Reflexões sobre o ensino de música e a formação do professor generalista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://www.saccom.org.ar/2011_xencuentro/actas/CD.html http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/220 |
Resumo: | Nas séries iniciais do ensino fundamental no sistema educacional brasileiro, os conteúdos de quase todas as disciplinas são abordados por professores generalistas. A Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 teve seu texto alterado em 2008, tornando obrigatórios os conteúdos de música no ensino de Arte na educação básica. Muitos professores têm se mostrado temerosos em desempenhar tais funções, possivelmente pelo fato de a música não ter estado presente na formação desses indivíduos. O presente estudo objetivou conhecer em que medida o aprendizado de um panorama da História da Música Popular Brasileira, olhando a música como produto cultural e histórico e os músicos como agentes sociais, poderia auxiliar os educadores na elaboração de estratégias pedagógicas para o estudo de conteúdos diversos na perspectiva contextualista, segundo Almeida (2001). Foram elaboradas com os alunos do curso de Pedagogia, algumas propostas interdisciplinares direcionadas aos alunos do ensino fundamental, utilizando a vida e obra de alguns compositores brasileiros. Observou-se que os pedagogos podem desenvolver a apreciação musical, traçando paralelos com conteúdos diversos. Concluiu-se que a contribuição do professor generalista para o desenvolvimento musical das crianças será proporcional à compreensão que este educador tem sobre música e arte na formação dos indivíduos. |
id |
USCS-1_744e227b35ca52e237913d8b598f497a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/220 |
network_acronym_str |
USCS-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da USCS |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleReflexões sobre o ensino de música e a formação do professor generalista2011-072012-01-05T18:20:15Z2012-01-05T18:20:15ZX Encuentro de Ciencias Cognitivas de la MusicaNas séries iniciais do ensino fundamental no sistema educacional brasileiro, os conteúdos de quase todas as disciplinas são abordados por professores generalistas. A Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 teve seu texto alterado em 2008, tornando obrigatórios os conteúdos de música no ensino de Arte na educação básica. Muitos professores têm se mostrado temerosos em desempenhar tais funções, possivelmente pelo fato de a música não ter estado presente na formação desses indivíduos. O presente estudo objetivou conhecer em que medida o aprendizado de um panorama da História da Música Popular Brasileira, olhando a música como produto cultural e histórico e os músicos como agentes sociais, poderia auxiliar os educadores na elaboração de estratégias pedagógicas para o estudo de conteúdos diversos na perspectiva contextualista, segundo Almeida (2001). Foram elaboradas com os alunos do curso de Pedagogia, algumas propostas interdisciplinares direcionadas aos alunos do ensino fundamental, utilizando a vida e obra de alguns compositores brasileiros. Observou-se que os pedagogos podem desenvolver a apreciação musical, traçando paralelos com conteúdos diversos. Concluiu-se que a contribuição do professor generalista para o desenvolvimento musical das crianças será proporcional à compreensão que este educador tem sobre música e arte na formação dos indivíduos.Submitted by Eliane Martinoff (elmartinoff@uscs.edu.br) on 2011-09-09T20:05:46Z No. of bitstreams: 1 108.Martinoff.pdf: 210928 bytes, checksum: 37ddebfd2b5d3adb0bd9b187b61abdb9 (MD5)Approved for entry into archive by Celia Maria Haas(celia.haas@uscs.edu.br) on 2011-09-13T20:38:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 108.Martinoff.pdf: 210928 bytes, checksum: 37ddebfd2b5d3adb0bd9b187b61abdb9 (MD5)Approved for entry into archive by Silvia Pegorin Braga(bibliotecacampus2@uscs.edu.br) on 2012-01-05T18:20:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 108.Martinoff.pdf: 210928 bytes, checksum: 37ddebfd2b5d3adb0bd9b187b61abdb9 (MD5)Made available in DSpace on 2012-01-05T18:20:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 108.Martinoff.pdf: 210928 bytes, checksum: 37ddebfd2b5d3adb0bd9b187b61abdb9 (MD5) Previous issue date: 2011-07Educação musicalFormação de professoresInterdisciplinaridadehttp://www.saccom.org.ar/2011_xencuentro/actas/CD.htmlhttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/220DMD_hdl_123456789/220Actas del X Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Musica. Sociedad Argentina para las Ciencias Cognitivas de la Musica (SACCOM)MARTINOFF, Eliane Hilario da Silvaporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess108.Martinoff.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/220/2/108.Martinoff.pdfapplication/pdf210928http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/220/2/108.Martinoff.pdf37ddebfd2b5d3adb0bd9b187b61abdb9MD5123456789_220_22020-07-22T15:44:20Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/220Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:44:21.994Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre o ensino de música e a formação do professor generalista |
title |
Reflexões sobre o ensino de música e a formação do professor generalista |
spellingShingle |
Reflexões sobre o ensino de música e a formação do professor generalista MARTINOFF, Eliane Hilario da Silva Educação musical Formação de professores Interdisciplinaridade |
title_short |
Reflexões sobre o ensino de música e a formação do professor generalista |
title_full |
Reflexões sobre o ensino de música e a formação do professor generalista |
title_fullStr |
Reflexões sobre o ensino de música e a formação do professor generalista |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o ensino de música e a formação do professor generalista |
title_sort |
Reflexões sobre o ensino de música e a formação do professor generalista |
author |
MARTINOFF, Eliane Hilario da Silva |
author_facet |
MARTINOFF, Eliane Hilario da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARTINOFF, Eliane Hilario da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Formação de professores Interdisciplinaridade |
topic |
Educação musical Formação de professores Interdisciplinaridade |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Nas séries iniciais do ensino fundamental no sistema educacional brasileiro, os conteúdos de quase todas as disciplinas são abordados por professores generalistas. A Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 teve seu texto alterado em 2008, tornando obrigatórios os conteúdos de música no ensino de Arte na educação básica. Muitos professores têm se mostrado temerosos em desempenhar tais funções, possivelmente pelo fato de a música não ter estado presente na formação desses indivíduos. O presente estudo objetivou conhecer em que medida o aprendizado de um panorama da História da Música Popular Brasileira, olhando a música como produto cultural e histórico e os músicos como agentes sociais, poderia auxiliar os educadores na elaboração de estratégias pedagógicas para o estudo de conteúdos diversos na perspectiva contextualista, segundo Almeida (2001). Foram elaboradas com os alunos do curso de Pedagogia, algumas propostas interdisciplinares direcionadas aos alunos do ensino fundamental, utilizando a vida e obra de alguns compositores brasileiros. Observou-se que os pedagogos podem desenvolver a apreciação musical, traçando paralelos com conteúdos diversos. Concluiu-se que a contribuição do professor generalista para o desenvolvimento musical das crianças será proporcional à compreensão que este educador tem sobre música e arte na formação dos indivíduos. |
description |
Nas séries iniciais do ensino fundamental no sistema educacional brasileiro, os conteúdos de quase todas as disciplinas são abordados por professores generalistas. A Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 teve seu texto alterado em 2008, tornando obrigatórios os conteúdos de música no ensino de Arte na educação básica. Muitos professores têm se mostrado temerosos em desempenhar tais funções, possivelmente pelo fato de a música não ter estado presente na formação desses indivíduos. O presente estudo objetivou conhecer em que medida o aprendizado de um panorama da História da Música Popular Brasileira, olhando a música como produto cultural e histórico e os músicos como agentes sociais, poderia auxiliar os educadores na elaboração de estratégias pedagógicas para o estudo de conteúdos diversos na perspectiva contextualista, segundo Almeida (2001). Foram elaboradas com os alunos do curso de Pedagogia, algumas propostas interdisciplinares direcionadas aos alunos do ensino fundamental, utilizando a vida e obra de alguns compositores brasileiros. Observou-se que os pedagogos podem desenvolver a apreciação musical, traçando paralelos com conteúdos diversos. Concluiu-se que a contribuição do professor generalista para o desenvolvimento musical das crianças será proporcional à compreensão que este educador tem sobre música e arte na formação dos indivíduos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-07 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-01-05T18:20:15Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-01-05T18:20:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.saccom.org.ar/2011_xencuentro/actas/CD.html http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/220 DMD_hdl_123456789/220 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Actas del X Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Musica. Sociedad Argentina para las Ciencias Cognitivas de la Musica (SACCOM) |
url |
http://www.saccom.org.ar/2011_xencuentro/actas/CD.html http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/220 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/220 Actas del X Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Musica. Sociedad Argentina para las Ciencias Cognitivas de la Musica (SACCOM) |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
X Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Musica |
publisher.none.fl_str_mv |
X Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Musica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da USCS instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da USCS |
collection |
Repositório Institucional da USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1672950248388952064 |