Propaganda política e comercial: algumas aproximações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GIACOMINI FILHO, Gino
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: PERAZZO, Priscila Ferreira, ROSSETI, Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/748
Resumo: A propaganda política e a comercial (ou publicidade) sempre tiveram conexões entre si. Com a Revolução Industrial consolida-se a propaganda comercial, enquanto a propaganda política moderna tem grande impulso na década de 1930. Foram nos regimes totalitários do Ocidente que se desenvolveram fundamentos de uma propaganda política atual, com mecanismos de persuasão capazes de acionar sentimentos coletivos e universos simbólicos sociais, com estética elaborada pelos agentes conectados a ideologias e partidos políticos da época. O objetivo é apresentar e discutir conexões entre a propaganda política e a publicidade tendo em vista suas influências mútuas, advindas de suas experiências históricas. Trata-se de um estudo exploratório que faz uso de referencial teórico sobre os eixos temáticos da propaganda política e propaganda comercial com ênfase conceitual e histórica. A partir da sistematização do objeto de estudo, o artigo mostra que a intersecção da propaganda política e comercial se evidencia no início do século XX e intensifica suas conexões neste início de século XXI com o uso de recursos estéticos e discursivos mais sofisticados. Parece, portanto, que as experiências da propaganda comercial têm suprido campanhas eleitorais e a comunicação política, proporcionando cenários políticos caracterizados pela persuasão, efemeridade e apego estético nos moldes da concepção publicitária.
id USCS-1_d6bc46ed14a16c9658bb5786ff3d96c4
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/748
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePropaganda política e comercial: algumas aproximações20152016-06-10T18:05:29Z2016-06-10T18:05:29ZA propaganda política e a comercial (ou publicidade) sempre tiveram conexões entre si. Com a Revolução Industrial consolida-se a propaganda comercial, enquanto a propaganda política moderna tem grande impulso na década de 1930. Foram nos regimes totalitários do Ocidente que se desenvolveram fundamentos de uma propaganda política atual, com mecanismos de persuasão capazes de acionar sentimentos coletivos e universos simbólicos sociais, com estética elaborada pelos agentes conectados a ideologias e partidos políticos da época. O objetivo é apresentar e discutir conexões entre a propaganda política e a publicidade tendo em vista suas influências mútuas, advindas de suas experiências históricas. Trata-se de um estudo exploratório que faz uso de referencial teórico sobre os eixos temáticos da propaganda política e propaganda comercial com ênfase conceitual e histórica. A partir da sistematização do objeto de estudo, o artigo mostra que a intersecção da propaganda política e comercial se evidencia no início do século XX e intensifica suas conexões neste início de século XXI com o uso de recursos estéticos e discursivos mais sofisticados. Parece, portanto, que as experiências da propaganda comercial têm suprido campanhas eleitorais e a comunicação política, proporcionando cenários políticos caracterizados pela persuasão, efemeridade e apego estético nos moldes da concepção publicitária.Submitted by Regilania Cupertino (regilania.correia@hotmail.com) on 2016-06-10T18:04:43Z No. of bitstreams: 1 2015_3_Propaganda política e comercial algumas aproximações.PDF: 429517 bytes, checksum: 22a08a42f37fb7d45efcd82195663032 (MD5)Approved for entry into archive by Regilania Cupertino(regilania.correia@hotmail.com) on 2016-06-10T18:04:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_3_Propaganda política e comercial algumas aproximações.PDF: 429517 bytes, checksum: 22a08a42f37fb7d45efcd82195663032 (MD5)Approved for entry into archive by Regilania Cupertino(regilania.correia@hotmail.com) on 2016-06-10T18:05:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_3_Propaganda política e comercial algumas aproximações.PDF: 429517 bytes, checksum: 22a08a42f37fb7d45efcd82195663032 (MD5)Made available in DSpace on 2016-06-10T18:05:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_3_Propaganda política e comercial algumas aproximações.PDF: 429517 bytes, checksum: 22a08a42f37fb7d45efcd82195663032 (MD5) Previous issue date: 2015Propaganda políticaPropaganda comercialComunicação persuasivahttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/748DMD_hdl_123456789/748HOLOGRAMATICAGIACOMINI FILHO, GinoPERAZZO, Priscila FerreiraROSSETI, Reginaporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015_3_Propaganda%20pol%c3%adtica%20e%20comercial%20algumas%20aproxima%c3%a7%c3%b5es.PDFhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/748/2/2015_3_Propaganda%20pol%c3%adtica%20e%20comercial%20algumas%20aproxima%c3%a7%c3%b5es.PDFapplication/pdf429517http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/748/2/2015_3_Propaganda%20pol%c3%adtica%20e%20comercial%20algumas%20aproxima%c3%a7%c3%b5es.PDF22a08a42f37fb7d45efcd82195663032MD5123456789_748_22020-07-22T15:45:03Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/748Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:11.28Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Propaganda política e comercial: algumas aproximações
title Propaganda política e comercial: algumas aproximações
spellingShingle Propaganda política e comercial: algumas aproximações
GIACOMINI FILHO, Gino
Propaganda política
Propaganda comercial
Comunicação persuasiva
title_short Propaganda política e comercial: algumas aproximações
title_full Propaganda política e comercial: algumas aproximações
title_fullStr Propaganda política e comercial: algumas aproximações
title_full_unstemmed Propaganda política e comercial: algumas aproximações
title_sort Propaganda política e comercial: algumas aproximações
author GIACOMINI FILHO, Gino
author_facet GIACOMINI FILHO, Gino
PERAZZO, Priscila Ferreira
ROSSETI, Regina
author_role author
author2 PERAZZO, Priscila Ferreira
ROSSETI, Regina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GIACOMINI FILHO, Gino
PERAZZO, Priscila Ferreira
ROSSETI, Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Propaganda política
Propaganda comercial
Comunicação persuasiva
topic Propaganda política
Propaganda comercial
Comunicação persuasiva
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A propaganda política e a comercial (ou publicidade) sempre tiveram conexões entre si. Com a Revolução Industrial consolida-se a propaganda comercial, enquanto a propaganda política moderna tem grande impulso na década de 1930. Foram nos regimes totalitários do Ocidente que se desenvolveram fundamentos de uma propaganda política atual, com mecanismos de persuasão capazes de acionar sentimentos coletivos e universos simbólicos sociais, com estética elaborada pelos agentes conectados a ideologias e partidos políticos da época. O objetivo é apresentar e discutir conexões entre a propaganda política e a publicidade tendo em vista suas influências mútuas, advindas de suas experiências históricas. Trata-se de um estudo exploratório que faz uso de referencial teórico sobre os eixos temáticos da propaganda política e propaganda comercial com ênfase conceitual e histórica. A partir da sistematização do objeto de estudo, o artigo mostra que a intersecção da propaganda política e comercial se evidencia no início do século XX e intensifica suas conexões neste início de século XXI com o uso de recursos estéticos e discursivos mais sofisticados. Parece, portanto, que as experiências da propaganda comercial têm suprido campanhas eleitorais e a comunicação política, proporcionando cenários políticos caracterizados pela persuasão, efemeridade e apego estético nos moldes da concepção publicitária.
description A propaganda política e a comercial (ou publicidade) sempre tiveram conexões entre si. Com a Revolução Industrial consolida-se a propaganda comercial, enquanto a propaganda política moderna tem grande impulso na década de 1930. Foram nos regimes totalitários do Ocidente que se desenvolveram fundamentos de uma propaganda política atual, com mecanismos de persuasão capazes de acionar sentimentos coletivos e universos simbólicos sociais, com estética elaborada pelos agentes conectados a ideologias e partidos políticos da época. O objetivo é apresentar e discutir conexões entre a propaganda política e a publicidade tendo em vista suas influências mútuas, advindas de suas experiências históricas. Trata-se de um estudo exploratório que faz uso de referencial teórico sobre os eixos temáticos da propaganda política e propaganda comercial com ênfase conceitual e histórica. A partir da sistematização do objeto de estudo, o artigo mostra que a intersecção da propaganda política e comercial se evidencia no início do século XX e intensifica suas conexões neste início de século XXI com o uso de recursos estéticos e discursivos mais sofisticados. Parece, portanto, que as experiências da propaganda comercial têm suprido campanhas eleitorais e a comunicação política, proporcionando cenários políticos caracterizados pela persuasão, efemeridade e apego estético nos moldes da concepção publicitária.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-10T18:05:29Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-10T18:05:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/748
DMD_hdl_123456789/748
dc.identifier.citation.fl_str_mv HOLOGRAMATICA
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/748
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/748
HOLOGRAMATICA
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672950812776595456