Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PESSONI, Arquimedes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: AKERMAN, Marco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/681
Resumo: Introdução: O uso das redes sociais digitais vem sendo um importante aliado nas atividades de ensino e aprendizagem. Objetivo: A pesquisa avaliou a percepção dos alunos e professores sobre o uso dessas novas ferramentas em ambiente educacional. Métodos: Foram distribuídos dois tipos de questionários online a alunos e professores de cursos de Saúde de duas instituições de ensino superior do ABC Paulista, respondidos por 55 alunos e 19 professores. Com base nesses dados, identificamos afirmações qualitativas para avaliar percepções dos dois grupos sobre o uso de redes sociais digitais em ambiente educacional. Resultados: Observou‑se que os alunos estão mais familiarizados com as ferramentas digitais e que parte dos docentes as conhece, mas não as utilizam. O Youtube e o Facebook foram as mídias mais referenciadas e usadas por ambos os públicos. Os alunos apontaram formas de utilização extraclasse para as ferramentas digitais. Conclusão: Mídias sociais podem ser utilizadas como ferramentas educativas, mas os professores precisam ser sensibilizados e capacitados para o uso; alunos podem encontrar opções de compartilhamento e produção de conhecimento coletivo no ambiente virtual de educação em saúde.
id USCS-1_c2636ba797831c0096453f4912617fa0
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/681
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePercepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais20152016-04-06T20:42:06Z2016-04-06T20:42:06ZIntrodução: O uso das redes sociais digitais vem sendo um importante aliado nas atividades de ensino e aprendizagem. Objetivo: A pesquisa avaliou a percepção dos alunos e professores sobre o uso dessas novas ferramentas em ambiente educacional. Métodos: Foram distribuídos dois tipos de questionários online a alunos e professores de cursos de Saúde de duas instituições de ensino superior do ABC Paulista, respondidos por 55 alunos e 19 professores. Com base nesses dados, identificamos afirmações qualitativas para avaliar percepções dos dois grupos sobre o uso de redes sociais digitais em ambiente educacional. Resultados: Observou‑se que os alunos estão mais familiarizados com as ferramentas digitais e que parte dos docentes as conhece, mas não as utilizam. O Youtube e o Facebook foram as mídias mais referenciadas e usadas por ambos os públicos. Os alunos apontaram formas de utilização extraclasse para as ferramentas digitais. Conclusão: Mídias sociais podem ser utilizadas como ferramentas educativas, mas os professores precisam ser sensibilizados e capacitados para o uso; alunos podem encontrar opções de compartilhamento e produção de conhecimento coletivo no ambiente virtual de educação em saúde.Submitted by CAMILA GONCALVES (camys.pereira5@gmail.com) on 2016-04-01T19:22:00Z No. of bitstreams: 1 2015_7_Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais.pdf: 635929 bytes, checksum: 6dc019a90966a83afe2d4b22507529ad (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Campus II(biblioteca.centro@uscs.edu.br) on 2016-04-06T20:40:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_7_Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais.pdf: 635929 bytes, checksum: 6dc019a90966a83afe2d4b22507529ad (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Campus II(biblioteca.centro@uscs.edu.br) on 2016-04-06T20:42:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_7_Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais.pdf: 635929 bytes, checksum: 6dc019a90966a83afe2d4b22507529ad (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-06T20:42:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_7_Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais.pdf: 635929 bytes, checksum: 6dc019a90966a83afe2d4b22507529ad (MD5) Previous issue date: 2015EducaçãoComunicaçãoRede socialApoio socialMetodologiahttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/681DMD_hdl_123456789/681ABCS Health Sci.PESSONI, ArquimedesAKERMAN, Marcoporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015_7_Percep%c3%a7%c3%b5es%20de%20docentes%20e%20discentes%20sobre%20uso%20educativo%20de%20m%c3%addias%20sociais.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/681/2/2015_7_Percep%c3%a7%c3%b5es%20de%20docentes%20e%20discentes%20sobre%20uso%20educativo%20de%20m%c3%addias%20sociais.pdfapplication/pdf635929http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/681/2/2015_7_Percep%c3%a7%c3%b5es%20de%20docentes%20e%20discentes%20sobre%20uso%20educativo%20de%20m%c3%addias%20sociais.pdf6dc019a90966a83afe2d4b22507529adMD5123456789_681_22020-07-22T15:45:02Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/681Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:05.898Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais
title Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais
spellingShingle Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais
PESSONI, Arquimedes
Educação
Comunicação
Rede social
Apoio social
Metodologia
title_short Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais
title_full Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais
title_fullStr Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais
title_full_unstemmed Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais
title_sort Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais
author PESSONI, Arquimedes
author_facet PESSONI, Arquimedes
AKERMAN, Marco
author_role author
author2 AKERMAN, Marco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PESSONI, Arquimedes
AKERMAN, Marco
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Comunicação
Rede social
Apoio social
Metodologia
topic Educação
Comunicação
Rede social
Apoio social
Metodologia
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Introdução: O uso das redes sociais digitais vem sendo um importante aliado nas atividades de ensino e aprendizagem. Objetivo: A pesquisa avaliou a percepção dos alunos e professores sobre o uso dessas novas ferramentas em ambiente educacional. Métodos: Foram distribuídos dois tipos de questionários online a alunos e professores de cursos de Saúde de duas instituições de ensino superior do ABC Paulista, respondidos por 55 alunos e 19 professores. Com base nesses dados, identificamos afirmações qualitativas para avaliar percepções dos dois grupos sobre o uso de redes sociais digitais em ambiente educacional. Resultados: Observou‑se que os alunos estão mais familiarizados com as ferramentas digitais e que parte dos docentes as conhece, mas não as utilizam. O Youtube e o Facebook foram as mídias mais referenciadas e usadas por ambos os públicos. Os alunos apontaram formas de utilização extraclasse para as ferramentas digitais. Conclusão: Mídias sociais podem ser utilizadas como ferramentas educativas, mas os professores precisam ser sensibilizados e capacitados para o uso; alunos podem encontrar opções de compartilhamento e produção de conhecimento coletivo no ambiente virtual de educação em saúde.
description Introdução: O uso das redes sociais digitais vem sendo um importante aliado nas atividades de ensino e aprendizagem. Objetivo: A pesquisa avaliou a percepção dos alunos e professores sobre o uso dessas novas ferramentas em ambiente educacional. Métodos: Foram distribuídos dois tipos de questionários online a alunos e professores de cursos de Saúde de duas instituições de ensino superior do ABC Paulista, respondidos por 55 alunos e 19 professores. Com base nesses dados, identificamos afirmações qualitativas para avaliar percepções dos dois grupos sobre o uso de redes sociais digitais em ambiente educacional. Resultados: Observou‑se que os alunos estão mais familiarizados com as ferramentas digitais e que parte dos docentes as conhece, mas não as utilizam. O Youtube e o Facebook foram as mídias mais referenciadas e usadas por ambos os públicos. Os alunos apontaram formas de utilização extraclasse para as ferramentas digitais. Conclusão: Mídias sociais podem ser utilizadas como ferramentas educativas, mas os professores precisam ser sensibilizados e capacitados para o uso; alunos podem encontrar opções de compartilhamento e produção de conhecimento coletivo no ambiente virtual de educação em saúde.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-06T20:42:06Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-06T20:42:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/681
DMD_hdl_123456789/681
dc.identifier.citation.fl_str_mv ABCS Health Sci.
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/681
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/681
ABCS Health Sci.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672950812666494976