Mentoria virtual durante a pandemia de Covid-19: percepções de mentorandos e mentores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares,Matheus Vidonscky
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Junqueira,Pedro de Mesquita, Young,Pedro de Andrade, Feliciano,Deize Graziele Conceição Ferreira, Mendonça,Vitor Silva, Gois,Aécio Flávio Teixeira de
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500408
Resumo: Resumo: Introdução: A pandemia de Covid-19 impôs à educação médica novas modalidades de ensino a distância. Com isso, os programas de mentoria, prática do processo de formação em Medicina, precisaram se adequar à nova situação com a implementação da mentoria virtual destinada aos alunos. Relato de experiência: O grupo de mentoria reforçou a importância desse processo para a formação profissional, principalmente diante dos anseios e das inseguranças causados pela pandemia. A mudança para os encontros virtuais foi bem recebida pelos mentores e mentorandos. Por fim, o processo de mentoria virtual permitiu a discussão de temas mais leves, conversas com menos timidez sobre assuntos difíceis e reforçando a identidade do grupo. Discussão: Os programas de mentoria precisam investir em melhores treinamentos para os mentores, como forma de promover a qualidade do processo grupal, sem contar com os benefícios que isso traria ao mentor que passou a atuar de modo remoto com seus mentorandos. A pandemia acirrou as divergências entre gerações e os domínios das ferramentas virtuais por parte dos grupos de mentores e mentorandos. Os mentores e docentes do processo de formação médica precisam atentar para o sofrimento mental e as fragilidades dos alunos, na tentativa de minimizar esses problemas por meio da mentoria, das narrativas e do compartilhamento de experiências que permitem a suspensão do automatismo cotidiano. Conclusão: Não se observou nenhum tipo de prejuízo acerca da mentoria virtual, e não existe empecilho para que ela continue na modalidade remota, após a pandemia de Covid-19.
id ABEM-1_749258b7768a39968d1a0677991f82ca
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022021000500408
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Mentoria virtual durante a pandemia de Covid-19: percepções de mentorandos e mentoresMentoria VirtualEstudante de MedicinaNarrativaCovid-19Resumo: Introdução: A pandemia de Covid-19 impôs à educação médica novas modalidades de ensino a distância. Com isso, os programas de mentoria, prática do processo de formação em Medicina, precisaram se adequar à nova situação com a implementação da mentoria virtual destinada aos alunos. Relato de experiência: O grupo de mentoria reforçou a importância desse processo para a formação profissional, principalmente diante dos anseios e das inseguranças causados pela pandemia. A mudança para os encontros virtuais foi bem recebida pelos mentores e mentorandos. Por fim, o processo de mentoria virtual permitiu a discussão de temas mais leves, conversas com menos timidez sobre assuntos difíceis e reforçando a identidade do grupo. Discussão: Os programas de mentoria precisam investir em melhores treinamentos para os mentores, como forma de promover a qualidade do processo grupal, sem contar com os benefícios que isso traria ao mentor que passou a atuar de modo remoto com seus mentorandos. A pandemia acirrou as divergências entre gerações e os domínios das ferramentas virtuais por parte dos grupos de mentores e mentorandos. Os mentores e docentes do processo de formação médica precisam atentar para o sofrimento mental e as fragilidades dos alunos, na tentativa de minimizar esses problemas por meio da mentoria, das narrativas e do compartilhamento de experiências que permitem a suspensão do automatismo cotidiano. Conclusão: Não se observou nenhum tipo de prejuízo acerca da mentoria virtual, e não existe empecilho para que ela continue na modalidade remota, após a pandemia de Covid-19.Associação Brasileira de Educação Médica2021-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500408Revista Brasileira de Educação Médica v.45 suppl.1 2021reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210125info:eu-repo/semantics/openAccessSoares,Matheus VidonsckyJunqueira,Pedro de MesquitaYoung,Pedro de AndradeFeliciano,Deize Graziele Conceição FerreiraMendonça,Vitor SilvaGois,Aécio Flávio Teixeira depor2021-06-08T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022021000500408Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-08T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Mentoria virtual durante a pandemia de Covid-19: percepções de mentorandos e mentores
title Mentoria virtual durante a pandemia de Covid-19: percepções de mentorandos e mentores
spellingShingle Mentoria virtual durante a pandemia de Covid-19: percepções de mentorandos e mentores
Soares,Matheus Vidonscky
Mentoria Virtual
Estudante de Medicina
Narrativa
Covid-19
title_short Mentoria virtual durante a pandemia de Covid-19: percepções de mentorandos e mentores
title_full Mentoria virtual durante a pandemia de Covid-19: percepções de mentorandos e mentores
title_fullStr Mentoria virtual durante a pandemia de Covid-19: percepções de mentorandos e mentores
title_full_unstemmed Mentoria virtual durante a pandemia de Covid-19: percepções de mentorandos e mentores
title_sort Mentoria virtual durante a pandemia de Covid-19: percepções de mentorandos e mentores
author Soares,Matheus Vidonscky
author_facet Soares,Matheus Vidonscky
Junqueira,Pedro de Mesquita
Young,Pedro de Andrade
Feliciano,Deize Graziele Conceição Ferreira
Mendonça,Vitor Silva
Gois,Aécio Flávio Teixeira de
author_role author
author2 Junqueira,Pedro de Mesquita
Young,Pedro de Andrade
Feliciano,Deize Graziele Conceição Ferreira
Mendonça,Vitor Silva
Gois,Aécio Flávio Teixeira de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares,Matheus Vidonscky
Junqueira,Pedro de Mesquita
Young,Pedro de Andrade
Feliciano,Deize Graziele Conceição Ferreira
Mendonça,Vitor Silva
Gois,Aécio Flávio Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Mentoria Virtual
Estudante de Medicina
Narrativa
Covid-19
topic Mentoria Virtual
Estudante de Medicina
Narrativa
Covid-19
description Resumo: Introdução: A pandemia de Covid-19 impôs à educação médica novas modalidades de ensino a distância. Com isso, os programas de mentoria, prática do processo de formação em Medicina, precisaram se adequar à nova situação com a implementação da mentoria virtual destinada aos alunos. Relato de experiência: O grupo de mentoria reforçou a importância desse processo para a formação profissional, principalmente diante dos anseios e das inseguranças causados pela pandemia. A mudança para os encontros virtuais foi bem recebida pelos mentores e mentorandos. Por fim, o processo de mentoria virtual permitiu a discussão de temas mais leves, conversas com menos timidez sobre assuntos difíceis e reforçando a identidade do grupo. Discussão: Os programas de mentoria precisam investir em melhores treinamentos para os mentores, como forma de promover a qualidade do processo grupal, sem contar com os benefícios que isso traria ao mentor que passou a atuar de modo remoto com seus mentorandos. A pandemia acirrou as divergências entre gerações e os domínios das ferramentas virtuais por parte dos grupos de mentores e mentorandos. Os mentores e docentes do processo de formação médica precisam atentar para o sofrimento mental e as fragilidades dos alunos, na tentativa de minimizar esses problemas por meio da mentoria, das narrativas e do compartilhamento de experiências que permitem a suspensão do automatismo cotidiano. Conclusão: Não se observou nenhum tipo de prejuízo acerca da mentoria virtual, e não existe empecilho para que ela continue na modalidade remota, após a pandemia de Covid-19.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500408
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210125
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.45 suppl.1 2021
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303009120059392