Dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental: intervenções do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Sônia Aparecida Belletti
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Stefanini, Maria Cristina Bergonzoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1434
Resumo: A preocupação e o desconforto com o comportamento e o baixo desempenho de crianças com dificuldade de aprendizagem e a atuação de seus professores no cotidiano de sala de aula nos instigaram a realizar o presente estudo. Baseados nos princípios teóricos de Piaget e Vygotsky, buscamos conhecer, por meio de entrevista semiestruturada, o que dizem os professores sobre a sua atuação para ajudar os alunos no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem e como é a resposta do aluno após a ação do professor. Os sujeitos são oito professores de 1ª a 4ª séries de uma escola pública estadual da cidade de Araraquara-SP. Os resultados mostram que a intervenção dos professores pode ser classificada em estratégias pedagógicas e estratégias afetivas. Pedagogicamente, dizem utilizar atividades diferenciadas e encaminhar o aluno ao reforço escolar. Afetivamente, motivam e incentivamas crianças, através de conversas, elogios e advertências. Os alunos percebem a ação do professor e reagem de forma positiva, demonstrando entusiasmo na realização das atividades e carinho, presenteando o professor com seus feitos e aproximando-se fisicamente dele. Acreditamos que a concepção e a intervenção do professor sobre dificuldades de aprendizagem são resultado de como ele aprendeu a ensinar e de sua vivência no ambiente escolar no qual está inserido. Dessa forma, expressam a compreensão atual de sua estratégia docente.
id UEPG-31_5f918ee562420810f74ac4914232624b
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1434
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental: intervenções do professoraprendizagemdificuldades de aprendizagemfracasso escolarA preocupação e o desconforto com o comportamento e o baixo desempenho de crianças com dificuldade de aprendizagem e a atuação de seus professores no cotidiano de sala de aula nos instigaram a realizar o presente estudo. Baseados nos princípios teóricos de Piaget e Vygotsky, buscamos conhecer, por meio de entrevista semiestruturada, o que dizem os professores sobre a sua atuação para ajudar os alunos no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem e como é a resposta do aluno após a ação do professor. Os sujeitos são oito professores de 1ª a 4ª séries de uma escola pública estadual da cidade de Araraquara-SP. Os resultados mostram que a intervenção dos professores pode ser classificada em estratégias pedagógicas e estratégias afetivas. Pedagogicamente, dizem utilizar atividades diferenciadas e encaminhar o aluno ao reforço escolar. Afetivamente, motivam e incentivamas crianças, através de conversas, elogios e advertências. Os alunos percebem a ação do professor e reagem de forma positiva, demonstrando entusiasmo na realização das atividades e carinho, presenteando o professor com seus feitos e aproximando-se fisicamente dele. Acreditamos que a concepção e a intervenção do professor sobre dificuldades de aprendizagem são resultado de como ele aprendeu a ensinar e de sua vivência no ambiente escolar no qual está inserido. Dessa forma, expressam a compreensão atual de sua estratégia docente. Editora UEPG2009-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1434Olhar de Professor; Bd. 8 Nr. 1 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 Núm. 1 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005)Olhar de Professor; v. 8 n. 1 (2005)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1434/1079Cruz, Sônia Aparecida BellettiStefanini, Maria Cristina Bergonzoniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-18T16:43:14Zoai:uepg.br:article/1434Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-18T16:43:14Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental: intervenções do professor
title Dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental: intervenções do professor
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental: intervenções do professor
Cruz, Sônia Aparecida Belletti
aprendizagem
dificuldades de aprendizagem
fracasso escolar
title_short Dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental: intervenções do professor
title_full Dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental: intervenções do professor
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental: intervenções do professor
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental: intervenções do professor
title_sort Dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental: intervenções do professor
author Cruz, Sônia Aparecida Belletti
author_facet Cruz, Sônia Aparecida Belletti
Stefanini, Maria Cristina Bergonzoni
author_role author
author2 Stefanini, Maria Cristina Bergonzoni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Sônia Aparecida Belletti
Stefanini, Maria Cristina Bergonzoni
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
dificuldades de aprendizagem
fracasso escolar
topic aprendizagem
dificuldades de aprendizagem
fracasso escolar
description A preocupação e o desconforto com o comportamento e o baixo desempenho de crianças com dificuldade de aprendizagem e a atuação de seus professores no cotidiano de sala de aula nos instigaram a realizar o presente estudo. Baseados nos princípios teóricos de Piaget e Vygotsky, buscamos conhecer, por meio de entrevista semiestruturada, o que dizem os professores sobre a sua atuação para ajudar os alunos no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem e como é a resposta do aluno após a ação do professor. Os sujeitos são oito professores de 1ª a 4ª séries de uma escola pública estadual da cidade de Araraquara-SP. Os resultados mostram que a intervenção dos professores pode ser classificada em estratégias pedagógicas e estratégias afetivas. Pedagogicamente, dizem utilizar atividades diferenciadas e encaminhar o aluno ao reforço escolar. Afetivamente, motivam e incentivamas crianças, através de conversas, elogios e advertências. Os alunos percebem a ação do professor e reagem de forma positiva, demonstrando entusiasmo na realização das atividades e carinho, presenteando o professor com seus feitos e aproximando-se fisicamente dele. Acreditamos que a concepção e a intervenção do professor sobre dificuldades de aprendizagem são resultado de como ele aprendeu a ensinar e de sua vivência no ambiente escolar no qual está inserido. Dessa forma, expressam a compreensão atual de sua estratégia docente.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1434
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1434/1079
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 8 Nr. 1 (2005)
Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005)
Olhar de Professor; Vol. 8 Núm. 1 (2005)
Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005)
Olhar de Professor; v. 8 n. 1 (2005)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495014064128