ENTRE DISCURSOS E (NÃO) SABERES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Septimio Limeira, Carolline
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Goes Denardi, Vanessa, Carneiro da Conceição, Leticia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8599
Resumo: This article aims to analyze Basic Education teachers' statements about their (non) knowledge regarding Inclusive Education. To do so, it starts with the discursive studies of Foucault (2012), Deleuze (2012) and Deleuze and Guattari (1995) to understand these statements in relation to theory and practice, bringing multiplicity and transdisciplinarity into the discussions. In the light of the theoretical-methodological conception of these authors for the enunciative analysis, it was found that teachers believe that knowing more is knowing better, to educate and to include, and that transdisciplinary practice favors inclusive education.
id USCS-2_122cfb5383041a1bf767742f4e20bf2f
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8599
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling ENTRE DISCURSOS E (NÃO) SABERES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVAEducação Inclusiva; prática docente; saberes.This article aims to analyze Basic Education teachers' statements about their (non) knowledge regarding Inclusive Education. To do so, it starts with the discursive studies of Foucault (2012), Deleuze (2012) and Deleuze and Guattari (1995) to understand these statements in relation to theory and practice, bringing multiplicity and transdisciplinarity into the discussions. In the light of the theoretical-methodological conception of these authors for the enunciative analysis, it was found that teachers believe that knowing more is knowing better, to educate and to include, and that transdisciplinary practice favors inclusive education.Este artigo, baseado em uma pesquisa de doutoramento, objetiva analisar os enunciados de professores da Educação Básica sobre seus (não) saberes no que se refere à Educação Inclusiva. Tem como questão investigativa “O que faz um professor se sentir preparado para dar aulas?” Para tanto, parte dos estudos discursivos de Foucault (2012), Deleuze (2012) e Deleuze e Guattari (1995) para compreender esses enunciados em relação à teoria e à prática, trazendo ao bojo das discussões a multiplicidade e a transdisciplinaridade. À luz da concepção teórico-metodológica desses autores para a análise enunciativa, verificou-se que os docentes acreditam que saber mais é saber melhor, para educar e para incluir, e que a prática transdisciplinar favorece a educação inclusiva.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/859910.13037/rea-e.vol7n13.8599Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 7 n. 13 (2022): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8599/3769Copyright (c) 1969 Carolline Septimio, Leticia Carneiro da Conceição, Vanessa Goes Denardihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSeptimio Limeira, CarollineGoes Denardi, VanessaCarneiro da Conceição, Leticia2022-10-27T20:27:10Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8599Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-27T20:27:10Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE DISCURSOS E (NÃO) SABERES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title ENTRE DISCURSOS E (NÃO) SABERES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
spellingShingle ENTRE DISCURSOS E (NÃO) SABERES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Septimio Limeira, Carolline
Educação Inclusiva; prática docente; saberes.
title_short ENTRE DISCURSOS E (NÃO) SABERES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_full ENTRE DISCURSOS E (NÃO) SABERES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_fullStr ENTRE DISCURSOS E (NÃO) SABERES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_full_unstemmed ENTRE DISCURSOS E (NÃO) SABERES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_sort ENTRE DISCURSOS E (NÃO) SABERES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
author Septimio Limeira, Carolline
author_facet Septimio Limeira, Carolline
Goes Denardi, Vanessa
Carneiro da Conceição, Leticia
author_role author
author2 Goes Denardi, Vanessa
Carneiro da Conceição, Leticia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Septimio Limeira, Carolline
Goes Denardi, Vanessa
Carneiro da Conceição, Leticia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva; prática docente; saberes.
topic Educação Inclusiva; prática docente; saberes.
description This article aims to analyze Basic Education teachers' statements about their (non) knowledge regarding Inclusive Education. To do so, it starts with the discursive studies of Foucault (2012), Deleuze (2012) and Deleuze and Guattari (1995) to understand these statements in relation to theory and practice, bringing multiplicity and transdisciplinarity into the discussions. In the light of the theoretical-methodological conception of these authors for the enunciative analysis, it was found that teachers believe that knowing more is knowing better, to educate and to include, and that transdisciplinary practice favors inclusive education.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8599
10.13037/rea-e.vol7n13.8599
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8599
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol7n13.8599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8599/3769
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1969 Carolline Septimio, Leticia Carneiro da Conceição, Vanessa Goes Denardi
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1969 Carolline Septimio, Leticia Carneiro da Conceição, Vanessa Goes Denardi
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 7 n. 13 (2022): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798045887984828416