Eidos em movimento: da recepção à criação do audiovisual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/226 |
Resumo: | A partir da célebre imagem bergsoniana do mecanismo cinematográfico da inteligência e da percepção, adentra-se ao mundo das idéias de Platão em busca da distinção entre o contínuo movimento do real e o eidos como representação estável da instabilidade das coisas. Os conceitos de eidos e movimento serão, então, empregados para analisar a concepção, a produção e a recepção de um produto audiovisual. a necessidade de estabilização do movimento real das coisas e dos acontecimentos é presente em vários momentos do processo audiovisual: no roteiro, que usa palavras de uma linguagem que solidifica a fluidez advinda da criação; no storyboard, que representa gráfica e estaticamente as ações mais importantes; no enquadramento das imagens, que separa do fluxo contínuo da realidade, os momentos privilegiados; no fotograma ou nos quadros videográficos, que são imagens imóveis do movimento real; na percepção do espectador, que capta os instantes da realidade para depois alinhá-los; na memória, que seleciona e separa os momentos mais marcantes do que foi percebido; e, finalmente, nos comentários do espectador, que fragmenta e narra as imagens mentais retidas. |
id |
USCS-1_eec34aea6a4ea31cc31881d81f9e9e75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/226 |
network_acronym_str |
USCS-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da USCS |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEidos em movimento: da recepção à criação do audiovisual2007-122012-06-19T17:12:04Z2012-06-19T17:12:04ZA partir da célebre imagem bergsoniana do mecanismo cinematográfico da inteligência e da percepção, adentra-se ao mundo das idéias de Platão em busca da distinção entre o contínuo movimento do real e o eidos como representação estável da instabilidade das coisas. Os conceitos de eidos e movimento serão, então, empregados para analisar a concepção, a produção e a recepção de um produto audiovisual. a necessidade de estabilização do movimento real das coisas e dos acontecimentos é presente em vários momentos do processo audiovisual: no roteiro, que usa palavras de uma linguagem que solidifica a fluidez advinda da criação; no storyboard, que representa gráfica e estaticamente as ações mais importantes; no enquadramento das imagens, que separa do fluxo contínuo da realidade, os momentos privilegiados; no fotograma ou nos quadros videográficos, que são imagens imóveis do movimento real; na percepção do espectador, que capta os instantes da realidade para depois alinhá-los; na memória, que seleciona e separa os momentos mais marcantes do que foi percebido; e, finalmente, nos comentários do espectador, que fragmenta e narra as imagens mentais retidas.Submitted by Regina Rossetti (rrossetti@uscs.edu.br) on 2012-06-04T22:57:45Z No. of bitstreams: 1 2007 Eidos em movimento Galáxia.pdf: 73518 bytes, checksum: ebb67a2ad71df690a0179a709d46c45c (MD5)Approved for entry into archive by Gino Giacomini-Filho(gino.giacomini@uscs.edu.br) on 2012-06-06T23:21:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2007 Eidos em movimento Galáxia.pdf: 73518 bytes, checksum: ebb67a2ad71df690a0179a709d46c45c (MD5)Approved for entry into archive by Silvia Pegorin Braga(bibliotecacampus2@uscs.edu.br) on 2012-06-19T17:12:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2007 Eidos em movimento Galáxia.pdf: 73518 bytes, checksum: ebb67a2ad71df690a0179a709d46c45c (MD5)Made available in DSpace on 2012-06-19T17:12:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007 Eidos em movimento Galáxia.pdf: 73518 bytes, checksum: ebb67a2ad71df690a0179a709d46c45c (MD5) Previous issue date: 2007-12Audiovisual e filosofiaImagem e movimentoComunicação e Platãohttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/226DMD_hdl_123456789/226ROSSETTI, Regina ; CARDOSO, J. B. F. . Eidos em movimento: da recepção a criação do audiovisual. Galáxia (PUCSP), v. 14, p. 47-59, 2007.ROSSETTI, ReginaCARDOSO, João Batista Freitasporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess2007%20Eidos%20em%20movimento%20Gal%c3%a1xia.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/226/2/2007%20Eidos%20em%20movimento%20Gal%c3%a1xia.pdfapplication/pdf73518http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/226/2/2007%20Eidos%20em%20movimento%20Gal%c3%a1xia.pdfebb67a2ad71df690a0179a709d46c45cMD5123456789_226_22020-07-22T15:44:20Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/226Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:44:22.581Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eidos em movimento: da recepção à criação do audiovisual |
title |
Eidos em movimento: da recepção à criação do audiovisual |
spellingShingle |
Eidos em movimento: da recepção à criação do audiovisual ROSSETTI, Regina Audiovisual e filosofia Imagem e movimento Comunicação e Platão |
title_short |
Eidos em movimento: da recepção à criação do audiovisual |
title_full |
Eidos em movimento: da recepção à criação do audiovisual |
title_fullStr |
Eidos em movimento: da recepção à criação do audiovisual |
title_full_unstemmed |
Eidos em movimento: da recepção à criação do audiovisual |
title_sort |
Eidos em movimento: da recepção à criação do audiovisual |
author |
ROSSETTI, Regina |
author_facet |
ROSSETTI, Regina CARDOSO, João Batista Freitas |
author_role |
author |
author2 |
CARDOSO, João Batista Freitas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROSSETTI, Regina CARDOSO, João Batista Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Audiovisual e filosofia Imagem e movimento Comunicação e Platão |
topic |
Audiovisual e filosofia Imagem e movimento Comunicação e Platão |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A partir da célebre imagem bergsoniana do mecanismo cinematográfico da inteligência e da percepção, adentra-se ao mundo das idéias de Platão em busca da distinção entre o contínuo movimento do real e o eidos como representação estável da instabilidade das coisas. Os conceitos de eidos e movimento serão, então, empregados para analisar a concepção, a produção e a recepção de um produto audiovisual. a necessidade de estabilização do movimento real das coisas e dos acontecimentos é presente em vários momentos do processo audiovisual: no roteiro, que usa palavras de uma linguagem que solidifica a fluidez advinda da criação; no storyboard, que representa gráfica e estaticamente as ações mais importantes; no enquadramento das imagens, que separa do fluxo contínuo da realidade, os momentos privilegiados; no fotograma ou nos quadros videográficos, que são imagens imóveis do movimento real; na percepção do espectador, que capta os instantes da realidade para depois alinhá-los; na memória, que seleciona e separa os momentos mais marcantes do que foi percebido; e, finalmente, nos comentários do espectador, que fragmenta e narra as imagens mentais retidas. |
description |
A partir da célebre imagem bergsoniana do mecanismo cinematográfico da inteligência e da percepção, adentra-se ao mundo das idéias de Platão em busca da distinção entre o contínuo movimento do real e o eidos como representação estável da instabilidade das coisas. Os conceitos de eidos e movimento serão, então, empregados para analisar a concepção, a produção e a recepção de um produto audiovisual. a necessidade de estabilização do movimento real das coisas e dos acontecimentos é presente em vários momentos do processo audiovisual: no roteiro, que usa palavras de uma linguagem que solidifica a fluidez advinda da criação; no storyboard, que representa gráfica e estaticamente as ações mais importantes; no enquadramento das imagens, que separa do fluxo contínuo da realidade, os momentos privilegiados; no fotograma ou nos quadros videográficos, que são imagens imóveis do movimento real; na percepção do espectador, que capta os instantes da realidade para depois alinhá-los; na memória, que seleciona e separa os momentos mais marcantes do que foi percebido; e, finalmente, nos comentários do espectador, que fragmenta e narra as imagens mentais retidas. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-12 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-06-19T17:12:04Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-06-19T17:12:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/226 DMD_hdl_123456789/226 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROSSETTI, Regina ; CARDOSO, J. B. F. . Eidos em movimento: da recepção a criação do audiovisual. Galáxia (PUCSP), v. 14, p. 47-59, 2007. |
url |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/226 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/226 ROSSETTI, Regina ; CARDOSO, J. B. F. . Eidos em movimento: da recepção a criação do audiovisual. Galáxia (PUCSP), v. 14, p. 47-59, 2007. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da USCS instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da USCS |
collection |
Repositório Institucional da USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1672950248484372480 |