Reflexões sobre o ensino de música e a formação do professor generalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINOFF, Eliane Hilario da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://www.saccom.org.ar/2011_xencuentro/actas/CD.html
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/220
Resumo: Nas séries iniciais do ensino fundamental no sistema educacional brasileiro, os conteúdos de quase todas as disciplinas são abordados por professores generalistas. A Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 teve seu texto alterado em 2008, tornando obrigatórios os conteúdos de música no ensino de Arte na educação básica. Muitos professores têm se mostrado temerosos em desempenhar tais funções, possivelmente pelo fato de a música não ter estado presente na formação desses indivíduos. O presente estudo objetivou conhecer em que medida o aprendizado de um panorama da História da Música Popular Brasileira, olhando a música como produto cultural e histórico e os músicos como agentes sociais, poderia auxiliar os educadores na elaboração de estratégias pedagógicas para o estudo de conteúdos diversos na perspectiva contextualista, segundo Almeida (2001). Foram elaboradas com os alunos do curso de Pedagogia, algumas propostas interdisciplinares direcionadas aos alunos do ensino fundamental, utilizando a vida e obra de alguns compositores brasileiros. Observou-se que os pedagogos podem desenvolver a apreciação musical, traçando paralelos com conteúdos diversos. Concluiu-se que a contribuição do professor generalista para o desenvolvimento musical das crianças será proporcional à compreensão que este educador tem sobre música e arte na formação dos indivíduos.
id USCS-1_744e227b35ca52e237913d8b598f497a
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/220
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleReflexões sobre o ensino de música e a formação do professor generalista2011-072012-01-05T18:20:15Z2012-01-05T18:20:15ZX Encuentro de Ciencias Cognitivas de la MusicaNas séries iniciais do ensino fundamental no sistema educacional brasileiro, os conteúdos de quase todas as disciplinas são abordados por professores generalistas. A Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 teve seu texto alterado em 2008, tornando obrigatórios os conteúdos de música no ensino de Arte na educação básica. Muitos professores têm se mostrado temerosos em desempenhar tais funções, possivelmente pelo fato de a música não ter estado presente na formação desses indivíduos. O presente estudo objetivou conhecer em que medida o aprendizado de um panorama da História da Música Popular Brasileira, olhando a música como produto cultural e histórico e os músicos como agentes sociais, poderia auxiliar os educadores na elaboração de estratégias pedagógicas para o estudo de conteúdos diversos na perspectiva contextualista, segundo Almeida (2001). Foram elaboradas com os alunos do curso de Pedagogia, algumas propostas interdisciplinares direcionadas aos alunos do ensino fundamental, utilizando a vida e obra de alguns compositores brasileiros. Observou-se que os pedagogos podem desenvolver a apreciação musical, traçando paralelos com conteúdos diversos. Concluiu-se que a contribuição do professor generalista para o desenvolvimento musical das crianças será proporcional à compreensão que este educador tem sobre música e arte na formação dos indivíduos.Submitted by Eliane Martinoff (elmartinoff@uscs.edu.br) on 2011-09-09T20:05:46Z No. of bitstreams: 1 108.Martinoff.pdf: 210928 bytes, checksum: 37ddebfd2b5d3adb0bd9b187b61abdb9 (MD5)Approved for entry into archive by Celia Maria Haas(celia.haas@uscs.edu.br) on 2011-09-13T20:38:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 108.Martinoff.pdf: 210928 bytes, checksum: 37ddebfd2b5d3adb0bd9b187b61abdb9 (MD5)Approved for entry into archive by Silvia Pegorin Braga(bibliotecacampus2@uscs.edu.br) on 2012-01-05T18:20:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 108.Martinoff.pdf: 210928 bytes, checksum: 37ddebfd2b5d3adb0bd9b187b61abdb9 (MD5)Made available in DSpace on 2012-01-05T18:20:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 108.Martinoff.pdf: 210928 bytes, checksum: 37ddebfd2b5d3adb0bd9b187b61abdb9 (MD5) Previous issue date: 2011-07Educação musicalFormação de professoresInterdisciplinaridadehttp://www.saccom.org.ar/2011_xencuentro/actas/CD.htmlhttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/220DMD_hdl_123456789/220Actas del X Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Musica. Sociedad Argentina para las Ciencias Cognitivas de la Musica (SACCOM)MARTINOFF, Eliane Hilario da Silvaporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess108.Martinoff.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/220/2/108.Martinoff.pdfapplication/pdf210928http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/220/2/108.Martinoff.pdf37ddebfd2b5d3adb0bd9b187b61abdb9MD5123456789_220_22020-07-22T15:44:20Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/220Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:44:21.994Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o ensino de música e a formação do professor generalista
title Reflexões sobre o ensino de música e a formação do professor generalista
spellingShingle Reflexões sobre o ensino de música e a formação do professor generalista
MARTINOFF, Eliane Hilario da Silva
Educação musical
Formação de professores
Interdisciplinaridade
title_short Reflexões sobre o ensino de música e a formação do professor generalista
title_full Reflexões sobre o ensino de música e a formação do professor generalista
title_fullStr Reflexões sobre o ensino de música e a formação do professor generalista
title_full_unstemmed Reflexões sobre o ensino de música e a formação do professor generalista
title_sort Reflexões sobre o ensino de música e a formação do professor generalista
author MARTINOFF, Eliane Hilario da Silva
author_facet MARTINOFF, Eliane Hilario da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINOFF, Eliane Hilario da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Formação de professores
Interdisciplinaridade
topic Educação musical
Formação de professores
Interdisciplinaridade
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Nas séries iniciais do ensino fundamental no sistema educacional brasileiro, os conteúdos de quase todas as disciplinas são abordados por professores generalistas. A Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 teve seu texto alterado em 2008, tornando obrigatórios os conteúdos de música no ensino de Arte na educação básica. Muitos professores têm se mostrado temerosos em desempenhar tais funções, possivelmente pelo fato de a música não ter estado presente na formação desses indivíduos. O presente estudo objetivou conhecer em que medida o aprendizado de um panorama da História da Música Popular Brasileira, olhando a música como produto cultural e histórico e os músicos como agentes sociais, poderia auxiliar os educadores na elaboração de estratégias pedagógicas para o estudo de conteúdos diversos na perspectiva contextualista, segundo Almeida (2001). Foram elaboradas com os alunos do curso de Pedagogia, algumas propostas interdisciplinares direcionadas aos alunos do ensino fundamental, utilizando a vida e obra de alguns compositores brasileiros. Observou-se que os pedagogos podem desenvolver a apreciação musical, traçando paralelos com conteúdos diversos. Concluiu-se que a contribuição do professor generalista para o desenvolvimento musical das crianças será proporcional à compreensão que este educador tem sobre música e arte na formação dos indivíduos.
description Nas séries iniciais do ensino fundamental no sistema educacional brasileiro, os conteúdos de quase todas as disciplinas são abordados por professores generalistas. A Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 teve seu texto alterado em 2008, tornando obrigatórios os conteúdos de música no ensino de Arte na educação básica. Muitos professores têm se mostrado temerosos em desempenhar tais funções, possivelmente pelo fato de a música não ter estado presente na formação desses indivíduos. O presente estudo objetivou conhecer em que medida o aprendizado de um panorama da História da Música Popular Brasileira, olhando a música como produto cultural e histórico e os músicos como agentes sociais, poderia auxiliar os educadores na elaboração de estratégias pedagógicas para o estudo de conteúdos diversos na perspectiva contextualista, segundo Almeida (2001). Foram elaboradas com os alunos do curso de Pedagogia, algumas propostas interdisciplinares direcionadas aos alunos do ensino fundamental, utilizando a vida e obra de alguns compositores brasileiros. Observou-se que os pedagogos podem desenvolver a apreciação musical, traçando paralelos com conteúdos diversos. Concluiu-se que a contribuição do professor generalista para o desenvolvimento musical das crianças será proporcional à compreensão que este educador tem sobre música e arte na formação dos indivíduos.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-07
dc.date.available.fl_str_mv 2012-01-05T18:20:15Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-05T18:20:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.saccom.org.ar/2011_xencuentro/actas/CD.html
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/220
DMD_hdl_123456789/220
dc.identifier.citation.fl_str_mv Actas del X Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Musica. Sociedad Argentina para las Ciencias Cognitivas de la Musica (SACCOM)
url http://www.saccom.org.ar/2011_xencuentro/actas/CD.html
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/220
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/220
Actas del X Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Musica. Sociedad Argentina para las Ciencias Cognitivas de la Musica (SACCOM)
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv X Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Musica
publisher.none.fl_str_mv X Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Musica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672950248388952064