Atratividade em clusters comerciais: um estudo comparativo de dois clusters da cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TELLES, Renato
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: SIQUEIRA, João Paulo Lara, DONAIRE, Denis, GASPAR, Marcos Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/685
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo a identificação de atributos relacionados à atratividade de clientes em clusters comerciais, na percepção de consumidores. Partindo-se da atratividade de clientes para lojas, desenvolveu-se um construto de avaliação de atratividade de clientes para clusters comerciais. Por meio de estudo descritivo-quantitativo junto a 240 consumidores, em dois reconhecidos clusters comerciais, utilizando-se a técnica de PLS-PM (Partial Least Squares Path Modeling), avaliou-se a relação entre a atratividade de clientes (variável reflexiva) e as dimensões do mix varejista de clusters comerciais (variáveis latentes), a partir do tratamento de indicadores de efeitos observáveis. Como principais resultados, observou-se que: (1) atratividade está associada significativamente às variáveis latentes, sugerindo robustez do modelo; (2) condições de compra e preços são dimensões com maior associação à atratividade de clientes, embora lojas, produtos e atendimento apresentem relevância; e (3) localização apresentou-se como dimensão menos correlacionada à atratividade de clientes para ambos os clusters.
id USCS-1_522978472c6b71acfc8f4ea7e1f2a423
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/685
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAtratividade em clusters comerciais: um estudo comparativo de dois clusters da cidade de São Paulo2013-042016-04-06T21:00:11Z2016-04-06T21:00:11ZO presente trabalho teve como objetivo a identificação de atributos relacionados à atratividade de clientes em clusters comerciais, na percepção de consumidores. Partindo-se da atratividade de clientes para lojas, desenvolveu-se um construto de avaliação de atratividade de clientes para clusters comerciais. Por meio de estudo descritivo-quantitativo junto a 240 consumidores, em dois reconhecidos clusters comerciais, utilizando-se a técnica de PLS-PM (Partial Least Squares Path Modeling), avaliou-se a relação entre a atratividade de clientes (variável reflexiva) e as dimensões do mix varejista de clusters comerciais (variáveis latentes), a partir do tratamento de indicadores de efeitos observáveis. Como principais resultados, observou-se que: (1) atratividade está associada significativamente às variáveis latentes, sugerindo robustez do modelo; (2) condições de compra e preços são dimensões com maior associação à atratividade de clientes, embora lojas, produtos e atendimento apresentem relevância; e (3) localização apresentou-se como dimensão menos correlacionada à atratividade de clientes para ambos os clusters.Submitted by Regilania Cupertino (regilania.correia@hotmail.com) on 2016-04-04T19:45:53Z No. of bitstreams: 1 2013_ATRATIVIDADE EM CLUSTERS COMERCIAIS UM ESTUDO COMPARATIVO DE DOIS CLUSTERS DA CIDADE DE SÃO PAULO.pdf: 568343 bytes, checksum: a393d9d1b489ba9e4ad897f6b9065b01 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Campus II(biblioteca.centro@uscs.edu.br) on 2016-04-06T20:58:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_ATRATIVIDADE EM CLUSTERS COMERCIAIS UM ESTUDO COMPARATIVO DE DOIS CLUSTERS DA CIDADE DE SÃO PAULO.pdf: 568343 bytes, checksum: a393d9d1b489ba9e4ad897f6b9065b01 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Campus II(biblioteca.centro@uscs.edu.br) on 2016-04-06T20:59:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_ATRATIVIDADE EM CLUSTERS COMERCIAIS UM ESTUDO COMPARATIVO DE DOIS CLUSTERS DA CIDADE DE SÃO PAULO.pdf: 568343 bytes, checksum: a393d9d1b489ba9e4ad897f6b9065b01 (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-06T21:00:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_ATRATIVIDADE EM CLUSTERS COMERCIAIS UM ESTUDO COMPARATIVO DE DOIS CLUSTERS DA CIDADE DE SÃO PAULO.pdf: 568343 bytes, checksum: a393d9d1b489ba9e4ad897f6b9065b01 (MD5) Previous issue date: 2013-04Atratividade de clientesCluster comercialAtratividade de clustersConcentrações comerciaishttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/685DMD_hdl_123456789/685Gestão & RegionalidadeTELLES, RenatoSIQUEIRA, João Paulo LaraDONAIRE, DenisGASPAR, Marcos Antonioporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013_ATRATIVIDADE%20EM%20CLUSTERS%20COMERCIAIS%20UM%20ESTUDO%20COMPARATIVO%20DE%20DOIS%20CLUSTERS%20DA%20CIDADE%20DE%20S%c3%83O%20PAULO.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/685/2/2013_ATRATIVIDADE%20EM%20CLUSTERS%20COMERCIAIS%20UM%20ESTUDO%20COMPARATIVO%20DE%20DOIS%20CLUSTERS%20DA%20CIDADE%20DE%20S%c3%83O%20PAULO.pdfapplication/pdf568343http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/685/2/2013_ATRATIVIDADE%20EM%20CLUSTERS%20COMERCIAIS%20UM%20ESTUDO%20COMPARATIVO%20DE%20DOIS%20CLUSTERS%20DA%20CIDADE%20DE%20S%c3%83O%20PAULO.pdfa393d9d1b489ba9e4ad897f6b9065b01MD5123456789_685_22020-07-22T15:45:02Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/685Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:06.071Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Atratividade em clusters comerciais: um estudo comparativo de dois clusters da cidade de São Paulo
title Atratividade em clusters comerciais: um estudo comparativo de dois clusters da cidade de São Paulo
spellingShingle Atratividade em clusters comerciais: um estudo comparativo de dois clusters da cidade de São Paulo
TELLES, Renato
Atratividade de clientes
Cluster comercial
Atratividade de clusters
Concentrações comerciais
title_short Atratividade em clusters comerciais: um estudo comparativo de dois clusters da cidade de São Paulo
title_full Atratividade em clusters comerciais: um estudo comparativo de dois clusters da cidade de São Paulo
title_fullStr Atratividade em clusters comerciais: um estudo comparativo de dois clusters da cidade de São Paulo
title_full_unstemmed Atratividade em clusters comerciais: um estudo comparativo de dois clusters da cidade de São Paulo
title_sort Atratividade em clusters comerciais: um estudo comparativo de dois clusters da cidade de São Paulo
author TELLES, Renato
author_facet TELLES, Renato
SIQUEIRA, João Paulo Lara
DONAIRE, Denis
GASPAR, Marcos Antonio
author_role author
author2 SIQUEIRA, João Paulo Lara
DONAIRE, Denis
GASPAR, Marcos Antonio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv TELLES, Renato
SIQUEIRA, João Paulo Lara
DONAIRE, Denis
GASPAR, Marcos Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Atratividade de clientes
Cluster comercial
Atratividade de clusters
Concentrações comerciais
topic Atratividade de clientes
Cluster comercial
Atratividade de clusters
Concentrações comerciais
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho teve como objetivo a identificação de atributos relacionados à atratividade de clientes em clusters comerciais, na percepção de consumidores. Partindo-se da atratividade de clientes para lojas, desenvolveu-se um construto de avaliação de atratividade de clientes para clusters comerciais. Por meio de estudo descritivo-quantitativo junto a 240 consumidores, em dois reconhecidos clusters comerciais, utilizando-se a técnica de PLS-PM (Partial Least Squares Path Modeling), avaliou-se a relação entre a atratividade de clientes (variável reflexiva) e as dimensões do mix varejista de clusters comerciais (variáveis latentes), a partir do tratamento de indicadores de efeitos observáveis. Como principais resultados, observou-se que: (1) atratividade está associada significativamente às variáveis latentes, sugerindo robustez do modelo; (2) condições de compra e preços são dimensões com maior associação à atratividade de clientes, embora lojas, produtos e atendimento apresentem relevância; e (3) localização apresentou-se como dimensão menos correlacionada à atratividade de clientes para ambos os clusters.
description O presente trabalho teve como objetivo a identificação de atributos relacionados à atratividade de clientes em clusters comerciais, na percepção de consumidores. Partindo-se da atratividade de clientes para lojas, desenvolveu-se um construto de avaliação de atratividade de clientes para clusters comerciais. Por meio de estudo descritivo-quantitativo junto a 240 consumidores, em dois reconhecidos clusters comerciais, utilizando-se a técnica de PLS-PM (Partial Least Squares Path Modeling), avaliou-se a relação entre a atratividade de clientes (variável reflexiva) e as dimensões do mix varejista de clusters comerciais (variáveis latentes), a partir do tratamento de indicadores de efeitos observáveis. Como principais resultados, observou-se que: (1) atratividade está associada significativamente às variáveis latentes, sugerindo robustez do modelo; (2) condições de compra e preços são dimensões com maior associação à atratividade de clientes, embora lojas, produtos e atendimento apresentem relevância; e (3) localização apresentou-se como dimensão menos correlacionada à atratividade de clientes para ambos os clusters.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-06T21:00:11Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-06T21:00:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/685
DMD_hdl_123456789/685
dc.identifier.citation.fl_str_mv Gestão & Regionalidade
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/685
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/685
Gestão & Regionalidade
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672950812670689280