Capital social organizacional e a produção científica no Brasil na área de administração de 2003 a 2013
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/981 |
Resumo: | A teoria relacionada com o Capital Social auferiu um relevante espaço nas discussões de periódicos nacionais voltados para área de administração. Entretanto, as pesquisas ligadas ao capital social organizacional ainda são pouco difundidas. Para tal, esta pesquisa tem por objetivo geral identificar as discussões relacionadas com o capital social no âmbito da organização, com base nas publicações em periódicos brasileiros indexadas no sistema Qualis/CAPES na érea de administração, ciências contábeis e turismo nos índices A1, A2 e B1 nos últimos 10 anos. Diante deste contexto esta pesquisa se configura com abordagem qualitativa descritiva, por meio da utilização de do Software NVivo 10. Foram realizadas análises de categorização e mensuração de um conjunto de fatores (grupos e redes; confiança e solidariedade; A ação coletiva e cooperação; A informação e a comunicação; coesão e inclusão social; autoridade; capacitação e ação política) relacionados com a existência do capital social, com base em Banco Mundial, 2003. Com a pesquisa foi possível identificar que as publicações nacionais relacionadas com o capital social organizacional tendem a discutir a teoria com foco na dimensão estrutural (redes e grupos) das relações no âmbito da organização. Por fim a pesquisa aponta a necessidade de um maior aprofundamento na dimensão Cognitiva, com o intuito de entender as características dos atores presentes no meio social da organização. |
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A teoria relacionada com o Capital Social auferiu um relevante espaço nas discussões de periódicos nacionais voltados para área de administração. Entretanto, as pesquisas ligadas ao capital social organizacional ainda são pouco difundidas. Para tal, esta pesquisa tem por objetivo geral identificar as discussões relacionadas com o capital social no âmbito da organização, com base nas publicações em periódicos brasileiros indexadas no sistema Qualis/CAPES na érea de administração, ciências contábeis e turismo nos índices A1, A2 e B1 nos últimos 10 anos. Diante deste contexto esta pesquisa se configura com abordagem qualitativa descritiva, por meio da utilização de do Software NVivo 10. Foram realizadas análises de categorização e mensuração de um conjunto de fatores (grupos e redes; confiança e solidariedade; A ação coletiva e cooperação; A informação e a comunicação; coesão e inclusão social; autoridade; capacitação e ação política) relacionados com a existência do capital social, com base em Banco Mundial, 2003. Com a pesquisa foi possível identificar que as publicações nacionais relacionadas com o capital social organizacional tendem a discutir a teoria com foco na dimensão estrutural (redes e grupos) das relações no âmbito da organização. Por fim a pesquisa aponta a necessidade de um maior aprofundamento na dimensão Cognitiva, com o intuito de entender as características dos atores presentes no meio social da organização. |
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