Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PESSONI, Arquimedes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: AKERMAN, Marco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/678
Resumo: O uso das redes sociais digitais vem sendo um importante aliado nas atividades de ensino e aprendizagem. Objetivo: A pesquisa avaliou a percepção dos alunos e professores sobre o uso dessas novas ferramentas em ambiente educacional. Métodos: Foram distribuídos dois tipos de questionários online a alunos e professores de cursos de Saúde de duas instituições de ensino superior do ABC Paulista, respondidos por 55 alunos e 19 professores. Com base nesses dados, identificamos afirmações qualitativas para avaliar percepções dos dois grupos sobre o uso de redes sociais digitais em ambiente educacional. Resultados: Observou‑se que os alunos estão mais familiarizados com as ferramentas digitais e que parte dos docentes as conhece, mas não as utilizam. O Youtube e o Facebook foram as mídias mais referenciadas e usadas por ambos os públicos. Os alunos apontaram formas de utilização extraclasse para as ferramentas digitais. Conclusão: Mídias sociais podem ser utilizadas como ferramentas educativas, mas os professores precisam ser sensibilizados e capacitados para o uso; alunos podem encontrar opções de compartilhamento e produção de conhecimento coletivo no ambiente virtual de educação em saúde.
id USCS-1_eeb0ecf1339d039818e3114cd51fd1f5
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/678
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePercepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais2015-12-222016-04-01T18:46:54Z2016-04-01T18:46:54ZFaculdade de Medicina do ABCO uso das redes sociais digitais vem sendo um importante aliado nas atividades de ensino e aprendizagem. Objetivo: A pesquisa avaliou a percepção dos alunos e professores sobre o uso dessas novas ferramentas em ambiente educacional. Métodos: Foram distribuídos dois tipos de questionários online a alunos e professores de cursos de Saúde de duas instituições de ensino superior do ABC Paulista, respondidos por 55 alunos e 19 professores. Com base nesses dados, identificamos afirmações qualitativas para avaliar percepções dos dois grupos sobre o uso de redes sociais digitais em ambiente educacional. Resultados: Observou‑se que os alunos estão mais familiarizados com as ferramentas digitais e que parte dos docentes as conhece, mas não as utilizam. O Youtube e o Facebook foram as mídias mais referenciadas e usadas por ambos os públicos. Os alunos apontaram formas de utilização extraclasse para as ferramentas digitais. Conclusão: Mídias sociais podem ser utilizadas como ferramentas educativas, mas os professores precisam ser sensibilizados e capacitados para o uso; alunos podem encontrar opções de compartilhamento e produção de conhecimento coletivo no ambiente virtual de educação em saúde.Artigo derivado de pós-doutoramento do autor.Submitted by Arquimedes Pessoni (pessoni@uscs.edu.br) on 2015-12-22T18:33:01Z No. of bitstreams: 1 792-1659-2-PB.pdf: 635929 bytes, checksum: 6dc019a90966a83afe2d4b22507529ad (MD5)Approved for entry into archive by Herom Vargas(herom.vargas@uscs.edu.br) on 2016-01-18T18:27:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 792-1659-2-PB.pdf: 635929 bytes, checksum: 6dc019a90966a83afe2d4b22507529ad (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Campus II(biblioteca.centro@uscs.edu.br) on 2016-04-01T18:46:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 792-1659-2-PB.pdf: 635929 bytes, checksum: 6dc019a90966a83afe2d4b22507529ad (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-01T18:46:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 792-1659-2-PB.pdf: 635929 bytes, checksum: 6dc019a90966a83afe2d4b22507529ad (MD5) Previous issue date: 2015-12-22educaçãocomunicaçãorede socialapoio socialmetodologiahttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/678DMD_hdl_123456789/678PESSONI, ArquimedesAKERMAN, Marcoporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess792-1659-2-PB.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/678/2/792-1659-2-PB.pdfapplication/pdf635929http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/678/2/792-1659-2-PB.pdf6dc019a90966a83afe2d4b22507529adMD5123456789_678_22020-07-22T15:45:02Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/678Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:04.65Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais
title Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais
spellingShingle Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais
PESSONI, Arquimedes
educação
comunicação
rede social
apoio social
metodologia
title_short Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais
title_full Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais
title_fullStr Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais
title_full_unstemmed Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais
title_sort Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais
author PESSONI, Arquimedes
author_facet PESSONI, Arquimedes
AKERMAN, Marco
author_role author
author2 AKERMAN, Marco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PESSONI, Arquimedes
AKERMAN, Marco
dc.subject.por.fl_str_mv educação
comunicação
rede social
apoio social
metodologia
topic educação
comunicação
rede social
apoio social
metodologia
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O uso das redes sociais digitais vem sendo um importante aliado nas atividades de ensino e aprendizagem. Objetivo: A pesquisa avaliou a percepção dos alunos e professores sobre o uso dessas novas ferramentas em ambiente educacional. Métodos: Foram distribuídos dois tipos de questionários online a alunos e professores de cursos de Saúde de duas instituições de ensino superior do ABC Paulista, respondidos por 55 alunos e 19 professores. Com base nesses dados, identificamos afirmações qualitativas para avaliar percepções dos dois grupos sobre o uso de redes sociais digitais em ambiente educacional. Resultados: Observou‑se que os alunos estão mais familiarizados com as ferramentas digitais e que parte dos docentes as conhece, mas não as utilizam. O Youtube e o Facebook foram as mídias mais referenciadas e usadas por ambos os públicos. Os alunos apontaram formas de utilização extraclasse para as ferramentas digitais. Conclusão: Mídias sociais podem ser utilizadas como ferramentas educativas, mas os professores precisam ser sensibilizados e capacitados para o uso; alunos podem encontrar opções de compartilhamento e produção de conhecimento coletivo no ambiente virtual de educação em saúde.
Artigo derivado de pós-doutoramento do autor.
description O uso das redes sociais digitais vem sendo um importante aliado nas atividades de ensino e aprendizagem. Objetivo: A pesquisa avaliou a percepção dos alunos e professores sobre o uso dessas novas ferramentas em ambiente educacional. Métodos: Foram distribuídos dois tipos de questionários online a alunos e professores de cursos de Saúde de duas instituições de ensino superior do ABC Paulista, respondidos por 55 alunos e 19 professores. Com base nesses dados, identificamos afirmações qualitativas para avaliar percepções dos dois grupos sobre o uso de redes sociais digitais em ambiente educacional. Resultados: Observou‑se que os alunos estão mais familiarizados com as ferramentas digitais e que parte dos docentes as conhece, mas não as utilizam. O Youtube e o Facebook foram as mídias mais referenciadas e usadas por ambos os públicos. Os alunos apontaram formas de utilização extraclasse para as ferramentas digitais. Conclusão: Mídias sociais podem ser utilizadas como ferramentas educativas, mas os professores precisam ser sensibilizados e capacitados para o uso; alunos podem encontrar opções de compartilhamento e produção de conhecimento coletivo no ambiente virtual de educação em saúde.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-22
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-01T18:46:54Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-01T18:46:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/678
DMD_hdl_123456789/678
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/678
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Medicina do ABC
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Medicina do ABC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672950665237757952