A IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8090 |
Resumo: | A pandemia pegou o mundo todo de surpresa e as escolas tiveram de se adaptar às mudanças impostas pela COVID-19. Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a implementação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) durante a pandemia numa escola pública de Ensino Fundamental I. Os dados analisados foram retirados do AVA, considerando principalmente informações sobre o último acesso e as atividades inseridas pelos professores para cada turma num bimestre. Além dos dados retirados da plataforma, também foram considerados um questionário enviado virtualmente aos responsáveis e respondido entre julho e agosto e outro aplicado na primeira quinzena de dezembro. Foi possível observar como resultado que, apesar de inicialmente ter atingido cerca de 70% dos estudantes, com o passar do tempo a participação caiu até cerca de 44% na última semana de utilização do AVA. O artigo apresenta reflexões sobre todo o processo de implementação e utilização da plataforma. |
id |
USCS-2_2f90ceb9110acf9597ada8ac38c162f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8090 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTALTHE IMPLEMENTATION OF A LEARNING MANAGEMENT SYSTEM DURING THE PANDEMIC IN A PUBLIC SCHOOL OF ELEMENTARY EDUCATIONLA IMPLEMENTACIÓN DE UN SISTEMA DE GESTIÓN DEL APRENDIZAJE DURANTE LA PANDEMIA EN UNA ESCUELA PÚBLICA DE EDUCACIÓN PRIMARIA COVID-19Ensino FundamentalAmbiente Virtual de AprendizagemCOVID-19Escuela primariaSistema de Gestión del AprendizajeCOVID-19Elementary schoolVirtual Learning SystemA pandemia pegou o mundo todo de surpresa e as escolas tiveram de se adaptar às mudanças impostas pela COVID-19. Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a implementação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) durante a pandemia numa escola pública de Ensino Fundamental I. Os dados analisados foram retirados do AVA, considerando principalmente informações sobre o último acesso e as atividades inseridas pelos professores para cada turma num bimestre. Além dos dados retirados da plataforma, também foram considerados um questionário enviado virtualmente aos responsáveis e respondido entre julho e agosto e outro aplicado na primeira quinzena de dezembro. Foi possível observar como resultado que, apesar de inicialmente ter atingido cerca de 70% dos estudantes, com o passar do tempo a participação caiu até cerca de 44% na última semana de utilização do AVA. O artigo apresenta reflexões sobre todo o processo de implementação e utilização da plataforma.The pandemic took practically the whole world by surprise and, consequently, schools also had to adapt to the changes imposed by COVID-19. This article presents a case study on the implementation of a Learning Management System (LMS) during the pandemic in a public elementary school. The data were taken from last access of each student, collected weekly, and the activities passed by the teachers for each class in the LMS during two-month period. In addition, a questionnaire sent virtually to the responsible and answered between July and August and another applied in the first half of December were also considered. It was possible to observe as a result that, despite initially having reached around 70% of students, over time the participation dropped to around 44% in the last week of use of the LMS. This article presents reflections on the entire process of implementation and using the platform.La pandemia tomó por sorpresa a prácticamente todo el mundo y, en consecuencia, las escuelas también tuvieron que adaptarse a los cambios impuestos por COVID-19. Este artículo presenta un estudio de caso sobre la implementación de un Sistema de Gestión del Aprendizaje (SGA) durante la pandemia en una escuela primaria pública. Los datos fueron tomados del último acceso de cada alumno, recolectados semanalmente, y las actividades pasadas por los maestros para cada clase en el SGA durante un período de dos meses. Además, también se consideró un cuestionario enviado virtualmente al responsable y contestado entre julio y agosto y otro aplicado en la primera quincena de diciembre. Se pudo observar como resultado que, a pesar de haber alcanzado inicialmente alrededor del 70% de los estudiantes, con el tiempo la participación bajó a alrededor del 44% en la última semana de uso del GSA. Este artículo presenta reflexiones sobre todo el proceso de implementación y uso de la plataforma.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/809010.13037/rea-e.vol6n12.8090Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8090/3642Copyright (c) 2022 Cássio Ricardo Fares Riedohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRiedo, Cássio Ricardo Fares2022-10-05T17:26:07Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8090Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:07Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL THE IMPLEMENTATION OF A LEARNING MANAGEMENT SYSTEM DURING THE PANDEMIC IN A PUBLIC SCHOOL OF ELEMENTARY EDUCATION LA IMPLEMENTACIÓN DE UN SISTEMA DE GESTIÓN DEL APRENDIZAJE DURANTE LA PANDEMIA EN UNA ESCUELA PÚBLICA DE EDUCACIÓN PRIMARIA |
title |
A IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
A IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL Riedo, Cássio Ricardo Fares COVID-19 Ensino Fundamental Ambiente Virtual de Aprendizagem COVID-19 Escuela primaria Sistema de Gestión del Aprendizaje COVID-19 Elementary school Virtual Learning System |
title_short |
A IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
A IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
A IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
A IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
A IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Riedo, Cássio Ricardo Fares |
author_facet |
Riedo, Cássio Ricardo Fares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Riedo, Cássio Ricardo Fares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COVID-19 Ensino Fundamental Ambiente Virtual de Aprendizagem COVID-19 Escuela primaria Sistema de Gestión del Aprendizaje COVID-19 Elementary school Virtual Learning System |
topic |
COVID-19 Ensino Fundamental Ambiente Virtual de Aprendizagem COVID-19 Escuela primaria Sistema de Gestión del Aprendizaje COVID-19 Elementary school Virtual Learning System |
description |
A pandemia pegou o mundo todo de surpresa e as escolas tiveram de se adaptar às mudanças impostas pela COVID-19. Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a implementação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) durante a pandemia numa escola pública de Ensino Fundamental I. Os dados analisados foram retirados do AVA, considerando principalmente informações sobre o último acesso e as atividades inseridas pelos professores para cada turma num bimestre. Além dos dados retirados da plataforma, também foram considerados um questionário enviado virtualmente aos responsáveis e respondido entre julho e agosto e outro aplicado na primeira quinzena de dezembro. Foi possível observar como resultado que, apesar de inicialmente ter atingido cerca de 70% dos estudantes, com o passar do tempo a participação caiu até cerca de 44% na última semana de utilização do AVA. O artigo apresenta reflexões sobre todo o processo de implementação e utilização da plataforma. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8090 10.13037/rea-e.vol6n12.8090 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8090 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol6n12.8090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8090/3642 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cássio Ricardo Fares Riedo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cássio Ricardo Fares Riedo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844971360387072 |