Avaliação do emprego da técnica de modelagem de equações estruturais em teses e dissertações de universidades públicas de alta performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PREARO, Leandro Campi
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: GOUVÊA, Maria Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1016
Resumo: Este artigo faz parte de um amplo estudo sobre a adequação no uso de técnicas estatísticas multivariadas em teses e dissertações de algumas instituições de Ensino Superior na área de marketing na temática do comportamento do consumidor entre 1997 e 2006. Neste artigo, é focalizada a modelagem de equações estruturais, uma técnica com grande potencial de uso em estudos de marketing. Foi objetivo deste trabalho a análise da adequação do emprego dessa técnica às necessidades dos problemas de pesquisa apresentados nas teses e dissertações dos Programas de Pós- Graduação de duas universidades públicas – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo; e Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul –, a partir de três objetivos específicos: a) identificar a intensidade de uso das técnicas multivariadas na área de Marketing, temática do Comportamento do Consumidor; b) identificar o nível de adequação do uso da técnica de modelagem de equações estruturais aos problemas de pesquisa apresentados nessas dissertações e teses selecionadas; c) identificar fontes de erros da aplicação da técnica de modelagem de equações estruturais, a partir do não atendimento às suas premissas básicas. De forma geral, os resultados sugerem a necessidade de um aumento do comprometimento dos pesquisadores na verificação de todos os preceitos teóricos de aplicação da técnica de modelagem de equações estruturais.
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