Eidos em movimento: da recepção à criação do audiovisual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROSSETTI, Regina
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: CARDOSO, João Batista Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/226
Resumo: A partir da célebre imagem bergsoniana do mecanismo cinematográfico da inteligência e da percepção, adentra-se ao mundo das idéias de Platão em busca da distinção entre o contínuo movimento do real e o eidos como representação estável da instabilidade das coisas. Os conceitos de eidos e movimento serão, então, empregados para analisar a concepção, a produção e a recepção de um produto audiovisual. a necessidade de estabilização do movimento real das coisas e dos acontecimentos é presente em vários momentos do processo audiovisual: no roteiro, que usa palavras de uma linguagem que solidifica a fluidez advinda da criação; no storyboard, que representa gráfica e estaticamente as ações mais importantes; no enquadramento das imagens, que separa do fluxo contínuo da realidade, os momentos privilegiados; no fotograma ou nos quadros videográficos, que são imagens imóveis do movimento real; na percepção do espectador, que capta os instantes da realidade para depois alinhá-los; na memória, que seleciona e separa os momentos mais marcantes do que foi percebido; e, finalmente, nos comentários do espectador, que fragmenta e narra as imagens mentais retidas.
id USCS-1_eec34aea6a4ea31cc31881d81f9e9e75
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/226
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEidos em movimento: da recepção à criação do audiovisual2007-122012-06-19T17:12:04Z2012-06-19T17:12:04ZA partir da célebre imagem bergsoniana do mecanismo cinematográfico da inteligência e da percepção, adentra-se ao mundo das idéias de Platão em busca da distinção entre o contínuo movimento do real e o eidos como representação estável da instabilidade das coisas. Os conceitos de eidos e movimento serão, então, empregados para analisar a concepção, a produção e a recepção de um produto audiovisual. a necessidade de estabilização do movimento real das coisas e dos acontecimentos é presente em vários momentos do processo audiovisual: no roteiro, que usa palavras de uma linguagem que solidifica a fluidez advinda da criação; no storyboard, que representa gráfica e estaticamente as ações mais importantes; no enquadramento das imagens, que separa do fluxo contínuo da realidade, os momentos privilegiados; no fotograma ou nos quadros videográficos, que são imagens imóveis do movimento real; na percepção do espectador, que capta os instantes da realidade para depois alinhá-los; na memória, que seleciona e separa os momentos mais marcantes do que foi percebido; e, finalmente, nos comentários do espectador, que fragmenta e narra as imagens mentais retidas.Submitted by Regina Rossetti (rrossetti@uscs.edu.br) on 2012-06-04T22:57:45Z No. of bitstreams: 1 2007 Eidos em movimento Galáxia.pdf: 73518 bytes, checksum: ebb67a2ad71df690a0179a709d46c45c (MD5)Approved for entry into archive by Gino Giacomini-Filho(gino.giacomini@uscs.edu.br) on 2012-06-06T23:21:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2007 Eidos em movimento Galáxia.pdf: 73518 bytes, checksum: ebb67a2ad71df690a0179a709d46c45c (MD5)Approved for entry into archive by Silvia Pegorin Braga(bibliotecacampus2@uscs.edu.br) on 2012-06-19T17:12:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2007 Eidos em movimento Galáxia.pdf: 73518 bytes, checksum: ebb67a2ad71df690a0179a709d46c45c (MD5)Made available in DSpace on 2012-06-19T17:12:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007 Eidos em movimento Galáxia.pdf: 73518 bytes, checksum: ebb67a2ad71df690a0179a709d46c45c (MD5) Previous issue date: 2007-12Audiovisual e filosofiaImagem e movimentoComunicação e Platãohttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/226DMD_hdl_123456789/226ROSSETTI, Regina ; CARDOSO, J. B. F. . Eidos em movimento: da recepção a criação do audiovisual. Galáxia (PUCSP), v. 14, p. 47-59, 2007.ROSSETTI, ReginaCARDOSO, João Batista Freitasporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess2007%20Eidos%20em%20movimento%20Gal%c3%a1xia.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/226/2/2007%20Eidos%20em%20movimento%20Gal%c3%a1xia.pdfapplication/pdf73518http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/226/2/2007%20Eidos%20em%20movimento%20Gal%c3%a1xia.pdfebb67a2ad71df690a0179a709d46c45cMD5123456789_226_22020-07-22T15:44:20Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/226Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:44:22.581Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Eidos em movimento: da recepção à criação do audiovisual
title Eidos em movimento: da recepção à criação do audiovisual
spellingShingle Eidos em movimento: da recepção à criação do audiovisual
ROSSETTI, Regina
Audiovisual e filosofia
Imagem e movimento
Comunicação e Platão
title_short Eidos em movimento: da recepção à criação do audiovisual
title_full Eidos em movimento: da recepção à criação do audiovisual
title_fullStr Eidos em movimento: da recepção à criação do audiovisual
title_full_unstemmed Eidos em movimento: da recepção à criação do audiovisual
title_sort Eidos em movimento: da recepção à criação do audiovisual
author ROSSETTI, Regina
author_facet ROSSETTI, Regina
CARDOSO, João Batista Freitas
author_role author
author2 CARDOSO, João Batista Freitas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROSSETTI, Regina
CARDOSO, João Batista Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Audiovisual e filosofia
Imagem e movimento
Comunicação e Platão
topic Audiovisual e filosofia
Imagem e movimento
Comunicação e Platão
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A partir da célebre imagem bergsoniana do mecanismo cinematográfico da inteligência e da percepção, adentra-se ao mundo das idéias de Platão em busca da distinção entre o contínuo movimento do real e o eidos como representação estável da instabilidade das coisas. Os conceitos de eidos e movimento serão, então, empregados para analisar a concepção, a produção e a recepção de um produto audiovisual. a necessidade de estabilização do movimento real das coisas e dos acontecimentos é presente em vários momentos do processo audiovisual: no roteiro, que usa palavras de uma linguagem que solidifica a fluidez advinda da criação; no storyboard, que representa gráfica e estaticamente as ações mais importantes; no enquadramento das imagens, que separa do fluxo contínuo da realidade, os momentos privilegiados; no fotograma ou nos quadros videográficos, que são imagens imóveis do movimento real; na percepção do espectador, que capta os instantes da realidade para depois alinhá-los; na memória, que seleciona e separa os momentos mais marcantes do que foi percebido; e, finalmente, nos comentários do espectador, que fragmenta e narra as imagens mentais retidas.
description A partir da célebre imagem bergsoniana do mecanismo cinematográfico da inteligência e da percepção, adentra-se ao mundo das idéias de Platão em busca da distinção entre o contínuo movimento do real e o eidos como representação estável da instabilidade das coisas. Os conceitos de eidos e movimento serão, então, empregados para analisar a concepção, a produção e a recepção de um produto audiovisual. a necessidade de estabilização do movimento real das coisas e dos acontecimentos é presente em vários momentos do processo audiovisual: no roteiro, que usa palavras de uma linguagem que solidifica a fluidez advinda da criação; no storyboard, que representa gráfica e estaticamente as ações mais importantes; no enquadramento das imagens, que separa do fluxo contínuo da realidade, os momentos privilegiados; no fotograma ou nos quadros videográficos, que são imagens imóveis do movimento real; na percepção do espectador, que capta os instantes da realidade para depois alinhá-los; na memória, que seleciona e separa os momentos mais marcantes do que foi percebido; e, finalmente, nos comentários do espectador, que fragmenta e narra as imagens mentais retidas.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12
dc.date.available.fl_str_mv 2012-06-19T17:12:04Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-06-19T17:12:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/226
DMD_hdl_123456789/226
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROSSETTI, Regina ; CARDOSO, J. B. F. . Eidos em movimento: da recepção a criação do audiovisual. Galáxia (PUCSP), v. 14, p. 47-59, 2007.
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/226
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/226
ROSSETTI, Regina ; CARDOSO, J. B. F. . Eidos em movimento: da recepção a criação do audiovisual. Galáxia (PUCSP), v. 14, p. 47-59, 2007.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672950248484372480