A comunicação participativa nas mídias organizacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/443 |
Resumo: | Na era da informação, a relação do receptor com os meios de comunicação mudou. As novas tecnologias, sobretudo, intensificaram essa manifestação do receptor das informações com o decorrer do tempo. No jornalismo, não só a produção de veículos próprios (como os blogs) vem se intensificando, mas também a participação nos canais de comunicação da mídia tradicional. As organizações não estão alheias a este mundo exterior, com trabalhadores que se relacionam e interagem fora da empresa. O objetivo deste artigo é mostrar o receptor da comunicação interna da empresa como um possível participante e/ou emissor de informação e conteúdo, por meio, sobretudo, das ferramentas das redes sociais. Para tanto, foi feita uma pesquisa do tipo exploratória, em duas etapas: revisão bibliográfica acerca dos eixos teóricos propostos e coleta de opiniões de especialistas em comunicação organizacional sobre as possibilidades de transposição de formas de comunicação participativa para as mídias corporativas. |
id |
USCS-1_f0c103404fe6fb9bd11901498aef7c87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/443 |
network_acronym_str |
USCS-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da USCS |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleA comunicação participativa nas mídias organizacionais2011-062014-09-01T23:20:59Z2014-09-01T23:20:59ZUmespNa era da informação, a relação do receptor com os meios de comunicação mudou. As novas tecnologias, sobretudo, intensificaram essa manifestação do receptor das informações com o decorrer do tempo. No jornalismo, não só a produção de veículos próprios (como os blogs) vem se intensificando, mas também a participação nos canais de comunicação da mídia tradicional. As organizações não estão alheias a este mundo exterior, com trabalhadores que se relacionam e interagem fora da empresa. O objetivo deste artigo é mostrar o receptor da comunicação interna da empresa como um possível participante e/ou emissor de informação e conteúdo, por meio, sobretudo, das ferramentas das redes sociais. Para tanto, foi feita uma pesquisa do tipo exploratória, em duas etapas: revisão bibliográfica acerca dos eixos teóricos propostos e coleta de opiniões de especialistas em comunicação organizacional sobre as possibilidades de transposição de formas de comunicação participativa para as mídias corporativas.Artigo disponível na íntegra em https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/viewFile/2379/2506Submitted by Arquimedes Pessoni (pessoni@uscs.edu.br) on 2014-07-23T17:26:53Z No. of bitstreams: 1 metodista.pdf: 296688 bytes, checksum: 41632a585669cbeaacfb07c16cfeb6e8 (MD5)Approved for entry into archive by Herom Vargas(herom.vargas@uscs.edu.br) on 2014-07-30T14:31:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 metodista.pdf: 296688 bytes, checksum: 41632a585669cbeaacfb07c16cfeb6e8 (MD5)Approved for entry into archive by Vania Santos(biblioteca.centro@uscs.edu.br) on 2014-09-01T23:20:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 metodista.pdf: 296688 bytes, checksum: 41632a585669cbeaacfb07c16cfeb6e8 (MD5)Made available in DSpace on 2014-09-01T23:20:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 metodista.pdf: 296688 bytes, checksum: 41632a585669cbeaacfb07c16cfeb6e8 (MD5) Previous issue date: 2011-06Comunicação OrganizacionalComunicação ParticipativaPúblico Internohttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/443DMD_hdl_123456789/443PESSONI, Arquimedes; PORTUGAL, Kallyny MelinaThomé. A comunicação participativa nas mídias organizacionais.Comunicação & Sociedade. Ano 32, n. 55, p. 231-255, jan./jun. 2011PESSONI, ArquimedesPORTUGAL, Kallyny Melina Thoméporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessmetodista.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/443/2/metodista.pdfapplication/pdf296688http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/443/2/metodista.pdf41632a585669cbeaacfb07c16cfeb6e8MD5123456789_443_22020-07-22T15:44:39Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/443Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:44:41.001Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação participativa nas mídias organizacionais |
title |
A comunicação participativa nas mídias organizacionais |
spellingShingle |
A comunicação participativa nas mídias organizacionais PESSONI, Arquimedes Comunicação Organizacional Comunicação Participativa Público Interno |
title_short |
A comunicação participativa nas mídias organizacionais |
title_full |
A comunicação participativa nas mídias organizacionais |
title_fullStr |
A comunicação participativa nas mídias organizacionais |
title_full_unstemmed |
A comunicação participativa nas mídias organizacionais |
title_sort |
A comunicação participativa nas mídias organizacionais |
author |
PESSONI, Arquimedes |
author_facet |
PESSONI, Arquimedes PORTUGAL, Kallyny Melina Thomé |
author_role |
author |
author2 |
PORTUGAL, Kallyny Melina Thomé |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PESSONI, Arquimedes PORTUGAL, Kallyny Melina Thomé |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Organizacional Comunicação Participativa Público Interno |
topic |
Comunicação Organizacional Comunicação Participativa Público Interno |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Na era da informação, a relação do receptor com os meios de comunicação mudou. As novas tecnologias, sobretudo, intensificaram essa manifestação do receptor das informações com o decorrer do tempo. No jornalismo, não só a produção de veículos próprios (como os blogs) vem se intensificando, mas também a participação nos canais de comunicação da mídia tradicional. As organizações não estão alheias a este mundo exterior, com trabalhadores que se relacionam e interagem fora da empresa. O objetivo deste artigo é mostrar o receptor da comunicação interna da empresa como um possível participante e/ou emissor de informação e conteúdo, por meio, sobretudo, das ferramentas das redes sociais. Para tanto, foi feita uma pesquisa do tipo exploratória, em duas etapas: revisão bibliográfica acerca dos eixos teóricos propostos e coleta de opiniões de especialistas em comunicação organizacional sobre as possibilidades de transposição de formas de comunicação participativa para as mídias corporativas. Artigo disponível na íntegra em https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/viewFile/2379/2506 |
description |
Na era da informação, a relação do receptor com os meios de comunicação mudou. As novas tecnologias, sobretudo, intensificaram essa manifestação do receptor das informações com o decorrer do tempo. No jornalismo, não só a produção de veículos próprios (como os blogs) vem se intensificando, mas também a participação nos canais de comunicação da mídia tradicional. As organizações não estão alheias a este mundo exterior, com trabalhadores que se relacionam e interagem fora da empresa. O objetivo deste artigo é mostrar o receptor da comunicação interna da empresa como um possível participante e/ou emissor de informação e conteúdo, por meio, sobretudo, das ferramentas das redes sociais. Para tanto, foi feita uma pesquisa do tipo exploratória, em duas etapas: revisão bibliográfica acerca dos eixos teóricos propostos e coleta de opiniões de especialistas em comunicação organizacional sobre as possibilidades de transposição de formas de comunicação participativa para as mídias corporativas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-06 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-09-01T23:20:59Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-01T23:20:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/443 DMD_hdl_123456789/443 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PESSONI, Arquimedes; PORTUGAL, Kallyny MelinaThomé. A comunicação participativa nas mídias organizacionais.Comunicação & Sociedade. Ano 32, n. 55, p. 231-255, jan./jun. 2011 |
url |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/443 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/443 PESSONI, Arquimedes; PORTUGAL, Kallyny MelinaThomé. A comunicação participativa nas mídias organizacionais.Comunicação & Sociedade. Ano 32, n. 55, p. 231-255, jan./jun. 2011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Umesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Umesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da USCS instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da USCS |
collection |
Repositório Institucional da USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1672950380576636928 |