto na composição, quanto no conteúdo dos portais corporativos das universidades públicas em relação às universidades privadas. As principais diferenças dizem respeito ao tipo de serviços disponibilizados e à destinação das informações encontradas, que têm como foco o atendimento de diferentes públicos-alvo. Assim sendo, pôde-se concluir que as universidades privadas pesquisadas privilegiam os processos mais gerais relacionados ao atendimento do aluno, ao suporte para os cursos oferecidos e à divulgação de informações destinadas ao público interessado em ingressar na universidade; enquanto que as universidades públicas analisadas priorizam informações mais específicas, direcionadas à disseminação da pesquisa desenvolvida internamente ou em caráter institucional. |
description |
Os portais corporativos, viabilizados por meio da Tecnologia da Informação e Comunicação, capacitam a integração de dados heterogêneos provenientes de sistemas internos de informação, os quais são disponibilizados para acesso e compartilhamento da comunidade interessada. Eles podem se transformar em um importante instrumento de avaliação do conhecimento explícito na organização, à medida que viabilizam trocas de informações mais rápidas e seguras, propiciando assim um saudável ambiente colaborativo. No caso específico de grandes universidades brasileiras, os portais corporativos assumem aspecto fundamental, pois disponibilizam uma enorme variedade e quantidade de informações e conhecimentos, em função da multiplicidade de suas atividades. Este estudo objetiva visualizar aspectos importantes do conhecimento explícito exteriorizado pelas universidades pesquisadas em função da análise do conteúdo disponibilizado em seus portais corporativos. O estudo teve caráter exploratório com a prospecção, por meio de observação direta, dos conteúdos existentes nos portais corporativos de duas universidades públicas e outras três privadas. Foi realizada uma análise comparativa dos conteúdos existentes nesses portais, que pode ser útil para avaliar sua utilização como fator de otimização do conhecimento explícito gerado na universidade. Como resultado, pôde-se verificar a existência de importantes diferenças, tanto na composição, quanto no conteúdo dos portais corporativos das universidades públicas em relação às universidades privadas. As principais diferenças dizem respeito ao tipo de serviços disponibilizados e à destinação das informações encontradas, que têm como foco o atendimento de diferentes públicos-alvo. Assim sendo, pôde-se concluir que as universidades privadas pesquisadas privilegiam os processos mais gerais relacionados ao atendimento do aluno, ao suporte para os cursos oferecidos e à divulgação de informações destinadas ao público interessado em ingressar na universidade; enquanto que as universidades públicas analisadas priorizam informações mais específicas, direcionadas à disseminação da pesquisa desenvolvida internamente ou em caráter institucional. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-06 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-08-13T19:20:32Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-08-13T19:20:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/137 DMD_hdl_123456789/137 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GASPAR, Marcos Antonio.; DONAIRE, Denis.; SANTOS, Silvio Aparecido dos.; SILVA, Maria Conceição Melo. Um estudo dos portais corporativos como instrumento de externalização do conhecimento explícito em universidades. RBGN - Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 11, n. 31, p. 119-33, abr.-jun. 2009. |
url |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/137 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/137 GASPAR, Marcos Antonio.; DONAIRE, Denis.; SANTOS, Silvio Aparecido dos.; SILVA, Maria Conceição Melo. Um estudo dos portais corporativos como instrumento de externalização do conhecimento explícito em universidades. RBGN - Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 11, n. 31, p. 119-33, abr.-jun. 2009. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da USCS instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da USCS |
collection |
Repositório Institucional da USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1672950119056539648 |