O composto de marketing e a teologia da prosperidade: um estudo sobre dízimos e ofertas em uma igreja neopentecostal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Roberto Vidal
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: SILVA, Rosângela Sarmento, MINCIOTTI, Silvio Augusto, DONAIRE, Denis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/695
Resumo: Este trabalho se propôs aprofundar os estudos relativos à aplicação de Marketing de Serviços nas atividades religiosas, bem como, identificar quais os motivos que levam os fiéis a adotar as práticas de troca estabelecidas pelas igrejas, em relação à devolução dos dízimos e das ofertas pelos fiéis. Usando pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, por meio de estudo de caso, o foco central da pesquisa buscou formular hipóteses que contribuam para estudar os motivos que levam os fiéis a adotar essas práticas. Nesse sentido, buscou-se a identificação de situações relevantes nesse campo do conhecimento, bem como de possibilidades práticas de utilização do Marketing de Serviços nas Igrejas Neopentecostais. Os resultados da pesquisa apontam que as pessoas devolvem o dízimo e dão suas ofertas, na maioria das vezes, apenas em decorrência da fundamentação retórica que legitima esse procedimento nas Escrituras Sagradas na aspiração de obter a paz na vida eterna.
id USCS-1_b3f1f3578d22dd13fb75f74e27e8f543
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/695
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleO composto de marketing e a teologia da prosperidade: um estudo sobre dízimos e ofertas em uma igreja neopentecostal2014-062016-04-15T19:38:37Z2016-04-15T19:38:37ZEste trabalho se propôs aprofundar os estudos relativos à aplicação de Marketing de Serviços nas atividades religiosas, bem como, identificar quais os motivos que levam os fiéis a adotar as práticas de troca estabelecidas pelas igrejas, em relação à devolução dos dízimos e das ofertas pelos fiéis. Usando pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, por meio de estudo de caso, o foco central da pesquisa buscou formular hipóteses que contribuam para estudar os motivos que levam os fiéis a adotar essas práticas. Nesse sentido, buscou-se a identificação de situações relevantes nesse campo do conhecimento, bem como de possibilidades práticas de utilização do Marketing de Serviços nas Igrejas Neopentecostais. Os resultados da pesquisa apontam que as pessoas devolvem o dízimo e dão suas ofertas, na maioria das vezes, apenas em decorrência da fundamentação retórica que legitima esse procedimento nas Escrituras Sagradas na aspiração de obter a paz na vida eterna.Submitted by Regilania Cupertino (regilania.correia@hotmail.com) on 2016-04-06T18:24:23Z No. of bitstreams: 1 2014_ O COMPOSTO DE MARKETING E A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE UM ESTUDO SOBRE DÍZIMOS E OFERTAS EM UMA IGREJA NEOPENTECOSTAL.pdf: 856481 bytes, checksum: 7a8e75308010b0ba3c6559412a3aaca4 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Campus II(biblioteca.centro@uscs.edu.br) on 2016-04-06T21:02:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_ O COMPOSTO DE MARKETING E A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE UM ESTUDO SOBRE DÍZIMOS E OFERTAS EM UMA IGREJA NEOPENTECOSTAL.pdf: 856481 bytes, checksum: 7a8e75308010b0ba3c6559412a3aaca4 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Campus II(biblioteca.centro@uscs.edu.br) on 2016-04-15T19:38:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_ O COMPOSTO DE MARKETING E A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE UM ESTUDO SOBRE DÍZIMOS E OFERTAS EM UMA IGREJA NEOPENTECOSTAL.pdf: 856481 bytes, checksum: 7a8e75308010b0ba3c6559412a3aaca4 (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-15T19:38:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_ O COMPOSTO DE MARKETING E A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE UM ESTUDO SOBRE DÍZIMOS E OFERTAS EM UMA IGREJA NEOPENTECOSTAL.pdf: 856481 bytes, checksum: 7a8e75308010b0ba3c6559412a3aaca4 (MD5) Previous issue date: 2014-06Marketing de serviçosMarketing religiosoTeologia da prosperidadeTrocasComposto de marketinghttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/695DMD_hdl_123456789/695Revista Eletrônica de AdministraçãoSOUZA, Roberto VidalSILVA, Rosângela SarmentoMINCIOTTI, Silvio AugustoDONAIRE, Denisporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014_%20O%20COMPOSTO%20DE%20MARKETING%20E%20A%20TEOLOGIA%20DA%20PROSPERIDADE%20UM%20ESTUDO%20SOBRE%20D%c3%8dZIMOS%20E%20OFERTAS%20EM%20UMA%20IGREJA%20NEOPENTECOSTAL.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/695/2/2014_%20O%20COMPOSTO%20DE%20MARKETING%20E%20A%20TEOLOGIA%20DA%20PROSPERIDADE%20UM%20ESTUDO%20SOBRE%20D%c3%8dZIMOS%20E%20OFERTAS%20EM%20UMA%20IGREJA%20NEOPENTECOSTAL.pdfapplication/pdf856481http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/695/2/2014_%20O%20COMPOSTO%20DE%20MARKETING%20E%20A%20TEOLOGIA%20DA%20PROSPERIDADE%20UM%20ESTUDO%20SOBRE%20D%c3%8dZIMOS%20E%20OFERTAS%20EM%20UMA%20IGREJA%20NEOPENTECOSTAL.pdf7a8e75308010b0ba3c6559412a3aaca4MD5123456789_695_22020-07-22T15:45:02Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/695Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:06.621Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv O composto de marketing e a teologia da prosperidade: um estudo sobre dízimos e ofertas em uma igreja neopentecostal
title O composto de marketing e a teologia da prosperidade: um estudo sobre dízimos e ofertas em uma igreja neopentecostal
spellingShingle O composto de marketing e a teologia da prosperidade: um estudo sobre dízimos e ofertas em uma igreja neopentecostal
SOUZA, Roberto Vidal
Marketing de serviços
Marketing religioso
Teologia da prosperidade
Trocas
Composto de marketing
title_short O composto de marketing e a teologia da prosperidade: um estudo sobre dízimos e ofertas em uma igreja neopentecostal
title_full O composto de marketing e a teologia da prosperidade: um estudo sobre dízimos e ofertas em uma igreja neopentecostal
title_fullStr O composto de marketing e a teologia da prosperidade: um estudo sobre dízimos e ofertas em uma igreja neopentecostal
title_full_unstemmed O composto de marketing e a teologia da prosperidade: um estudo sobre dízimos e ofertas em uma igreja neopentecostal
title_sort O composto de marketing e a teologia da prosperidade: um estudo sobre dízimos e ofertas em uma igreja neopentecostal
author SOUZA, Roberto Vidal
author_facet SOUZA, Roberto Vidal
SILVA, Rosângela Sarmento
MINCIOTTI, Silvio Augusto
DONAIRE, Denis
author_role author
author2 SILVA, Rosângela Sarmento
MINCIOTTI, Silvio Augusto
DONAIRE, Denis
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Roberto Vidal
SILVA, Rosângela Sarmento
MINCIOTTI, Silvio Augusto
DONAIRE, Denis
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de serviços
Marketing religioso
Teologia da prosperidade
Trocas
Composto de marketing
topic Marketing de serviços
Marketing religioso
Teologia da prosperidade
Trocas
Composto de marketing
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este trabalho se propôs aprofundar os estudos relativos à aplicação de Marketing de Serviços nas atividades religiosas, bem como, identificar quais os motivos que levam os fiéis a adotar as práticas de troca estabelecidas pelas igrejas, em relação à devolução dos dízimos e das ofertas pelos fiéis. Usando pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, por meio de estudo de caso, o foco central da pesquisa buscou formular hipóteses que contribuam para estudar os motivos que levam os fiéis a adotar essas práticas. Nesse sentido, buscou-se a identificação de situações relevantes nesse campo do conhecimento, bem como de possibilidades práticas de utilização do Marketing de Serviços nas Igrejas Neopentecostais. Os resultados da pesquisa apontam que as pessoas devolvem o dízimo e dão suas ofertas, na maioria das vezes, apenas em decorrência da fundamentação retórica que legitima esse procedimento nas Escrituras Sagradas na aspiração de obter a paz na vida eterna.
description Este trabalho se propôs aprofundar os estudos relativos à aplicação de Marketing de Serviços nas atividades religiosas, bem como, identificar quais os motivos que levam os fiéis a adotar as práticas de troca estabelecidas pelas igrejas, em relação à devolução dos dízimos e das ofertas pelos fiéis. Usando pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, por meio de estudo de caso, o foco central da pesquisa buscou formular hipóteses que contribuam para estudar os motivos que levam os fiéis a adotar essas práticas. Nesse sentido, buscou-se a identificação de situações relevantes nesse campo do conhecimento, bem como de possibilidades práticas de utilização do Marketing de Serviços nas Igrejas Neopentecostais. Os resultados da pesquisa apontam que as pessoas devolvem o dízimo e dão suas ofertas, na maioria das vezes, apenas em decorrência da fundamentação retórica que legitima esse procedimento nas Escrituras Sagradas na aspiração de obter a paz na vida eterna.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-15T19:38:37Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-15T19:38:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/695
DMD_hdl_123456789/695
dc.identifier.citation.fl_str_mv Revista Eletrônica de Administração
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/695
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/695
Revista Eletrônica de Administração
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672950812685369344