A IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Riedo, Cássio Ricardo Fares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8090
Resumo: A pandemia pegou o mundo todo de surpresa e as escolas tiveram de se adaptar às mudanças impostas pela COVID-19. Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a implementação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) durante a pandemia numa escola pública de Ensino Fundamental I. Os dados analisados foram retirados do AVA, considerando principalmente informações sobre o último acesso e as atividades inseridas pelos professores para cada turma num bimestre. Além dos dados retirados da plataforma, também foram considerados um questionário enviado virtualmente aos responsáveis e respondido entre julho e agosto e outro aplicado na primeira quinzena de dezembro. Foi possível observar como resultado que, apesar de inicialmente ter atingido cerca de 70% dos estudantes, com o passar do tempo a participação caiu até cerca de 44% na última semana de utilização do AVA. O artigo apresenta reflexões sobre todo o processo de implementação e utilização da plataforma.
id USCS-2_2f90ceb9110acf9597ada8ac38c162f9
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8090
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling A IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTALTHE IMPLEMENTATION OF A LEARNING MANAGEMENT SYSTEM DURING THE PANDEMIC IN A PUBLIC SCHOOL OF ELEMENTARY EDUCATIONLA IMPLEMENTACIÓN DE UN SISTEMA DE GESTIÓN DEL APRENDIZAJE DURANTE LA PANDEMIA EN UNA ESCUELA PÚBLICA DE EDUCACIÓN PRIMARIA COVID-19Ensino FundamentalAmbiente Virtual de AprendizagemCOVID-19Escuela primariaSistema de Gestión del AprendizajeCOVID-19Elementary schoolVirtual Learning SystemA pandemia pegou o mundo todo de surpresa e as escolas tiveram de se adaptar às mudanças impostas pela COVID-19. Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a implementação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) durante a pandemia numa escola pública de Ensino Fundamental I. Os dados analisados foram retirados do AVA, considerando principalmente informações sobre o último acesso e as atividades inseridas pelos professores para cada turma num bimestre. Além dos dados retirados da plataforma, também foram considerados um questionário enviado virtualmente aos responsáveis e respondido entre julho e agosto e outro aplicado na primeira quinzena de dezembro. Foi possível observar como resultado que, apesar de inicialmente ter atingido cerca de 70% dos estudantes, com o passar do tempo a participação caiu até cerca de 44% na última semana de utilização do AVA. O artigo apresenta reflexões sobre todo o processo de implementação e utilização da plataforma.The pandemic took practically the whole world by surprise and, consequently, schools also had to adapt to the changes imposed by COVID-19. This article presents a case study on the implementation of a Learning Management System (LMS) during the pandemic in a public elementary school. The data were taken from last access of each student, collected weekly, and the activities passed by the teachers for each class in the LMS during two-month period. In addition, a questionnaire sent virtually to the responsible and answered between July and August and another applied in the first half of December were also considered. It was possible to observe as a result that, despite initially having reached around 70% of students, over time the participation dropped to around 44% in the last week of use of the LMS. This article presents reflections on the entire process of implementation and using the platform.La pandemia tomó por sorpresa a prácticamente todo el mundo y, en consecuencia, las escuelas también tuvieron que adaptarse a los cambios impuestos por COVID-19. Este artículo presenta un estudio de caso sobre la implementación de un Sistema de Gestión del Aprendizaje (SGA) durante la pandemia en una escuela primaria pública. Los datos fueron tomados del último acceso de cada alumno, recolectados semanalmente, y las actividades pasadas por los maestros para cada clase en el SGA durante un período de dos meses. Además, también se consideró un cuestionario enviado virtualmente al responsable y contestado entre julio y agosto y otro aplicado en la primera quincena de diciembre. Se pudo observar como resultado que, a pesar de haber alcanzado inicialmente alrededor del 70% de los estudiantes, con el tiempo la participación bajó a alrededor del 44% en la última semana de uso del GSA. Este artículo presenta reflexiones sobre todo el proceso de implementación y uso de la plataforma.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/809010.13037/rea-e.vol6n12.8090Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8090/3642Copyright (c) 2022 Cássio Ricardo Fares Riedohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRiedo, Cássio Ricardo Fares2022-10-05T17:26:07Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8090Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:07Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL
THE IMPLEMENTATION OF A LEARNING MANAGEMENT SYSTEM DURING THE PANDEMIC IN A PUBLIC SCHOOL OF ELEMENTARY EDUCATION
LA IMPLEMENTACIÓN DE UN SISTEMA DE GESTIÓN DEL APRENDIZAJE DURANTE LA PANDEMIA EN UNA ESCUELA PÚBLICA DE EDUCACIÓN PRIMARIA
title A IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle A IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL
Riedo, Cássio Ricardo Fares
COVID-19
Ensino Fundamental
Ambiente Virtual de Aprendizagem
COVID-19
Escuela primaria
Sistema de Gestión del Aprendizaje
COVID-19
Elementary school
Virtual Learning System
title_short A IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL
title_full A IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr A IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed A IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort A IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL
author Riedo, Cássio Ricardo Fares
author_facet Riedo, Cássio Ricardo Fares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Riedo, Cássio Ricardo Fares
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19
Ensino Fundamental
Ambiente Virtual de Aprendizagem
COVID-19
Escuela primaria
Sistema de Gestión del Aprendizaje
COVID-19
Elementary school
Virtual Learning System
topic COVID-19
Ensino Fundamental
Ambiente Virtual de Aprendizagem
COVID-19
Escuela primaria
Sistema de Gestión del Aprendizaje
COVID-19
Elementary school
Virtual Learning System
description A pandemia pegou o mundo todo de surpresa e as escolas tiveram de se adaptar às mudanças impostas pela COVID-19. Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a implementação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) durante a pandemia numa escola pública de Ensino Fundamental I. Os dados analisados foram retirados do AVA, considerando principalmente informações sobre o último acesso e as atividades inseridas pelos professores para cada turma num bimestre. Além dos dados retirados da plataforma, também foram considerados um questionário enviado virtualmente aos responsáveis e respondido entre julho e agosto e outro aplicado na primeira quinzena de dezembro. Foi possível observar como resultado que, apesar de inicialmente ter atingido cerca de 70% dos estudantes, com o passar do tempo a participação caiu até cerca de 44% na última semana de utilização do AVA. O artigo apresenta reflexões sobre todo o processo de implementação e utilização da plataforma.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8090
10.13037/rea-e.vol6n12.8090
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8090
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol6n12.8090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8090/3642
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cássio Ricardo Fares Riedo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cássio Ricardo Fares Riedo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844971360387072