PESQUISA NARRATIVA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Vilela, Elaine
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lopes Borrego, Cristhiane, Barroso de Azevedo, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8129
Resumo: Este artigo apresenta a pesquisa narrativa como proposta metodológica de natureza qualitativa que busca compreender as experiências, uma vez que narrar é um ato intrínseco a atividade humana, inserindo-as em contextos de pesquisa científica. Nesses moldes, a metodologia parte por conhecer e compreender as experiências dos participantes em articulação com o aporte teórico adotado e as percepções narrativas dos próprios pesquisadores. Neste trabalho são apresentados excertos de uma tese e de cinco dissertações produzidas no quadriênio 2017- 2021, no Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade privada de São Bernardo do Campo/SP, que se consubstanciam em estudos onde experiências vividas, em diferentes contextos de formação de educadores, buscam contribuir para apontar caminhos possíveis em diferentes cenários da educação contemporânea.
id USCS-2_23ead48b221c2ac8ae3a5f3f183867df
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8129
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling PESQUISA NARRATIVA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DA EXPERIÊNCIANarrative Research: a methodological proposal based on experienceInvestigación narrativa: una propuesta metodológica basada en la experienciaPesquisa NarrativaMetodologiaExperiênciaEducaçãoFormação de EducadoresNarrative ResearchMethodologyExperienceEducationEducator TrainingInvestigación NarrativaMetodologíaExperienciaEducaciónFormación de educadoresEste artigo apresenta a pesquisa narrativa como proposta metodológica de natureza qualitativa que busca compreender as experiências, uma vez que narrar é um ato intrínseco a atividade humana, inserindo-as em contextos de pesquisa científica. Nesses moldes, a metodologia parte por conhecer e compreender as experiências dos participantes em articulação com o aporte teórico adotado e as percepções narrativas dos próprios pesquisadores. Neste trabalho são apresentados excertos de uma tese e de cinco dissertações produzidas no quadriênio 2017- 2021, no Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade privada de São Bernardo do Campo/SP, que se consubstanciam em estudos onde experiências vividas, em diferentes contextos de formação de educadores, buscam contribuir para apontar caminhos possíveis em diferentes cenários da educação contemporânea. In this article, we present the methodological proposal of Narrative Research based on the area experience of seven researchers in the Education of Educators area of ​​a Postgraduate Program in Education. The article aims to present the methodology based on the key element of understanding the experience of interviewed participants in each of the works carried out. The methodological path starts from the conceptions of narrative research, as proposed by Clandinin and Connely (2015), embodied in the presentation of excerpts present in thesis and dissertations. As a result, we hope to evidence the constitution and training of narrative researchers involved with the cause of education.En este artículo presentamos la propuesta metodológica de Investigación Narrativa basada en la experiencia de campo de siete investigadores del área de Educación de Educadores de un Programa de Posgrado en Educación. El artículo tiene como objetivo presentar la metodología a partir del elemento clave de comprender la experiencia de los entrevistados en cada uno de los trabajos realizados. El camino metodológico parte de las concepciones de la investigación narrativa, como proponen Clandinin y Connely (2015), plasmadas en la presentación de extractos presentes en tesis y disertaciones. Como resultado, esperamos evidenciar la constitución y formación de investigadores narrativos involucrados con la causa de la educación.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/812910.13037/rea-e.vol6n12.8129Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8129/3636Copyright (c) 2022 Elaine Gomes Vilela, Cristhiane Lopes Borrego, Adriana Barroso de Azevedohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes Vilela, Elaine Lopes Borrego, CristhianeBarroso de Azevedo, Adriana2022-10-05T17:26:06Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8129Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:06Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv PESQUISA NARRATIVA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA
Narrative Research: a methodological proposal based on experience
Investigación narrativa: una propuesta metodológica basada en la experiencia
title PESQUISA NARRATIVA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA
spellingShingle PESQUISA NARRATIVA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA
Gomes Vilela, Elaine
Pesquisa Narrativa
Metodologia
Experiência
Educação
Formação de Educadores
Narrative Research
Methodology
Experience
Education
Educator Training
Investigación Narrativa
Metodología
Experiencia
Educación
Formación de educadores
title_short PESQUISA NARRATIVA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA
title_full PESQUISA NARRATIVA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA
title_fullStr PESQUISA NARRATIVA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed PESQUISA NARRATIVA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA
title_sort PESQUISA NARRATIVA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA
author Gomes Vilela, Elaine
author_facet Gomes Vilela, Elaine
Lopes Borrego, Cristhiane
Barroso de Azevedo, Adriana
author_role author
author2 Lopes Borrego, Cristhiane
Barroso de Azevedo, Adriana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes Vilela, Elaine
Lopes Borrego, Cristhiane
Barroso de Azevedo, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa Narrativa
Metodologia
Experiência
Educação
Formação de Educadores
Narrative Research
Methodology
Experience
Education
Educator Training
Investigación Narrativa
Metodología
Experiencia
Educación
Formación de educadores
topic Pesquisa Narrativa
Metodologia
Experiência
Educação
Formação de Educadores
Narrative Research
Methodology
Experience
Education
Educator Training
Investigación Narrativa
Metodología
Experiencia
Educación
Formación de educadores
description Este artigo apresenta a pesquisa narrativa como proposta metodológica de natureza qualitativa que busca compreender as experiências, uma vez que narrar é um ato intrínseco a atividade humana, inserindo-as em contextos de pesquisa científica. Nesses moldes, a metodologia parte por conhecer e compreender as experiências dos participantes em articulação com o aporte teórico adotado e as percepções narrativas dos próprios pesquisadores. Neste trabalho são apresentados excertos de uma tese e de cinco dissertações produzidas no quadriênio 2017- 2021, no Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade privada de São Bernardo do Campo/SP, que se consubstanciam em estudos onde experiências vividas, em diferentes contextos de formação de educadores, buscam contribuir para apontar caminhos possíveis em diferentes cenários da educação contemporânea.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8129
10.13037/rea-e.vol6n12.8129
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8129
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol6n12.8129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8129/3636
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Elaine Gomes Vilela, Cristhiane Lopes Borrego, Adriana Barroso de Azevedo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Elaine Gomes Vilela, Cristhiane Lopes Borrego, Adriana Barroso de Azevedo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844971369824256