Projeto de extensão universitária de apoio escolar às crianças com dificuldades de aprendizagem: integração de saberes e prestação de serviço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4246 |
Resumo: | Estudos apontam a importância da formação inicial de qualidade para formar docentes reflexivos e questionadores sobre os problemas cotidianos e os fundamentos científicos. Embasado nas concepções de Meirieu (1998, 2002 e 2006) sobre conhecimentos docentes, o presente trabalho objetiva relatar experiências de universitários do curso de Pedagogia da UNIP-Araraquara-SP, no desenvolvimento do projeto de extensão de apoio escolar às crianças com dificuldades de aprendizagem do Ensino Fundamental, visando a integrar saberes e prestação de serviço. Pioneiro no curso de Pedagogia, tal projeto se utiliza derecursos pedagógicos diversificados e diferenciados e as propostas de atividades são cuidadosamente planejadas, já que devem se adequar ao nível de desenvolvimento da criança. Analisando os trabalhos desenvolvidos, pode-se considerar que quando as crianças vivenciam atividades prazerosas e desafiadoras, e que dão vontade de aprender, sem dúvida sua reação é positiva frente à intervenção que recebem. |
id |
USCS-2_02d03e05e40d15cb2a24ce9a8662fb2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4246 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto de extensão universitária de apoio escolar às crianças com dificuldades de aprendizagem: integração de saberes e prestação de serviçoEstudos apontam a importância da formação inicial de qualidade para formar docentes reflexivos e questionadores sobre os problemas cotidianos e os fundamentos científicos. Embasado nas concepções de Meirieu (1998, 2002 e 2006) sobre conhecimentos docentes, o presente trabalho objetiva relatar experiências de universitários do curso de Pedagogia da UNIP-Araraquara-SP, no desenvolvimento do projeto de extensão de apoio escolar às crianças com dificuldades de aprendizagem do Ensino Fundamental, visando a integrar saberes e prestação de serviço. Pioneiro no curso de Pedagogia, tal projeto se utiliza derecursos pedagógicos diversificados e diferenciados e as propostas de atividades são cuidadosamente planejadas, já que devem se adequar ao nível de desenvolvimento da criança. Analisando os trabalhos desenvolvidos, pode-se considerar que quando as crianças vivenciam atividades prazerosas e desafiadoras, e que dão vontade de aprender, sem dúvida sua reação é positiva frente à intervenção que recebem.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2016-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/424610.13037/rea-e.vol1n1.4246Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 1 n. 1 (2016)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4246/2003Copyright (c) 2016 Sônia Aparecida Belletti Cruzhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Sônia Aparecida Belletti2022-10-04T19:04:44Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4246Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:44Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto de extensão universitária de apoio escolar às crianças com dificuldades de aprendizagem: integração de saberes e prestação de serviço |
title |
Projeto de extensão universitária de apoio escolar às crianças com dificuldades de aprendizagem: integração de saberes e prestação de serviço |
spellingShingle |
Projeto de extensão universitária de apoio escolar às crianças com dificuldades de aprendizagem: integração de saberes e prestação de serviço Cruz, Sônia Aparecida Belletti |
title_short |
Projeto de extensão universitária de apoio escolar às crianças com dificuldades de aprendizagem: integração de saberes e prestação de serviço |
title_full |
Projeto de extensão universitária de apoio escolar às crianças com dificuldades de aprendizagem: integração de saberes e prestação de serviço |
title_fullStr |
Projeto de extensão universitária de apoio escolar às crianças com dificuldades de aprendizagem: integração de saberes e prestação de serviço |
title_full_unstemmed |
Projeto de extensão universitária de apoio escolar às crianças com dificuldades de aprendizagem: integração de saberes e prestação de serviço |
title_sort |
Projeto de extensão universitária de apoio escolar às crianças com dificuldades de aprendizagem: integração de saberes e prestação de serviço |
author |
Cruz, Sônia Aparecida Belletti |
author_facet |
Cruz, Sônia Aparecida Belletti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Sônia Aparecida Belletti |
description |
Estudos apontam a importância da formação inicial de qualidade para formar docentes reflexivos e questionadores sobre os problemas cotidianos e os fundamentos científicos. Embasado nas concepções de Meirieu (1998, 2002 e 2006) sobre conhecimentos docentes, o presente trabalho objetiva relatar experiências de universitários do curso de Pedagogia da UNIP-Araraquara-SP, no desenvolvimento do projeto de extensão de apoio escolar às crianças com dificuldades de aprendizagem do Ensino Fundamental, visando a integrar saberes e prestação de serviço. Pioneiro no curso de Pedagogia, tal projeto se utiliza derecursos pedagógicos diversificados e diferenciados e as propostas de atividades são cuidadosamente planejadas, já que devem se adequar ao nível de desenvolvimento da criança. Analisando os trabalhos desenvolvidos, pode-se considerar que quando as crianças vivenciam atividades prazerosas e desafiadoras, e que dão vontade de aprender, sem dúvida sua reação é positiva frente à intervenção que recebem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4246 10.13037/rea-e.vol1n1.4246 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4246 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol1n1.4246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4246/2003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Sônia Aparecida Belletti Cruz https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Sônia Aparecida Belletti Cruz https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 1 n. 1 (2016) 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844970473291776 |